sábado, 1 de junho de 2013

EPA CADÊ MINHA BIKE?


 
Carros amigos ciclistas, assim como outros tipo de delitos crescem a passos largos no nosso querido Brasil, o furto e o roubo de bicicletas também está em alta e se engana quem pensa que as únicas bicicletas roubadas ou furtadas são aquelas caras. Com o número cada vez maior de engarrafamentos no nosso trânsito, principalmente nas grandes cidades as bicicletas passaram a ser cada vez mais utilizadas por bandidos para fazer assaltos, mas bandido não compra bicicleta; ele as rouba ou furta e é por isso que temos que tomar muito cuidado com as nossas magrelas.
 
Imagine as seguintes situações:
Você deixou sua bike na calçada da padaria enquanto comprava o pão e num descuido. Cadê ela?
Você chegou em casa do trabalho ou do pedal deixou a sua bike na varanda da sua casa ou na garagem achando que ela está a salvo e passados alguns instantes precisa fazer uso da mesma novamente e quando chega a varanda ou a garagem. Cadê ela?





Estas situações são muito mais comuns do que muita gente imagina e para isto acontecer, basta um pequeno descuido como, ao deixar a bike na calçada não deixar um amigo ou uma pessoa de confiança tomando conta da mesma, ou esquecer de a prender em algum poste ou placa de sinalização com um cadeado, ou ainda fechar o portão da varanda ou da garagem apenas com o ferrolho e deixar a bicicleta lá dentro solta sem estar devidamente presa a algo por um cadeado. Todas estas situações são pratos cheios para oportunistas levarem a sua bike, e quanto mais nova e de maior valor, mais difícil será você conseguir a ter de volta.

A medida que as bicicletas evoluem tornando-se cada vez mais sofisticadas e caras, cresce o número de indivíduos interessados em furtar ou roubas elas para depois as vender por qualquer preço para muitas vezes sustentar o seu vício. Segundo o Cadastro Nacional de Bicicletas Roubadas, os estados brasileiros com maior número de casos de furto e roubo de bicicletas no país são São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

É necessário saber que existem dois tipos de ladrão: aquele que rouba qualquer tipo de bicicleta e aquele que faz parte de quadrilhas especializadas em roubo de bicicletas caras. Em nenhum dos dois casos se deve haver reação por parte do proprietário ou de quem estiver de posse da bike. Lembre-se de que a sua vida vale mais do que qualquer bicicleta. As bicicletas de modelos e marcas mais populares são as mais furtadas e roubadas e também as mais difíceis de voltar as mãos dos donos, pois normalmente são desmontadas e as peças vendidas separadamente, normalmente em feiras livres ou nos populares “troca troca” . Já no casos das bikes sofisticadas torna-se mais fácil o seu rastreamento pois, além do número de série elas são bem diferenciadas e costuma chamar atenção por onde passam, desta forma dificilmente você vai encontrar uma bicicleta de R$ 18.000,00 ou R$ 30.000,00 para ser vendida num “troca troca” ou numa oficina mecânica de beira de rua. Normalmente estes tipos de bicicleta são vendidas para o exterior e quando roubadas já existem pessoas a espera das mesmas para dar destino a estas.

 Até aqui estou me referindo ao furto e roubo de bicicletas em território nacional, mas estes tipos de ocorrência não é privilégio do Brasil, ao contrário, hoje infelizmente estes tipos de delito ocorrem em todos os países do mundo, o diferencial está na forma de combate e punição aos infratores, mas este não é o foco desta postagem. Para demonstrar que furto e roubo de bicicletas não é privilégio dos brasileiros leiam atentamente estes dados abaixo.
  • Em Amsterdã, na Holanda, circulam cerca de 700 mil bicicletas, das quais 100 mil são roubadas todo ano.
  • O homem considerado o maior ladrão de bicicletas do planeta foi preso em Toronto, no Canadá, em 2008. No depósito mantido por ele, a polícia encontrou 2.865 bicicletas.
  • Em 2007, Paris colocou em circulação 20.600 bicicletas do modelo Vélib, alugadas a um euro a hora. Em dois anos, 80% foram depredadas ou roubadas.
  • Na China, o maior produtor de bicicletas do mundo, o roubo delas é um dos crimes mais frequentes. Só em Pequim, acontece um furto por segundo.
  • Com cerca de 16.000 bicicletas roubadas todos os anos, Copenhague instalou um chip eletrônico em mais de 5.000 bicicletas. O objetivo do projeto é saber a localização da peça roubada para reavê-la. 

