segunda-feira, 10 de junho de 2013

1ª TRILHA DO CUSCUZ 09/06/13

Esta trilha foi uma realização da RMS TOTAL MODA ESPORTIVA com o apoio da Turma e Amigos do Pedal Belo Jardim. A trilha contou com a participação dos seguintes ciclistas: Geovane, Amaro, Guilherme, Juracy, Allyson, Jurandir e a ciclista Elaine como única representante da equipe feminina. Foram 112 Km de muita adrenalina e muita descontração.



FATOS E FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
A concentração como de costume se deu na frente da loja D.R.Bike do nosso amigo e ciclista David. Na concentração encontravam-se duas equipes; a nossa que iria participar desta trilha acima citada e uma outra que iria participar da Trilha do Gavião aqui mesmo em Belo Jardim, seguindo o mesmo roteiro do pessoal do motocross.



FATOS E FOTOS DA SAÍDA
Após a contagem oficial dos participantes pousamos para as fotos e seguimos em direção a Capital do Forró como é mundialmente conhecida a cidade de Caruaru - PE.


FATOS E FOTOS DURANTE O PERCURSO
Deixando o perímetro urbano seguimos por algum tempo pela Rodovia PE166 e depois passando para as estradas de terra. Uma chuva fina foi a nossa companheira deste início pedal.


 Ao fundo a Serra da Balança.




DE PASSAGEM PELO MUNICÍPIO DE TACAIMBÓ - PE
Nossa primeira parada foi em Tacaimbó. Foi uma parada rápida, apenas para verificação das bikes, pousar para fotos e tomar fôlego. Depois seguimos para a segunda etapa da trilha. Tacaimbó é conhecida como a Terra do Maxixe.


 


 
 Casebre abandonado construído no ano de 1938.


DE PASSAGEM PELO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO - PE
De Tacaimbó até São Caetano foi um pedalada longa mas chegamos todos bem assim como as nossas bikes. Aqui demoramos mais um pouco para recuperar as energias e depois seguirmos para a terceira etapa da nossa trilha, agora já bem próximos do nosso destino. São Caetano tem a Pedra do Cachorro como um dos pontos turísticos mais visitados a mesma é considerada o ponto mais alto do agreste pernambucano e lembra o Corcovado. É um lugar muito frequentado por que é adepto das escaladas.








Pedra do Caboclo (imagem de arquivo).

CHEGANDO AO NOSSO DESTINO
Finalmente após 3h20m de pedal chegamos ao município de Caruaru - PE mas o nosso objetivo era ver de perto a famosa Caminhada do Cuscuz que dá início aos festejos juninos referentes as comidas gigantes.


FOTOS NO ALTO DO MOURA
É no Alto do Moura que fica o maior cuscuz do mundo que pesa 600 quilos e nós fomos conferir de perto os festejos. Mas como ainda tínhamos a quarta e última etapa da nossa trilha que era a volta não ficamos para provar do cuscuz, apenas provamos um pouco da alegria e da descontração daquela gente bonita que ali se encontrava se divertindo com total segurança.




 


Casa do Mestre Vitalino também denominada de Museu de Mestre Vitalino.

 Mestre Vitalino.




Quero aqui agradecer a falta de educação deste cidadão que mesmo sabendo que os nossos ciclistas estavam ali pousando para a foto ele deu uma de "papagaio de pirata" e fez de tudo para aparecer. Pois bem amigo como nosso objetivo era mostrar o letreiro ao fundo você vai aparecer na foto, mas só por isso e vê se nua  próxima vez sai da frente.

DE PASSAGEM PELO PÁTIO DO FORRÓ
Como ainda era cedo resolvemos dar uma esticada no roteiro e fomos até o Pátio do Forró para ver como estavam as coisas por lá. Encontramos o lugar já limpo e pronto para receber os turistas logo mais a noite.


 





HORA DO RANGO
Como ninguém é de ferro antes de iniciarmos a volta para casa paramos numa churrascaria para um belo almoço. Gostamos do atendimento e do preço mas o tempero ficou a desejar um pouco, mesmo assim recomendamos o lugar.




A TRADIÇÃO DAS TRILHAS
Para não perder a tradição mais uma vez a bike do Guilherme apresentou um problema e para variar mais uma vez foi um pneu furado, só que desta vez ele tece de por a mão na massa literalmente. Não é que nos importamos de o ajudar a consertar a bike mas é que se faz necessário que cada um tenha um mínimo de conhecimento de manutenção para não ficar sempre na dependência dos outros. Quero aqui em nome de todos parabenizar o mesmo por levar sempre na esportiva as nossas brincadeiras e pelo esforço em aprender.




