segunda-feira, 25 de agosto de 2014

TRILHA DO BAOBÁ 24/08/14

Equipe: Masculina: Geovane - Amaro - Arielson - Juracy - George - Laurênio - Ivan - Monga - Mário - Guilherme - Régis - Samarone - Cláudio - Ismael - Eliaquim - Anderson - Mateus - Marion e Geovane II.
Equipe Feminina: Natália - Elliana - Niziane e Vanda.
Equipe Infanto Juvenil: João Pedro.
Guia: Geovane.
Distância Percorrida: 38 km

FATOS & FOTOS

Concentração e Saída
Nos reunimos em frente ao prédio da prefeitura como de costume e lá traçamos os detalhes da trilha, em seguida partimos seguindo inicialmente pelos bairros do Centro, Santo Antônio e Cohab III antes de iniciarmos o trajeto pela zona rural.
Fotos da Concentração

Fotos da Saída

Fotos de Parte do Trajeto Urbano

CAVALO MORTO
Ao chegar ao Povoado de Cavalo Morto o grupo de ciclistas que seguia a frente ficou no aguardo dos retardatários e assim que os mesmos chegaram todos retomamos o pedal juntos. Poucos metros adiante a bike da ciclista Elliana quebrou e não foi possível consertar a mesma para que ela prosseguisse, sendo assim foi o fim da trilha para a mesma. Como estávamos pedalando por uma estrada com pouco movimento e com muitas opções de desvios, eu Geovane resolvi escoltar a mesma até Cavalo Morto porque lá seria fácil da mesma conseguir alguma carona e caso isso não acontecesse ela correria menos riscos porque dali para a cidade é bem próximo e movimentado.

SANHARÓ - PE
Depois de deixar a Elliana em cavalo Morto voltei ao pedal mas para ganhar tempo e alcançar os demais ciclistas passeio a pedalar pela rodovia BR 232 e vim me juntar aos demais já quando os mesmos se encontravam na lanchonete do posto de gasolina lá em Sanharó. Um segundo grupo comandado pelo ciclista Guilherme já estava neste local a nossa espera e de lá seguiram junto conosco para conhecer o Pé de Baobá.

CHEGANDO AO NOSSO DESTINO
O famoso Pé de Baobá fica localizado numa propriedade situada no Sítio Capivara que pertence ao município de Sanharó. O responsável por cuidar do lugar e é claro por zelar por esta bela árvore é o Sr. Naelson, uma ótima pessoa, que mais uma vez nos recepcionou com muita alegria e fez questão de medir o diâmetro da árvore para que todos os que ali se encontravam pudessem ver com os seus próprios olhos. Ao Sr. Naelson o meu muito obrigado em nome de todos. este Baobá tem mais de 200 anos e 13,20 m de circunferência de tronco. Foran necessário 13 ciclistas de mãos dadas para poder circular por completo o tronco deste Baobá. Árvores desta espécime quando em seu habitat natural pode viver por mais de 1.000 anos. Para saber mais detalhes sobre esta bela e incrível árvore de origem africana clique neste link. http://pt.wikipedia.org/wiki/Baob%C3%A1

A VOLTA
Depois de muitas fotos e um bom papo com o Sr. Naelson, nos despedimos do mesmo e iniciamos a volta, tendo como destino inicial a Vila de Santa Luzia pertencente ao município de Belo Jardim. Durante este deslocamento tivemos um probleminha com a bike do filho do ciclista Ismael, mas ao se verificar a câmara de ar da mesma não foi encontrado nenhum furo, A mesma foi posta de volta no pneu e o pedal retomado sem maiores problemas.

HORA DO LANCHE
Como de costume sempre que por aqui passamos paramos no Bar e Restaurante da Lúcia para nos deliciarmos com uma boa comida caseira. Devido a compromissos a uma boa parte dos ciclistas optaram por seguir direto sem parar para lanchar. Da equipe feminina apenas a Vanda ficou. depois de devidamente satisfeitos voltamos a trilha, mas com uma  preguiça danada.

TRECHO FINAL DA TRILHA
No trecho final desta trilha seguimos pelo Distrito de Água Fria e de lá pelos sítios Rodrigues, Batinga, Rodovia PE 180  e sítios batinga de baixo e Alto Limpo.
mais uma vez a mesma bike baixou o pneu, desta vez o Ismael resolveu substituir a Câmara de ar e trocou a sua bike com o seu filho, passando ele a pedalar com a bike que havia baixado o pneu.

ENCERRAMENTO
Após deixarmos a zona rural seguimos pelas margens da rodovia BR 232, mas precisamente pelo 1º Distrito Industrial. Ao chegarmos na frente da fabrica PALMEIRON alguns ciclistas optaram por seguir rumo ao Terminal Rodoviário e eu Geovane junto com o restante da equipe optamos por descer o Beco da Pinguela que liga a BR 232 ao Centro. Infelizmente a máquina descarregou e não foi possível registrar com fotos o encerramento oficial que se deu na Praça desembargador João Paes. Foi mais uma ótima trilha com ótimas companhias.

CONVITES
Saia da rotina praticando um esporte saudável e que está ao alcance de todos. Para pedalar conosco não é necessário ser um membro do grupo e também não se paga nenhuma taxa ou mensalidade. E então o que você está esperando?

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK

1. Essa já é a terceira vez que vamos a esse pé de Baobá, uma árvore centenária (estimasse 250/300 anos) plantada no tempo dos escravos e conforne o morador da fazenda, os proprios escravos que a plantaram. Lembro que da primeira vez que fomos, estava uma seca muito grande e o baoba estava com umas resinas em todo seu tronco (uma especie de defesa natural, acredito que para resfriar o tronco), da segunda vez época de chuva ele estava deslumbrante com muitas sementes e flores, nessa última tambem se mostra deslumbrante, afinal o velhinho com seus 250/300 anos ainda é jovem. Um belo exemplar da espécie, um dos poucos no Brasil.

2. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE27 de agosto de 2014 às 16:24

Para mim foi mais uma oportunidade de contemplar o Poder da Natureza e de renovar as minhas energias tocando no tronco desta árvore magnífica. Espero que quando chegar a hora do Sr. Nival fazer se despedir do mundo dos "vivos" que a pessoa que venha o substituir tenha o carinho e a dedicação que o mesmo tem para com esta árvore que é realmente diferenciada.

3. Sérgio Medeiros - Gravatá PE28 de agosto de 2014 às 12:06

Ainda vou me juntar a vocês para conhecer de perto esta árvore rara.