segunda-feira, 22 de setembro de 2014

TRILHA BELO JARDIM/SÃO CAETANO-VISITA A PEDRA DO CACHORRO 21/09/14

Ponto de Encontro: Em frente a prefeitura
Concentração: A partir das 05:30
Saída: As 06:00 em ponto
Equipe Masculina: Geovane - Diel - Guilherme II - Amaro - Felipe - Jurandir - Mário - Armando - Ivan - Arielson - Bodocó - Monga e Luizinho
Equipe Feminina: Natália - Vanda e Elaine
Total de 17 ciclistas
Guia: Jurandir
Percurso total: 82 km
Participação especial: Jackson (São Caetano)


CONCENTRAÇÃO & SAÍDA
A concentração se deu como de costume num clima de descontração, porém para evitarmos o que já está se tornando um mal hábito, parte dos ciclistas tendo eu Geovane  como guia seguimos a frente e alguns outros ficaram no aguardo dos atrasados. Durante o período de concentração foi comentado a respeito do grau de dificuldade desta trilha e se as ciclistas da equipe feminina presentes iriam aguentar fazer todo o percurso, fato que não veio a se concretizar como veremos mais adiante.


 

INFORMAÇÕES INICIAIS DA IDA
Desta vez não houve surpresas, seguimos o traçado original que fora previamente informado a todos, ou seja, seguimos inicialmente pela Rodovia PE 166 até a AEB e de lá  seguimos por estradas de terra. Apesar do percurso desta trilha apresentar poucos trechos técnicos e pouco grau de dificuldade no geral, devido a distância a ser percorrida e ao fato de termos de manter um determinado ritmo de pedal a mesma não era indicada para ciclistas com pouca experiência ou que não se encontrassem em plena atividade, isso para se evitar problemas durante o percurso, e isso estava bem claro no cartaz e no convite.

 

TACAIMBÓ - PE.
Quando já estávamos bem próximo de Tacaimbó os ciclistas Luizinho e Monga se juntaram ao grupo. Chegamos ao centro do município de Tacaimbó por volta das 07:20 e ficamos no aguardo do casal Amaro e Vanda. cerca de 10 minutos após a nossa chegada o ciclista Bodocó também chegou e se juntou ao grupo, ele nos informou que o Amaro e a Vanda ainda vinham longe e o Amaro mandou nos informar que poderíamos seguir adiante sem eles porque os dois ririam voltar de Tacaimbó, então demos um tempo para que o ciclista Bodocó descansasse e retomamos a trilha, rumo a São Caetano.

 

 

 

 

SÃO CAETANO - PE
Ao chegar em São Caetano fomos recepcionados por um grupo de pessoas em sua maioria crianças que estavam em frente ao que nos pareceu um clube de piscina, quando da ocasião da nossa passagem por aquele local todos nos sudaram com muita alegria, a eles os nossos agradecimentos. Inicialmente estava combinado que um grupo de ciclistas de São Caetano iria ficar a nossa espera para nos guiar até a Pedra do Cachorro, fato que não aconteceu. Após pedirmos informações a alguns moradores fomos informados que para se chegar até a pedra teríamos de pedalar mais 20 km e sendo assim a ciclista Natália e o ciclista Guilherme II optaram por voltar, o Guilherme porque estava sentindo câimbras já há algum tempo, desde a vinda e a Natália porque estava voltando agora ao pedal depois de um período de afastamento. Passamos um bom tempo parados em São Caetano e depois retomamos a trilha, seguindo agora rumo a Pedra do cachorro, um dos pontos mais altos do agreste pernambucano.

 

 

 

 

SEGUINDO PARA A PEDRA DO CACHORRO
Ao darmos início ao deslocamento rumo a pedra descobrimos que a Natália e o Guilherme estavam mais do que corretos em não querer prosseguir junto conosco, porque logo de início já havia a nossa frente uma ladeira muito íngreme e bastante comprida e depois dela ainda vieram outras duas da mesma forma num total de 15 km de subida dura e apenas 05 km de descidas até chegarmos ao local onde iríamos almoçar, que fica a cerca de 300 metros da Pedra do Cachorro. Vale aqui deixar registrado que logo no início da subida da primeira ladeira o ciclista Monga passou mal e optou por desistir da trilha voltando para São Caetano onde pretendia pegar um carro de lotação para voltar a Belo Jardim, ficamos sabendo através do Monga que o ciclista Bodocó devido a compromissos também tinha resolvido voltar de São caetano mas por uma falha de comunicação, seguiu só quando poderia ter ido junto com a Natália e o Guilherme. Ao final das ladeiras longas existe um pequeno grupo escolar que serve como ponto de referência, quem aqui vier deve seguir em frente. Pouco depois do grupo existe uma pequena bodega que é o único ponto de apoio para quem deseje fazer um breve lanche com poucas opções de variedade. Após esta bodega temos um trecho curto ainda de subida mas sem muita dificuldade e depois inicia-se o trecho das descidas.

