segunda-feira, 11 de agosto de 2014

2ª TRILHA DOS PAIS - ENGENHO CANTINHO DO CÉU 10/08/14

Equipe Masculina: Geovane - Amaro - Arielson - Juracy - Samarone - Estrela - Guilherme e Renato
Equipe Feminina: Vanda e Mel
Equipe Infanto Juvenil: Rai e João Pedro
Total de 12 ciclistas
Obs. O ciclistas Luciano se juntou aos nossos ciclistas quando pedalávamos pela rodovia PE 166, mas precisamente em terras do Sítio Olho D água do Raposo e seguiu junto conosco até a Serra da Piaca, de lá o mesmo seguiu rumo ao Distrito de Serra dos Ventos porque não estava a fim de encarar a lama, mas nós sim. Foram 25 km de muita diversão.

CONCENTRAÇÃO & SAÍDA
Aos poucos os ciclistas foram chegando na concentração e nem mesmo a baixa temperatura e a fina garoa que estava caindo desanimou nenhum. Saímos com um pouco de atraso a espera do Amaro mas isso faz parte. Como muitos ciclistas iriam passar o dia com os seus pais ou mesmo viajar para visitar aqueles que residem fora a quantidade de ciclista que comparecem foi boa.

PERÍMETRO URBANO
O trecho do pedal realizado pela zona urbana foi relativamente curto. Como de costume iniciamos a trilha em um ritmo suave a espera de que algum ciclista atrasado viesse a se juntar a nós ainda no perímetro urbano mas, como isto não aconteceu passamos o ritmo do pedal para moderado, mas cada um ficou a vontade para pedalar de acordo com o seu desenvolvimento.

RODOVIA PE 166
Esta rodovia tem início assim que termina o bairro Ayrton Maciel. deixando o perímetro urbano seguimos inicialmente pelo Sítio Inhumas, depois subimos a Serra da Macambira e dai por diante a té chegarmos a Serra da Piaca e de lá iniciamos o trecho pelas estradas de terra.

SÍTIO PIACA
Assim que deixamos a Serra da Paica seguimos pelo sítio de mesmo nome e a partir deste ponto é que a trilha se tomou um outro rumo. A chuva aumentou e a lama dominava as estradas o que deu uma adrenalina a mais ao pedal. Alguns ciclistas seguiram num ritmo mais rápido mas ficaram a espera dos demais aos pés da Ladeira da Espalhadeira onde iríamos deliberar a respeito do trajeto a ser seguido.

O BICHO PEGOU
Para facilitar as coisas para as equipes feminina e infanto juvenil optamos por subir a Ladeira da Espalhadeira que é longa e íngreme e que devido a chuva e ao seu terreno ser composto de barro vermelho estava bastante cheia de lama e muito escorregadia o que tornou a subida uma verdadeira aventura, mas foi o que deu aquela adrenalina que estava faltando ao pedal. Apesar de toda a sujeira todos comemoraram muito ao chegar ao cume da ladeira. Um fato inusitado que aconteceu foi que um morador local também resolvera encarar a subida da ladeira, mas o mesmo estava bastante embriagado e volta e meia  escorregava e caia com a sua bicicleta mas logo em seguida tornava a subir na mesma e voltar a tentar vencer a ladeira. Todos estávamos preocupados com o mesmo mas ao mesmo tempo de olho nele para o ajudar quando necessário, já que não podíamos o impedir de subir. esta parte do pedal foi muito divertida.

BICA ESPALHADEIRA
Enquanto os demais ciclistas seguiam rumo ao nosso destino eu Geovane e a ciclista Mel fomos até a Bica Espalhadeira para conferirmos com estava o lugar, já que fazia bastante tempo que a Mel não ia até lá. Por alguns instantes apreciamos a vista e tiramos fotos do local e depois fomos ao encontro dos demais ciclistas rumo ao Engenho Cantinho do Céu que agora já estava bem próximo.

SÍTIO ENGENHO PIACA
A Bica Espalhadeira fica no Sítio Engenho Piaca que faz divisa com o Engenho Cantinho do Céu que foi o nosso destino nesta trilha. Na Espalhadeira temos um ponto de apoio que é o Bar do Irineu mas como já citamos outras vezes, apesar do Sr. Irineu ser uma ótima pessoa e ter um papo agradável e também de fazer uma boa comida, os preços por ele praticados são absurdos e espantam cada vez mais os seus fregueses o que é uma pena já o seu estabelecimento é bastante confortável.

