terça-feira, 4 de junho de 2013

EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS

Nesta postagem vamos tratar de um assunto de muita importância, mas que alguns ciclistas não dão a real atenção que deveria. Para uma prática segura e exemplar do ciclismo em suas inúmeras variações, além de uma boa técnica de pedal e de manutenção continuada da bike, faz-se necessário que a mesma se encontre devidamente equipada de acordo com o que se pede a legislação de trânsito e para isto são necessários alguns acessórios. Também temos de atentar para a nossa segurança e para isto além de cuidar da bike, precisamos nos equipar fazendo uso de capacete, luvas, óculos e tudo o mais que se fizer necessário. Sempre de acordo com a atividade a qual pretendemos desenvolver. Então vamos ao que interessa já. Leiam atentamente e bom proveito.

Equipamentos e Acessórios
* Acessórios Obrigatórios
* Dicas de Acessórios
* Como ajustar ciclocomputador?
* Pneu * Banco * Bomba
* Tranca * Capacete * Retrovisor
* Kit de Ferramenta Urbano
* Kit de Ferramenta Estrada
* Kit de Primeiros Socorros
* Vestuário * Componentes
* Suspensão Dianteira 

Acessórios da Bicicleta Obrigatórios por Lei
 
  •  
    Art. 105. São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN:
     

  • VI - para as bicicletas, a campainha (buzina); sinalização noturna (dianteira, traseira, lateral e nos pedais) e o espelho retrovisor do lado esquerdo do ciclista.
     
    Fonte: Código de Trânsito Brasileiro
     
Dicas de Acessório Via Pedal

Igamem -Bagageiro - Além do bagageiro ser mais resistente que a bolsa de selim, o ciclista tem menos desgaste físico se não utilizar a mochila nas costas. O bagageiro é essencial no cicloturismo e muito prático para quem usa a bicicleta como meio de transporte pessoal ou prestador de serviço. (bike courier ou entregador domiciliar)

Imagem - Fita Anti-Furo - É uma fita de borracha que é instalada entre o pneu e a câmara de ar, protegendo a bicicleta em 90% de furos. Você vai fica muito tempo sem precisar trocar de câmara. Essencial para pedaladas de longas distâncias, por trilhas, lugares inóspitos ou simplesmente para evitar contratempos.

Toalha Esportiva - É uma pequena toalha super-absorvente, de apenas 43 x 32cm que não retém água. Para nós ciclistas, é uma perfeita toalha portátil, pratica e leve; não ocupa espaço e não precisa esperar secar. É ótima para quem viaja de bicicleta fazendo cicloturismo; para quem vai trabalhar pedalando e precisa levar uma toalha; ou para depois de tomar um banho de mar ou de cachoeira ter a mão uma toalha.

Como aferir o Ciclo Computador?
 
Após instalar o ciclo computador na Bicicleta, é necessário aferir o equipamento. É bom conhecer o sistema de "setup" do modelo utilizado. O funcionamento da maioria é igual, basta apertar todos os botões ao mesmo tempo ou então o botão "reset", que fica na parte de trás do ciclo computador, e zerar todos os dados. Acerte o relógio e converta a marcação para Km / h . Os modelos disponíveis no mercado têm em seu manual uma tabela de referências, que apresenta valores de aferição correspondentes às medidas da roda. Podendo causar uma margem de erro em 40% de uma real quilometragem, mas para obter maior precisão na navegação, a Via Pedal recomenda usar a medida exata do perímetro da roda.
 
Para obter essa medida , basta seguir o procedimento:
 
  • Calibre os pneus
  • Utilize a válvula da câmara de ar como referência e gire a roda até que a válvula se encontrar com o ponto mais próximo ao solo. Depois marque este ponto no solo.
  • Monte na bicicleta e com a ajuda de um amigo, ande com a bicicleta até a válvula retornar ao ponto mais baixo. Marque este segundo ponto no solo.
  • Meça a distancia entre as marcas em milímetros.
  • Introduza o valor obtido no ciclo computador, para que ele reconheça precisamente a circunferência da roda.
Ex: 2 metros e 3 centímetros = Código 2030
Obs.: Quando o ciclista for utilizar bagagem com peso expressivo, é importante aferir o ciclo computador com toda a bagagem sobre a bicicleta.
 
Fonte: Manual de Instruções do Ciclo Computador


Tipos de Pneu
 

  • Slick - Excelente performance no asfalto. Melhor desempenho nas estradas, devido a má conservação das ruas urbanas. Os pontos contras são: o desconforto de necessitar maior calibragem, a facilidade de criar bolhas e de furar a câmara. Para quem quer usar pneu slick em vias urbanas, a Via Pedal aconselha usar o pneu slick estilo grosso, de largura 2.00 e sem bordas. Trazendo mais estabilidade ao passar por buracos e ao fazer curvas fechadas.
  • Biscoito - Aconselhável somente em estradas de terra ou trilhas. Péssima performance no asfalto e o desgaste excessivo. É anti-econômico.
  • Misto - Excelente performance nos requisitos, conforto e versatilidade. Além da dificuldade de furar. Só não consegue ter a mesma performance do slick.

