quarta-feira, 16 de outubro de 2013

TRILHA DO RAPOSO 05/10/13

Revivendo os bons e velhos tempos do início das atividades do grupo, eu (Geovane) e o ciclista Leonardo fizemos uma trilha de exploração que teve início no Sítio Raposo, situado as margens da rodovia PE 166 e teve como destino final o Sítio Jacinta, situado nas proximidades da barragem do Bitury. Devido a uma falha no sistema de navegação do meu celular não foi possível registrar a distância percorrida, mas com a experiência adquiria creio que o percurso total girou em torno  dos 35 Km. Acompanhe agora todos os fatos e fotos desta nossa belíssima aventura.

CONCENTRAÇÃO & SAÍDA
A concentração e a saída se deu da casa o ciclista Leonardo, localizada a Av. Cel. Geminiano Maciel no bairro da Boa Vista. O tempo encontrava-se fechado e a temperatura agradável, na ocasião tentamos entrar em contato  com o ciclista Júnior para integrar a equipe mas não conseguimos êxito.

Geovane                                    Leonardo

FATOS & FOTOS
As fotos abaixo foram tiradas na Vila da Caixa e nas proximidades do Sítio Travessão. Infelizmente mais uma vez registramos o desrespeito ao meio ambiente e a natureza por parte da população local que  insiste em jogar lixo  a céu aberto, um fato lamentável que deveria ser devidamente investigado pelo Poder Público Municipal e que os responsáveis por estes atos fossem devidamente punidos, mas infelizmente isto não acontece.

Ainda no Sítio Travessão mas já próximo ao Muquém nos deparamos com vários pavões, estas belas aves estão sendo criadas numa pequena propriedade as margens da estrada. Infelizmente os mesmos eram bem ariscos e as fotos não ficaram muito boas.

No mesmo local nos deparamos com este exemplo de harmonia entre espécies, o que para alguns aparentemente pode significar um exemplo de plantas parasitas pode ser um convívio saudável entre plantas de espécies diferentes onde uma ajuda a outra e convivem em plena harmonia.

Já no Sítio Muquém nos deparamos mais uma  vez com a falta de educação e desrespeito ao meio  ambiente  a natureza por parte de alguns moradores locais, mais uma vez quero deixar aqui a minha revolta e reforçar a importância de fiscalização e punição aos culpados por parte do Poder Público Municipal.

As fotos abaixo foram tiradas no Sítio Olho D`água do Tatu  as margens da rodovia PE 166. Até este momento  a trilha tinha como destino o distrito  de Serra os Ventos, mas ao chegarmos nas proximidades da Serra da Piaca resolvemos deixar  a rodovia e  seguir por uma estrada de terra a esquerda para conhecer um clube de piscina que se encontrava a venda, segundo indicado numa placa situada as margens da rodovia.

A partir este ponto  a trilha tornou-se uma trilha de exploração, pois nunca havíamos pedalado por aqueles lados. A placa que citei anteriormente é a que aparece nas primeiras fotos abaixo.  Como este clube e piscina está localizado no Sítio Raposo e que foi a partir de lá que demos início a nossa exploração propriamente em comum acordo com o Leonardo batizamos este pedal de Trilha  do Raposo. O local funciona também como bar e já que paramos lá resolvemos fazer um breve lanche. Fomos muito  bem atendidos pelos funcionários. Eles tem uma boa variedade de petiscos e também um bom preço. Nós recomendamos.

O trajeto a partir deste ponto é muito, mas muito bonito contando com muito verde, mas também com ladeiras longas e íngremes o que acrescenta um bom grau de dificuldade ao pedal, mas que é recompensado pelo prazer de estar em contato direto com áreas onde a mata nativa ainda encontra-se devidamente preservada.

Neste ponto nos encontrávamos mais ou menos na metade da subida da primeira ladeira e para não correr o risco de sairmos do trajeto planejado resolvemos  pedir informações a um cidadão que encontrava-se trabalhando nesta casa as margens da estrada. O nome do mesmo é Raimundo e foi muito atencioso para conosco, inclusive nos convidando a voltar em outra ocasião onde o proprietário estivesse presente para passarmos  um dia juntos ao som de violão e comida a boa.  A propriedade pertence ao senhor Toinho Pedreiro que reside na sede o nosso município, mas precisamente no bairro de São Pedro. O Raimundo é este cidadão que aparece ao meu lado na última foto. A ele os nossos agradecimentos pelas informações e pela acolhida.

Mesmo num lugar tão bonito existem pessoas que insistem em degradar o meio ambiente. Olha ai novamente a presença de muito lixo jogado a céu aberto. Fica aqui mais uma vez o  nosso apelo para que alguém ou algum órgão tome providencias.

Passamos por várias árvores que se encontravam como esta, completamente destruídas pelo fogo.  Segundo nos  informou o Raimundo, a queimada aconteceu devido a ato de vandalismo provocado por pessoas sem escrúpulos que residem na cidade  que vão "se divertir" nos finais de semana na zona rural e depois de extrapolarem no  consumo de bebidas alcoólicas saem fazendo  todo o tipo de baderna, inclusive botando fogo no mato. Para quem não sabe isto é crime ambiental e as autoridades deveriam investigar e por na cadeia quem pratica este tipo de coisa. Nós como fundadores deste grupo de ciclismo e como defensores da natureza repudiamos toda e qualquer ação promovida  pelo homem em desfavor da natureza  esperamos que com este nosso relato possamos  estar e alguma maneira despertando o interesse de alguém em tomar uma atitude  para que isto não volte a acontecer. Ainda bem que as terras desta região ainda tem um bom poder de regeneração e apesar das queimadas o verde já está de volta e com ele a beleza.

