sábado, 10 de maio de 2014

TRILHA DE EXPLORAÇÃO 10/05/14

Hoje pela manhã eu Geovane e o ciclista Leonardo (co-fundador do grupo) partimos mais uma vez em uma aventura em busca de novas opções de roteiros para trilhas. Que fique aqui registrado que foi divulgado convite aqui no nosso blog (que anda desprezado por boa parte dos ciclistas) como também no nosso grupo lá no face, mesmo assim ninguém quis se aventurar mato a dentro, mas isso faz parte.
Avenida Coronel Geminiano Maciel - Boa Vista.

Como todos podem conferir a prefeitura através da secretaria responsável está realizando a pavimentação de parte do trecho que liga a Av. Sebastião Rodrigues da Costa/São Pedro até a Vila Militar. Apesar dos benefícios desta obra vale aqui deixar registrado que, quando este trecho foi beneficiado com pavimentação asfáltica, o mesmo era bem largo (ao contrário do que está sendo feito no momento) e se estendia até a rua que dava acesso a Vila Militar. Hoje o que nos deparamos é com uma via estreita e que termina já na primeira rua do bairro maria Cristina o que é lamentável pois, se a intensão é melhorar a mobilidade daquele trecho, que no mínimo este calçamento (mesmo estreito) se estendesse até a pracinha da nova vila que está surgindo ao lado do bairro Morada Nobre, mas creio que isto não está nos planos da prefeitura no momento,. Enquanto isto a realidade é esta, até onde o calçamento chega a coisa está (mais ou menos), depois tudo volta ao normal.
Próximo a Vila Militar/Maria Cristina.

Ao passarmos pela pracinha existente na nova vila que está surgindo as margens da estrada que liga o bairro Morada Nobre ao Sítio Muquém podemos notar que apesar dos esforços dos moradores em preservar a beleza e as instalações físicas do local, vândalos estão aos poucos depredando o patrimônio público, assim como em outras partes da cidade e nada e nem ninguém faz nada para mudar este quadro o que é no mínimo lamentável.
Pracinha do Bairro Morada Nobre.

Como está bem descrito no título desta postagem esta foi uma trilha de exploração portanto, sem percurso ou destino pré determinados. este tipo de pedal é realizado em ritmo leve, sem número de paradas e sem nenhum compromisso com tempo de percurso ou de encerramento, o único objetivo é descobrir e mapear novos roteiros para futuras trilhas e isto requer boa obervação do trajeto e paciência e para isto, só pedalando devagar. Como em se tratando de uma trilha de exploração, mesmo conhecendo parte do trajeto a ser percorrido só podemos classificar a trilha ao final da mesma, porém já de início esta expõe o seu cartão de apresentação, a Ladeira da Jacinta. Ao término da Ladeira da Jacinta iniciamos a descida da ladeira do Araçá e ao final da mesma encontramos o nosso primeiro ponto de apoio a venda do Sr. Inácio do Araçá. Até aqui nenhuma novidade mas seguindo na direção da Bica Espalhadeira deixamos a estrada principal e iniciamos a parte da trilha que realmente foi de exploração. Seguimos inicialmente por uma íngreme e longa subida e de lá passamos a nos informar junto a moradores por onde seguir.

Este garotinho se chama David e ficou muito admirado com as nossas bikes e com a nossa presença. A ele e a mãe do mesmo pela gentileza e confiança de deixar o mesmo pousar para fotos conosco, os nossos agradecimentos. Pouco depois desta fotos demos início a parte de exploração propriamente dita. Daqui por diante, nada de moleza. Apesar das dificuldades o clima, o ar puro e a paisagem no entorno compensou todo o esforço.

Antigo Ponto de Apoio

Fica aqui os nossos agradecimentos a este cidadão que atende pelo nome de Adriano que nos prestou informações importantes quanto a nossa localização e por onde prosseguirmos.Neste momento nos encontrávamos a um bom nível de altitude, mas o clima e o ar puro ajudou-nos bastante. Mas adiante paramos no sítio do Sr. Duca que nos repassou valiosas informações a respeito dos trechos a seguir, depois retomamos o nosso pedal, mas sempre contando coma colaboração dos moradores locais. Quero aqui deixar registrado que muitas outras pessoas nos prestaram valiosas informações e nos auxiliaram de outras formas como por exemplo, fornecendo água de boa qualidade para reabastecermos os nossos reservatórios, como é o caso do jovem de camiseta vermelha das fotos abaixo, mas que infelizmente não me recordo o nome e que por ter extraviado o papel onde fiz as anotações não é possível neste momento deixar aqui registrado mas que quero de coração agradecer ao mesmo e a sua família pelo carinho e atenção que nos foi dispensada,

