quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Ida: Alto Lipo/PE 1800
Volta: PE 180/BR 232
Percurso: 95 km
Trilha para prestigiar o evento II Grande Desafio de Mountain Bike de Lajedo - PE.

FATOS & FOTOS

A concentração se deu como de costume na frente do prédio da prefeitura e devido ao desejo de chegarmos a tempo de ver o início da competição saímos cedinho, as 05:40. O objetivo principal desta trilha foi dar apoio moral aos ciclistas do nosso grupo que iriam competir, foram eles; a ciclista Elaine e os ciclistas Fernando, Deives, Rodrigo, Gago e Monga. Para os ciclistas que não se encontravam em condições de participar da trilha para Lajedo uma outra trilha foi desenvolvida tendo como destino o distrito de Serra dos Ventos e que teve o ciclista Guilherme como guia e líder da equipe.
Foto da Saída

ALTO LIMPO
Este trecho inicial do pedal foi realizado por estrada de terra e mais adiante o restante do percurso foi desenvolvido pela Rodovia PE 180. Para quem nunca foi de Belo Jardim até Lajedo é bom deixar claro que é necessário estar em boa forma física e treinar durante a semana antes de encarar uma trilha destas porque iniciando do Alto Limpo até se chegar em Lajo são várias e várias subidas e em alguns trechos com forte vento contra o que dificulta ainda mais o pedal.

MARGEM DA PE 180/SÃO BENTO DO UNA - PE
Apesar de cerca de 80% do percurso desta trilha ter sido realizado por rodovia o número de problemas com pneus furados foi grande, só a minha bike (Geovane) furou três vezes, sendo que na primeira um único prego causou três furos na minha câmara de ar, além de mim o ciclista Amaro também sofreu com problemas de pneu furado. Nas fotos abaixo está registrado a minha primeira parada para substituição de câmara de ar, isso foi na área militar, quase em frente a pracinha da 10ª Cia de Engenharia e Combate. Mais adiante, já no início do perímetro urbano do município de São Bento, tive de parar pela terceira vez para remendar a câmara de ar que havia novamente furado. A esta altura os ciclistas que haviam chegado primeiro neste local já estavam preocupados com a demora do grupo que havia ficado para trás que foi composto por mim pelos ciclistas Amaro e Clécio, sendo que estes dois haviam ficado bem para trás pois a bike do Amaro teve problema de pneu furado ainda na área militar, logo depois de onde a minha furou e como saímos todos num ritmo de pedal rápido, ninguém observou esta parada do mesmo.

PARADA PARA LANCHE
Enquanto ficavam no aguardo dos retardatários, o grupo que havia seguido a frente fez uma parada para lanchar num pequeno mercado localizado as margens da rodovia e pouco tempo depois eu e os outros dois ciclistas que havíamos ficado para trás nos juntamos aos demais e também fomos lanchar para depois prosseguir nossa trilha.

FÁBRICA DA BOM LEITE
Quando estávamos quase em frente a Bom Leite os veículos que estavam levando os ciclistas do nosso grupo que iriam competir passaram por nós e a galera estava numa animação só. No trajeto aqui este ponto passamos por duas vacas mortas e jogadas nas margens da rodovia, fato que não deveria acontecer. Ao chegarmos no Povoado de Queimada Grande o ciclista Bodocó iniciou o percurso de volta por ter compromissos e depois de uma rápida parada  para reabastecimento dos reservatórios de água nós tocamos em frente.

CURIOSIDADE
Uma coisa que chamou a atenção de todos nós foi uma escultura móvel de Lampião andando de bicicleta, pena que a mesma estava necessitando de uma manutenção para fazer com que o mesmo ficasse pedalando e também o vento naquele momento estava fraco o que não permitindo que as rodas girassem, mas que a criatividade do artista é boa disto ninguém pode duvidar.

LAJEDO - PE
Depois de vencer várias e longas ladeiras finalmente chegamos ao município de Lajedo, onde o nosso objetivo era prestigiar o evento II Desafio de Mountain Bike que estava sendo ali realizado e também dar um apoio moral aos nossos ciclistas que iriam competir, em espacial a ciclista Elaine.
Apesar das infinitas subidas o que mais nos desgastou foi o forte vento contra que nos acompanhou em boa parte do trajeto até aqui.

CHEGANDO AO EVENTO
Apesar dos pequenos contratempos da vinda chegamos ao evento dentro do programado, ou seja antes do início da competição e sendo assim tivemos tempo suficiente para confabularmos com os demais ciclistas participantes e visitantes e também para trocarmos experiência e observar a estrutura montada para o evento. Eu cuidei de divulgar ao máximo o nosso grupo, tirando fotos com ciclistas de vários lugares e falando ao microfone quando me foi dada oportunidade. Fica aqui os parabéns aos organizadores do evento e a todos que nele trabalharam.

ESTRUTURA DO EVENTO
Foi montada uma estrutura muito boa para este evento onde os competidores e visitantes puderam contar com estandes onde podiam comprar peças e acessórios para suas bikes assim como roupas de ciclismo e também havia espaço destinado a suplementos a também uma área com frutas para serem distribuídas entre os atletas que iriam competir, mas gentilmente nos foram oferecidas, fica aqui o nosso muito obrigado pela gentileza. Além das barras e dos estandes havia ainda uma área destinada ao aquecimento dos atletas e também sanitários, para uso de todos, ambulância e batedores.

