sexta-feira, 2 de maio de 2014

2ª TRILHA DO TRABALHADOR - CACHOEIRA DA PALMEIRA 01/05/14


Ontem foi realizada com muito sucesso a segunda edição da Trilha do Trabalhador tendo como destino a Cachoeira da Palmeira localizada no sítio do mesmo nome. Esta trilha marca o início da temporada de trilhas sob chuva o que dá um outro sentido as nossas aventuras, Acompanhem nesta postagem um pouco de como foi esta trilha que homenageou todos os trabalhadores do Brasil e do mundo nesta data tão importante pata todos nós.




INFORMAÇÕES PRELIMINARES
Ponto de Encontro: Prefeitura
Concentração: 06h30min
Saída: 07h15min
Equipe: Geovane - George - Amaro - Felipe - Laurênio - Armando - Guilherme - Régis - Ismael - Samarone - João - Wellerson e João Paulo - Total de 13 Ciclistas
Guia: Geovane
Percurso Total: 34 km

FATOS E FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
Antes de iniciar os relatos dos fatos ocorridos na concentração quero aqui em nome de todos os ciclistas que fazem parte deste grupo parabenizar a todos os trabalhadores do mundo pelo seu dia e fica aqui as nossas orações pedindo a deus que olhe por aqueles cidadãos que infelizmente neste momento ainda encontram-se sem emprego, que as bençãos divinas recaiam sobre eles e que os mesmos arrumem trabalho o quanto antes para que possam sustentar as suas famílias de maneira digna assim como nós.

Durante o período de concentração fizemos uma revisão no traçado da trilha e discutimos como seria desenvolvido o pedal. Ainda na concentração a bike do ciclista Amaro baixou o pneu dianteiro e o mesmo teve de trocar a câmara de ar. Quanto a saída, esta teve um pequeno atraso devido a termos ficado a espera do ciclista Guilherme que telefonara para o Amaro dizendo que estava a caminho junto com outros três ciclistas porém após quinze minutos de espera esta equipe não chegou e resolvemos dar início a trilha sem os mesmos.
Concentração.
 

 

Saída.
 

FATOS E FOTOS DA IDA
Logo no início do trajeto pela zona urbana flagramos este desrespeito para com a nossa sociedade. Segundo os moradores este desperdício de água já estava acontecendo a dois dias e o fato é que a COMPESA iniciou os trabalhos mas parou e provavelmente só retomará os mesmos após o feriado de hoje ou se por ventura a sexta-feira for ponto facultativo para os funcionários estaduais assim como os municipais os reparos desta tubulação só serão retomados na próxima segunda-feira e até lá, haja água limpa desperdiçada. O curioso é que volta e meia a COMPESA vem a público através dos meios de comunicação locais para pedir a colaboração da população no sentido de economizar e evitar o desperdício de água, mas o fato é que a mesma esta dando um péssimo exemplo.
Rua Benjamin Constant - Bairro de São Pedro/Próximo a mansão de Moacir da AGROLAR.

Nas fotos baixo estávamos passando pela Vila da barragem próximo ao Bar da Ritinha e um fato que nos chamou atenção foi uma aglomeração de pessoas na ladeira que está sendo pavimentada mais adiante, de início pensamos que poderia ter ocorrido algum acidente ou estaria ocorrendo alguma briga mas ao ouvirmos os fogos de artifício procuramos aber o que estavam comemorando e fomos informados que se tinha haver com o campo que ali existe, só não nos informaram se se tratará de algum torneio ou de alguma reforma neste campo. Fica aqui registrado o fato.
 

Ao chegarmos a passagem molhada na estrada para a Vila de Taboquinha podemos constatar que o Riacho dos Patos está botando água para dentro da barragem do Bitury o que não acontecia já há algum tempo e é um sinal de que as coisas começam a melhorar, já que este é o principal manancial que abastece Belo Jardim em termos de qualidade da água porque em quantidade é a barragem do Ipojuca. Ficamos todos muito contentes e esperançosos por dias melhores com muita chuva se possível. Desta não paramos em Taboquinha para tomar o tradicional refresco de coco pois a mercearia do Marcos encontrava-se fechada.
Sítio Taboquinha de Baixo.
 

 

Vila de Taboquinha.
 