A cada metro avançado a natureza recompensava-nos com muita beleza e ar puro. É impossível pedalar por estas terras sem destinar ao menos alguns míseros minutos para contemplar as maravilhas da Obra Divina. Sei que a grande maioria dos integrantes do nosso grupo não gostam e nem aprovam este tipo de pedal, mas só eu e quem me acompanha sabe da satisfação e dos benefícios que os mesmos nos proporcionam.

Pedalando por aqui não é necessário pedir a deus que envie ajuda, o mesmo faz isso sem que ninguém peça. esta bela e doce jaca acabara de cair do pé assim que passávamos pelo mesmo e sendo assim "fui obrigado a parar" e a consumir alguns bagres para não desapontar o Pai. Sei que é uma fruta de digestão prolongada, e dai? Quero aqui agradecer a Deus por esta oportunidade. Já próximos da Bica Espalhadeira no sítio do qual infelizmente não me recordo o nome no momento um ilustre cidadão estava a fazer reparos na estrada, já que segundo o mesmo o Poder Publico esqueceu que ali existe pessoas residido. Ao mesmo as minhas desculpas por ter esquecido o seu nome e os meus parabéns pela bela iniciativa mas que fique a lição para todos; as eleições estão batendo as nossas portas e em breve vai chover de políticos por ai prometendo mais uma vez de tudo, cabe a cada um fazer a sua parte.

As fotos abaixo foram tiradas no Sítio Engenho Piaca onde está localizado um dos nossos principais pontos turísticos, a Bica Espalhadeira, lá existe um bom ponto de apoio aos turistas e trilheiros que é o bar do Irineu mas apesar do mesmo ser gente muito boa e de ter uma comida gostosa o preço por ele praticado afasta todos. Mais adiante, próximo de onde estávamos tomando banho (Adutora de Tabocas) existe um pequeno bar que é conhecido como "Bar do Pina" que é uma boa opção de ponto de apoio e mais outros doius bares mais adiante, antes de se chegar a rodovia.

Passados os trechos de exploração agora pedalávamos por áreas conhecidas, nas fotos abaixo pela rodovia PE 166, seguindo na direção da Serra da Macambira. este trecho merece uma atenção maior por parte dos ciclistas devido ao fato desta rodovia ser bem movimentada (apesar de na ocasião não estar) e principalmente pelas péssimas condições de conservação da mesma e da falta de respeito da maioria dos motoristas para com os ciclistas, mesmo assim conseguimos pedalar sem nenhum problema.

ENCERRAMENTO
O encerramento se deu na frente da casa do ciclista Leonardo, onde teve início  esta trilha. Devido a minha pressa em encerrar logo o pedal (devido a outras atribuições) acebei por não registar com fotos este encerramento, mas a trilha terminou de maneira saudável ,sem nenhum incidente registrado e com a certeza de um novo e gostoso roteiro já ´ré definido. Ao Leonardo e a todos os cidadão que colaboraram de maneira direta e indireta para o sucesso deste pedal o meu muito obrigado. Aqui na postagem estão apenas algumas fotos, confiram no nosso grupo lá no face todas as fotos desta trilha.

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
SEJA VOCÊ MAIS UM SEGUIDOR DESTE BLOG
Torne-se mais um seguidor e valorize ainda mais o que é nosso.

CONVITE

MOMENTO DE REFLEXÃO

UTILIDADE PÚBLICA
Apesar dos esforços da prefeitura e de algumas instituições, parte da nossa "sociedade" ainda não aprendeu ou finge que não sabe que (governo algum tem dinheiro), todo o dinheiro gasto por qualquer governo advém da cobrança de taxas e impostos e quem paga somos todos nós, por isso é mais do que importante que cada um de nós não só cobremos ações de combate ao vandalismo, mas sim que façamos algo de concreto para impedir tais atos. faça a sua parte, denuncie. Para isto existe muitos meios, verifique na Internet ou junto ao Ministério Publico local. Você também é responsável.

