quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

2ª TRILHA DE CINZAS - LAGOA DA INHUMAS EM 18/02/15

Atenção você empresário de Belo Jardim e região, anuncie seu produto ou empresa aqui neste blog e tenha certeza que aqui a sua marca ou empresa aparece. Este blog trata exclusivamente de assuntos referentes ao ciclismo de Belo jardim e do mundo de um modo geral, politicagem aqui não tem espaço.n Venha fazer parte do quadro de anunciantes dos Amigos do Pedal Belo Jardim você também. 

Com o cancelamento da 3ª trilha de carnaval que iria acontecer na última terça-feira dia 17 de fevereiro optamos por realizar a 2ª Edição da Trilha de  Cinzas, já que a maioria dos ciclistas do grupo encontravam-se viajando ou curtindo a ressaca de carnaval, sendo assim o destino escolhido foi a Lagoa da Inhumas que fica bem próximo do perímetro urbano, apesar de contar com a participação de apenas quatro ciclistas foi um ótimo pedal.
 Fatos e Fotos na Concentração
A equipe deste pedal foi composta por mim Geovane, pelos ciclistas Guilherme e Amaro e pela ciclista Vanda. A concentração se estendeu por mais  tempo do que o normal porque estávamos a espera do ciclista Gaudi que havia  confirmado presença mas que de última hora desistiu, sendo assim a saída desta trilha se deu as 07:45 mas como o percurso seria curto e este foi um pedal sem compromisso este atraso em nada alterou  a disposição dos participantes.

Fatos e Fotos do Percurso/Ida
Deixando o perímetro urbano iniciamos o trajeto rural pedalando pela Rodovia PE 166 até as proximidades da AEB e de lá seguimos pelo Sítio Inhumas até chegar ao nosso destino que foi a Lagoa da Inhumas. este trilha é a mais leve do nosso circuito de trilhas, a mesma é ideal para ciclistas iniciantes porque o grau de dificuldade da mesma é muito baixo. Recomendamos a mesma para ciclistas de todas as idades e de ambos os sexos, ela pode ser realizada de três maneiras, todas ideais para iniciantes.



Flagrante de Agressão ao Meio  Ambiente
Infelizmente mais uma vez a cena se repete, assim como em várias outras oportunidades mais uma  vez flagrei muito lixo jogado a céu aberto em vários locais durante todo o trajeto o que demonstra um completo desrespeito a natureza por parte de quem age desta maneira e isso se dá devido a inoperância de quem detém o poder e nada faz para punir quem age assim. Fica aqui o registro e o nosso apelo as autoridades para que procurem identificar e punir exemplarmente quem agride a natureza e desrespeita o meio ambiente, porque no fim todos nós somos prejudicados.


Fatos e Fotos na Lagoa da Inhumas
Chegamos ao nosso destino ainda cedo e sem nenhum sinal de cansaço. A Lagoa da Inhumas é um ponto de pesca e banho que serve a toda a população de Belo Jardim. Infelizmente com o crescimento da cidade a qualidade da água da mesma está comprometida mas ainda da para se tomar banho e também pescar porém, uma grande área nos seus  arredores foi preparada para um novo loteamento que muito provavelmente irá despejar os dejetos dos esgotos dentro desta lagoa o que tornará o banho e a pesca neste local impossível o que é uma pena.
 


Fatos  e Fotos da Volta
Neste pedal tivemos a oportunidade de explorar novos caminhos, sendo assim  optamos por voltar por uma estrada nova que passa próximo a um grande plantio que existe as margens da Inhumas que nos levou ao trecho de acesso a BR 232, mas poderíamos também ter continuado seguindo pela estrada principal e sairmos próximo ao Casa Blanca Motel no Planalto.  Após atravessarmos a Rodovia BR 232 na altura do bairro Viana & Moura seguimos pelo mesmo e mais adiante pelos bairro da Bela Vista e Frei Damião até chegarmos ao bairro da Floresta onde o ciclista Amaro juntamente com a  sua esposa Vanda optaram por seguir pelo acesso principal do município e eu Geovane mais o ciclista Guilherme optamos por seguir pela Pinguela saindo no Centro.

