terça-feira, 29 de outubro de 2013

A VIA É DE TODOS VAMOS DIVIDIR EM PAZ

BOA CONVIVÊNCIA - Esta é uma regra de ouro principalmente quando falamos em paz e respeito no trânsito, pois é sabido por todos que o direito seu acaba no momento em que se inicia o do outro e no dia a dia corrido com o trânsito cada vez mais engarrafado muitas vezes chegando a parar por horas ou aprendemos a dividir a via ou todos sairemos perdendo nesta batalha desigual onde na maioria das vezes o ciclista é que sai perdendo. 

Todos tem o seu espaço e todos merecem respeito; motoristas, motociclistas, ciclistas e até mesmo pedestres. A imprudência juntamente com a intolerância e impunidade estão tornando o trânsito brasileiro a cada dia mais perigoso.
 
        Cada um no seu espaço. CORRETO                    Desrespeito ao espaço do outro. ERRADO


REGRAS NO TRÂNSITO – Antes de sair pedalando por aí, procure se informar sobre as regras básicas para circular nas ruas e evitar acidentes. Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), a pessoa que estiver de bicicleta deve respeitar sinais de trânsito e sinalização, além de circular na mão correta de direção, pois é também um veículo. Ciclistas e pedestres têm preferência sobre os veículos automotores, mas ambos tem de respeitas as regras, ou seja, se existir ciclofaixas ou ciclovias os ciclistas devem dar preferência a transitar por elas, caso não tenha os mesmos devem seguir no mesmo sentido dos carros um pouco a direita, nunca na contra mão, mas não devem pedalar muito próximos ao meio fio. 

Para evitar colisões, o ciclista precisa ter atenção maior em conversões e cruzamentos (locais de maior índice de acidentes). Também precisa sinalizar com as mãos a intenção de realizar alguma manobra e deve evitar ruas muito movimentadas (grandes avenidas ou rodovias). Ciclistas em grupo, por exemplo, têm de trafegar em filas.  Outra pedida é utilizar a bicicleta apenas para pequenas e médias distâncias. 

Os motoristas devem seguir regras para evitar acidentes. A principal delas é manter distância lateral de pelo menos 1,5m da bicicleta, e reduzir a velocidade ao passar pelos ciclistas, respeitando sempre a sinalização das faixas destinadas a eles. Entre ciclistas e pedestres, o pedestre tem a preferência. Lei é Lei e todos devem cumprir.
  
Casa um fazendo a sua parte.


EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA – Algo de muita importância, mas que para muitos ciclistas só necessita ser utilizado quando os mesmo encontrem-se participando de trilhas, competições ou passeios ciclísticos em grupo. Este tipo de pensamento e de atitude deve ser banido. 

Os equipamentos de segurança como o próprio nome já diz foram elaborados para oferecer ao ciclista conforto e sobre tudo segurança e devem ser utilizados no dia a dia, principalmente em cidades grandes onde normalmente o fluxo de veículos é bem maior do que nas cidades pequenas ou interioranas. 
Está comprovado que o capacete, por exemplo, pode diminuir em até 90% o risco de um traumatismo craniano no caso de uma queda. A bike é importante estar equipada com espelho retrovisor esquerdo, buzina, refletores (olhos de gato) dianteiro, traseiro e laterais, considerados equipamentos obrigatórios. O ciclista também deve deixar a bicicleta em bom estado para o uso e com os pneus cheios. 
 



OBEDECENDO A LEI – Pela lei, os ciclistas devem utilizar ciclofaixas, ciclovias e acostamentos. Quando não houver, devem usar o canto direito da pista, no sentido dos demais veículos, e nunca andar na contramão, considerada uma infração grave de trânsito. O ideal também é que não fique muito colado ao meio-fio, para facilitar a visão dos motoristas, e ficar sempre atento com portas de veículos abrindo. 

Um levantamento feito recentemente pela ONG Mobilize Brasil, que acompanha os dados da mobilidade urbana do país, mostrou quanto espaço as bikes têm nas metrópoles brasileiras.  A soma das estruturas cicloviárias das capitais que possuem vias exclusivas para bicicletas passa longe dos mais de 1.200km que os ciclistas têm à disposição em cidades da Europa como Berlim e Amsterdã, por exemplo.

Segundo a pesquisa, o
Rio de JaneiroDescrição: http://cdncache1-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png é a capital que mais tem vias adequadas para a circulação de bicicletas, com 150km de estrutura cicloviária, seguida por Brasília (140km), Curitiba (127km), Campo Grande (79km), Fortaleza (70km), São Paulo (69,8km), Aracaju (55km), Florianópolis (37km), Belo Horizonte (36km), Recife (28,5km), Salvador (19km), Cuiabá (15km), Porto Alegre (12km) e Goiânia (3km). Esta relação não leva em conta as ciclofaixas de lazer, que funcionam apenas nos domingos e feriados.

Mesmo que chegue aos 300km de ciclovias prometidas até as Olimpíadas de 2016, a malha carioca ainda está bem atrás de outras cidades mundiais, onde este modo de transporte é privilegiado e estimulado há mais tempo, como Berlim (com 750km), Nova York (675km), Amsterdã (400km), Paris (394km) e Copenhague (350km). Na América Latina, a campeã é Bogotá (Colômbia) com 359km de ciclovias.

Em São Paulo, que tem 133,5km de corredores para ciclistas, há quatro tipos de vias: ciclovia (separada fisicamente), ciclofaixa de lazer (apenas domingos e feriados), ciclofaixas definitivas e a ciclorota (criada para incentivar o uso nos bairros). As regras são municipais e variam para cada ciclovia.
Enquanto isso, na Holanda, o governo planeja inovar estimulando a construção de ciclovias com faixas que brilham no escuro e são aquecidas. Esse trabalho tem o objetivo de aumentar em 20% as viagens diárias feitas sobre as bicicletas entre a população do país. 
 