Tipos de Bancos
  1. Tipo Comum - É o mais popular. Não oferece nenhuma tecnologia nem muito conforto, mas é o mais econômico.
  2. Fino - Usado pelos atletas profissionais. O mais moderno em eficiência, desempenho e conforto. Alguns vem com gel ou são vazados. Muito leve, feito de carbono e trilhas de titânio direcionado para praticantes de speed.
  3. Banco Largo - O melhor em conforto, alguns desses modelos vem com molas que funcionam como amortecedores. Bom para o lazer.
  4. Largo Vazado - Recomendado pela Via Pedal  para a maioria dos ciclistas. Ele une conforto, desempenho e tecnologia. É anatômico e vazado, ótimo para prevenir possíveis doenças. Só não é muito econômico.
Tipos de Bombas
1 Portátil - Pequenas e práticas, esse tipo de bomba já vem com suporte para prendê-la na bicicleta. A maioria serve mais como um quebra galho, além de exigir grande esforço para encher o pneu. Existem as mais eficientes com 2 vias, enche na ida e na volta, sendo mais fáceis de encher. Algumas dessas tem visor digital que marca a calibragem.
 
2 Caseira - Perfeita para encher o pneu da sua bicicleta, se o posto mais próximo de você fica muito distante. Todas vem com visor de calibragem, a maioria analógico. O apoio para colocar os pés, dá mais firmeza no movimento vertical, exigindo menos esforço físico. Esse tipo de bomba também é a mais eficaz.
 
3 Intermediária - As intermediárias são grandes o bastante para dificultar o transporte, mas bastante eficiente para encher o pneu no movimento horizontal.
 
Tipos de Trancas
  • Cabos de Aço - Para ver a resistência da tranca de cabo, deve-se saber qual o diâmetro do cabo. Se for inferior a 10mm, não levará mais que alguns segundo para quebrá-la. A ferramenta utilizada para estourar as trancas de cabo, tem menos de 18cm, é muito fácil e muito discreta de utilizar. Os cabos de diâmetro entre 10mm e 24mm resistem mais, mas apenas alguns minutos, mas depende da marca e da qualidade da tranca. As trancas mais baratas, tem uma capa de plástico transparente e fina, um engano quanto ao verdadeiro diâmetro do cabo. A proteção da fechadura também é importante para se avaliar a resistência de uma tranca de cabo.
  • Cadeados - As trancas rígidas é a forma mais segura de prender sua bicicleta. São mais pesadas e limitam as possibilidades de onde trancar. Mas para esse tipo de tranca ser eficiente, a mesma deverá ter um diâmetro superior a 5mm, caso contrário terá a mesma resistência das trancas de cabo.
Veja o resultado dos teste feitos em vários tipos e marcas de tranca no site do Pedal Libre.

Tipos de Capacetes
 
Qualquer capacete que você adquirir vai proteger sua cabeça de uma possível colisão. Sendo recomendado para todo tipo de ciclista, mas inacessível para grande maioria, o capacete não foi classificado como um acessório obrigatório por lei, devido ao fato de 1/3 da frota de bicicletas serem destinadas a classe operária e ao alto custo monetário do capacete. Os mais econômicos, ou os de skate, não agüenta a um impacto forte, ao contrario dos outros que são compostos por materiais modernos e bem resistentes. Apesar de não ser obrigatório o uso do capacete, ele  é indispensável para os ciclistas iniciantes, os que não tem segurança, controle ou equilíbrio na bicicleta. É importante lembrar que o capacete não previne acidentes e não o torna indestrutível. O importante para prevenir é ter respeito no trânsito, agir defensivamente e com responsabilidade, pois mesmo com capacete o acidente pode ser fatal.

Retrovisor
 
O espelho retrovisor no lado esquerdo do guidão é um acessórios da bicicleta obrigatórios por lei, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.
 
Muitos ciclistas e atletas profissionais não possuírem este equipamento que, além de obrigatório, é essencial para evitar acidentes. Usar capacete e luvas, que protegem a cabeça e as mãos nas quedas e tombos, não substitui a função do retrovisor, pois esses equipamentos não evitam acidentes, somente diminui os danos físicos.
 
O que podemos observar nas ruas é que os acidentes envolvendo ciclistas poderiam ser evitados. Pois a tendência do ciclista ao virar para olhar os carros é de girar também o guidão, essa ação o coloca em risco e isso pode ser evitado com um espelho retrovisor na bicicleta.

