quarta-feira, 29 de maio de 2013

CURSO DE MECÂNICA DE BICILETA - 8ª PARTE/FINAL

Hoje estamos chegando a nossa última parte do nosso curso. Esperamos que de alguma maneira ele tenha lhe tenha ajudado, mas lembrem-se nada é tão difícil que ninguém possa aprender e nada é tão fácil que deva merecer o descuido. Bem vindos a última aula.



Antes de iniciar esta postagem disponibilizaremos um breve resumo do curso com todas as datas referentes as aulas anteriores.
7ª Parte = 16/05/13 - 6ª Parte = 12/04/13 - 5ª Parte = 04/04/13 - 4ª Parte = 23/03/13 - 3ª Parte = 18/04/13 - 2ª Parte = 13/04/13 e 1ª Parte = 04/03/13.


mecânica - prática 8

Ajustes específicos
Desmontagem e montagem de pneu
Remendo de câmaras de ar
Calibragem recomendada
Pneu cortado: como remendá-lo
pneus e câmaras de ar


pneu furado
necessário:
  • 3 espátulas
  • kit de remendo de câmara
  • câmara nova
  • bomba de pneu
Bicicletas de boa qualidade vêm com câmaras que mantêm por muito tempo a pressão correta. Seus pneus são mais resistentes a furos, os aros não têm rebarbas e são vestidos com fitas que impedem niples ou raios de cortarem a câmara. Tudo isso faz com que a ocorrência de furo seja rara.
Além disso, um conjunto aro / pneu de qualidade faz com que praticamente seja desnecessário o uso de espátulas para retirar o pneu.
Mas mesmo assim, vamos imaginar que tenha ocorrido um furo. Para remendar a câmara faça o seguinte:
antes de retirar a roda do quadro ou garfo, ou desmontar o pneu:
1. procure localizar o objeto causador do furo;
2. se necessário encha mais o pneu e passe a mão lenta e suavemente sobre a banda de rodagem para descobrir onde está o vazamento;
3. faça uma marca onde ele se encontra;
4. só então retire a roda do quadro ou garfo.
desmontando o pneu
5. esvazie por completo o ar da câmara;
6. encaixe as duas primeiras espátulas embaixo do pneu, com uma distância de aproximadamente 10 centímetros entre elas;
7. puxe-as ao mesmo tempo para fora, girando no sentido do centro da roda;
8. segure-as encostadas nos raios com uma mão;
9. encaixe com cuidado a terceira espátula no pneu e puxe para fora;
10. repita a operação até que toda a lateral do pneu esteja desencaixada do aro;
11. cuidado para não perder a referência da marca de onde o furo está.
encontrar o furo
12. retire a câmara para fora do pneu. Algumas vezes, não é necessário retirar o bico do aro para realizar o remendo;
13. se o pneu esvaziou muito rápido, talvez seja possível notar o furo a olho nu;
14. encha bem a câmara e passe a mão sobre ela até localizar o furo;
15. faça uma marcação com uma caneta esferográfica onde está o furo. Esta marcação deve ser desenhada de modo que seja possível centralizar o remendo no local exato do furo e que ela não desapareça depois de lixar a câmara. Uma boa opção é fazer uma espécie de mira com um traço vertical e um horizontal cruzando exatamente sobre o furo.
realizar o remendo
16. com uma lixa média, lixe uma área no entorno do furo, maior do que a área que será ocupada pelo remendo;
17. coloque pouca cola e espalhe bem por toda a área lixada. É um erro colocar muita cola porque isto fará o remendo soltar;
18. deixe a cola secar por uns minutos;
19. nunca coloque os dedos na área que recebeu cola;
20. só retire a película protetora do remendo na hora de colá-lo na câmara;
21. retire a película plástica do remendo, evitando tocar na área de contato do remendo;
22. coloque o remendo centrado no furo e pressione;
23. apóie a câmara em uma superfície regular, lisa e limpa, e esfregue com pressão sobre o remendo usando a bomba ou uma espátula;
24. antes de remontar o pneu, encha a câmara para certificar-se que não há outro furo.
remontar o pneu
25. procure com os dedos por dentro de todo o pneu, se há algum objeto cortante que possa furar novamente a câmara. Se houver algo, retire;
26. monte só uma das laterais do pneu no aro;
27. a câmara deve ser colocada de volta no pneu com um pouco de ar para evitar que fique enrugada ou dobrada;
28. encaixe o bico da câmara no aro e assente a câmara dentro do pneu;
29. monte por completo o pneu no aro;
30. certifique-se que ele está completamente dentro do aro nos dois lados;
31. encha um pouco o pneu e certifique-se que ele se acomodou corretamente no aro;
32. pneu de qualidade só assenta perfeitamente bem quando recebe um pouco de pressão;
33. se tudo estiver em ordem, encha até chegar a pressão mínima indicada na lateral da banda do pneu;
Evite encher um pneu murcho em calibrador automático de posto de gasolina. Se não tiver outra opção, baixe a pressão do aparelho para umas 15 libras, encha o pneu, certifique-se que está tudo bem, e só então coloque a pressão desejada.
Recomendamos não encher um pneu até a pressão máxima expressa na banda de rodagem. O ideal é não ultrapassar 90% da pressão máxima.
pneu cortado
necessário: um pedaço de jeans ou tecido de guarda chuva, cola de adesão (usada por sapateiros)
consertar um corte
  • em caso de muita emergência, simplesmente procure uma embalagem de salgadinho, dobre e coloque no local do corte;
  • o melhor material para remendo é tecido de guarda chuva - que é relativamente fácil de encontrar no lixo;
  • um tecido de algodão forte como o jeans também funciona bem.
como remendar o pneu?
  • recorte um pedaço de tecido que tenha boa sobra nas laterais do corte;
  • lixe a área do corte até sair uma camada fina de borracha;
  • passe cola de adesão em toda área que receberá o tecido e deixe secar;
  • passe cola de adesão no pedaço de tecido e deixe secar;
  • só após a secagem completa da cola, posicione bem o pedaço de tecido na área do pneu que recebeu cola e cole. Cola de adesão não permite reposicionamento;
  • se o corte for grande, por uma questão de segurança, cole uma segunda camada de tecido;
  • para finalizar, jogue um pouco de talco no local para que a câmara não cole no pneu. 

