terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

O ASSUNTO É TIPOS DE LUBRIFICANTES PARA CORRENTE DE BICICLETA

   

Além da lavagem geral da bike depois de uma trilha ou de um longo treino na estrada, o grupo de marchas das bikes precisa de um cuidado especial. E é nessa hora que entra um lubrificante para corrente. Saiba que há tipos de óleos para correntes específicos, dependendo do terreno e das condições climáticas de onde você vai pedalar!

Fora o seu uso, o desgaste das peças da bike é maior ou menor conforme os cuidados que você têm com elas. E a relação de marchas é uma das partes que mais sofre com a falta de manutenção. Mas, não é qualquer lubrificante que pode ser usado nela.

Saiba agora quais são os tipos de óleos de correntes que você pode usar, e garanta uma vida útil maior de sua máquina, além de pedais melhores!

ÚMIDO

O óleo de corrente do tipo úmido, também chamado em inglês de wet lube, é um tipo feito para encarar qualquer terreno, com alta durabilidade.

Dentre os tipos de óleos para correntes este é o mais viscoso, o que o ajuda a aderir muito bem à corrente. Isso faz com que a proteção contra chuvas e terrenos com barro e lama, seja ótima, além de não fazer com que você não necessite reaplicar o produto depois de um pedal leve.

A desvantagem deste lubrificante é que, por ele ser muito úmido e grosso, acumula sujeira facilmente em terrenos secos. E isso prejudica o funcionamento dos câmbios e sistema, além de desgastar mais toda a relação!

USO INDICADO:

  • Para trilhas com lama ou barro.
  • Para dias de chuva ou úmidos.
  • Para uso extremo, por exemplo, downhill, cicloviagens e bikepacking.

SECO

O óleo seco, ou somente dry lube em inglês, é mais voltado ao uso em terrenos secos, e exige novas aplicações quando os pedais são bem frequentes.

Desenvolvido com uma composição mais fina, este lubrificante garante que a corrente e todo o sistema de marchas fiquem bastante limpos. Ele tem essa ação em condições mais secas, como num pedal na estrada durante o verão, ou um estradão de terra batida. Em períodos de frio, sem chuvas, também são indicados!

Porém, por ser mais fino, sua durabilidade é menor se comparada ao óleo úmido, e ele exige reaplicações em pouco tempo. Na chuva, ele deve ser reaplicado até mesmo durante o pedal, já que a água retira parte do lubrificante da corrente.

USO INDICADO:

  • Para cidade.
  • Para terrenos secos, como trilhas ou em estradas asfaltadas.
  • Para inverno, sem clima muito úmido.

COM CERA

O óleo com cera, wax lube, ou cerâmico, como algumas marcas nomeiam esse tipo de lubrificante para corrente, é muito seco e protege bastante o sistema contra sujeiras.

Dos tipos de óleos para correntes, este é feito pensando principalmente na proteção do grupo de marchas, e não na durabilidade do óleo em si. Por ser muito fino, ele penetra com mais profundidade em cada elo da corrente e faz com que o sistema funcione “livre”.

Entretanto, novas aplicações devem ser feitas em poucos quilômetros rodados, principalmente quando o terreno envolver lama ou água. O recomendado é que antes de uma reaplicação, a corrente seja limpa com um pano seco. Assim a sujeira fina é eliminada e não se mistura ao óleo, causando danos à corrente.

USO INDICADO:

  • Pedais na cidade.
  • Pedais em terrenos secos, principalmente com areia.

Estes três tipos de óleos para correntes são os mais comuns encontrados pelo mercado, de marcas como Finish Line, Muc-Off, e WD-40. Além destas, ainda há outras, como Smoove, Squirt, e Algoo; cada uma com suas próprias composições, e com vantagens parecidas com os óleos mais tradicionais.

Para garantir a vida útil e o melhor funcionamento das peças de sua bike, nunca use outros lubrificantes, sem ser algum dos tipos de óleos para correntes para bicicletas. Também não exagere na quantidade colocada na corrente, assim você economiza o óleo, e ainda evita sujeira na bike e nas pernas!

Compartilhe esta postagem e ajude seus amigos de pedal a entenderem tudo sobre os lubrificantes para corrente, e fazerem a melhor compra!

UTILIDADE PÚBLICA
Atenção meus amigos internautas. Como já era esperado, logo após as festividades do final do ano a conta chegou, estou me refereindo ao aumento nos casos de Covid-19 devido a chegada da Variante Omicron e agora tambem os casos do Vírus Influenza H2N3 e é necessário que não descuidemos.
Se você ainda não se vacinou, por favor reveja seus conceitos e procute um posto de vacinação mais próximo e vacine-se. Procure fortalecer o seu sistema imunológico e evite aglomeração desnecessária.
Com a chegada da Vacina 100% Nacional o número de doses disponíveis para a população brasileira vai aumentar bastante o que é muito bom, mas por outro lado ainda é grande o número de pessoas que se recusa a tomar a vacina e assim estão se expondo e colocando em risco não só a sua saúde, mas também a saúde das pessoas a sua volta e isso não ´´e nada bom.
Para que vocês tenham uma ideia de como está a situação da cidade de Belo ardim em relação ao Covid-19 e ao H2N3 irei disponibilizar aqui o boletim mais recente emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, irei disponibilizar também alguns dados a nível do Estado de Pernambuco, do Brasil e do Mundo, assim você que está lendo esta postagem pode formar a sua opinião de forma consciente. Para saber maiores detalhes basta clicar nos links que estarão disponíveis aqui.

 
COVID-19 EM BELO JARDIM
Para Saber Mais Clique Em Um Dos Links Abaixo
Fonte: Secretaria de Saúde de Belo Jardim


COVID-19 EM PERNAMBUCO
Para Saber Mais Clique Em Um Dos Links Abaixo
http://portal.saude.pe.gov.br/noticias/6
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde


COVID-19 NO BRASIL
Para Conferir as Informações Clique no Link Abaixo
Fonte: Governo Federal

COVID-A9 NO MUNDO
Para Conferir as Informações Clique no Link Abaixo
https://www.paho.org/pt/covid19
Fonte: OPAS/OMS

4 comentários:

  1. Gostei bastante da matéria e também da preocupação para com todos realmente temos de coninuar a nos cuidar.

    ResponderExcluir
  2. Ednaldo Campelo de Brasília DF17 de fevereiro de 2022 às 21:21

    Achei bem interessante a materia, eu realmente não entendia bem a respeito dos lubrificantes e em relação aos cuidados, temos mesmo que nos cuidar porque a coisa ainda está muito complicada.

    ResponderExcluir
  3. Até pouco tempo meu lubrificante era óleo diesel, mas agora uso realmente produto apropriado e está matéria foi muito esclarecedora.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela postagem. Olha sou um daqueles ciclistas que pode ser denominado de relaxado, isso porque não dou a devida atenção a minha bicicleta, mas em relação a lubrificação da transmissão isso é uma das poucas coisas que procuro fazer e estas informações aqui repassadas me foram muito útil.

    ResponderExcluir