domingo, 19 de maio de 2013

TRILHA MEMORIAL DE FREI DAMIÃO - 19/05/13



Hoje foi realizada com sucesso mais uma trilha dos Amigos do Pedal, desta feita tendo como destino um ponto turístico que foi construído a pouco tempo no Povoado de Santa Luzia e que colocou Belo Jardim na rota das missões. Estou falando do Memorial de Frei Damião um lugar muito lindo e bem acolhedor como vocês poderão conferir nas fotos abaixo. Este pedal teve um percurso total de 30 Km .




FATOS E FOTOS DA CONCENTRAÇÃO
O ponto de encontro assim como a concentração e a saída se deu como de costume na frente da D.R. Bike e contou com a presença de dezoito ciclistas divididos em duas equipes. A equipe 01 a qual eu fiz parte teve como destino o Memorial de Frei Damião e a equipe 02 até o momento da saída ainda não tinha um destino definido. Logo cedinho por volta das 05h00m da manhã uma equipe da Turma do Pedal se deslocava até o município de Lajedo para representar Belo jardim em uma competição.
Travessa Siqueira Campos - Centro/Em frente a D.R.Bike

   

 
 

 FOTOS DA SAÍDA
Ambas as equipes saíram ao mesmo tempo, cada uma tomando o seu rumo.
Saída da Equipe 02
Travessa Siqueira Campos - Centro/Ao lado da Praça Dom Luiz
Saída da Equipe 01
Travessa Siqueira Campos - Centro/Em frente a D.R.Bike

FATOS E FOTOS DO PERCURSO
A partir de agora vocẽs poderão conferir um pouco desta nossa bela aventura e se deliciar com o milagre proporcionado pelas últimas chuvas nas paisagens por onde passamos.
 Sítio Alto Limpo/Por trás do Hotel e Churrascaria Asa Branca.





 Transmissores da Rio Bitury AM/Sítio Batinga de Baixo.



 Rodovia PE180.

 Sítio Batinga.


 

DESRESPEITO AO MEIO AMBIENTE
Infelizmente ainda é comum nos depararmos com cenas como estas. Só num pequeno trecho de aproximadamente cinquenta metros passamos por mais  outros cinco pontos que estão sendo utilizados como depósito de lixo. Isto é uma vergonha e nós não apoiamos de maneira alguma quem agride a natureza desta forma. 

 Sítio Batinga.







  Nossa Senhora das Cabeças.






BELAS PAISAGENS
Como já citei lá atrás devido as últimas chuvas o verde voltou a reinar e para todos os lados que olhávamos só nos deparávamos com lindas paisagens como vocẽs poderão conferir a partir de agora.

Sítio Rodrigues.



 

Pé de Tambor.

FOTOS NO DISTRITO DE ÁGUA FRIA
O Distrito de Água Fria ainda conserva algumas casas com arquitetura colonial e as mesmas estão muito bem conservadas. Uma das que aparecem nas fotos é a do Sr. Fernando e onde funciona uma pequena mercearia de propriedade do mesmo. As outras fotos foram tiradas na frente da Igreja de São Sebastião que é o padroeiro do lugar.


 
 Igreja de São Sebastião/Padroeiro.





 Belos Pés de jaca.


CHEGANDO AO NOSSO DESTINO
Chegamos ao nosso destino sem nenhum incidente registrado. Durante o percurso até aqui uma chuva fina nos acompanhou em vários momentos e a temperatura se manteve bem agradável. O lugar é lindo e  bem conservado e está totalmente preparado para receber turistas com todo conforto.














 

 







ARTE PARA TODOS OS LADOS
Além das belas e bem feitas estátuas de Frei Damião exitem vários murais esculpidos em várias paredes reproduzindo cenários e cenas bíblicas como a Santa Seia. 



JARDIM DE PLANTAS MEDICINAIS
Existe no lugar um jardim muito bem cuidado onde são cultivadas várias espécies se plantas medicinais bem tradicionais e outras nem tanto como vocês poderão conferir abaixo alguns exemplos.









ENCERRANDO A VISITA
Antes de postar as fotos do encerramento desta visita quero aqui agradecer e ao Jefferson, funcionário do memorial que nos recepcionou e que nos deu uma boa acolhida e só relatar que o local é munido de sanitários muito bem conservados e limpos e de local destinado coberto destinado a estudos e a outras atividades religiosas devidamente equipado com cadeiras, o mesmo também serve de refeitório.



ESTICANDO O PEDAL
Após a visita ao memorial demos uma esticada até a Igreja de Santa Luzia/Padroeira do povoado. A mesma foi ampliada e está ainda encontra-se em obras. Depois disto fomos fazer um lanche reforçado.


 

HORA DO RANGO
O nosso lanche foi a base de comidas tipicamente nordestinas como cuscuz e xerém com galinha caipira. Olha quem não participou da trilha perdeu porque a comida estava muito boa. O pequeno restaurante fica bem próximo ao memorial em uma residência situada do lado esquerdo de quem chega. Nós indicamos pois, adentramos e comprovamos que alimento pe preparado com muita higiene e o preço é camarada, além do bom atendimento.




FOTOS DA VOLTA
Optamos por voltar pelo estradão de Água Fria pois devido a hora um pouco avançada e ao fato de minha esposa está bastante desgastada fisicamente.
 
                                Pé de Mulungu.

 Rua do Chorão/Santo Antônio.


