segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

TRILHA DO RAPOSO E ENTREGA DE DONATIVOS NO LAR DOS IDOSOS EM 15/12/13

Como citado na postagem anterior a nossa programação oficial de pedais terminou com a realização do nosso primeiro Pedal Solidário e a nossa Festa de Confraternização, mas um biker que é um biker não pode e não deve ficar parado, por isso mesmo decidi que no final de semana iria pedalar e resolvi convidar os meus amigos do grupo e a quem mais se interessa-se a se juntar a mim e não é que deu certo.

DADOS PRELIMINARES
Equipe: 10 Ciclistas
Distância Percorrida: 20 Km

PRIMEIRAS INFORMAÇÕES
Como havia feito o convite pessoalmente aos ciclistas Ricardo e Messias e os mesmos se comprometeram comigo de participar, fui pessoalmente a casa dos dois para garantir que os mesmos não dessem para trás. Infelizmente o Messias se encontrava doente, mas o Ricardo estava a postos e para a minha surpresa o seu  irmão Orlando que não é chagado a participar de trilhas se dispôs a ir conosco. Olha nós ai na frente da casa do Ricardo.

FATOS E FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
Como esta trilha seria desenvolvida em ritmo de passeio sem nenhum compromisso de horário de término optei por marcar o ponto de encontro e também a concentração na Praça Diário de Pernambuco em frente a Moura e não na D.R. Bike como de costume, desta forma não iria interferir em alguma outra trilha que por ventura algum dos nossos ciclistas do grupo tenham marcado. Na concentração tive a grata surpresa de contar com a participação de três jovens ciclistas amigos do ciclista Luciano que decidiram se juntar ao mesmo nesta trilha.

TRAJETO PELA ZONA URBANA
O trajeto pela zona urbana foi curto, saindo da Rua Diário de Pernambuco seguimos pela Rua Valdemar Lima, Praça do Cassiano, Rua Amélia Soares Paes, Praça de Eventos e Avenida Sebastião Rodrigues da Costa e logo em seguida já iniciamos o trajeto pelo estradão de terra ao lado do IFPE Campus Belo Jardim.

FATOS E FOTOS NA ZONA RURAL - IDA
Apesar de termos iniciado a trilha um pouco tarde a temperatura não estava tão alta facilitando assim o desenvolvimento. Logo ao lado da Vila Militar inicia-se uma Ladeira do Muquém que apesar de não ser alta é bem longa e este é só o início da nossa aventura. Esta ladeira termina na divisa dos sítios Travessão e Muquém. Para quem desejar fazer este percurso no futuro e ainda não conheça esta região vale lembrar que logo após descer a ladeira existem alguns bares que servem de ponto de apoio para os ciclistas e é bom aproveitar porque o próximo ponto de apoio fica um pouco distante. Chegando no Muquém segue-se a direita na direção do Sítio Pascoal e da PE 166.

Nas fotos abaixo nos encontrávamos em frente ao grupo escolar do Sítio Pascoal onde normalmente fazemos uma breve pausa. esta escola está situada as margens da Rodovia PE 166 que liga Belo Jardim a Serra dos Ventos e é bastante movimentada, portanto se alguém por algum motivo não tiver condições de prosseguir pode facilmente encontrar condução para o levar de volta a cidade. Ao chegar na rodovia deve-se seguir a esquerda na direção da Barragem de Tabocas.

Ao chegar no ponto onde está esta placa deve-se deixar a rodovia e seguir na direção da mesma, agora de volta a estrada de terra. Poucos metros a frente está localizado este clube de piscina mostrado na placa, o mesmo funciona também como bar e é o outro ponto de apoio e também de referência para quem deseje fazer esta trilha. Depois deve-se seguir em frente por alguns metros.

Ao se chegar nesta casa deve-se seguir a direita por uma longa e íngreme ladeira. A partir daqui o bicho pega mas vale a pena prosseguir. Vale aqui registrar a garra e a determinação dos três rapazes estreantes que em momento algum reclamaram das dificuldades que surgiram. Também quero aqui parabenizar os ciclistas Ricardo e Orlando que também estavam firmes do pedal.