Kit de Ferramentas Urbano
  • Pochete - para carregar a maioria dos itens abaixo
  • Bomba de ar - para encher o pneu no caso dele furar num local onde não tenha opção por perto para enchê-lo
  • Câmara de ar reserva - caso fure o pneu é melhor trocar a câmara do que levar um kit para remendar, pois precisa esperar muito tempo para secar a cola, senão o remendo fica vazando, deixe para fazer o remendo em casa. Trocando uma câmara por outra é mais rápido
  • Frasco com óleo de máquina - para usar nas correntes, pois a falta de óleo pode causar problemas na regulagem das marchas
  • Cinco reais - para qualquer imprevisto possível ou para um lanche
  • Espátula - para agilizar a troca da câmara no caso de furo, retirando e colocando o pneu do aro mais facilmente
  • Canivete de chave allen, fenda e philips - para apertar a maioria dos parafusos ou ajustar freios e marchas
  • Cartão telefônico - para poder ligar numa emergência; ou Celular - se for pedalar por lugares  inóspitos
  • Documento Pessoal - para identificação; informações sobre alergia e tipo sangüíneo também é importante
  • Garrafa de água - para hidratar o corpo durante a pedalada

Kit de Ferramentas Estrada
  • Pochete - para carregar a maioria dos itens abaixo
  • Bomba de ar - para encher o pneu no caso dele furar num local onde não tenha opção por perto para enchê-lo
  • Câmara de ar reserva - caso fure o pneu é melhor trocar a câmara do que remendar, pois precisa esperar muito tempo para secar a cola, senão o remendo fica vazando, deixe para fazer o remendo quando parar. Trocando uma câmara por outra é mais rápido
  • Kit remendo: para remendar os furos das câmaras; contendo: Cola - própria para colar borracha; Lixa - pode ser lixa de papel ou lixa de unha; Remendo - que hoje em dia é vendido em pedaços pequenos e arredondados, dispensando o uso da tesoura; Tesoura - para cortar um pedaço do remendo vendido em "folha"
  • Frasco com óleo de máquina - para usar nas correntes, pois a falta de óleo pode causar problemas na regulagem das marchas
  • Espátula - para agilizar a troca da câmara no caso de furo, retirando e colocando o pneu do aro mais facilmente
  • Canivete de chave allen, fenda e philips - para apertar a maioria dos parafusos ou ajustar freios e marchas
  • Chave de fenda ou philips - caso não tenha no canivete, leve separada
  • Chave de boca - para apertar as "porcas" ou regular as pastilhas do freio; as medidas mais usadas são as de 10mm, 9mm e 8mm; procure a que tenha as três medidas numa única chave
  • Chave de corrente - no caso de arrebentar a corrente; também é bom levar alguns elos para trocar se por acaso acontecer de amassar algum
  • Chave de raio - para desempenar as rodas; também é bom levar alguns raios para trocar, se por acaso acontecer de arrebentar algum
  • Cabos de freio e marcha - para substituir se a ferrugem no cabo estiver colocando em risco a sua segurança
  • Alicate - além de puxar o cabo, ele é usado para vários propósitos, podendo ser uma ferramenta muito útil
  • Celular - para poder ligar numa emergência (não representado na foto)
  • Documento Pessoal - para identificação; informações sobre alergia e tipo sangüíneo também é importante
  • Garrafa de água - para hidratar o corpo durante a pedalada
Kit de Primeiros Socorros
 
É de fundamental importância termos um "kit básico" de primeiros socorros. Este deve ser constituído por
 remédios e instrumentos simples que podem ser de grande ajuda em momentos de pequenas emergências. Eis alguns itens, em ordem alfabética, que devem fazer parte deste kit, o qual, além de ser mantido em casa, deve ser levado em passeios e viagens, mesmo as de pequena distância:
  • Água oxigenada, para limpar ferimentos
  • Agulha de costura - para ajudar a remover lascas e farpas
  • Álcool
  • Algodão absorvente
  • Anti-histamínico para reações alérgicas
  • Aspirina (para uso adulto, somente) e paracetamol e ibuprofeno (para crianças e adultos)
  • Bolsa térmica
  • Caixa de cotonetes
  • Caixa de curativos adesivos, tipo band-aid
  • Colírio ou soro fisiológico para irritação dos olhos
  • Descongestionantes nasais
  • Drágeas ou tabletes contra a diarréia
  • Esparadrapo
  • Gaze, tipo chumaço, para os olhos
  • Leite de magnésia
  • Luva de látex
  • Mertiolate, mercúrio cromo ou outra solução anti-séptica, para pequenos cortes
  • Pinça
  • Pomada contra irritação da pele ou picadas de insetos
  • Remédio contra enjôo
  • Repelente contra insetos
  • Remédios para gripe
  • Rolos de ataduras de gaze em três larguras diferentes
  • Termômetro
  • Tesoura pequena de ponta romba
  • Vaselina esterilizada, para queimaduras
  • Vidro pequeno de amônia
  • Xarope para induzir vômito
Vestuário
 