Agora estávamos pedalando pela Ladeira da Serrinha que tem início no Sítio Jurema e termina no Sítio Serrinha, a mesma é longa e íngreme. Parte desta ladeira estava em trabalho de pavimentação por parte da prefeitura e podemos constatar que as este trabalho foi concluído, só não sabemos se esta pavimentação vai ficar apenas neste trecho ou se o restante da ladeira vai ser posteriormente pavimentado, mas o que foi feito já vai ser de grande ajuda para quem trafega diariamente por ali. A paisagem do alto da serra é incrível e com a volta do verde fica ainda mais bonita, de lá temos uma visão panorâmica da Barragem do Bitury com a cidade de Belo Jardim ao fundo, vale a pena conferir. A partir deste ponto uma fina garoa passa a nos acompanhar o que tornou ainda mais gostoso este pedal. 
Ladeira da Serrinha.
 

 

Sítio Serrinha.
 

 

Em fim após vencer todas as subidas do Sítio Serrinha paramos por alguns instantes para recuperarmos o fôlego e pouco depois iniciamos a subida da Serra da Palmeira que também é bastante íngreme e longa mas que é rodeada de muita beleza. Ama camada espeça de névoa cobria toa a região nos arredores o que deixou ainda mais bonito o lugar e a esta altura o que era uma fina garoa tornara-se chuva o que exigiu muita habilidade por parte da equipe para que nenhum incidente viesse a acontecer pois, pedalar nestas condições requer atenção redobrada, sem falar que a partir deste ponto existem vário trechos técnicos que são bastante ariscados para o pedal mas que ao mesmo tempo proporcionam muita adrenalina a quem os consegue vencer.
Serra da Palmeira.
 

 

Sítio Palmeira.
 


PONTO DE APOIO
Esta é a venda do Sr. Sebastião, a mesma serve como ponto de orientação e também de apoio aos trilheiros que por aqui passarem porém, as opções de lanche são bem limitadas. O mesmo é bem simpático e por aqui não se vende água mineral envazada porque existem muitas fontes e a água mineral vem diretamente destas fonte para as residências e é oferecida de graça a quem por aqui passar. Ainda quando estávamos subindo a Serrinha avistamos um pequeno bar situado a margem esquerda, o mesmo é um estabelecimento novo e como não paramos lá, não sabemos se podemos usar o mesmo como ponto de apoio, numa próxima vez iremos parar lá e ai sim informares se isto será possível.
 

 

CACHOEIRA DA PALMEIRA
Esta cachoeira é um dos inúmeros pontos turísticos do nosso município mas que devido a baderna e falta de respeito por parte dos frequentadores o Sr. Marcos que é o dono da propriedade onde está localizada a cachoeira vetou o acesso a mesma, porém após um longo período o mesmo resolveu voltar a permitir o banho no local mas deixa bem claro que se voltar a ocorrer falta de respeito poderá proibir novamente o acesso a mesma. Neste momento a chuva nos deu uma trégua.
Só a Cachoeira.
 

 

 

 

 

Amigos do Pedal no Banho.
 

 
  
 

 


HORA DO RANGO
Para recepcionar os turistas e também os trilheiros que por aqui passam o Sr. marcos montou um pequeno bar onde vende bebidas, lanche e também serve almoço. O Bar do Marcos como é denominado é um lugar agradável e os preços praticados, ao menos neste momento, estão bons. O Sr. marcos é uma pessoa bem receptiva e o atendimento para conosco foi muito bom e a comida gostosa, sem falar no queijo de coalho de excelente qualidade, também podemos constatar que a higiene do local é boa, em fim ao menos neste momento nós recomendamos este estabelecimento como Ponto de Apoio.
Quando já estávamos lanchando a equipe formada pelos ciclistas Guilherme, seu pai Régis e também por Samarone, João e Ismael finalmente conseguiram nos alcançar e logo foram tratando de tomar banho. Cerca de meia hora depois os ciclistas Weslley e João Paulo também chegaram, os mesmos não haviam confirmado presença e foi uma agradável surpresa para nós quando os mesmos chegaram.
Bar do Marcos.
 

 

 

FATOS E FOTOS DA VOLTA
Nos despedimos do Sr. Marcos e de sua família prometendo voltar e logo depois inciamos a volta seguindo ainda por terras do Sítio Palmeira na direção do Sítio Boa Sorte e de lá para o Sítio Bitury.
Sítio Palmeira.
 

 


Sítio Boa Sorte.
 

Sítio Bitury.
 


Sítio Cacheado.
 


Sítio Mariola.
 

