segunda-feira, 18 de agosto de 2014

2ª TRILHA BELO JARDIM/POÇÃO 17/08/14


Ponto de Encontro: Prefeitura
Concentração: 05:30 na frente do Bar do galeto
Saída: 06:05
Equipe: Geovane - Amaro - Felipe - Laurênio - Cezar - Fernando - Baiano - Arielson - Juracy - Mário - Armando - André - Jurandir e Elaine = 14 Ciclistas
Guia: Amaro
Percurso Total: 107 km
Vetada a Participação de Iniciantes 

FATOS & FOTOS
Inicialmente iríamos nos concentrar em frente ao prédio da prefeitura que é o nosso ponto de encontro, mas devido a chuva nos reunimos sob a coberta do bar do galeto do nosso amigo Mércio que ainda estava fechado. Apesar da chuva e da baixa temperatura a concentração se deu num clima de muita descontração. A saída se deu com cinco minutos de atraso, normalmente estamos procurando sair no horário pré determinado mas levando em consideração o clima desta vez esperamos um pouco pelos atrasados.
A trilha teve início com 19 ciclistas e ao chegarmos em Sanharó o ciclista André se juntou ao grupo, mas ao chegarmos em Mutuca uma equipe composta pelos ciclistas; Bodocó, Diel, Ezequiel, Luciano, Alex e Ivan decidiram voltar, fazendo assim uma trilha que teve 60 km de percurso total.

Fotos da Concentração

 

Fotos da Saída

 

                                                
                                                                                                    Vila de Divisão/Sanharó - PE          
Inicialmente iríamos seguir pela Serra  dos Patos, mas de última hora uma boa parte dos ciclistas que iriam participar demostraram o desejo de alterar o trajeto para diminuir a dificuldade do pedal, acabei por acatar esta sugestão e a disponibilizei lá no nosso grupo no face uma mensagem com a devida alteração de trajeto e com o novo roteiro a ser seguido, mas infelizmente muitos não viram e este fato acabou por gerar um cero desconforto na concentração, mas que foi rapidamente resolvido. Seguindo por Divisão nós diminuímos o grau de dificuldade mas aumentamos a distância a ser percorrida.
 

                  Município de Sanharó - PE 
Pouco depois de passarmos por Divisão já estávamos em terras do município de Sanharó por onde passamos rapidamente. Pouco antes de alcançarmos a rodovia BR 232 a bike do ciclista Ezequiel teve um pneu furado o que foi rapidamente resolvido. Passando rapidamente pelo centro da cidade seguimos na direção da Vila de jenipapo, pertencente a este município. 

 

 

 

 

                                                                                                Sítio Jenipapo/Sanharó - PE 
Esta casa da foto ao lado está localizada nas proximidades da Vila de Jenipapo e serve de ponto de referência para quem  pretende seguir rumo a Vila de Mutuca que pertence ao município de Pesqueira. Daqui até Mutuca pedalamos por um longo estradão repleto de pequenas subidas, mas muito bom de ser pedalado. Como estamos no Inverno e as chuvas estão sempre caindo por esta região o verde está por todos os lados o quenos proporcionou apreciar várias paisagens bonitas.

 

  

 


             Vila de Mutuca/Pesqueira - PE 
Esta foto ao lado foi tirada quando da nossa chegada a Vila de Mutuca que como já foi dito pertence ao município de Pesqueira, a mesma também serve de referência para quem chega até esta localidade pois está situada bem a frente de onde termina a estrada de terra que vem de Sanharó. 
 

                                                                                                              Hora do Lanche 
Esta vila é relativamente pequena e tem poucos estabelecimentos comerciais, mas como normalmente ao chegarmos a esta localidade boa parte doa ciclistas já estão com fome costumamos parar aqui por alguns instantes para lanchar. Desta vez os ciclistas se dividiram em dois grupo distintos, um ficou a lanchar na praça, onde o ciclista Fernando estava a substituir uma câmara de ar furada e a outro o qual eu Geovane fiz parte estava numa pequena padaria ao lado da praça. Lanchamos e rapidamente retomamos a nossa trilha, seguindo agora rumo ao distrito de Gravatá dos Gomes que pertence ao município de Poção.