    Cadastro Nacional de Bicicletas Roubadas 

    www.bicicletasroubadas.com.br

    Para encerrar esta postagem quero aqui reforçar o apelo feito pelas autoridades competentes. Caso você venha a ser vítima de roubo, nunca reaja. No caso de furto e principalmente de roubo o correto é se dirigir a uma delegacia mais próxima e fazer um Boletim de Ocorrência, deixando a polícia cuidar do caso. Um meio seguro de ajudar as autoridades sem correr riscos é fazer uso da mídia, divulgando no maior número possível de veículos de comunicação em massa (TVs, Jornais, Internet, Etc) o que ou qual objeto(s) lhe(s) fora(m) furtado(s) ou roubado(s). Nunca tentar da uma de detetive e sair a procura do que perdeu de maneira a por a sua vida em risco. Por mais moderna, mais bonita e mais cara que seja a sua bike, nada justifica por a sua vida em risco para a ter de volta. Pensem bem nisto e se por uma infelicidade você vier a ser uma vítima, levante a cabeça, trabalhe e quando puder recomece tudo de novo. No site acima você encontra muitas informações sobre este e outros temas, de uma olhadinha, vale a pena. Deixar de pedalar jamais.
     Autor: Geovane Bezerra
    VENHA PEDALAR COM A GENTE
    Ponto de Encontro: D.R. Bike - Concentração: 06h00m - Saída: 06h30m - Destino: Tacaimbó/Cabanas. Uso obrigatório de capacete.

    FIQUE POR DENTRO
    Confiram abaixo alguns eventos de ciclismo a serem realizados no decorrer deste mês que hora se inicia.
    Comunidade do Alemão - Rio de Janeiro - 02/06/13.

     João Pessoa - PB - 02/06/13.

    São Braz do Suaçui - MG - 02/06/13.

    FRASE DO DIA
    Talvez o certo para você é o errado para mim. Claro, cada um é cada um, ninguém é igual a ninguém. Não vai ser por isso que vamos nos desentender. Duas pessoas discutirem e não chegarem a uma conclusão igual, é a melhor prova de que cada ser humano tem o seu valor e identidade própria.
    Raul Seixas

    Por: Geovane Bezerra 

7 comentários:

  1. Sandro dos Santos - São Caetano PE1 de junho de 2013 às 19:46

    Excelente postagem e boa redação também. Parabéns e continue assim fiel ao propósito deste blog.

    ResponderExcluir
  2. Daniel da Escola Tomás Alves1 de junho de 2013 às 20:40

    Meu amigo você não poderia ter escolhido outro tema, afinal o número de pessoas perdendo suas magrelas para bandidos é algo incrível. Em contra partida o número de bicicletas recuperadas é muito baixo. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  3. Geovane Bezerra, voce tem e-mail? preciso enviar para voce uma novidade em aros para bicicletas o meu e-amil é adeiltonarruda@yahoo.com.br, de tiver entre em contato!

    ResponderExcluir
  4. Vlw Geovane mais uma bela postagem. Por esse e por outros motivos seu blog faz a diferença. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Olha posso falar com conhecimento de causa. Por mais que tomemos cuidado, não existe bike 100% segura. Estive de férias em novembro do ano passado em São José da Coroa Grande, litoral de Pernambuco e levei a minha bike para dar umas pedaladas. Ao parar em um quiosque as margens da praia a deixei presa num coqueiro através de um cadeado e sempre dando uma olhadinha, mas nem o cadeado e nem a olhadinha deram resultados, num minuto de descuido alguém partiu a corrente do cadeado e levou a minha bike na maior sem que ninguém visse nada, agora imagina quem deixa a sua por ai largada a toa, somente encostada nas paredes? Adorei a postagem.

    ResponderExcluir
  6. Isabelly Karolyne de Mattos - Itatiaia RJ4 de junho de 2013 às 16:41

    Meus amigos este negócio de roubar bicicletas está um caso sério. Aqui na minha cidade já roubaram várias este ano e o pior é que algumas estavam devidamente bem guardadas. Então vamos tomar cuidado com as nossas bicicletas e procurar evitar de pedalar só, principalmente por ruas desertas ou escuras e nunca reagir em caso de assalto.

    ResponderExcluir
  7. Cláudia Vasconcelos - Niterói RJ12 de junho de 2013 às 19:09

    Gostei muito da postagem porque é cada vez maior o número de bicicletas roubadas e ninguém está ligando para isto.

    ResponderExcluir