Após uma subia pra lá de longa seguimos por um trecho onde as subidas eram menos íngremes e curtas. O verde aqui domina, já nos encontrávamos próximos de adentrar o trecho onde adentramos literalmente por dentro da mata nativa. Apesar de estarmos subindo a bastante tempo devido ao ar puro e a beleza dos sons e da vegetação  em volta não nos permitiu ficar exaustos, apenas um pouco cansados.

Paramos por algum tempo para apreciar a vista e também para descansar sob a sombra desta bela mangueira, depois iniciamos mais uma longo trecho de subida bastante íngreme, mas muito gostoso de ser percorrido como vocês podem conferir nas fotos abaixo.

Agora já nos encontrávamos no alto da Serra da Jacinta, a visão lá de cima é realmente espetacular e compensa todo o esforço desenvolvido para chegar até aqui. De lá é possível ter uma vista panorâmica da Barragem do Bitury e de  parte de cidade de Belo Jardim. A partir deste ponto é necessário redobrar a atenção para não sair do trajeto e se perder, pois existem muitas bifurcações no trecho  a frente a ser desbravado.

Muitos dos nossos ciclistas  não gostam de parar durante as trilhas para apreciar as paisagens, não sabe eles o que estão perdendo. Para mim é impossível passar por um lugar tão bonito e de natureza tão  preservada e não parar para registrar e apreciar com bastante calma. Apreciem as fotos e vejam se eu tenho ou não razão em dedicar algum tempo para contemplar a Criação Divina.

Ao iniciarmos a descida novamente nos deparamos com várias bifurcações e tivemos de recorrer mais uma vez a ajuda de terceiros, no caso de um cidadão que reside no lugar e estava seguindo para  a sua residência com um suculento pernil de porco. O nome  do cidadão que foi muito atencioso para conosco é Ulisses, a ele os nossos sinceros agradecimentos. A partir deste ponto passamos por várias nascentes ou minas d`água ou como eles costumam chamar por aqui "olhos d`água". A

Alguns metros adiante nos vimos diante de três opções de caminhos e não tínhamos a menor ideia de por onde seguir. mais uma vez apelamos para a ajuda de moradores locais, neste caso do Sr. Cícero que ficou muito contente com a nossa presença e gentilmente  nos ofereceu almoço, o que de pronto aceitamos. A casa do Sr. Cícero é bastante singela, uma típica moradia de zona rural, daquele tipo de construção que quase não se vê mais hoje em dia. O Sr. Cícero se mostrou uma pessoa muito trabalhadora e bem alegre e apesar da situação e pobreza o que vimos naquela casa foi uma família unida e um  lar onde reina a alegria. Desfrutamos de um gostoso almoço regado a feijão cozido em panela  de barro e fogo e  lenha acompanhado de uma suculenta  carne de porco e pimenta. Quero em meu nome e do Leonardo agradecer a hospitalidade com que fomos recebidos por todos os familiares do Sr.  Cícero e agradecer a cada um pela lição de vida que nos proporcionaram. Que Deus abençoe a cada um e que a paz e a harmonia continue reinando neste simples mas acolhedor lar. Fazer o social faz parte da filosofia do nosso grupo e sempre que possível procuramos conquistar novas amizades difundir o nosso modo de ver aqueles que muitas vezes a "sociedade" esquece.

Após uma boa  prosa e um belo almoço retomamos o pedal. Agora já em terras do Sítio Jacinta. Apesar de existir muitas residências o lugar mantém a sua beleza e ainda mantém uma boa parte a mata conservada. Espero que a população local continue a preservar a mata nativa para o bem de todos nós. Durante esta  parte  do trajeto passamos por vários animais como cabras, gado e outros. O interessante é que todos estavam sendo criados soltos, isto se dá ao fato de todos os moradores se conhecerem e de não haver registros de furtos na região.

A volta - Iniciamos a volta propriamente dita a partir da descida da Jacinta, um trecho muito técnico que exigiu bastante da nossa técnica de pilotagem. A descida é longa e bastante íngreme com muitos obstáculos que podem facilmente levar o ciclista ao chão. A adrenalina vai a mil. Este senhor que segue neste burrinho atende pelo nome de Arnaldo e nos alertou para os perigos da descida. A ele o nosso muito brigado.

Já de volta ao Sítio Muquém paramos para um breve lanche e para a última subida do percurso. Apesar o tempo continuar nublado a temperatura aumentou e com ela o nosso desgaste físico, mas já estávamos bem próximos da zona urbana e do final da trilha.

ENCERRAMENTO
O encerramento ou chegada se deu em frente ao IFPE Campus Belo Jardim. Para mim foi sem dúvida alguma a minha melhor trilha deste ano e creio que para o Leonardo também. Apesar do percurso razoavelmente curto as belezas dos lugares  por onde passamos, a integração com a população local e as dificuldades dos diversos trechos tornaram esta trilha emocionante. Espero em breve repetir esta trilha, desta feita com os demais ciclistas do grupo. Pessoal eu continuo sem o meu PC por isso o atraso nas postagens.

VENHA PEDALAR CONOSCO
Ponto de Encontro: D.R. Bike
Concentração: 19h00m
Saía: 19h20m
Percurso: 22 Km

Clique neste link e curta o nosso grupo lá no face e confira todas as fotos desta e de outras aventuras os Amigos do Pedal belo jardim. https://www.facebook.com/groups/411493418927001/

FRASE O DIA
Nunca se vence uma guerra lutando sozinho.