segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

PRIMEIRO PEDAL SOLIDÁRIO DE NATAL E CONFRATERNIZAÇÃO 2013

No último domingo dia 08/12/13 foi realizado o primeiro pedal solidário de natal dos Amigos do Pedal Belo Jardim, este pedal foi na realidade uma trilha que serviu também como encerramento oficial do calendário 2013 de eventos programados. Devido as altas temperaturas e a baixa umidade do ar foi decidido pela maioria que iríamos antecipar a nossa festinha de confraternização, que inicialmente estava marcada para o próximo dia 15/12/13, desta forma ficou acertado que a mesma aconteceria na mesma data do pedal solidário, logo após o término da trilha e que aconteceria no Arnóbio Bar no bairro de São Pedro. Confiram nesta postagem tudo o que aconteceu na trilha e na confraternização.

INFORMAÇÕES PRELIMINARES
Ponto de Encontro: D.R. Bike
Concentração: 06h00m
Saída: 07h00m
Equipe Masculina: Geovane, Amaro, Ezequiel, Zenildo, Gago, Guilherme, George, Deives, Bodocó, Tio do Pastel, Gaudi, Roberto, Galego Moto Taxi, Arielson, Ivan, Jurandi e, Diel.
Equipe Feminina: Elaine e Eliana
Guia: Deives
Distância Percorrida: 20 Km

FATOS E FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
O clima na concentração estava muito bom, todos empolgados e bem dispostos para este último compromisso e também já pensando na farra da confraternização. Alguns ciclistas trouxeram seus donativos e os entregaram da loja D.R. Bike como solicitado e outros ficaram de o fazer no dia seguinte (hoje). Após um rápida vistoria nas bikes iniciamos a nossa trilha sob uma temperatura de 38 graus.

Travessa Deputado José Mendonça Bezerra - Centro. 



FATOS E FOTOS DO PERCURSO - IDA
Nosso trajeto de ida foi o seguinte: Sítio Travessão, Sítio Muquém, Sítio Mariola, Sítio Araçá, Sítio Cacheado, Sítio Bitury e finalmente o Balneário do Bitury ou simplesmente a Bica do Bitury. 

Praça de Eventos/São Pedro.

 Avenida Sebastião Rodrigues da Costa/São Pedro.

 Limite dos sítios Travessão e Muquém.




Sítio Muquém.


 Plantação de Fumo no Sítio Mariola.

Quando estávamos mais ou menos na metade do trajeto da ida o ciclista Guilherme não se sentiu bem e tivemos de parar por algum tempo para que o mesmo se recuperasse e avaliasse se tinha condições físicas de continuar. Isto aconteceu primeiramente pelo fato do mesmo está afastado do pedal a um bom tempo por recomendação médica e também pela temperatura que já por volta das nove horas da manhã já estava na casa dos 39 graus. Depois de recuperado o Guilherme seguiu sem maiores problemas até o nosso destino que foi a Bica do Bitury.
Ao fundo a Barragem do Bitury.


Ciclista Guilherme  o "Pitoquinha" - Sítio Mariola.

 



Ao chegarmos neste ponto paramos para tomar água e para um breve descanso, enquanto aguardávamos os retardatários, depois retomamos a trilha com o intuito de chegar o mais rápido possível na Bica do Bitury e nos refrescarmos com um gostoso banho.
Sítio Araçá.



Ao nos aproximarmos do nosso destino a paisagem muda e o verde volta a aparacer ao nosso redor, mas apesar de todo este verde a escarces de chuvas já prejudica a população local de várias maneiras.

Cruzamento que limita os sítios: Jurema, Cacheado e Bitury.