CHEGANDO AO NOSSO DESTINO
Após muita lama, chuva e uma boa dose de adrenalina finalmente chegamos ao Engenho Cantinho do Céu que é realmente um lugar lindo onde o moderno e o antigo vivem em plena harmonia. Aproveito esta deixa para agradecer ao empresário Vantuir, ele que gentilmente aceitou o pedido feito pelo ciclista Amaro neto em nome do nosso grupo e gentilmente autorizou a nossa entrada em sua propriedade e o banho na cachoeira que por ali passa. Deixo aqui registrado que deixamos tudo como encontramos, ou seja não deixamos lixo ou causamos qualquer um tipo de dano a propriedade e muito menos a natureza. Nosso objetivo principal ao desejar conhecer este lugar foi apreciar as belezas do mesmo e desfrutar de um gostoso banho e isso nós fizemos num clima de muita alegria, apesar da temperatura de 18 graus fora d água.

HORA DO BANHO
Nem todos os ciclistas quiseram se arriscar a encarar mais um trecho de lama, mas os que foram puderam assim como eu desfrutar de uma vista incrível composta de belas corredeiras, de uma linda cachoeira e de muito verde para todos os lados que se olhasse e com a penumbra formada pela brisa que tudo ficou mais bonito. É por estas e outras coisas que eu amo ser um biker. Vejam nas fotos abaixo um pouco do que nós vimos e desfrutamos.

FOTOS DA VOLTA
Logo no início da volta aconteceu um pequeno contratempo, é que ainda quando estávamos nos organizando para iniciar a volta eu Geovane avisei aos demais que iríamos fazer uma parada rápida no Bar do  Chico que fica ao lado do portão da entrada da propriedade onde nos encontrávamos. Eu, o Amaro a Vanda, o Renato e o Guilherme fomos os que saímos por último porque estávamos verificando se tudo estava como encontramos quando ali chegamos e ao chegarmos até o bar fomos informados que os demais ciclistas seguiram em frente sem parar, desta forma resolvemos parar e fazer o nosso lanche como havia sido combinado. Depois do lanche eu e a minha equipe seguimos juntos até o Sítio Piaca mas a partir deste ponto eu e o Guilherme resolvemos seguir o roteiro que fora traçado originalmente, ou seja seguimos rumo ao Sítio Araçá e o restante da equipe foram ao encontro dos demais ciclistas que resolveram voltar pela rodovia PE 166 e de lá pelo Sítio Muquém.

FLAGRA DE AGRESSÃO AO MEIO AMBIENTE
No topo da Serra do Araçá flagramos uma cena lamentável, uma quantidade enorme de vasilhames de bebidas de todos os tipos e também lixo jogado e acumulado a céu aberto bem as margens da estrada num verdadeiro desrespeito a natureza. Hoje não é mais aceitável que isto ainda aconteça pois quase a totalidade das localidades do nosso município tem rede elétrica e uma quantidade enorme de casas possui aparelho de TV e Antena Parabólica, além de rádio e até computadores e desta forma é mais do que claro que as informações chegam até todos e os que assim agem é por pura maldade e por falta de uma punição exemplar por parte das autoridades competentes. Isto é uma vergonha e está mais do que na hora de alguém fazer algo de concreto para acabar com isso.

ENCERRAMENTO
Não me foram passadas informações a respeito de onde se deu o encerramento dos outros ciclistas e nem a que horas, eu e o Guilherme encerramos o nosso pedal em frente a Vila Militar as 12h20m e graças a Deus sem nenhum incidente registado.

CONVITE

SEXTA-FEIRA 15/08/14 TEM

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK

1. Sandra Helena - Caruaru PE12 de agosto de 2014 às 07:53

Realmente a cidade de vocês faz jus ao nome de Belo Jardim, se por um lado a a´rea urbana anda maio abandonada pelo atual governante, por outro, o verdadeiro governante não só esta bela cidade mas de todo o universo, que é Deus abençoou a cidade de vocês com muitas belezas naturais que devem ser preservadas. Parabéns pelas belas fotos, pela alegria e determinação de todos e principalmente por divulgar aquelas fotos que mostram inúmeros vasilhames vazios jogados ao relento e também lixo, não podemos admitir que uma coisa desse tipo ainda aconteça, em lugar nenhum.

1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJ12 de agosto de 2014 às 12:21

Sandra meu muito obrigado pelo seu comentário. Olha tenho vários amigos ai em Caruaru, alguns até participam dos nossos pedais de vez em quando como o Hobby Moreira por exemplo. Estou planejando participar de uma trilha para a Bica do Boiola junto com o meu grupo e a galera do grupo Pedal Livre Caruaru, só não sei ainda quando isso acontecerá. Não sei se você gosta de bike ou mesmo de pedalar mas fica qui o convite. Quando quiser vir a Belo Jardim nos conhecer e se divertir um pouco ao nosso lado fique a vontade, será muito bem vinda.

