quarta-feira, 27 de agosto de 2014

MOUNTAIN BIKE - DICAS E DÚVIDAS

DICAS DA VEZ:

Freios em ordem.

Muitas pessoas reclamam que o freio da bicicleta não funciona direito e pensam que só substituindo por outros freios que irá funcionar bem, mas há um modo simples de limpar o aro e as sapatas de freio que poderá fazer com que o freio melhore muito. Você vai precisar de um pano, um pouco de thinner, uma lixa (pode ser a que vem no kit de remendo de pneu).
Comesse pela roda dianteira, retire-a, molhe o pano no thinner, vista o pano na ponta de um dedo, e vá passando pelo aro da bike (com a roda fora da bike), faça isto dos dois lados. Seu aro já esta limpo, agora passe o pano com thinner nas suas sapatas de freio dianteiras, espere o thinner secar um pouco, pegue a lixa e passe-a um pouco sobre as sapatas para retirar resíduos de borracha e impurezas.
Faça a mesma coisa com a roda traseira, mas para lhe auxiliar um pouco, procure pendurar a bike em algum stand pois no caso da roda traseira, a bike não irá parar em pé sem roda traseira.
Obs. Se seu aro estiver muito sujo, antes de passar o pano com o thinner, lave-o com água.
Pronto, é muito provável que sua bike agora esteja com freios muito bons, mas cuidado para não frear muito forte na roda dianteira para não cair pra frente!!!

Blocagens mais seguras.
As blocagens (aperto rápido) que seguram as rodas são peças de grande importância para a segurança do biker, pois são elas que prendem as rodas ao quadro. Uma boa dica para quem frequenta trilhas com capim, é direcionar as blocagens para trás, paralelas ao solo. Postadas desta forma, não há como uma alça de capim prender na blocagem e abri-la. Já para quem vai participar de corridas de bike, a dica é outra. Não é aconselhável deixar-se a blocagem para trás e paralela ao solo em competições, pois se na largada ou em algum momento da corrida houver aglomeração de bikes, alguém pode bater na sua blocagem e, estando ela virada para trás, há uma grande chance de se abrir e a roda se soltar. Assim, em competições, o melhor é usar a blocagem em pé, perpendicular ao solo.

Algumas dicas para a prática do Mountain Bike:
  • dicas para o ciclista
  • dicas para a bike
  • dicas para a trilha

DICAS PARA O CICLISTA

Antes de sair com a bicicleta lembre-se de fazer alongamento para o corpo todo. Com isto, você estará diminuindo a chance de cãibras e torções e aumentará o seu rendimento.

Alimente-se bem. Consuma preferencialmente alimentos ricos em carboidratos e potássio. A batata é uma ótima fonte de carboidrato e a banana e o tomate são excelentes fornecedores de potássio. O potássio reduz, e muito, a chance do atleta ter uma cãibra. Os carboidratos dão muita energia para suportar treinos fortes.
 

Use sempre roupas leves. Prefira as roupas de algodão a tecidos sintéticos. O algodão permite que a pele transpire. Se possível use roupas especiais para Mountain Bike tais como bermuda e blusa de lycra. Estas roupas deixam o ciclista totalmente livre para pedalar e não abafam o corpo do atleta. Quando for andar no frio também tome cuidado, procure se agasalhar bem, porém não deixe o seu corpo todo tapado, pois você está fazendo uma atividade física e precisa transpirar.
 

Sempre use capacete e luvas. Quando você leva um tombo, é instintivo o ciclista levar as mãos à frente protegendo o rosto. Com a luva, as escoriações na mão serão muito reduzidas. Procure usar um capacete que se ajuste firmemente a sua cabeça e que não lhe incomode. Um modo fácil de ver se o capacete esta bem preso a sua cabeça e prender o capacete na cabeça e virar a cabeça de um lado pro outro, pra cima pra baixo, mexer o pescoço pra todos os lados, depois de tudo isto o capacete deve estar exatamente no local que foi colocado, se o capacete saiu do lugar, escorregou pra nuca ou para o lado da cabeça, você deve ajustar suas tiras até ele ficar firme. Outro teste que você pode fazer pra ver se o capacete esta confortável na sua cabeça, é após prender a fivela do capacete: abra bem a boca... a tira do capacete não poderá apertar seu pescoço.
 