 

 

 

 

   Distrito de Gravatá dos Gomes/Poção - PE 
A foto ao lado mostra onde termina a estrada de terra e onde tem início a sede do Distrito de Gravatá dos Gomes que como já foi dito faz parte do município de Poção - PE. Na trilha do ano passado nós fizemos uma parada aqui para lanchar pois a temperatura estava muto alta e o desgaste físico foi muto grande, já este ano com a temperatura variando entre amena e baixa chegamos a esta localidade bem dispostos e sem necessidade de lanchar novamente, sendo assim apenas paramos para pousar para as fotos e para reabastecer os reservatórios de água de quem necessitava e depois seguimos rumo a rodovia PE 219.  

 

 

 

               Rodovia PE 197/Poção PE 
Este trecho da trilha é o mais difícil porque é composto de uma subida longa com mais de oito quilômetros e para variar sem acostamento, mas para compensar as dificuldades desta subida a paisagem no entorno é algo que atrai a atenção de qualquer um, para todo lado que se olhe a natureza nos presenteia com lindas paisagens, mas mesmo com toda a beleza do lugar e com o clima amigável deste ano encarar esta subida pedalando não é para qualquer um. Quase no final da ladeira existe um pequeno povoado onde existe uma tradicional bodega que serve de ponto de apoio para os trilheiros como nós. Ao chegar neste ponto o ciclista Cezar estava completamente exausto.

  

 

 

 

 

                             Poção - PE 
Finalmente depois de muitas pedaladas, muita lama e uma boa dose de adrenalina, finalmente chegamos ao nosso destino. Chegamos ao município de Poção as 10:40 e de imediado combinamos que iríamos primeiro nos dirigir até a praça central para tirarmos fotos e depois iríamos almoçar e só então seguiríamos para visitação ao Cruzeiro de Poção que é o principal ponto turístico deste município. E assim foi feito, mas antes paramos por alguns instantes no posto de gasolina para nos hidratar e tirar um pouco da lama.

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                               Hora do Almoço
O local escolhido para almoçarmos foi o Restaurante do Dudinha, mesmo estabelecimento que almoçamos no ano passado. Apesar da demora no atendimento a comida é de boa qualidade e o estabelecimento tem uma boa higiene e bons preços, nós recomendamos.

 

 

 

 

                    Cruzeiro de Poção
Na foto ao lado estávamos na frente do portão que dá acesso ao Cruzeiro de Poção que como já foi dito é o principal ponto turístico deste município. A entrada para visitação estava custando R$ 3,00 mas depois de uma boa conversa acabamos pagando R$ 2,00 por pessoa. Este lugar é um belo exemplo de como se pode explorar o turismo sem muito gasto, neste caso em particular o Turismo Religioso. Para quem ainda não conhece segue abaixo algumas fotos deste lindo e bem conservado lugar que vale a pena ser visitado.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FOTOS DA VOLTA
Após a visita ao cruzeiro fizemos uma rápida vistoria nas nossas bikes, compramos água para reabastecer os nossos reservatórios de hidratação e iniciamos a segunda etapa da nossa aventura que foi a volta para casa. Pela programação oficial tanto a ida como a volta seria pelo trajeto ou seja,  pela Serra dos Patos mas assim como na ida a volta também sofreu alteração de trajeto, devido ao mal tempo e o avançar da hora optamos por voltar pela Vila de Taboquinha o que iria aumentar ainda mais o percurso final porém diminuir bastante os riscos, já que p trajeto pela Serra dos Patos tem muitos trechos técnicos que com o mal tempo exige atenção redobrada do ciclista para não se acidentar e também para não danificar a sua bike.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                  Última Parada
Chegamos a Vila de Taboquinha as 05:45 mas devido a estarmos no Inverno e ainda por cima com o tempo chuvoso já estava escuro. Já que a mercearia do nosso amigo Marcos se encontrava aberta resolvemos parar e fazer um último lanche regado a refresco de coco que estava pra lá de gelado, depois retomamos a trilha, agora a poucos quilômetros de casa.  