    mecânica - ferramentas
      
    A recomendação que fazemos é para que na hora da compra das ferramentas a opção seja pelas de melhor qualidade. Ferramenta é um bem durável, não deve ser pensada como descartável.
    A diferença de rendimento do trabalho com uma ferramenta de qualidade e uma comum é impressionante; a diminuição de custos a médio e longo prazo também. Ferramentas de qualidade são um bom investimento.
 
ferramentas nível básico

1. chaves de fenda e phillips - várias medidas
2. chave inglesa: 15mm e 30mm
3. alicates: normal, francês (múltiplo ajuste), bico de papagaio, de bico, de corte para cabo de aço.
4. chaves fixas - conjunto de 6mm até 17mm
5. chaves fixas finas - conjunto de 10mm até 15mm
6. chave de pedal
7. chave de boca para movimento central
8. chaves Allen - conjunto de 2mm até 8mm
9. chaves Allem em canivete
10. chave de niple múltipla ou em conjunto
11. bomba de ar
12. corta corrente
13. martelo de borracha
14. espátulas de pneu
15. pincel para espalhar graxa
16. panos de limpeza 

ferramentas nível amador

Todas as ferramentas do nível básico, mais as seguintes:
1. conjunto de chaves de topo ou em "L"
2. arco de serra
3. limas: chata, triangular, meia cana e redonda
4. extratores: de relação, de cassete, de engrenagens, de movimento central, de caixa de direção
5. chaves especiais: para movimento central, para catraca ou ajuste de monobloco central
6. centrador e medidor de guarda-chuva
7. medidor de corrente
8. terceira mão (ferramenta para segurar cabos)
9. régua de precisão
10. paquímetro 

ferramentas nível profissional

Todas as ferramentas do nível básico e nível amador, mais as seguintes:
1. martelo de cabeça normal e bola
2. martelo de cabeça chata e pontuda
3. martelo de cabeça normal e chata
4. comparador em pinça
5. torquímetro
6. alicate para trava
7. bacia especial para lavagem de peças
8. centrador profissional de rodas (de qualidade)
9. morsa grande com giro de posição
10. furadeira de velocidade regulável
11. alinhador de gancheira
12. escariador manual de três faces
13. bomba de precisão para suspensão
14. ferramentas específicas de produto (ex.: para suspensão) 
uma experiência: fazer a própria ferramenta

Um jogo de limas (chata, triangular, meia cana e redonda), um arco de serra e de preferência uma boa morsa, podem fazer milagres em pedaços de chapa de aço de boa qualidade.
Uma furadeira de velocidade variável e um esmeril podem ajudar muito, mas nada como fazer à mão e com calma uma ferramenta. Quando se chega ao encaixe perfeito e se começa a usá-la a sensação é ótima.
Uma experiência que todo bom mecânico deveria experimentar.

mecânica - outros sites

  • Amigos del Ciclismo 
    ¿Quiéres conocer algo más el funcionamiento de tu bicicleta? A través de estas páginas buscamos mostrarte algunos consejos sobre mecánica básica de una forma sencilla y comprensible... 
     
  • Jull MTB 
    Site em francês com mais de 4000 fotos de demonstração de peso de peças de bicicleta sobre a balança! 
     
  • Parktool 
    Park Tool has been manufacturing bicycle specific tools since 1963. Based out of St. Paul Minnesota, we are the world's largest bicycle tool manufacturer. 
     
  • SRAM 
    Site oficial das marcas SRAM, ROCKSHOX, AVID e TRUVATIV 


    VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
    Ponto de Encontro: D.R. Bike - Concentração: 19h00m - Saída: 19h20m. Percurso Tradicional de 22 Km. Uso obrigatório de Capacete e para maior segurança recomendamos o uso de sinalização noturna nas bikes.

    FRASE DO DIA

    "Quando alguém evolui, evolui tudo que está a sua volta" 
    Paulo Coelho.

    Por: Geovane Bezerra

Um comentário:

  1. Olha até que tirei alguns ensinamentos, mas se possível disponibilizem um mais elaborado e se possível numa única postagem.

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