Sempre fique atento quando andar em meio ao trânsito. Ande sempre do lado direito das ruas e avenidas, com velocidade máxima de 40 km/h. Não fique ziguezagueando na frente dos carros e veículos grandes pois um tombo na frente de um carro pode ser mortal. Ao andar perto dos carros estacionados sempre verifique a presença de motoristas no interior dos mesmos pois há a possibilidade do motorista abrir a porta do carro e se não der tempo de você reduzir a velocidade da bike, sofrer um acidente grave. Lembre-se: não meça forças com carros, ônibus, caminhões etc. Você é bem mais leve que estes veículos e está muito mais exposto. Nunca ofenda um motorista: você nunca sabe a reação da pessoa. 

Quando for efetuar curvas, sinalize com certa antecedência para o lado que irá fazer a curva.
 

Sempre mantenha limpa as roupas e os calçados que você usa, pois por causa do grande calor e alto índice de umidade, a proliferação de bactérias é mais provável e isto pode até causar uma irritação à pele do ciclista.
 


DICAS PARA A BIKE

Princípio básico: nunca deixe a bike dar problema para só então levá-la à oficina, faça revisões periodicamente.
 

As revisões gerais devem ser feitas de acordo com quanto e como você usa sua bike. Se você é competidor é importante você fazer uma revisão todo mês pois há corridas que exigem muito da bike. Se você apenas anda com a sua bike em trilhas leves e não compete, uma revisão geral a cada 3 meses está bom, mas lembre-se sempre de verificar freios, rodas e câmbios.
 

Procure aprender a mecânica básica para que você mesmo possa resolver problemas simples que surgirem sem precisar levar a bike a um mecânico especializado. Coisas como: arrumar freios, regular câmbios, remendar câmaras de ar, engraxar cubos, etc. são coisas que você irá aprender a fazer até mesmo sozinho. Estas coisas você aprende com o uso da bike, quanto mais você andar, mais irá aprender.
 

Use sempre ferramentas boas. No caso das chaves allen tome cuidado pois elas podem se desgastar na ponta e ao colocar em um parafuso você pode espana-lo pois a chave irá girar em falso e irá destruir a cabeça do parafuso. Nunca tente improvisar uma ferramenta, sempre sai besteira.
 

Nunca ande com o pneu muito vazio pois pneus vazios tem maior possibilidade de furar que pneus com a calibragem certa.
 

Quando for rosquear parafusos em roscas que são sensíveis, como por exemplo as roscas do quadro para colocar suporte de caramanhola, sempre passe um pouco de graxa nos parafusos antes de apertá-los na rosca. Para não ter perigo de espanar a rosca, comece sempre a rosquear com a mão, sem usar a chave, rosqueando com a mão dificilmente você espanará pois não estará fazendo uma força muito grande.
 


DICAS PARA A TRILHA

Procure sempre andar em grupos, nunca ande sozinho. Se você levar um tombo e ficar desmaiado ou tiver algum problema mais sério com a bike, não terá ninguém por perto para lhe ajudar. 

Procure frequentar trilhas que se adaptem ao seu preparo físico.
 

Nunca jogue lixo nas trilhas que passar.
 

Antes de ir para uma trilha que você não conhece, procure se informar sobre a existência de pontos onde você possa pegar água. Se não houver a existência destes pontos, procure levar água o bastante para ir e voltar.
 