A melhor opção do que usar para pedalar são as roupas específicas para os ciclistas. Geralmente as camisas são de material 100% poliéster, tecido com acabamento de absorção e secagem rápida e bolso traseiro com elástico na barra. As bermudas são de lycra e são acolchoadas para dar mais conforto ao ciclista,
principalmente em pedaladas de longa duração. Porém esses acessórios não são acessíveis a maioria dos ciclistas. Sabendo que, das pessoas que compram uma bicicleta, apenas 1% é destinada ao esporte, as dicas de roupas que indicamos aqui são direcionadas aos 57% das pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte.
  • Em Dias de Calor - Use camiseta sem manga ou regata; use cores claras e tecidos leves de secagem rápida; use boné para proteger do sol e óculos escuro, use bermuda curta para não limitar seus movimentos; use tênis para proteger seus pés. Não pedale descalço nem use chinelos; tome cuidado com o sol ao pedalar sem camisa e não esqueça do protetor solar.
  • Em Dias de Frio - Use camisetas com manga ou de manga cumprida; use cores claras; use bermuda curta para não limitar seus movimentos; use tênis para proteger seus pés. Se estiver muito frio use gorro e luvas de frio; se estiver chovendo use casacos impermeáveis e anti vento ou pode-se usar também uma capa de chuva no estilo sobretudo.
Para quem vai pedalando para o trabalho, escola ou faculdade, a melhor opção de bermuda é a que se transforma em calça, mas carregue contigo uma camisa reserva para trocar a camiseta da pedalada por uma camisa seca.

Fonte: www.viapedal.com/
 
 
 VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL 
 
 Ponto de Encontro: RMS Total Moda Esportiva.
Concentração: 19h30m.
Saída: 19h40m.
Percurso alternativo, desenvolvido em ritmo suave, com trajeto curto. Ideal para iniciantes.
Uso obrigatório de capacete. Para uma maior segurança usar a sinalização noturna na bike.
 

Ponto de Encontro: D.R. Bike.
Concentração: 19h00m.
Saída: 19h20m.
Percurso tradicional de 22 Km. Pedal desenvolvido em ritmo um pouco  mais rápido.

Este pedal não é recomendável para iniciantes.
 
  Uso obrigatório de capacete. Para uma maior segurança usar a sinalização noturna na bike.
 
 
Ponto de Encontro: D.R. Bike.
Concentração: 05h00m.
Saída: 05h20m (Pontualmente).
Atenção: Todos os ciclistas deverão comparecer devidamente equipados (capacete, luvas, etc).
 
 
FIQUE POR DENTRO
Confiram abaixo mais alguns eventos de ciclismo que aconteceram neste mês de junho.
Eventos por todo o Brasil, para todos os gostos.
 
 Gravatá - PE em 09/06/13.

Brumado - BA em 09/006/13.

São Fidélis - RJ em 09/006/13.

Paraíba do Sul - RJ em 09/06/13.

Palhoça - SC em 09/006/13.

 São Francisco Xavier - SP em 09/06/13.
 
 
 
FRASE DO DIA
 
Às vezes um acontecimento sem importância é capaz de transformar toda a beleza em um momento de angústia. Insistimos em ver o cisco no olho, e esquecemos as montanhas, os campos e as oliveiras.
Paulo Coelho 
 
 Por: Geovane Bezerra 

5 comentários:

  1. Excelente postagem parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Ana Júlia - Tacaimbó PE5 de junho de 2013 às 15:02

    Cara é incrível como você consegue se superar nas postagens, parabéns, está está demais.

    ResponderExcluir
  3. OLha não sou muito de fazer elogios, mas no caso desta postagem não tem como uma pessoa ler e não gostar. Nela eu encontrei explicação para muita coisa que eu não entendia, como por exemplo o uso de retrovisor e para que tanta tranqueira na bike. Agora sei que tudo é para a segurança do ciclista e para que ele pedale dentro da lei. Valeu mesmo pela postagem.

    ResponderExcluir
  4. Maria Clara - Belo Jardim PE6 de junho de 2013 às 14:43

    Qualquer dia destes participarei de um destes passeios pois acho muito bonito quando vocẽs passam por aqui por perto de casa, mas eu tenho vergonha de colocar uma roupa destas. Falando do que está colocado no blog eu gostei muito.

    ResponderExcluir
  5. Sandro dos Santos - São Caetano PE12 de junho de 2013 às 19:07

    Muito boa esta postagem.

    ResponderExcluir