 

 

 


 

 

 

HORA DO RANGO
Finalmente depois de uma boa dose de sacrifício chegamos no local onde iríamos deliciar um gostoso xerém com galinha. O lugar foi escolhido pelo ciclistas Jackson, ele que reside em São caetano mas que trabalha na Fábrica de Baterias Moura, em Belo Jardim e é colega de trabalho do ciclista Jurandir. Ao encontrarmos o mesmo ele nos informou que houve um imprevisto e que da galera que iria estar presente com ele a nossa espera apenas o mesmo pode ficar e que devido a uma falha de comunicação ao invés dele ficar a nossa espera lá no centro de São caetano ele estava no aguardo ali naquele local, mas isso foi o de menos, a esta altura a fome já batia a nossa porta e o que mais desejávamos era cair matando no rango, o que fizemos em pouco tempo. Olha este pequeno restaurante está localizado ao lado do Açude da Onça que infelizmente encontra-se seco, aqui fomos muito bem recebidos e podemos desfrutar de uma comida de primeira, higiene e o principal, um precinho camarada, nós recomendamos este estabelecimento para  todos.Creio que o nome da senhora que é proprietária seja Severina mas não estou bem certo disso, o que importa é que quem aqui vier não vai se arrepender e se por vier em uma época onde o açude encontra-se cheio terá uma linda visão, com direito a Pedra do Cachorro ao fundo em toda a sua majestade. Na Internet é fácil encontrar fotos deste local com o açude cheio de água, basta procurar por Açude da  Onça.

 

 


 


 

INICIANDO A VOLTA
Depois de nos despedirmos da Dona Severina e do ciclista Jackson iniciamos a volta para casa, seguindo por um outro caminho que iria nos levar mais rápido até Tacaimbó, para ajudar na digestão nada melhor do que um pequeno aumento na temperatura. Quando já estávamos bem próximos de Tacaimbó passamos por uma bela cobra na verdade uma Corre campo, mas infelizmente  para a mesma os caçadores ão a deixaram prosseguir o seu caminho com vida o que foi um fato lamentável, já que a mesma não tentou atacar ninguém, pelo contrário a coitada acabara se escapar se ser atropelada pela ciclista Elaine e adentrara o mato tentando fugir de nós assustada, mas acabou sendo morta por um dos caçadores.

 

TACAIMBÓ - PE
Ao chegarmos novamente em Tacaimbó o sol brilhava forte e a temperatura havia subido bastante, por isso todos estávamos bem cansados e paramos para uma rodada de sorvetes antes de prosseguir. Para facilitar as coisas optamos por alterar o trajeto da volta segundo na direção da Vila Raiz porque o trecho até lá tem poucas dificuldades e é mais curto.

 


 

RODOVIA BR 232
A última parte do percurso foi realizado pelas margens da  BR 232, devido ao asfalto a sensação térmica era de muito calor e já não víamos a hora de encerrar a trilha, mas ainda fizemos uma última e breve parada para tomar água no posto de gasolina do Planalto.

 

 

ENCERRAMENTO
Depois desta última parada o grupo se dispersou e cada um pedalou ao seu ritmo e da forma como achou melhor e sendo assim não foi possível registrar com fotos a chegada, mas até onde tive informações, todos chegaram bem. Durante todo o percurso nenhum incidente foi registrado.

CONVITE
Se você gostou do que  leu e principalmente do que viu, junte-se a nós, para isso não se faz necessário o pagamento de nenhuma taxa ou mensalidade, basta ter uma bicicleta e vontade de sair da rotina acompanhado de boas companhias. Escolha uma das opções abaixo e venha pedalar conosco, você é o nosso convidado especial. Pessoal este passeio de hoje a noite é uma ótima oportunidade para quem deseja iniciar no ciclismo, não iremos fazer o percurso de 22 km e sim um percurso mais curto.



NOTA
Quem possuir a camisa do grupo por favor compareça com ela para melhor divulgarmos o nosso grupo lá fora, já que com certeza a rapaziada de fora irão tirar fotos e as divulgar. Gostaria de contar com o maior número possível de ciclistas nesta trilha. O sucesso deste evento só depende de cada um de nós.

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK


Por: Geovane Bezerra

3 comentários:

  1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJ PE22 de setembro de 2014 às 15:19

    Primeiramente quero agradecer a cada um dos meus amigos de pedal que participaram desta trilha, independente de terem ou não concluído o percurso, o que conta é a vontade de pedalar e de se divertir, para mim foi mais um ótimo pedal onde pude me esforçar para superar os meus limites e me divertir ao lado de ótimas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Podemos dizer que foi uma trilha de exploração...o que nos deixa mais entusiasmado com os locais novos que conhecemos e o ritmo de pedal foi muito bom,"ótimo pedal".

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esta de volta as trilhas isso é o combustível para começar a semana com tudo gás valeu galera

    ResponderExcluir