Pneus de Mountain Bike – Acredito fortemente que pneus são um dos itens mais importantes e de maior
impacto numa bicicleta, apesar de que para muitas pessoas eles não tenham assim tanta importância.
E não adianta escolher um pneu que custe por exemplo R$ 300,00 se ele é próprio para uma coisa e você o está utilizando para outra.
Deste modo, hoje falarei da escolha
de pneus para MTB, explicarei suas diferenças e apresentarei 3 passos
para escolhê-os.
Vale dizer que tratarei apenas de
Mountain Bikes de uso em terra – XC, Enduro, Downhill – sem abordar a questão
de pneus híbridos para asfalto, pneus de cicloturismo e das Bikes Plus Size, ok.
Dito isso, vamos começar pelo primeiro passo
para escolher um pneu de MTB:
1- Talão
Pneu Kevlar e Arame lado a lado.
Pneus podem vir com sua borda lateral – também
chamado de Talão – em kevlar ou aramida. A verdade é que o Kevlar é um composto de aramida, porém com diferenças
estruturais que o tornam mais flexível que o que costumamos chamar de “aramida”
no MTB. Para efeitos práticos, vamos chamar então de kevlar e aramida.
As
diferenças principais entre os dois modelos é que o Kevlar, além de um pouco
mais leve, pode ser dobrado.
Essa
“dobrabilidade” trás consigo o fato do pneu poder ser transportado bem mais
facilmente, porém torna-se um pouco mais difícil de instalá-lo na roda.
O
modelo em arame, no entanto, é um pouco mais pesado e não pode ser dobrado,
porém sua instalação é mais fácil.
Também
há de ser dito que o pneu arame é consideravelmente mais barato que o de kevlar
e que, por outro lado, alguns modelos de pneus mais caros oferecem somente a
versão em kevlar.
2- Escolha a Largura
2.2
, 2.0, 1.95… Qual escolher? Via de regra, quanto menor a largura, mais rápido a
rodagem, porém também menos aderência o pneu terá com o solo. Por outro lado,
mais largo, mais resistência do pneu na rodagem, o que o torna mais estável e
consequentemente mais lento.
Minha
recomendação (desconsiderando os pneus Plus Size, mencionados no início):
·
2.0 polegadas ou menos: para cross
country em estradões sem muitos trechos técnicos;
·
De 2.0 a 2.3 polegadas: Mountain
bikers que pedalam em estradões, single tracks e exigem mais do pneu;
·
Acima de 2.3 polegadas: Ciclistas de
modalidades Gravity, como o Downhill e All
Mountain, onde o que importa é aderência!
No detalhe: 2.40 representa a largura do pneu
Importante:
Sempre escolha o a mesma largura para o
pneu traseiro e para o dianteiro.
Você pode entender o porquê disse nesse artigo que explica que um pneu traseiro mais estreito que o dianteiro não traz
vantagens para uma mountain bike.
3- Banda de Rodagem
Talvez
esse seja o aspecto mais importante na escolha de um novo pneu. A banda de
rodagem – faixa do pneu que fica em contato com o solo a maior parte do tempo –
varia muito dependendo de sua função.
Um
pneu de bike de estrada, por exemplo, possui uma banda completamente lisa, já
que o asfalto se encarrega de manter a aderência do pneu com o solo.
No
mountain bike, entretanto, o traçado varia muito. Ora estamos em um estradão
duro e suave, ora estamos numa descida de cascalho escorregadio. De modo geral,
os pneus de mountain bike podem ser divididos em 3:
Pneus Rápidos
Têm
banda de rodagem com muitos cravos, porém pequenos e bem próximos um dos
outros.
Com esse formato, eles superam bem o cascalho e
pequenas pedras com velocidade e estabilidade, porém não foram projetados para
lama e não “grudam” tanto no solo.
Seu desenho é especial para ciclistas do Cross
country competitivo e que pedalam principalmente em estradões de terra
ou tem como prioridade a velocidade no pedal!
Na
foto, temos o Crossmark, pneu rápido da Maxxis
Outros
exemplos de pneus rápidos são:
·
Maxxis Aspen
·
Specialized Renegade
·
Continental Race King
·
Kenda Small Block Eight
Pneus Intermediários
Para
quem leva a MTB nas trilhas, vive em regiões montanhosas – e portanto descidas
que exigem muito dos pneus – mas ainda passa bastante tempo nos estradões, a
escolha de pneus intermediários pode ser ideal para você.
Pneus
intermediários já possuem cravos um pouco mais espaçados e maiores, que
permitem una melhor eliminação de lama, e passam por obstáculos como raízes e
pedras soltas com mais facilidade. Com isso, como já vimos, eles perdem em
rodagem. Mas quando se trata de MTB é assim mesmo: ganha lá, perde cá.
Aqui entrariam até alguns pneus de All
Mountain/Enduro. Aliás tenho um artigo no Aventrilha se você quiser
saber tudo sobre o Mountain Bike Enduro.
Na
foto temos o Pneu Rocket Ron, da Schwalbe. Outros exemplos de pneus
intermediários são:
·
Maxxis Ignitor
·
Continental X-King
·
Kenda Nevegal
·
Specialized Eskar
Pneus Gravity/DH
Se
o seu negócio é saltar crateras e descer o mais rápido possível, os pneus de
Downhill (normalmente categorizados como Gravity em
inglês) certamente são os indicados.
Eles possuem cravos muito grandes e
espaçados, com o objetivo de se agarrarem no que puderem, tornando-se
essenciais na bike de quem faz Downhill – ou mesmo All Mountain/Enduro (existe
sim diferenças entre os pneus de gravidade do Downhill e de All Mountain, porém
é assunto para outro artigo).
Não coloque-os em sua bike se seu
objetivo não é performance nas decidas. O objetivo desses pneus não é rodar
sobre estradas abertas de terra e single tracks de baixa dificuldade tecnica.
Fonte: www.aventrilha.com.br
Observação
Pessoal tão importante quanto saber escolher o pneu adequado é seguir as orientações contidas no mesmo com relação a calibragem e é necessário tomar alguns cuidados para prolongar a vida útil dos pneus como por exemplo guardar a sua bike num lugar coberto onde os pneus não fiquem expostos ao sol por muitas horas, pois isso ao longo do tempo provoca rachaduras nos mesmos e assim diminui bastante a sua visa útil.
Se você é adepto do Mountain Bike e participa de trilha ou de provas e competições de MTB ou de DH e usa a mesma bike para pedalar por rodovias participando de passeios ciclísticos ou fazendo cicloturismo é de fundamental importância substituir os pneus de sua bike do tipo MTB por pensu para bicicletas Speed ou para uso em ciclismo de estrada, desta forma você garante uma performance bem melhor.
Por: Geovane Bezerra
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