Quase ao término desta primeira ladeira é necessário ficar atento para não se tomar a direção errada e se perder. Pouco depois de onde se encontram os ciclistas da primeira foto abaixo dede-se seguir a direita, deixando a estrada principal até se chegar num caminho estreito mas muito bonito devido a vegetação em seu entorno. Chegando neste caminho segue-se a esquerda.

No meio deste caminho existe este Pé de Jaca quase centenário que serve como ponto de descanso pois proporciona uma boa sombra e é um local bastante ventilado. Esta árvore também serve como ponto de referência.

FLAGRANTE DE AGRESSÃO A NATUREZA
Infelizmente mais uma vez fui obrigado a registrar estas tristes imagens. Uma prática criminosa, que destrói a natureza e empobrece o solo é a queimada que ainda é bastante praticada por alguns agricultores da nossa região. Quando estávamos passando por aqui flagramos vários pontos de queimadas bem próximos a Mata da Onça que fica aqui próximo.

Quem desejar fazer esta trilha deve ficar bem atento ao trecho que vem logo adiante. Após o Pé de Jaca que serve de ponto de descanso como já sitado deve-se seguir em frente e depois inicia-se um trecho composto de uma subida íngreme e bastante longa, mas desta vez com uma dificuldade a mais, a vegetação alta e várias bifurcações que podem facilmente confundir o ciclista e fazer com  que o mesmo se perca mata a dentro, por isso estra trilha só deve ser realizada com um guia que já conheça o trajeto. Para facilitar a vida de quem por aqui passar segue aqui uma dica. Um pouco mais adiante do Pé de Jaca ao lado esquerdo existe esta pedra sob este Pé de manga e aos pés desta pedra existe um Olho D`Água. este é um ponto de referência muito importante porque é logo depois dele que se inicia o trecho mata a dentro.

A VOLTA
Iniciamos a volta ao término da longa subida chegamos a uma estrada larga e devemos seguir a direita, sempre descendo. Nas fotos abaixo já estamos em terras do Sítio Jacinta onde podemos encontrar várias minas de água. A água daqui é considerada mineral devido ao seu grau de pureza. Vale aqui esclarecer que o trecho de descidas é um trecho muito técnico devido as variações de terreno e o nível de inclinação além de algumas curvas bem perigosas, portanto deve-se tomar muito cuidado para não acontecer nenhum incidente.

Ao término de toda descida deve-se seguir a esquerda na direção do Sítio Muquém tomando como referência este casarão da primeira foto abaixo.

O último obstáculo a ser vencido é a Ladeira do Muquém. Ao fundo vemos a Serra do Muquém no momento com a sua vegetação bastante maltratada devido a forte estiagem. Infelizmente tanto a bateria do meu celular quanto a da câmara do Amaro descarregaram e não foi possível registrar o encerramento, mas quero aqui deixar registrado que todos chegamos bem e não ocorreu nenhum incidente durante o percurso. Quero também elogiar o comportamento e a disposição de todos os participantes em especial dos ciclistas que se encontravam afastados do pedal e dos novatos e desde já dizer que se for da vontade dos mesmos podem se considerar membros do nosso grupo.

ENTREGA DOS DONATIVOS NO LAR DOS IDOSOS
No domingo a tarde durante o horário de visitação pública, eu Geovane e o ciclista Leonardo fomos até o Lar dos idosos de Belo Jardim fazer a entrega dos donativos arrecadados durante o nosso primeiro Pedal Solidário de Natal que aconteceu no último dia 08/12/13 onde foram arrecadados 19 Kg de alimentos. Na ocasião levamos alguns instrumentos e nos divertimos bastante junto com os idosos que ali se encontram. Aproveito esta oportunidade para convidar a todos a conhecer este lar que acolhe hoje a cerca de 90 idosos, onde eles recebem tratamento adequado, higiene e carinho. O lar é mantido com o salários dos próprios idosos e com a a generosidade de algumas pessoas. A visitação pública acontece todos os sábados, domingos e feriados das 14h30m as 16h30m. Conheça e ajude o Lar dos Idosos de Belo Jardim.

