terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

AMIGOS DO PEDAL NO 1º RALLY DE MOUNTAIN BIKE DE ESCADA PE

No último domingo foi realizado no município de Escada situado na região entre o litoral e a zona da mata do nosso estado o 1º Rally de Mountain Bike daquele município. Eu Geovane juntamente com o ciclista Amaro ficamos responsáveis pela cobertura jornalística do evento para este blog, já a equipe de ciclistas que foi para competir foi composta pelo ciclista Jurandir e por sua esposa Elaine, ainda fez parte da nossa equipe a ciclista Vanda que é esposa do Amaro e que esteve presente apenas para prestigiar o evento. Confiram aqui nesta postagem tudo o que rolou neste evento.

Saímos de Belo Jardim ainda cedo da manhã e seguimos inicialmente pela Rodovia BR 232 até o município de Caruaru, depois seguimos pela Rodovia BR 101 passando entre outros pelos municípios de Agrestina, Catende e Palmares até chegar ao nosso destino. As rodovias por onde seguimos estavam em bom estado e bem sinalizadas mas o trecho entre Catende até Palmares merece uma boa atenção por parte dos motoristas porque não existe acostamento e tem muitas curvas fechadas.

Este evento estava programado para acontecer inicialmente no dia 04 de fevereiro mas devido as fortes chuvas que caíram naquela ocasião o mesmo foi adiado para o dia 22. Segundo os organizadores o evento iria acontecer de qualquer maneira nesta data, com chuva ou com sol e foi isto o que aconteceu, porém na minha opinião e na opinião de boa parte dos ciclistas qque participaram e competiram teria sido melhor adiar novamente o evento porque o trajeto estava em péssimas condições de pedal o que dificultou bastante para os ciclistas.

Iniciando os relatos referentes diretamente ao evento em si gostaria de dizer que todos os ciclistas envolvidos direta ou indiretamente na realização deste evento estavam cientes que sendo a primeira vez que a cidade estava sediando um evento desta natureza era consenso entre todos que erros iriam acontecer mas não tanto quanto os que verificamos. Apesar da boa vontade dos idealizadores para que este evento volte a reunir a mesma quantidade de ciclistas deste ano a equipe envolvida terá de ralar bastante, porque a quantidade de reclamações foi grande e veio de ciclistas tanto com pouca experiência, quanto de veteranos.
O evento foi muito bem divulgado na mídia, principalmente nas redes sociais o que atraiu uma grande quantidade de ciclistas de toda a região e até de outros estados como de Alagoas e Paraíba, desta forma a responsabilidade por parte da comissão organizadora só aumentou e a decepção dos ciclistas também. Segundo relatos de vários ciclistas foi divulgado nas redes sociais que ao chegarem no evento os mesmos teriam uma acolhida a base de frutas e água gelada, também informaram que seria disponibilizado local com sanitários limpos e para ambos os sexos o que não existiu, na verdade o local de acolhida dos ciclistas foi péssimo, só existia sanitário masculino mesmo assim em péssimas condições de higiene, sendo assim as mulheres ficaram bastante prejudicadas. Ao invés de frutas e de água gelada apenas agua natural foi oferecida aos ciclistas, mesmo assim de maneira muito desorganizada. Também segundo relatos dos ciclistas inscritos os mesmos teriam apoio logístico no decorrer do trajeto que incluía veículo de apoio e pontos de distribuição de água, segundo informações que me foram repassadas apenas dois pontos de distribuição de água foi disponibilizado mas que estavam bem distantes um do outro e em relação ao veículo de apoio, apenas uma moto estava fazendo este papel, mesmo assim no final da competição recolhendo os ciclistas com as bikes quebradas ou procurando os perdidos. Levando em conta que muitos ciclistas se deslocaram de muito longe e viajaram por longas horas em muitos casos sem se alimentar o fato de não ter frutas para os recepcionar foi algo muito grave e que pegou muito mal para o evento em si e para a comissão organizadora, já que a quantidade de patrocinadores foi grande e que a inscrição custou R$ 50,00 por pessoa. Fica aqui o meu apoio aos ciclistas e o meu alerta aos organizadores, numa próxima edição vamos pensar mais nos participantes e menos no status.