CHEGANDO AO NOSSO DESTINO
Com as sombras das árvores e o verde sempre presente chegamos ao nosso destino na certos de nos refrescarmos com um gostoso banho na piscina artificial que represa as águas vindas da Cachoeira  do Bitury, mas infelizmente ao chegarmos notamos que a mesma encontrava-se sem água o que de certa manira nos frustou, mas felizmente o cidadão que ali tem um bar instalou um chuveirão que é alimentado de água que vem por gravidade através de um cano e desta aforma podemos nos refrescar de outra maneira. Aqui fizemos um rápido lanche e iniciamos a volta, agora todos pensando só na farra da confraternização.

Sítio Bitury.



Balneário ou  Bica do Bitury.


"Pitoquinha" em plena recuperação.

"Bodocó" e Amaro fazendo exposição da figura.

Deives curando a ressaca do dia anterior.

As musas deste pedal. Elaine e Eliana.

Olha eu ai refrescando a minha cabecinha calva.

Se preparando para a volta.
  


A VOLTA
A volta tece o seguinte trajeto: Sítio Bitury, Sítio Jurema, Sítio Água Branca, Vila de Taboquinha, Sítio Taboquinha de Baixo, Sítio Barragem Nova, Barragem do Bitury, Vila da Barragem, Barragem Velha e finalmente Rua Benjamin Constant no bairro de São Pedro.
Sítio Bitury.

Início da ladeira de Serrinha. Trecho em obras para implantação de pavimentação com paralelepípedos. 
 


Aqui passamos um bom tempo parados a espera dos retardatários que demoraram a chegar porque a bike do ciclista Tio do Pastel furou um pneu e deu muito trabalho pois os seus pneus dão muito trabalho tanto para serem retirados do aro como para serem recolocados de volta no mesmo. Alguns ciclistas se encontravam mais adiante na mercearia do nosso amigo Marcos que é o nosso ponto de apoio e é onde tomamos aquele gostoso refresco de coco.

Vila de Taboquinha, ao lado da igreja.


Estradão de Taboquinha.

Sítio Barragem Nova com Barragem do Bitury  ao fundo.


Vila da Barragem.

Estradão entre a Vila da barragem e a Barragem Velha.

ENCERRAMENTO.
O encerramento se deu na Rua Benjamim Constant no bairro de São Pedro, mais precisamente na frente do Arnóbio Bar onde iríamos realizar a nossa confraternização. Apesar do calor de 40 graus chegamos todos bem e prontos para nos confraternizar.


DESTAQUES DA TRILHA
O primeiro destaque desta trilha é o ciclista Guilherme, que estava afastado já a um bom tempo do pedal por recomendação médica e que mesmo se sentido mal não desistiu e completou o percurso, A ele os meus parabéns pela determinação em nome de todos os participantes e o segundo e principal destaque foi a participação da nossa ciclista Eliana. Esta foi apenas a sua terceira trilha e ela que costuma apenas participar dos nossos passeios noturnos e dos passeios comemorativos fez todo o percurso numa boa sem reclamar e com muita disposição. A ela os nossos parabéns e o convite para que participe mais das nossas trilhas.

A CONFRATERNIZAÇÃO
Devido a compromissos o ciclista Diel não pode ficar para a confraternização mas os demais todos estavam presentes, inclusive o "Pitoquinha". Como é do conhecimento de todos durante os nossos pedais não aceitamos o consumo de bebidas alcoólicas e nem permitimos quer pessoas alcoolizadas participem das nossas atividades, seja ela qual for, contudo ao encerramos uma trilha, um passeio ou algo similar todos estão livres para fazer uso de bebidas alcoólicas e até se embriagar se for o seu desejo, desde que seja de maior idade. Mesmo não sendo uma entidade formal procuramos nos responsabilizar uns pelos os outros na qualidade de grupo e eu (Geovane) como idealizador do mesmo procuro zelar sempre pelo bom nome do grupo. Dito isto creio que todos irão entender que, festa é festa e que sendo todos de maior idade e estando em perímetro urbano podemos nos dar ao luxo de sair um pouco da rotina. Deixando bem claro que o ciclista Guilherme não consumiu bebidas alcoólicas e nem foi incentivado em nenhum momento por nenhum dos presentes a fazer isto.