FOTOS DA CHEGADA
O encerramento da trilha se deu na Praça da Conceição bem em frente da estatueta da padroeira de Belo Jardim. Como vocês podem comprovar nas fotos devido a volta da chuva a praça está bem bonita. Fica aqui os meus parabéns a equipe feminina representada pelas ciclistas: Aparecida, Elaine e Vanda.



NOTA
Espero que tenham gostado e que se juntem a nós em uma próxima trilha. Para quem desejar ver todas as fotos deste pedal amanhã estarei postando um álbum no face lá no nosso grupo. A tarde já estará disponível. Críticas, elogios ou sugestões favor postar comentários.

FRASE DO DIA
Talvez o certo para você é o errado para mim. Claro, cada um é cada um, ninguém é igual a ninguém. Não vai ser por isso que vamos nos desentender. Duas pessoas discutirem e não chegarem a uma conclusão igual, é a melhor prova de que cada ser humano tem o seu valor e identidade própria.

Raul Seixas
Por: Geovane Bezerra


9 comentários:

  1. Este foi um bom passeio ciclistico, ou posso chamar de cicloturismo. A presença das mulheres é de suma importância, pois devemos estimular as mesmas a participar de nossas trilhas e passeios. Nessas trilhas,gostamos de parar para um lanche, e nesse caso específico, além da boa comida, o preço foi camarada, R$ 41,50 para 09 pessoas (03 pratos de xerem, 01 de cuzcuz, 01 de feijao de corda e 02 de galinha, mais 02 cocas). è bom D+.

    RMS TOTAL MODA ESPORTIVA
    Amaro Neto

    ResponderExcluir
  2. Alex de Melo - Tamandaré PE20 de maio de 2013 às 20:22

    Vocês estão conseguindo se superar, além de conseguir mostrar os lugares por onde já passaram de maneira diferente e mais bonita ainda estão conseguindo fazer com que as garotas deixem os passeios ciclísticos em segundo plano e se dediquem cada vez mais as trilhas. Parabéns a todos e parabéns ao Geovane por mais uma brilhante postagem.

    ResponderExcluir
  3. Juliana Dionísio de Alcântara - Fortaleza/Ceará21 de maio de 2013 às 08:12

    Que lugar lindo. Gostaria de saber de vocês quais são os dias de visitação e se ocorrem eventos religiosos com frequência e datas pré determinadas. Quanto aos ciclistas gostei de ver, todos equipados, protegidos e usando roupas adequadas. Minha sugestão é: Se for da vontade de vocês façam um uniforme padrão para todos com a logomarca de vocês estampada isto dá um "Q" a mais ao grupo.

    ResponderExcluir
  4. Hoje Tem Pedal Noturno/Passeio Ponto de Encontro: RMS Moda Esportiva Concentração: 19h30m Saída: 19h40m Obs. Pedal leve ideal para ciclistas iniciantes ou que gostem de pedalar em um ritmo mais suave. Percurso menor do que o das quartas-feiras e diferenciado. Uso de capacete obrigatório. Recomendamos o a colocação de sinalização noturna na bike.

    ResponderExcluir
  5. Excelente reportagem e maravilhoso evento fiquei babando pelas fotos e o passeio, so gostaria de saber com quantas "BUDA" terei que levar para um evento como estepois tenho uma bike e quanto saio meu traseiro doi que só, mesmo assim, PARABENS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane - Amigos do Pedal21 de maio de 2013 às 22:09

      Meu caro amigo ou amiga, realmente para quem está iniciando no pedal é normal sentir um pouco de desconforto principalmente no que diz respeito a dores musculares e dores nos glúteos,mas com a continuação estes sintomas assim como outros vão desaparecendo, porém se você realmente está a fim de pedalar e deseja diminuir bastante o desconforto o que eu te indico é usar roupas apropriadas para a prática do ciclismo. Na RMS Moda Esportiva do nosso amigo e ciclista Amaro Neto você encontrará vários modelos de roupas para ciclismo de boas marcas assim como acessórios e capacetes. A RMS Moda Esportiva fica na Rua Joaquim Cordeiro Wanderley nº 12 no São Pedro (Próximo a Praça dos Correios). Telefone: (81) 3726-3752. Se desejar se juntar a nós será bem vindo ou bem vinda. Temos pedal voltado aos ciclistas iniciantes, seja ele do sexo masculino ou feminino e não importa a idade. Não desanime diante de alguns pequenos obstáculos, pegue sua bike e venha curtir a natureza conosco.

      Excluir
  6. Jaelson Melo - São Paulo Capital21 de maio de 2013 às 22:58

    Estive ai em Belo jardim com a minha tia a algum tempo atrás e conheci este memorial quando ele ainda estava no início da construção. Olha só posso dizer que ficou lindo. Espero poder voltar logo ai para ver esta maravilha de perto. Parabéns por divulgarem o que de bom vocês tem.

    ResponderExcluir
  7. Tenho vontade de conhecer este memorial a muito tempo mas os meus familiares são evangélicos e não me deixam ir, como sou ainda um adolescente tenho de respeitar a vontade deles mesmo sem concordar com ela e foi uma grande alegria poder conhecer ao menos por fotos este lindo lugar. Parabéns ao fotógrafo e a todos que participaram desta trilha. Quisera eu poder fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefferson (Zelador do Memorial)18 de agosto de 2013 às 10:27

      Olá, sou Jefferson, acolhi os ciclistas, de início fiquei um pouco assustado (confesso, rsrsr), mas foram super gente boa, simpáticos. Gostei pra caramba da visita! Quanto aos horários, o memorial está aberto de 6hrs00min às 18hrs00min todos os dias. Espero receber novamente esse grupo e muitos outros. Muito feliz!

      Excluir