EMPRÉSTIMO DE BIKES -  Esta é uma novidade que veio para ficar. Pioneiro brasileiro no compartilhamento de bicicletas, o projeto Bike Rio começou em outubro de 2011, no Rio de Janeiro. Já são 60 estações, com um total de 600 bikes alugadas por até uma hora e devolvidas em qualquer outra estação. Para pegar outra bicicleta, é preciso esperar um intervalo de 15 minutos. Nos quatro primeiros meses de funcionamento do projeto, 60 mil viagens foram feitas.

Em São Paulo, o sistema Nossa Bike oferece aluguel e estacionamento em 17 estações do metrô. Como no Rio, a primeira hora de utilização da bicicleta é gratuita. Após o período, são cobrados R$ 2 a hora, e a magrela pode ser devolvida em qualquer estação. As bicicletas não podem passar a noite no local.
Um outro sistema é o
Bike Sampa, que dá gratuidade para os primeiros 30 minutos de viagem para os ciclistas cadastrados no site. Caso a bike seja usada por mais do que isso consecutivamente, uma taxa de R$ 5 é cobrada.

Seguindo seus amigos cariocas e paulistas, o BikePoA foi inaugurado em Porto Alegre em setembro de 2012 e atualmente conta com 100 bicicletas em 10 estações, devendo ser expandido para até 400 veículos em 40 pontos da cidade. O passe mensal custa R$ 10 e o diário, R$ 5. O ciclista pode utilizar o sistema durante todo o dia, das 6h às 22h, em viagens com duração máxima de uma hora. Após esse tempo, assim como no Rio e em São Paulo, é preciso respeitar um intervalo de 15 minutos para outras viagens.

 



CONSIDERAÇÕES FINAIS - Este ano de 2013 que está prestes a terminar deixou uma dura lição para todos ciclistas brasileiros, a de que é necessário cada vez mais sabermos os nossos direitos e os nossos deveres e assim iniciarmos uma mudança de comportamento e de atitude no trânsito. Faltam poucos dias para o término deste ano, mas não podemos e nem devemos nos esquecer de todos os acidentes envolvendo ciclistas que ocorreram durante todo o decorrer do mesmo, onde muitos ciclistas perderam a visa e outros tantos ficarão com sequelas para o resto de suas vidas devido aos acidentes sofridos, mas não posso aqui ser injusto pondo a culpa de tudo de ruim que ocorreu com os ciclistas aos motoristas ou motociclistas, como vocês puderam acompanhar pelos meios de comunicação, em muitos casos os acidentes foram causados pela imprudência dos ciclistas e por outros fatores externos como má conservação das vias, mal tempo, etc. 

O fato é que cada um de nós enquanto parte integrante do trânsito,  seja na qualidade de condutor de veículos automotivos, seja na qualidade de ciclistas ou mesmo de pedestres temos a necessidade de respeitar cada vez mais as regras de trânsito e o nosso próximo, se desejarmos realmente  que os acidentes com vítimas fatais ou não e principalmente que os atos de violência gratuita venham a diminuir temos de aprender urgentemente a compartilhar a via com educação e gentileza, lembrando sempre que a via é de todos e ao mesmo tempo de ninguém. 

Vários ciclistas perderam a vida e vários outros ficaram paraplégicos ou perderam algum membro por terem se envolvido em algum tipo de acidente de trânsito, mas nesta guerra ninguém leva vantagem pois, o número de motociclistas e também de automobilistas que perderam a vida ou foram prejudicados de alguma maneira por terem se envolvido em algum tipo de acidente ou mesmo por terem se envolvido em discussões também é alto e tudo isto pode e deve ser evitado se cada um de nós fizer a sua parte.



Depende de cada um dar a sua contribuição para acabar com isto.

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL BELO JARDIM
Data: 30/10/13
Ponto de Encontro: D.R. Bike
Concentração: 19h00m
Saída: 19h30m
Percurso: 22 Km


Lembrando da obrigatoriedade do uso dos equipamentos de segurança.
(Capacete, luvas, óculos, etc.)
Não esquecer também de levar seu reservatório de água, ferramentas e cola e remendos.


CURTAM O NOSSO GRUPO LÁ NO FACE BOOK
https://www.facebook.com/groups/411493418927001/

FRASE DO DIA
Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.
Machado de Assis
Por: Geovane Bezerra

4 comentários:

  1. Excelente matéria, parabéns.

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  2. Juarez da Silva Santos30 de outubro de 2013 às 11:25

    Nunca fui de pedalar em grupo, prefiro dar as minhas pedaladas só, mas acompanhando este blog já há algum tempo estou pensando seriamente em participar de algumas destas trilhas de vocês sem compromisso. Se eu não for escalado para trabalhar no próximo sábado, me juntarei a vocês nesta trilha pois, apesar de morar aqui a mais de cinco anos ainda não tive o prazer de ver bem de pertinho esta bela rocha. Quanto ao conteúdo desta postagem quero dizer que o mesmo é de muita importância e está muito bem escrito e elaborado, meus parabéns ao autor e ao responsável por este blog por manter o mesmo livre do nojo que é a "política" desta cidade.

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  3. Parabéns, mais uma ótima postagem você sempre consegui.

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  4. Não costumo fazer comentários, mesmo neste blog que acompanho por algum tempo, mas hoje me rendi e tive de postar este comentário porque é realmente incrível como vocês pesquisam e sempre conseguem assuntos de interesse dos ciclistas e do público em geral além é claro de focar na divulgação do grupo de vocês. Só tenho uma coisa dizer, parabéns.

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