FOTOS DA VOLTA
Após a pausa do almoço e com as baterias carregadas iniciamos a volta. A esta altura as festividades já tinham tido início e fomos obrigados a fazer um pequeno desvio no trajeto original pois a multidão era grande e não tínhamos como passar, mais adiante com menos pessoas na via deu para nos misturar e seguirmos junto com os foliões. A alegria era contagiante. 








FINALMENTE O CUSCUZ
Antes de seguirmos rumo a zona rural fomos ver de perto o famoso cuscuz gigante, que visto de perto não é tão gigante assim. A animação tomava conta do entorno e a cada minuto mais e mais pessoas chegavam, por isso a demora foi pouca pois ainda tínhamos muito chão pela frente até chegarmos em casa.
 






DE VOLTA PRA CASA
Deixamos Caruaru as 13h28m e as 17h40 minutos já nos encontrávamos na frente do campus da FABEJA, já em terras de Belo Jardim. Mais uma vez uma chuva fina nos fez companhia até o encerramento da trilha.





FOTOS DO ENCERRAMENTO
O encerramento oficial da trilha se deu em frente a Panificadora Nova Colegial no bairro da Boa Vista. Graças a deus todos chegamos bem. Quero aqui destacar o esforço e a determinação de dois ciclistas; o Allyson que apesar de sentir o peso deste pedal se esforçou para se superar e o ciclista Guilherme que apesar de se encontrar afastado do pedal topou participar e fez das tripas coração para cumprir todas as etapas desta trilha e mesmo chegando bastante desgastado manteve o bom humor. 




O DESTAQUE DA TRILHA
Como não poderia deixar de ser o destaque desta trilha foi sem dúvida a participação da ciclista Elaine e o seu ótimo desempenho. Ela é hoje o nosso maior destaque na equipe feminina e um exemplo a ser seguidor por todos. Parabéns Elaine em nome de todos os seus amigos deste belo pedal.

DEDICATÓRIA
Dedico esta postagem ao meu irmão, o ciclista Jurandir que hoje está completando mais um ano de vida. Que Deus continue te abençoando mano e que sempre o mantenha no caminho do esporte. Parabéns em nome de todos os seus amigos de pedal. Visitem o nosso grupo no face, lá tem um álbum com todas as fotos desta trilha.

CONVITE
Venha você também desfrutar destas e de outras emoções que o ciclismo pode lhe proporcionar. Todas as semanas temos passeios e trilhas para todos os gostos e idades. Você será muito bem vindo.
Ponto de Encontro: D.R.Bike - Concentração: 19h00m - Saída: 19h20m - Percurso: 22Km - Não recomendado para iniciantes - Uso obrigatório de capacete e para maior segurança é recomendável o uso de sinalização noturna.

FRASE DO DIA
Nunca é tarde demais pra começar tudo de novo.
Raul Seixas

Por: Geovane Bezerra 

8 comentários:

  1. Parabens Jurandir por mais um aninho de vida.
    Tambem não posso deixar de parabenizar este esforçado casal Jurandir e Elaine que literalmente juntara-se ao grupo e não mais largaram, rs.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Amaro,


    Fica difícil larga o esporte é viciante e o melhor um vício que só faz bem.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Juranda heheh, muitas felicidades e muitos anos de pedal hehehe Abs....

    Juracy

    ResponderExcluir
  4. Aline da Floresta em BJ12 de junho de 2013 às 18:50

    è muito gratificante ver alguém se preocupando em fazer algo saudável pela nossa gente. Parabéns para todos vocês por demonstrarem aos nossos jovens que existem outros meios de se divertir sem ser necessário usar drogas.

    ResponderExcluir
  5. Uma amiga de trabalho.12 de junho de 2013 às 19:11

    Escutei o Geovane falando a semana toda nesta bendita trilha e achei que ele só estava se gabando, mas vendo as fotos pude confirmar que o coroa é mesmo disposto. Da próxima vez vou acreditar nele.

    ResponderExcluir
  6. Só para informar. A pequena estatueta que encontra-se protegida por vidro faz menção ao Mestre Galdino e o busto que está no banco é do Mestre Vitalino. Gostei dos relatos feitos por vocês sobre a nossa caminhada do cuscuz. Voltem quando desejarem ao Alto do Moura, vocês sempre serão bem vindos.

    ResponderExcluir
  7. Olha sendo a primeira vez que acesso este blog fiquei muito admirado com a força de vontade desta linda jovem e com o cuidado com o que vocês tratam os assuntos aqui postados. Já que vocês pedalaram até Caruaru quando for possível venham pedalar até aqui em Gravatá. Aqui tem lugares lindos e ideais para trilhas. um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Arnaldo de Tamandaré - PE27 de junho de 2013 às 10:32

    Beleza de fotos, até me deu vontade de me juntar a algum grupo de ciclismo.

    ResponderExcluir