sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

PEDALAR E BEBER É UMA BOA?

Que atire a primeira pedra aquele dentre vocês que tem o hábito de consumir bebidaa alcoólica, que alguma vez em alguns dos seus pedais nunca tomou um aperitivo em algumas das suas paradas ou então saboreou aquela cerveja estupidamente gelada.
   
Fonte: Imagens do Google

É pessoal, com certeza muito de nós já agimos assim durante ou lgo após um bom pedal. Mas, seré que este ato de consumir bebidas algoolicas durante ou após os nossos pedais traz algum prejuiso para nós ou isso é apenas conversa de quem não bebe? Bem, nesta matéria iremos abordar este assunto de maneira bem direta e com uma linguagem simples, e ao final você poderá tirar suas próprias conclusões a respeito.  
Vamos iniciar fazndo um breve ccomentario a respeito de uma frase que todo ciclista jjá ouviu ao menos uma vez na vida.E a frase é esta. Olhe você tem de cuidar da sua hidratação durante seus treinos e depois também viu. E é justamente sobre a hidratação que iniciaresmos a matéria, propriamente dita.
Fonte: Imagens do Google
Desidratação:
Ao beber uma cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica após um pedal cansativo, a impressão é que o corpo está se hidratando.
Entretanto, é justamente o contrário, pois essas bebidas possuem efeito diurético. Em outras palavras, elas estimulam a eliminação de líquidos do corpo.
Além disso, muito importante frisar os líquidos perdidos durante o pedal, uma vez que o corpo libera bastante suor.
Seja qual for a ocasião, um exemplo claro: é comum sentir sede um tempo após a ingestão de álcool. Algumas pessoas sentem mais, outras menos, mas o efeito é basicamente o mesmo.
Dentre os sinais da desidratação, podemos destacar moleza, sede ou sono excessivos e boca seca.
Por isso, para evitar situações como essa, opte por um suco natural ou a clássica água.
É pessoal, quem ai pensou que aquela cervejinha bem gelada iria ajudar na nossa hidratação, agora ficou sabendo que a mesma tem efeito contrário e acaba causando a desidratação.


Fonte: Imagens do Google
O ganho de massa muscular é afetado:

Nesse caso, não importa a condição do atleta, pode ser profissional ou amador. Os músculos do corpo inteiro – especialmente das pernas – precisam se recuperar após uma pedalada intensa. E sentimos em informar, mas o álcool afeta essa recuperação.

Isso ocorre porque naturalmente, o seu corpo sintetizará proteínas após o pedal. Essas substâncias são responsáveis pela construção das fibras musculares, auxiliando no ganho de massa muscular, proporcionando mais resistência e rigidez ao corpo.

Em suma, a sensação que você tem de estar mais forte a cada treino é real. Entretanto, ao ingerir a bebida alcoólica, esse processo é interrompido.


Fonte: Imagens do Google
O corpo fica mais “enfraquecido” para os pedais seguintes:

Complementando o que falamos no tópico anterior, o corpo do atleta precisa de uma boa recuperação para enfrentar os próximos pedais.

Todavia, ao prejudicar o devido funcionamento do fígado, a ingestão de bebida alcoólica não permite a total recuperação e, por mais que pareça um detalhe simples, vai ficar bem difícil estender uns quilômetros.

Aliás, falando especialmente sobre o fígado, ele será prejudicado porque ficará saturado. Pense que ele é uma espécie de “filtro do organismo”, que seleciona nutrientes e outras substâncias que ficarão no corpo ou serão expulsas após ingerir comida ou bebida.

Quando você exige muito do seu corpo num pedal ou até mesmo em outras atividades físicas, o fígado também é levado ao seu limite e trabalha o máximo que ele puder. Sendo assim, ao consumir a bebida alcoólica, você satura ainda mais o órgão que já está saturado.

Por fim, não queremos te assustar e dizer que a bebida é proibida em qualquer ocasião. Porém, recomendamos que você aguarde ao menos algumas horas antes de ingeri-la, a fim de dar o tempo necessário para o seu corpo se recuperar do treino intenso.

Dessa forma, seu desempenho no pedal não será prejudicado.


Bem meus amigos diante das informações que foram aqui disponibilizadas cabe a cada um decidir de vai ou não continuar a consumir bebidas alcoólicas ao pedalar, só deixando aqui uma expliacação a todos vocês.
Nosso intuito ao fazer esta matéria foi apenas o de informar, não temos nenhuma pretenção de influenciar ninguém a parar de beber, até porque vários dos ciclistas dos grupos aqui de Belo Jardim tem este hábito, inclusive eu Geovane, mas fica aqui exposto para todos, os riscos que corremos ao pedalar e consumir bebidas alcoólicas. 
Para encerrar esta matéria desejo a todos bons pedais, com muita alegria, com muita descontração, com saúde e amizade e por favor pessoal, se cuidem, afinal de contas ainda estamos vivenciando a Pandemia do Covid-19 e não sabemos quando volaremos ao normal, por isso cada um tem de procurar se preservar ao máximo, sendo assim vamos se vacinar, vamos seguir as determinações das Autoridades da Área da Saúde e vamos pedalar de forma segura sempre. 

CONVITE
Deixo aqui um convite a você que reside aqui na cidade de Belo Jardim e que gosta de caminhar ou pedalar. Que tal você participar dste evento que irá acontecer na noite do próximo dia 26? Venha se exercitar e fazer novas amizades, sem pagar nada por isso. 

Por: Geovane Bezerra

2 comentários:

  1. Cinseramente falando, eu não estou nem ai pra tudo que está escrito nesta matéria. Isso não quer dizer que eu não concordo ou que não é verdadeiro o conteúdo, apenas que eu bebo antes, durante e depois dos meus pedais, nunca senti nada e não vou deixar de fazer isso, mas acho válidas as informações repassadas.

    ResponderExcluir
  2. Geraldo Nascimento do Bairro do Santo Antônio BJPE22 de fevereiro de 2022 às 20:30

    Meu amigo apesar de concordar com tudo o que está ai escrito, abrir mão da minha cervejinha ao final de um bom pedal está fora de questão.

    ResponderExcluir