segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

TRILHA POÇO DO REBOLO 01/02/15

Iniciando as atividades do mês de fevereiro foi realizada ontem mais uma trilha do nosso grupo, esta trilha contou apenas com a minha participação (Geovane) e teve um percurso total de 20 km. Apesar de ter pedalado só foi um ótimo pedal. 








FATOS & FOTOS

Concentração e Saída
Ao chegar no ponto de encontro e não encontrar nenhum outro ciclista no local levei um susto mas tinha esperança que com o passar do tempo aos poucos estes aparecessem, fato que não veio a acontecer, então resolvi partir sozinho. Nesta trilha eu estava estreando os pneus novos da minha bike.

Flagrante de Agressão a Natureza
Nas fotos abaixo um registro de algo que está se tornando cada vez mais comum em todos os pedais que realizamos que é o acúmulo de lixo em vários pontos da zona urbana e rural. Hoje em quase a totalidade dos nosso pedais registramos com tristezas cenas como esta onde parte da população joga de maneira irresponsável o seu lixo as margens de rodovias, de estradas e até de córregos e açudes numa completa falta de respeito para com o maio ambiente e com a natureza como um todo. Fica aqui o nosso alerta as autoridades competentes para que as mesmas procurem investigar e punir quem age desta maneira. As fotos foram tiradas no trecho entre o bairro Morada Nobre e o Sítio Muquém mas durante todo o percurso da trilha encontrei inúmeros locais onde o lixo reina absoluto a céu aberto.

Fotos na Serra da Jacinta
Para aquecer realmente um ciclista nada melhor do que encarar a subida da Jacinta, esta serra faz divisa com a Serra do Araçá e é muito  longa e íngreme exigindo bastante do ciclista mas a vista lá do alto compensa o esforço.

Fotos no Sítio Araçá
Ao chegar no Sítio Araçá temos como ponto de referência o venda do  Sr. Inácio, este estabelecimento serve como ponto de apoio tanto para ciclistas como para motociclistas e demais pessoas que por ali venha a passar.

Fotos no Sítio Lagoa do Monte
Deixando o Araçá iniciei a subida da Ladeira do Monte, ladeira esta que é bastante íngreme e longa sendo um verdadeiro desafio para qualquer ciclista chegar ao seu cume, infelizmente apesar desta ter sido a minha sexta tentativa eu não consegui vencer a mesma, quem sabe numa próxima. Para quem for ao Poço do Rebolo pela primeira vez ao chegar aqui no Sítio Lagoa do Monte o ciclista deve ficar atento a um grupo escolar abandonado situado do lado esquerdo da rodagem, para chegar até o Poço do Rebolo deve-se seguir na direção deste grupo e entrar na primeira entrada a direita, tendo esta casa que aparece na última foto como ponto de referência.

Fotos no Sítio Grutas
É neste sítio que está localizado o Poço do Rebolo, para quem vem aqui pela primeira vez deve ter como referência este grupo escolar que aparece na foto central, o acesso ao poço fica pouco depois deste grupo como vocês podem conferi na foto da direita. Até aqui o trajeto é quase todo composto de subidas mas a paisagem em volta é algo muito bonito de se ver e o ar puro compensa todo o esforço da pedalada.

Fotos no Poço do Rebolo
A poucos dias atrás este poço estava completamente sem água mas devido a chuva que caiu no sábado dia 24 de janeiro hoje o mesmo encontra-se com um bom volume de água, vale salientar que a água daqui é de ótima qualidade e bem geladinha o que proporciona aos visitantes um ótimo banho.
 
 
 
FATOS & FOTOS DA VOLTA
Depois de um banho bem gostoso e de respirar muito ar puro iniciei a segunda parte do pedal que foi a volta. Ao chegar no grupo em conversa com moradores locais fiquei sabendo que foi feito um novo acesso para o Poço do Rebolo e que o mesmo passa por uma casa onde funciona um bar que a partir de agora servirá de ponto de apoio para os visitantes e também para nós trilheiros.Optei por voltar por uma vereda estreita e de terreno bastante irregular com muitas pedras soltas, valas e bastante íngreme mas que corta bastante caminho, para quem não gosta de te de ter de levar a bike ao invés de pedalar eu não recomendo seguir pela mesma. Para seguir por esta vereda tenha como referência a estrada que dá acesso ao Sítio Graciana, o caminho de acesso a vereda fica ao lado esquerdo desta estrada, um pouco antes de se chegar ao grupo escolar. Só lembrando que esta vereda vai terminar no Sítio Batata do Monte já bem próximo da Bica Espalhadeira.

Fotos na Bica Esplahadeira
Ao chegar na Espalhadeira ainda tinha esperança de encontrar os outros ciclistas mas isso não veio a se concretizar, mas ao menos tive o prazer de rever o mau amigo dos tempos de juventude, o Henrique, ele que está residindo no município  de Tacaimbó e trabalha na loja da JW Estofados. Tomei um rápido banho na Espalhadeira e depois prossegui no pedal. Quero aqui agradecer ao Henrique pela acolhida e dizer que foi um enorme prazer o rever depois de tantos anos.

Fotos no Sítio Piaca
Quando estava pedalando pelo Sítio Piaca mas precisamente as margens da Barragem de Tabocas me deparei com dois fatos que me deixaram triste. O primeiro foi o uma queimada coisa que já deveria não mais existir e o segundo foi um carro pipa jogando água potável fora bem as margens da PE 166 que por sinal continua em péssimas condições como vocês poderão conferir nas fotos abaixo.
 

ENCERRAMENTO
Esta trilha teve foi encerrada na pracinha do bairro Morada Nobre, depois de encerrar o pedal oficialmente eu me dirigi até o Bar do Giovani onde saboreei uma cervejinha bem gelada na companhia de bons amigos.

PARA NINGUÉM MAIS 

CAMPANHA CONTRA O DESPERDÍCIO DE ÁGUA
Durante todo o mês de janeiro nós aqui do blog fizemos diversas orientações e também vários alertas sobre a necessidade ais que urgente de economizar água e também de evitar o desperdício da mesma para que ela não venha a nos faltar no dia de amanhã. Esperamos que esta campanha tenha surtido algum efeito e que as pessoas realmente acordem o mais rápido possível para a situação crítica e real que não só Belo Jardim ou o nosso Brasil enfrenta mas sim todo o planeta, Faça a sua parte enquanto ainda é tempo.

Por: Geovane Bezerra

Um comentário:

  1. Gilmara Mendes de Alagoas16 de fevereiro de 2015 às 19:53

    Quero dizer que amei as fotos e que fiquei morrendo do inveja do amigo ai só na boa tomando banho, mas eu já havia comentado a dois dias atrás, só não sei o porque do meu comentário não terr aparecido.

    ResponderExcluir