CONVITE
Quarta-feira tem Pedal Noturno/Passeio e você é o nosso convidado. Ponto de encontro: D.R. Bike. Concentração: 19h00m. Saída: 19h30m. Convide um amigo, traga seu filho, sua esposa e venha se divertir conosco.

UTILIDADE PÚBLICA
Os nossos reservatórios estão a cada dia com os níveis de água mais baixo, tanto que a COMPESA já acena com a possibilidade de aumentar o racionamento de água por isso estamos aqui fazendo um apelo ao bom censo de cada um no sentido de economizar água e evitar o desperdício da mesma. Faça a sua parte, colabore.

FRASE DO DIA
Cada um é responsável pelo que cativa, da mesma forma que cada um é responsável do que transmite ao mundo o que é ser.
Autor desconhecido.

1. Conheço bem estes ciclistas de última hora, ou seja na realidade os mesmos estão mais para pés de cana do que para ciclistas e na minha opinião não deveriam participar das atividades deste grupo.

1. Sueli dos Santos - COHAB I19 de dezembro de 2013 às 13:30

Você "pode até ter alguma razão" no que comenta, mas a partir do momento que se esconde atrás do anonimato para mim demostra no mínimo má fé para com este meio de comunicação e desrespeito para com quem o administra.

2. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJ19 de dezembro de 2013 às 13:35

Meu caro amigo ou amiga. Agradeço o seu acesso e o seu comentário mas gostaria de lhes dizer que os ciclistas que foram citados pela sua pessoa não são "ciclistas de última hora" como você mencionou pelo contrario, os mesmos fazem parte da equipe inicial deste grupo e tenho por eles grande consideração e respeito assim como por alguns outros que se encontram afastados. Quanto a parte em que você comenta que os mesmos deveriam não deveriam participar das nossas atividades tenho que lhes dizer que isto nunca irá acontecer enquanto eu estiver vivo e continuar a frente deste grupo, seja com eles seja com qualquer outro ciclista, ao menos pelo simples motivo dos mesmos gostarem disso ou daquilo, desde que seja lícito. O que os nossos ciclistas fazem fora do grupo não me interessa, salvo se isto vier de alguma maneira denegrir a imagem deste grupo, o que não é o caso, desta forma peço-lhe que aceite a situação apresentada ou simplesmente deixe de acessar este blog

2. Carlos - Belo Jardim PE19 de dezembro de 2013 às 13:52

Olá meu nome é Carlos e conheço muito bem todos os três ciclistas da primeira foto principalmente o Ricardo, o Messias e o Orlando e conheço também os familiares de todos eles e para esta pessoa que fez este comentário maldoso só tenho uma coisa a dizer. Quem dera este grupo ter mais ciclistas iguais a eles, mesmo com seus defeitos. Defeitos todo mundo tem e dai? O fato é que são todos homens de bem e se estavam participando desta trilha é porque ainda resta uma esperança pois normalmente estariam num bar, mas ao contrários estavam suando a camisa numa bela aventura e para mim isto conta muito. Parabéns ao grupo como um todo e ao Geovane por não esquecer deste velhos amigos e os acolher sempre.

3. Ana Júlia do Frei Damião27 de dezembro de 2013 às 07:04

Deixando as picuinhas de lado quero dizer que vocês devem realizar mais atividades sociais como este pedal solidário pois aqui em nosso município é grande o número de pessoas necessitando de algum tipo de ajuda e pouquíssimas as pessoas que se dispõem a fazer algo por estas. Ache as fotos muito bonitas e estou com vocês, para que este grupo continue a crescer é necessário não descriminar ninguém. Um abraço e um Feliz Ano Novo.