Ao chegar em Escada todos puderam comprovar que a competição seria bem mais difícil do que se poderia imaginar, isso porque o tempo alternava a todo instante entre chuva e sol, devido a isto e a uma certa desorganização por parte da comissão organizadora o evento sofreu um atraso de uma hora. Assim que o tempo colaborou os ciclistas iniciaram o seu aquecimento e logo depois partiram para um breve passeio pelas ruas da cidade antes de iniciar a competição propriamente dita. A reclamação em relação ao acolhimento era generalizada.

Enquanto os ciclistas iniciavam o seu passeio pelas ruas da cidade eu Geovane o Amaro e a Vanda fizemos um breve tour por parte da cidade até próximo ao local onde aconteceria o início e o término da competição. Neste meio tempo a fome bateu e fizemos uma parada estratégica em um barsinho bem aconchegante onde degustamos um arrumadinho e um sarapatel bem acompanhado de uma cervejinha bem gelada, depois voltamos ao local de concentração onde iria acontecer a premiação aos ciclistas. Do pouco que vi da cidade quero destacar uma grande área verde que me pareceu um parque, realmente um local muito bonito, mas que a primeira vista necessita de uma atenção maior por parte de quem for responsável. Este provável parque aparece a esquerda nestas fotos e é realmente algo muito bonito de ser apreciado. Quero aqui registrar que a largada e a chegada se deram no Balneário Rancho da Pedra.

A expectativa dos organizadores inicialmente era que a competição tivesse início as dez horas da manhã e que os primeiros ciclistas cruzassem a linha de chegada por volta das treze horas e trinta minutos, mas o que aconteceu foi que a saída se deu por volta das onze e trinta da manhã, já os primeiros ciclistas a cruzar a linha de chegada fizeram isso por volta das dezesseis horas.Neste meio tempo lá na concentração aos poucos alguns ciclistas que erraram o trajeto e se perderam iam chegando ao local. A partir dai ouvi muitas reclamações, a maioria referente a falta de sinalização e de apoio aos ciclistas durante o percurso, mas na concentração a reclamação geral era outra. Todos os ciclistas que chegavam estavam bastante sujos de lama e as bikes bastante sujas e muitas quebradas devido ao acúmulo de barro no decorrer da competição e ao chegarem não havia nenhum tipo de apoio, nem para a lavagem das bikes e muito menos um local para banho, mas eu Geovane e o ciclista Amaro fizemos uma certa pressão em cima de alguns dos envolvidos na organização do evento e depois de algum tempo os mesmos conseguiram uma mangueira que foi a salvação da lavoura para todos, que ficaram muito agradecidos pelo apoio. Muitos ciclistas ao chegarem estavam reclamando muito do percurso, das bikes quebradas, do valor da premiação e de muitas outras coisas o que só reforçou as reclamações iniciais, além disso já se iniciava ali um clima de descontentamento e um certo tumulto em relação a premiação, fato que mais tarde acabou por gerar um grande desconforto para os organizadores. Confiram nas fotos abaixo as condições que as bikes e os ciclistas chegavam.

Como já havíamos previsto ao término da competição bem na hora da premiação o tumulto teve início, isso se deu devido ao fato de uma grande quantidade de ciclistas ter errado o percurso e terem alegado má sinalização e também ao fato de parte destes ciclistas terem chegado por volta das quinze horas no local da premiação, mas os organizadores alegaram que segundo as regras da competição a premiação seria dada aos ciclistas que fizessem o percurso pelo caminho correto e isso foi motivo de muito tumulto, sendo necessário a presença da Policia Militar para acalmar os ânimos. Devido a este fato e também a falta de organização dos idealizadores do evento a premiação acabou se alongando muito forçando os ciclistas que tinham de se deslocar para longe a terem de pegar a estrada já a noite. Um dos grande motivos de revolta por parte dos ciclistas em relação aos fatos negativos da competição se deu devido ao bom número de patrocinadores que apoiaram o evento e ao preço cobrado pelas inscrições. Na foto ao lado está bem claro a quantidade de patrocinadores que apoiaram o evento. Depois de muito disse me disse e de muitas lamentações os ânimos se acalmaram e finalmente foi possível terminar a entrega dos prêmios. Vale aqui registrar que os problemas em relação a premiação ficaram restritos a apenas uma das categorias disputadas, nas demais tudo correu bem.