2. Daniella Noqueira - Bairro de Santo Antônio12 de agosto de 2014 às 10:11

Mas que lugar lindo. Olha já fiz muitos passeios tipo trilha a pé com a galera do colégio por vários lugares daqui da nossa zona rural e nunca soube deste lugar. Parabéns por mostrar ao mundo o que ainda temos de preservado em nosso município que apesar e estar sofrendo com os níveis baixo de água os nossos mananciais ainda tem lugares como este. Queria eu ter coragem de encarar umas pedaladas dessas. Parabéns também as mulheres que estão ando um show.

3. Jefferson de Lajedo PE12 de agosto de 2014 às 10:37

Gostaria e me juntar a vocês mas fico um pouco receoso devido ao fato de não saber se vou conseguir ou não acompanhar o ritmo de pedal de vocês e caso não consiga possa de alguma maneira vir a prejudicar o pedal. Não sou ciclista iniciante, já tenho mais de cinco aos que pratico o Mountain Bike mas faço isso na maioria as vezes sozinho ou no máximo com um ou dois amigos, por isso já me acostumei com o meu ritmo de pedal. Em relação a istancia n~~ao há problemas porque já pedalai até Juazeiro o Norte por duas vezes e também já fui a Vitória de santo Antao e Olinda, mas como já falei, no meu ritmo. Vou estudar o caso e me preparar durante a semana e me achar em condições peço desde já permissão para me juntar ao grupo de vocês nesta trilha porque já ouvi falar mito neste Cruzeiro de Poção e até vi umas fotos que vocês postaram da trilha do ano passado mas nunca fui até lá. Um abraço e parabéns ao grupo.

1. Jefeerson, seria um praze para nosso grupo que você viesse participar desta trilha. Quanto ao rítimo, não se preocupe pois nosso ritimo é de passeio, sem pressa e com companheirismo. Entre em nosso grupo tambem no face "Amigos do Pedal Belo Jardim".

TOTAL SPORT'S
      Amaro Neto
      www.totalsportspe.com.br

4. Wellington Machaodo Cunha - Nova Friburgo RJ12 de agosto de 2014 às 11:49

Rapaz fazia tempo que não via tanta bike suja de lama assim, isso m deixou de água na boca porque adoro pedalar nestas condições e também porque estou afastado das atividades físicas a quase três meses devido a ter me envolvido em um acidente de moto. Estas fotos me serviram de inspiração e não vejo a hora de voltar aos pedais, é uma pena que eu more tão longe de vocês porque gostaria muito de poder pedalar com esta galera. Mas quem sabe um dia isso venha a acontecer,parabéns ao grupo e ao administrador deste ótimo blog.

5. Mais uma trilha excepicional> Agradeço ao meu compadre Vantuir da PLAC SPORT, por nos ter dado permissão para adentrar em sua propriedade e usufruir dessa beleza. Lembrando que esta é uma propriedade particular, e só entra quem tem permissão. Vlw compadre. Logo logo estaremos ai de novo.

6. Bom dia para todos os Internautas de plantão que acompanham este blog. Primeiramente eu Geovane na qualidade e administrador deste blog e também de idealizador e líder do Grupo de Ciclismo Amigos do Pedal quero agradecer imensamente aos Internautas Jefferson da cidade de Lajedo PE, Wellington Machado da cidade de Nova Friburgo no estado do Rio de Janeiro e a Daniella Nogueira do bairro de Santo Antonio aqui na cidade de Belo Jardim PE pelos comentários e elogios deixados aqui no blog e também agradecer aos Internautas das cidades de Nossa Senhora da Glória no estado de Sergipe e da cidade de Jaboatão dos Guararapes aqui no estado de Pernambuco que estão online neste momento acessando este blog e por fim agradecer a todos que prestigiam este blog e o meu trabalho. A cada um o meu muito obrigado e os meus mais sinceros agradecimentos. Geovane Bezerra

7. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJ12 de agosto de 2014 às 12:33

Quero aqui de público deixar os meus agradecimentos ao empresário Vantuir pela sua gentileza em autorizar a nossa entrada em sua propriedade e assim poder curtir todos os encantos daquele lindo lugar abençoado por Deus, quero também parabenizar o mesmo por manter a natureza preservada e protegida em toda a extensão da sua propriedade dano um verdadeiro exemplo de respeito ao Meio Ambiente.

8. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE13 de agosto de 2014 às 18:36

NOTA DE ESCLARECIMENTO
    Em virtude da morte trágica do Ex-governador e atual candidato a Presidente da república, Eduardo Campos, o Passeio Noturno de hoje a noite está CANCELADO e fica determinado Luto de 24 Horas no Grupo.
    Quem desejar fazer um pedal sem compromisso amanhã a noite por favor confirme aqui no blog, no nosso grupo no face ou pelo WhatsApp até as 17hs de amanhã. Se for o caso faremos um passeio noturno amanhã saindo no mesmo horário, as 19hs.