FRASE DO DIA
A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades.
                                                                                                                                       Millôr Fernandes

UTILIDADE PÚBLICA
Para encerrar esta postagem quero aqui fazer um apelo a todos os meus amigos ciclistas, sejam eles dos Amigos do Pedal, da Turma do Pedal, de qualquer outro grupo ou simplesmente um ciclista urbano e estendo este apelo aos seus familiares e amigos. vamos economizar água e evitar o desperdício deste líquido tão precioso, lembremos que o Verão ainda não começou mas a temperatura já subiu bastante e com isto a evaporação das águas dos nossos reservatórios acelera, então é necessário que cada um de nós colaboremos de alguma maneira para evitar o pior mais adiante.

AMIGOS DO PEDAL NO FACEBOOK
Confiram todas as fotos deste pedal solidário, desta confraternização e de todas as nossas aventuras lá no nosso grupo no Facebook clicando neste link. https://www.facebook.com/groups/411493418927001/

Por: Geovane Bezerra




4 comentários:

  1. Este pedal foi bom D+, não pelo pelo percurso que foi curto e sim pela presença de alguns companheiros que estavam afastados do grupo, seja por problemas particulares ou saúde. Obrigado George Braynner e Guilherme "Pitoquinha" por se fazerem presentes neste pedal de confraternização.

    TOTAL SPORT'S
    Amaro Neto

    ResponderExcluir
  2. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJ9 de dezembro de 2013 às 23:15

    Faço das palavras do amigo Amaro Neto as minhas, tudo bem que normalmente pedalamos com quantos companheiros se fizerem presente, não importando a quantidade mas quando um ou alguns companheiros se afastam acende dentro de cada um de nós um sinal de alerta. Afinal porque isto está acontecendo? Onde estamos errando? Será que os companheiros estão passando por alguma dificuldade ou atravessando um período difícil e por isso estão afastados? Estas e outras tantas questões nos vem a mente e quando aqueles que se encontram ausentes aparecem e participam todas as dúvidas se vão e seja lá o que for que os estava afligindo fica para trás, por isso fico muito contente com a volta do George e do Guilherme ao pedal e também muito me alegra o fato da Eliana estar se envolvendo mais nas trilhas. Quero aqui aproveitar esta oportunidade para parabenizar a cada um dos participantes da trilha e da confraternização pelo companheirismo e pelo comportamento exemplar durante todo o evento que graças a cada um e a ajuda divina terminou sem nenhuma desavença ou falta de respeito para com quer que seja. Fica aqui o convite aos demais companheiros que se encontram afastados. Que em 2014 apareçam, seus lugares sempre estarão guardados.

    ResponderExcluir
  3. Janaína Campelo - Natal RN11 de dezembro de 2013 às 20:49

    Parabéns ao idealizador deste pedal solidário pela nobre iniciativa e que não fique só neste, parabéns também a todos que participaram direta ou indiretamente deste evento porque é assim que temos de agir, se cada um fizer a sua parte por menor que seja já é algo, ruim é todos ficarem a pensar e nada fazer. Quero aqui fazer um pedido. Se for possível nas próximas postagens referentes as trilhas, que sejam destacadas mais as paisagens e menos os ciclistas, como era lá no início, sei que o objetivo principal deste blog e divulgar as atividades do grupo ao qual vocês fazem parte mas tão importante quanto e que faz toda a diferença (ao menos na minha opinião) é divulgar ao máximo tudo de belo que vocês tem no seu município. Procurem pensar com carinho neste meu pedido. Um feliz natal e um ano novo com saúde para desfrutar de muitas aventuras.

    ResponderExcluir
  4. Sandra do Santo Antônio11 de dezembro de 2013 às 20:58

    A turma me pareceu bastante animada nesta confraternização. Parabéns a todos por mais um ano de lutas em pró da mobilidade urbana e pelo bom exemplo, oferecendo aos nossos jovens uma opção de diversão saudável, continuem assim.

    ResponderExcluir