Leve kit de remendar câmara de ar e algumas ferramentas como: chave de corrente, chaves allen, etc. Saiba que uma destas ferramentas poderá ser muito útil quando você estiver, por exemplo, em uma trilha 40 quilômetros longe da sua casa e sua bike apresentar um problema.
 

Se o seu pneu furar no meio de uma trilha e você tiver esquecido de levar a espátula para retirar o pneu do aro, não se preocupe, é só usar uma das blocagens. Retire a blocagem da roda e use a parte arredondada da espátula (onde você segura para abrir quando vai tirar a roda) normalmente como se fosse uma espátula. Se além da espátula, você também estiver sem câmara reserva ou remendo, é só encher o pneu com capim, com a câmara furada lá dentro mesmo pra fazer mais volume. Mas tem que encher o pneu bem de capim, e depois voltar direto pra casa e sem fazer extravagâncias.
 

CONVITE
Saia da Rotina praticando um esporte que lhe proporciona lazer, saúde e ainda faz bem ao meio ambiente, e tudo isso sem pagar nada. No nosso grupo sempre há lugar para mais um, então venha pedalar conosco.



PARA QUEM GOSTA DE ADRENALINA
No próximo domingo dia 31 de agosto estará acontecendo no município de Lajedo - PE o II Grande Desafio de Mountain Bike  , este evento apesar de estar apenas na sua segunda edição está despertando o interesse de ciclistas de toda a região e alguns ciclistas do nosso grupo irão competir neste evento, dentre eles quero aqui destacar a nossa ciclista Elaine Cavalcanti, desde já desejo boa sorte a todos os competidores e em especial aos ciclistas do meu grupo. Compareça, prestigie, vale a pena conferir.

Por: Geovane Bezerra

4 comentários:

  1. Everaldo Neves - Tacaimbó28 de agosto de 2014 às 11:17

    Gostei das dicas, para mim foram de muita utilidade.

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  2. Gleybson - Juzaeiro do Norte CE28 de agosto de 2014 às 11:50

    Estas dicas sobre levar ferramentas me serviram no sentido de mostrar aos meus amigos de pedal que não devem ficar na dependência dos outros ciclistas, cada um deve e tem a obrigação de levar os seus quites de acessórios e também de material de primeiros socorros, mas como cada cabeça pensa de modo diferente isso é meio complicado de ser colocado em prática, eu sou meio chato neste tipo de questão, não porque quero ser o certinho ou porque estou fazendo questão por ter de emprestar uma câmara de ar ou ceder algum remendo a alguém que não trouxe, mas sim porque é realmente chato toda vez que alguém tenha um pneu furado ou a sua bike sempre o mesmo venha sempre a depender de outros, como eu já disse eu sou chato, então numa primeira vez eu cedo uma câmara de ar ou um remendo e até concerto algo, numa segunda vez já faço isso soutando indiretas e numa terceira vez eu nego numa boa, só assim a pessoa cai na real.

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  3. Dicas validas...Tanto para quem já tá pedalando a muito tempo, quanto para todos que estão chegando agora, quanto mais os mesmos procurarem informações melhor para se adaptar nesse mundo.Pois não é fácil começa sem ter a mínima noção do que vai enfrentar tanto com relação ao transito ou até mesmo em uma trilha.

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  4. Hugo Nascimento - Nova Iguaçu RJ30 de agosto de 2014 às 22:33

    Parabéns por esta ótima matéria afinal de contas informação nunca é demais e a garota Eline está mais do que certa, eu já pedalo a um bom tempo, tanto só como em grupo e apesar de toda a minha experiência consegui acrescentar algo a mais através da leitura desta matéria a qual eu recomendo a todos e para finalizar eu quero aqui parabenizar este blog por uma coisa que me chamou a atenção deste de o meu primeiro acesso que é a quantidade de comentários nele deixados, olha isso só acontece ou em blogs de fofoca, sejam elas de artistas ou de políticos ou em blogs sérios como este, mantenham o foco e podem contar com o meu acesso e a minha admiração.

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