CONCENTRAÇÃO DOS NOSSOS COMPETIDORES
A ciclista Elaine e os ciclistas Monga, Gago, Rodrigo, Deives e Fernando encontravam- se concentrados bem próximo a praça onde estava sendo realizado o evento, se é que concentrados não é bem a palavra correta a ser utilizada, mas deixa isso pra lá. O clima entre os ciclistas do nosso grupo era de muita descontração e também de muita confiança.
depois da concentração os mesmos iniciaram o seu aquecimento e se deslocaram para o local de onde teria início a competição.

CICLISTAS DE VÁRIOS LUGARES
Este evento reuniu ciclistas de toa a região e também  estados vizinhos como por exemplo o grupo Amigos do Pedal de Arapiraca/AL. Durante todo o tempo que antecedeu a competição todos se confraternizaram num verdadeiro espírito e coletividade, porém a partir da largada foi cada um por si

EQUIPE DE TRABALHO
Quero aqui parabenizar a todos que trabalharam arduamente para que este evento fosse realizado com sucesso em especial a estas lindas e competentes jovens competentes que apesar de todo o corre corre sempre estavam com estes lindos sorrisos em seus lábio a receber e a prestar informações para todos que as procurassem.

II GRANDE DESAFIO DE MOUNTAIN BIKE

Depois de realizarem os seus exercícios de alongamento e de terem se aquecido os ciclistas que iriam participar da competição se juntaram na concentração, onde todos receberam as devidas orientações sobre como se desenvolveria a prova  também informações sobre os percursos.

Fotos da Concentração

Fotos da Largada

DESEMPENHO DOS NOSSOS CICLISTAS & PÓDIO
Mesmo o nosso grupo ainda estando engatinhando em termos de participação em provas e competições podemos dizer que no geral os nossos atletas se saíram muito bem, o ciclista Fernando teve todas as chances de chegar em primeiro lugar na sua categoria, mas como o canote da bike que el estava usando quebrou o mesmo perdeu muito tempo dano um jeitinho na bike  para continuar a prova, tendo inclusive de pedalar o restante do trajeto em pé o que lhe exigiu esforço dobrado. Já a nossa ciclista Elaine que estava indo muito bem acabou sendo prejudicada quando sofreu um trancão por parte de um ciclista da Categoria Turismo, com este trancão tanto a Elaine como a ciclista Valdenice acabaram sofrendo um tombo e perderam tempo com isso. Na minha opinião o ciclista que veio a causar este tombo, mesmo sem querer agiu com imprudência e deveria ter sido desclassificado. Mesmo com este contratempo a Elaine aina subiu ao pódio, la chegou em 3º lugar. Dentre demais ciclistas do nosso grupo o que obteve melhor colocação foi o ciclista Rodrigo que chegou em 6º lugar em sua categoria.

VISITA ILUSTRE
O casal Tatiana Barros e seu esposo Miguel foram de carro e também deram uma força aos nossos ciclistas. Apesar do casal ter chegado um pouco tarde ainda deu tempo de presenciar a chegada e a premiação dos atletas.

FATOS & FOTOS DA VOLTA

Depois de muita adrenalina e de ter conquistado novas amizades, eu Geovane e os ciclistas que comigo vieram optamos por iniciar a volta para casa antes do término da competição, que iniciou com bastante atraso, desta forma pouco depois da largada nos despedimos da galera e iniciamos o pedal de volta.

PARADA PARA ALMOÇO
Apesar de termos consumido algumas frutas ainda quando estávamos em Lajedo a fome bateu e então resolvemos dar uma  parada estratégica em São Bento do Una para almoçar e depois prosseguir nossa volta para casa. O local escolhido foi a Churrascaria do Boneco, mesmo local que almoçamos quando lá estivemos pela última vez que foi durante a Corrida da Galinha 2014. Este churrascaria tem um bom atendimento, higiene e um precinho camarada, nós recomendamos a todos, a mesma fica localizada virando a esquerda na primeira rua após o hospital.

RETA FINAL DA TRILHA
Depois de saciada a fome, com uma preguiça danada voltamos ao pedal, seguimos pela rodovia PE 180 até o trevo que liga a mesma com a rodovia BR 232 por onde foi desenvolvido o trecho final desta nossa aventura. O encerramento se deu na pracinha do acesso ao município, no bairro da Floresta, deste ponto os ciclistas se dispersaram.

NOTA
Fui informado pelo ciclista Jurandir que marcou presença neste evento dando suporte a sua esposa que é a nossa ciclista Elaine de um acontecimento que me deixou triste e ao mesmo tempo preocupado. O fato é que durante o percurso da competição, uma das competidoras teve a sua bike roubada e também o seu celular. Segundo a mesma relatou, um homem surgiu do mato e com arma em punho anunciou o assalto pedindo que a mesma lhe desse a bicicleta e também o seu celular. Graças a deus ela não sofreu nenhum tipo de violência física, mas fica aqui o nosso repúdio ao fato ocorrido e também um alerta para os organizadores, para que no próximo ano seja melhorada a segurança dos participantes.

CONVITE
Quero aproveitar a oportunidade de você estar lendo esta postagem para o convidar a se juntar aos nossos ciclistas em algum dos pedais a serem desenvolvidos pelo nosso grupo nesta semana. Só lembrando que para pedalar conosco não é obrigado fazer parte de nenhum grupo e também não se paga nenhuma taxa.

ATENÇÃO
Concentração: A  partir das 06:00
Saída: As 06:30 (Pontualmente)