 

Devido a chuva forte várias poças de água se formaram ao longo do caminho o que exigiu uma maior atenção por parte dos ciclistas, já que as mesmas podem esconder pedras ou buracos e causar acidentes. Quando já nos aproximávamos do paredão da barragem o ciclista Samarone sofreu um forte tombo que lhes causou várias escoriações, vale aqui salientar que o mesmo ainda é iniciante na prática do Mountain Bike e que ainda não é membro do grupo e portanto ainda inexperiente. Eu Geovane estava próximo ao mesmo e lhe prestei os primeiros socorros, apesar do susto o mesmo pode prosseguir normalmente o restante do trajeto, mas o disco de freio dianteiro da sua bike empenou e tive de desconectar a piça deixando o mesmo sem o freio dianteiro, o selim da sua bike também foi afetado pelo tombo. Desde já desejo melhoras ao mesmo volte logo ao pedal. Ainda no Sítio Palmeira o ciclista Régis também sofreu um tombo mas sem maiores consequências.
Sítio Muquém/Margem Direita da barragem do Bitury.
 

 

Vila da Barragem.
 

ENCERRAMENTO
O encerramento se deu no mesmo local onde a trilha teve início, ou seja na frente do prédio da prefeitura, mas alguns ciclistas se dispersaram e por isso não aparacem nas fotos. Apesar de alguns contra tempos a trilha terminou em paz e segundo os participantes esta foi a melhor trilha do ano até o momento. Fica aqui os meus agradecimentos a todos os ciclistas do grupo e demais convidados. Quem desejar ver todas as fotos desta trilha é só acessar o nosso grupo lá no face.
 

CONVITE
HOJE A NOITE  02/05/14 TEM
Atenção: Caso a noite esteja chovendo, provavelmente esta trilha não será realizada.

CONVITE
DOMINGO DIA 04/05/14 TEM

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
SEJA VOCÊ MAIS UM SEGUIDOR DESTE BLOG
Torne-se mais um seguidor e valorize ainda mais o que é nosso.

MOMENTO DE REFLEXÃO

EVITE PEDALAR SÓ
As bikes estão a cada dia mais moderna e repletas de tecnologia e também a cada dia mais caras e por isso mesmo já estão na mira dos bandidos, por isso além dos riscos já tradicionais e conhecidos de todos o risco de ser assaltado e ter a sua bike roubada é cada vez mais iminente portanto fica aqui a nossa dica, se você gosta de fazer as suas trilhas nos finais de semana ou mesmo pedalar entre cidades procure fazer isto acompanhado, não ponha a sua vida em risco desnecessariamente. este é um alerta dos Amigos do Pedal.


Por: Geovane Bezerra 





7 comentários:

  1. Que pena não deu para ir e pelo jeito essa foi cheia adrenalina, pois a chuva deixou o percurso do jeito qua agente gosta.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma excelente trilha, com muita chuva, lama, banho e adrenalina. Não vou me precipitar em dizer que esta foi a melhor, pois cada trilha tem sua particularidade, mas que foi excelente, com certeza. Vlw galera.

    ResponderExcluir
  3. Sérgio Medeiros - Gravatá PE4 de maio de 2014 às 20:55

    Vocês estão de parabéns pela garra e pela determinação de se deslocarem da sua cidade para ir até Fazenda Nova pedalando e voltando da mesma forma, parabéns pelo exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE6 de maio de 2014 às 14:51

      Obrigado pelo elogio e pelo comentário.

      Excluir
  4. Sérgio Medeiros - Gravatá PE4 de maio de 2014 às 20:58

    Já ia me esquecendo achei as fotos desta trilhas muito boas e o os lugares por onde voc~es passaram é realmente de uma beleza inusitada.

    ResponderExcluir
  5. Samuel Souto de Itu SP6 de maio de 2014 às 14:46

    Realmente estas fotos ficaram tudo de bom, achei as duas nicas como vocês chamam muito bonitas e as fotos que vocês tiraram são realmente um convite para conhecermos. Parabéns ao grupo e ao administradores ou administradores deste blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE6 de maio de 2014 às 14:50

      Caro Samuel, aqui é o Geovane, sou o administrador deste blog e quero agradecer o seu comentário, mas estou estranhando o fato de você estar comentando sobre as duas bicas se ainda não disponibilizei a postagem aqui no blog. Creio que você deve ter acessado o nosso grupo lá no face porque lá eu já criei um álbum desta trilha, se foi assim meu muito obrigado por você também estar nos prestigiando no face. Um abraço e continue conosco.

      Excluir