1. Gostei de ver o "jovem" Leonardo de volta ao pedal, parabéns Geovane por esta bela postagem.

2. Pelo visto, mais uma trilha que vai agradar a todos, acho muito bom quando você faz trilha de exploração pois novas aventuras estão por vir ... adoro.

3. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE12 de maio de 2014 às 18:17

este tipo de pedal para mim é de fundamental importância porque é através do mesmo que temos a oportunidades de conhecermos novos e belos lugares da zona rural do nosso município e assim programar novos roteiros para futuras trilhas. Acho uma pena que a grande maioria dos membros do grupo não apreciem este tipo de pedal pelo simples fato do mesmo ser desenvolvido em ritmo suave e sem hora de encerramento, mas ai é que está o segredo da coisa, se o objetivo é desbravar novos trechos e criar novas opções de roteiros temos de pedalar devagar e observando bem o entorno para podermos nos orientarmos e definirmos bem os pontos que irão servir para este fim e isso só é possível se pararmos por alguns instantes para observar bem cada detalhe da paisagem e memorizar bem os caminhos, principalmente quando existirem muitas bifurcações, de qualquer forma para mim o que vale é o prazer que sinto cada vez que consigo realizar uma trilha deste tipo e o resultado final que é a aprovação dos companheiros só pelas fotos e mais adiante pela comprovação física, quando realmente experimentam o novo roteiro. Fica aqui o convite a todos que puderem se fazer presente na próxima trilha desta natureza que se dará em brave. Quero aqui deixar registrado que até o momento de acordo com o nosso calendário oficial, não repetimos nenhum roteiro ou destino de trilha desde o início das atividades do ano 2014. As trilhas que tiveram destino repetido ocorreram na qualidade de Pedal Sem Compromisso e portanto não estavam programadas.

4. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE12 de maio de 2014 às 18:28

Quero aqui deixar registrado que o cidadão que aparece na foto de enxada em punho se chama Paulo, ele e o seu vizinho que também é morador da localidade estavam em pleno final de semana pondo a mão na massa, fazendo um serviço de tapa buraco tentando assim amenizar o sofrimento da população local que sofre com o descaso do Governo Municipal que faz tempo que não envia nenhum representante ao menos para avaliar a situação daquela localidade que atende pelo nome de Sítio bata do Monte. Parabéns aos dois pelo belo exemplo e que sirva de lição para a prefeitura. Não estou aqui fazendo crítica a este ou aquele partido mas sim a todos os políticos de um modo geral que não só aqui no nosso município que em tempo de campanha eleitoral vão aos mais longínquos locais em busca de voto, prometendo de um tudo e até fazendo aqui e ali alguma coisa para tapear o povo e que depois esquecem que ali mora gente e ficam a espera de uma nova campanha para ressurgirem das cinzas e voltarem a prometer melhoras.

5. Parabenizo os que fazem os "Amigos do Pedal " pela demonstração prazeiroza em registrar belas paisagens da zona rural de Belo Jardim e também sempre procurando interagir com a comunidade local, não perdendo as oportunidades também em exercer o papel de cidadão como ficou tão evidenciado durante o percurso da trilha.Que iniciativas como essas também possam servir como subsídios para implementação de políticas públicas voltadas a fiscalização e os cuidados de logradouros públicos e praças como é o caso o que foi mostrado nas fotos durante o percurso.Isto não é perda de tempo, mas sim o exercício pleno da cidadania e a preocupação pelo bem estar de todos!

6. Muito bom o que vcs fizeram nessa trilha até mostrar o que os vândalos fazem destruindo os bancos das praças, acho que são pessoas desocupadas que não têm respeito com nada, desocupados que não estudam e nem querem trabalhar. Vcs são um exemplo para essa rapazeada, nota 10.

7. Samuel Souto de Itu SP15 de maio de 2014 às 06:55

Mais uma vez quero aqui parabenizar os ciclistas deste belo grupo mas em particular os dois ciclistas que fundaram o mesmo e que continuam em busca de melhorias, sei que as vezes tendemos acair no marasmo do dia a dia e que normalmente nos acostumamos com a rotina do dia a dia e dentro de um grupo é da mesma forma, mas vocês estão sempre em busca de novidade e isso é muito bom. Mais uma vez parabéns e procurem sempre se manter assim.