Quero aqui em nome do Grupo de Ciclismo Amigos do Pedal parabenizar a todos os ciclistas participantes em especial a equipe feminina que foi composta por seis guerreiras que deram o melhor de si superando as suas próprias expectativas. O grande destaque para o nosso grupo foi o segundo lugar conquistado pela nossa ciclista Elaine, ela que é a nossa ciclista nº1 e um verdadeiro exemplo para todos nós, quero também destacar a vitória mais do que merecida da ciclista que representou o estado da Paraíba, ela que tirou em primeiro lugar deu um verdadeiro show de pilotagem. Depois da premiação da equipe feminina nos despedimos dos demais ciclistas e iniciamos o preparo para a volta para casa, certos do dever cumprido, já que o ciclista Jurandir mesmo competindo em condições adversas já que havia ido parar no hospital no dia anterior devido a uma forte alergia que voltara a o incomodar ao final da competição o mesmo sofreu um tombo durante p percurso e acabou magoando o local onde tinha tomado uma injeção, além disso a sua bike teve problemas no selim e um pneu furado nos metros finais, mesmo assim ele conseguiu completar todo o percurso e por isso merece o nosso respeito pis representou muito bem o nosso grupo. Por fim resta agradecer aos organizadores do evento pela acolhida, mesmo com todas as falhas, afinal de contas temos de levar em consideração que foi o primeiro e dizer que na opinião dos ciclistas Jurandir e Elaine a coisa não tão séria como a maioria estava alegando, falhas aconteceram mas podem e com certeza serão corrigidas numa próxima edição, fica a lembrança de um dia diferente e a experiência para todos, organizadores, participantes e visitantes. Fico devendo a vocês os nomes dos ciclistas que subiram ao pódio pois não levei nem caneta e nem caderno e tenho uma péssima memória. Peço desculpa a todos por essa falha. Acessem o nosso grupo no face book e confiram todas as fotos deste evento.

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Você é o Nosso Convidado Especial

ANUNCIE AQUI
Anuncie a sua empresa, produto ou serviço aqui no nosso blog e tenha a certeza de que aqui a sua marca aparece e com certeza isso vai refletir mais adiante na sua clientela. Venha fazer parte da Família dos Amigos do Pedal.

1. um bom evento apesar de faltar mais apoio aos ciclistas, mas como foi o primeiro é tolerável.
    Paraabenizamos ao casal Jurandor e Eleine pela participaação e principalmente pelo 2º lugar de Elaine.

TOTAL SPORT'S - Amaro Neto

2. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE25 de fevereiro de 2015 às 10:31

Gostaria de parabenizar a todos os ciclistas que se fizeram presentes neste evento, eles que se deslocaram de várias cidades da região e até mesmo de outro estados para prestigiar este evento. Quero também mais uma vez parabenizar o meu irmão o ciclista Jurandir pela superação durante a competição e a minha cunhada a ciclista Elaine pela conquista do segundo lugar na competição. É claro que aconteceram erros, alguns graves, mas como o Amaro já falou no seu comentário esta foi apenas a primeira edição deste evento e por isso devemos tolerar esses erros cometidos, o que não pode acontecer é que numa próxima edição os mesmos erros voltem a ocorrer porque ai a credibilidade do evento vai por água abaixo e a tendência é que o mesmo caia no esquecimento por parte dos ciclistas. Fica a lição para todos. Eu não competi mas estive na cobertura do evento e testemunhei a insatisfação de muitos dos participantes.

3. Olha é por isso que sou um admirador deste blog, é realmente algo lamentável participar de algum evento seja lá do que for e notar ou ao menos ter a impressão de que o mesmo foi elaborado visando mais o lucro do que a satisfação de quem está participando. Parabéns ao blogueiro pela transparência e pela imparcialidade. Como foi dito na postagem não podemos condenar ninguém pelas falhas porque foi a primeira vez que a cidade sediou um evento como este mas é preciso sim que as pessoas envolvidas diretamente repensem os seus atos e vejam se estão realmente preparadas para fazer novamente este evento no próximo ano, problemas a parte achei tudo bem legal, muita lama, muita adrenalina e muita gente legal.

4. Aureliano de Freitas - Olinda PE27 de fevereiro de 2015 às 21:15

Pessoal estive de passagem por Escada neste dia e achei bastante interessante a grande quantidade de ciclistas espalhados pela cidade, quero aqui parabenizar a todos e também ao responsável por este blog pela matéria. Que venham outros afinal de contas o nosso país está carente de atividades desportivas.