 

 

ENCERRAMENTO
O encerramento se deu na Praça de São Pedro no bairro de mesmo nome as 18:15. Graças a proteção divina todos encerramos mais este pedal sem nenhuma ocorrência em relação a acidentes, tombos ou algo similar. Daqui nos despedimos e cada um seguiu o seu rumo indo de encontro aos seus familiares. Fica aqui os meus agradecimentos a cada um que participo de mais esta trilha dos Amigos do Pedal  e os parabéns a todos pela conduta durante todo o percurso. Ao ciclista Cezar fica aqui um alerta; sei que você está com a melhor das intenções em se juntar a nós e mesmo em fazer parte do nosso grupo, mas para tal terá de rever os seus conceitos e aprender a aceitar conselhos e a cumprir regras, caso contrário não será possível contar com você como membro do nosso grupo. Você é um jovem bem extrovertido e tem muita disposição mas precisa urgentemente ouvir a voz da experiência, coisa que você não está fazendo no momento. Gostaria de te elogiar pelo seu esforço em tentar agir corretamente nesta trilha, mas é necessário um pouco mais de empenho da sua parte para que você possa se tornar um dos nossos, porque mesmo sendo um grupo de ciclismo informal e composto em sua maioria por ciclistas amadores nós temos um nome a zelar e responsabilidade ´por cada um amigo que pedala ao nosso lado e é por isso que exigimos que cada um siga as regras. Por fim quero parabenizar a nossa Ciclista Nº 1 a Elaine, que mais uma vez representou bravamente a Equipe Feminina.

 

 

NOTA
Como a maioria dos nossos internautas já sabe aqui no blog o foco são os acontecimentos ocorridos durante as nossas aventuras, as fotos servem apenas para ilustrar os mesmos, mas para quem desejar ver todas as fotos de cada pedal que fazermos basta acessar o nosso grupo lá no Facebook e clicar em fotos, depois é só escolher que álbum deseja ver. O álbum desta trilha já está disponível lá. 

CONVITE
Amanhã será comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional do Ciclista e para comemorarmos esta data tão especial na próxima quarta-feira a noite o nosso tradicional Passeio Noturno será um passeio comemorativo e por isso quero aqui fazer um covite especial a cada ciclista do nosso grupo e também da Turma do Pedal Belo Jardim e a todos os ciclistas que não fazem parte de nenhum grupo de ciclismo mas que gostam de pedalar para participar deste belo passeio.

 CONVITE

CONVITE

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
Por: Geovane Bezerra

7 comentários:

  1. Essa turma é boa D+, estrovertida e contagiante. Domingo que vem tem mais.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma trilha extraordinária, tanto pelas belas paisagens como também pelo grau de dificuldade, adorei.

    E com relação ao nosso amigo Cezar, ele realmente precisa nos escutar, eu mesma ao descer ao lado dele nas ladeiras cheguei a reclamar com o mesmo, pois ele descia olhando para trás e ao invés de observa os obstáculos que ali se encontra dessa forma podendo causa acidente.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei a olhar vocês aqui na praça e achei todos bem animados e até que achei alguns bem gatinhos, pena que não tive coragem de conferir de perto, vê se aparecem mais vezes. Beijos para todos e parabéns para a garota, ela é fera mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Sandorval Menezes - Vitória de Santo Antão PE20 de agosto de 2014 às 06:55

    Olá amigos do pedal tudo bem? Olha estes pequenos contratempos que vocês estão tendo com este ciclista é coisanormal que acontece em qualquer grupo e o melhor a se fazer é lapidar esta pessoa que demostra muita vontade de fazer algo, mas que pelo que entendi não costuma aceitar conselhos, pois bem eu faço parte de um grupo de motociclismo e aqui não é diferente, volta e meia aparece um sabe tudo querendo fazer e acontecer, a diferença é que nós somos um grupo formalizado e temos como impedir que pessoas que não são sócios participem das nossas atividades, mesmo assim dá trabalho fazer isso, então o negócio é o seguinte: Exijam que ele adquira os equipamentos de segurança, sempre deixem bem claro para ele que ninguém é responsável pelo mesmo e vão aos poucos trabalhando ele, que um dia ele vai amas só aceitem ele como membro quando ele estiver preparado para não o grupo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw pelo comentário Sandorval. Estamos aos poucos lapidando o menino maluquinho rs. Ele é um pouco cabeça dura, mais aos pucos estamos conseguindo amolecela.

      Excluir
  5. Apesar do inicio árduo para mim foi a melhor trilha do ano parabéns a todos os particiapantes.

    ResponderExcluir
  6. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE21 de agosto de 2014 às 12:00

    Caro Sandorval o que você nos sugeriu já estamos pondo em prática. O rapaz é um pouco maluquinho sim senhor, mas tem força de vontade e se continuarmos a pegar no pé do mesmo tenho certeza de que ele vai chegar onde queremos. Obrigado pelo comentário e pela preocupação.

    ResponderExcluir