 


Flagrante de Descaso e Abandono
Infelizmente aqui em Belo Jardim nada é preservado, como todos daqui tem conhecimento o número de imóveis que preservam a história do nosso município é mínimo, a grande maioria dos imóveis antigos foram demolidos e outros simplesmente desmoronaram ou foram depredados por puro abandono, como é o caso da Estação Ferroviária que muito se fala que naquele local seria implantado um museu, mas que na prática o que vemos ali é um tremendo caso de abandono, ao examinarmos mais de perto tudo o que encontramos é um prédio completamente em ruínas repleto de casas de marimbondos, servindo de criatórios para roedores e animais peçonhentos, assim como sanitário público e alojamento para viciados. Acho que está na hora de alguém seja lá quem for levantar a bandeira da comunicação com a Rede ferroviária federal e fazer algo de concreto apara a revitalização deste local e se assim for possível, que seja realmente criado ali um museu, afinal de contas a história de Belo Jardim está nas mãos de meia dúzia de pessoas que estão envelhecendo e que quando se forem levarão com elas parte muito da nossa história. Fiquei sabendo a algum tempo que a ideia de implantar ali um museu partiu dos membros da Academia Belojardinense de Letras, mas não sei se esta informação procede. O importante é que mesmo que isso não venha a acontecer é necessário sim que seja realizado urgentemente um trabalho de revitalização da estação ferroviária, para o bem de todos. Fica aqui o registro e o alerta para quem for de direito.
 

ENCERRAMENTO
O encerramento deste pedal se deu no mesmo lugar que teve inicio, ou seja, na frente do prédio da prefeitura mas não foi tirada nenhuma foto. Fica registrado que no decorrer de todo o percurso nenhum incidente foi registrado.   

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS  DO PEDAL
Você é o Nosso Convidado Especial


NOTA
Pessoal em virtude do evento que vai acontecer na cidade de Escada no qual alguns dos nossos ciclistas estarão participando o Cicloturismo para Garanhuns será cancelado, sendo assim não fica determinada nenhuma trilha oficial  para esta data porém, quem assim desejar fazer algum pedal neste dia enviem convites através daqui do blog, do grupo no face ou pelo WhatsApp. Peço que se por ventura acontecer algum pedal neste dia por gentileza depois enviem as fotos lá para o nosso grupo no face para conhecimento de todos. Segue abaixo o cartaz oficial do evento de Escada.
















ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK

Por: Geovane Bezerra

6 comentários:

  1. Marinalva bernardo de Melo - COHAB I BJ19 de fevereiro de 2015 às 16:56

    Numa trilha dessas até eu topo participar, se soubesse que era realmente tão curta e fácil eu tinha ido com vocês, mas vai ficar para uma outra vez e quero dizer que concordo com o redator sobre o lixo jogado nas ruas e também sobre a poluição da Inhumas. Parabéns pela responsabilidade social.

    ResponderExcluir
  2. Wanderley Mattos - Belo Jardim PE19 de fevereiro de 2015 às 19:58

    Muito me irrita ver lixo de tudo quanto é tipo jogado por todos os lugares por onde passo nas minhas viagens, mas só que aqui em Belo jardim isto está se tornando algo absurdo, parabéns pela denúncia, não é atoa que o slogan de vocês é Apaixonados Pela natureza, realmente só quem é apaixonado é que cuida. Em relação ao estado de abandono da estação ferroviária é realmente algo lamentável, ai eu me pergunto. Porque uma cidade que tem tantos representantes políticos com tanta influência tanto na Câmara como no Senado e até mesmo no Planalto lá em Brasília não consegue que este prédio seja doado ou ao menos que autorizem o seu uso por parte da prefeitura ou de alguma instituição para no caso ser instalado ali um museu, é uma vergonha e se demorar muito tempo para isso acontecer não vai haver mais prédio para ser recuperado. Mais uma vez meus parabéns, isso é cidadania, isso é respeito aos seguidores, admiradores e principalmente, respeito aos cidadãos de Belo jardim. espero que vocês continuem sempre assim. Sempre acompanho as aventuras de vocês, mas só agora criei coragem de comentar algo porque costumo ser bem duro e direto nas minhas explanações e quando dou a minha opinião, muitos não gostam, mas paciência, isso faz parte da vida de todos nós.

    ResponderExcluir
  3. Olha não quero aqui desmerecer as imagens e nem tão pouco a postagem mas acho injusto que vocês tentem induzir a sociedade a acreditar que a prefeitura tem algo a ver com isso ai mostrado. Para mim no caso do lixo a culpa é todo do povo e no caso da estação ferroviária é problema do governo federal, o prefeito ou qualquer outro político da cidade não tem nada a ver com isso. Acho que ao invés de criticar vocês deveriam apontar soluções. E ainda falam que não fazem politicagem neste blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE21 de fevereiro de 2015 às 08:14

      Ilustríssimo senhor ou senhora que não quis se identificar. Agradeço o seu acesso a este blog e não espero que todos que acessem o mesmo venham a concordar com o que aqui escrevo ou mesmo aceite a minha opinião em relação a alguns temas assim como você o fez no seu comentário contudo, quero aqui mais uma vez reforçar que aqui neste blog não há lugar para politicagem, se mostro algo de errado é porque aquilo está prejudicando a localidade onde está acontecendo a a nossa cidade como um todo e quando digo que é dever do Poder Público tomar providências eu estou certo porque realmente é dever de quem está a frente de uma prefeitura zelar pela cidade. Quando falo Poder Público não me refiro especificamente ao prefeito mas aos vereadores, as autoridades policiais e também ao Ministério Publico e até mesmo o Poder Judiciário. É claro que concordo com você no sentido de que é a própria população que joga lixo nas ruas, praças e nas estradas e terrenos baldios, mas é bem verdade também que se a prefeitura ofertar um melhor serviço de coleta de lixo e se realizar uma campanha educativa e em seguida tomar atitudes punitivas este tipo de coisa tende a diminuir muito. É verdade também que os nossos pontos turísticos estão abandonados, para confirmar isto é só você dar um pulinho a qualquer um deles e ver que nem mesmo recipientes para se colocar lixo existe, tão pouco placas educativas, por isso digo que é culpa do Poder Público. Em nenhuma das postagens deste blog fiz alusão ao nome de qualquer político em particular, então quando mostro aqui fotos de algo errado e teço palavras a respeito eu estou exercitando a minha cidadania e ajudando a todos da cidade e não fazendo politicagem barata ou mesmo tentando de alguma maneira induzir qualquer pessoa a fazer algo que ela não queira realmente fazer, cada um tem o seu ponto de vista e é livre para concordar ou não com os meus relatos. Em relação a estação ferroviária sei que o prédio é de propriedade da União e sendo um prédio federal existe uma grande burocracia para a doação do mesmo, mas também sei que isto é possível e que já aconteceu em vários municípios Brasil a fora e realmente o que falta para isso acontecer aqui em Belo jardim é realmente vontade política. Me desculpe se de alguma maneira não me fiz entender ou se vim a ferir de alguma maneira os seus interesses mas saiba que enquanto eu estiver a frente deste blog não vou me omitir diante de fatos que eu venha a presenciar nas minhas aventuras e que por ventura venham a prejudicar os cidadão de Belo Jardim. desejo a você um bom dia.

      Excluir
  4. Maria de Lourdes Almeida Santos - Bonito PE21 de fevereiro de 2015 às 08:19

    Concordo plenamente com o blogueiro. tenho um parente que é vereador aqui onde resido e sempre que posso estou cobrando dele atitude firme em relação a coisas desta natureza. Esse negócio de lixo jogado em via pública e de abandono de prédios públicos é uma coisa comum em quase todos os municípios do nosso país, mas é realmente necessário que se cobre providências de quem assim for de direito. parabéns pela coragem de denunciar e sim concordo com o amigo, isso não é politicagem, no máximo política mas para mim isso é realmente cidadania.

    ResponderExcluir
  5. Lamentável essa situação desagradável de abandono na região do lago Inhumas-Pe. Tenho parentes dono de sítio nesse local... pertencia a meu Bisavô (Torres Galindo)... um dos pioneiros nessa região. A linha do trem e parte do lago passavam por dentro da sua propriedade. Eu não sei como esta hoje mas fico triste por saber que o lago e a estação de trem estão abandonados pelas Autoridades da região.

    ResponderExcluir