sexta-feira, 3 de maio de 2013

CICLOTURISMO - BELOJARDIM/SANHARÓ 28/04/13

Inicio esta postagem pedindo desculpas a todos os admiradores e seguidores deste blog pelo fato de ter deixado o mesmo desatualizado, mas o fato é infelizmente eu estava sem sinal de Internet e com outros problemas técnicos que me impediam de postar qualquer coisa, tanto aqui no blog como lá no face, mas agora tudo voltou ao normal.

Este pedal contou com a participação de 13 ciclistas e mais uma vez as mulheres se fizeram presente embelezando o pedal. O ponto de encontro foi alterado, mudando da Praça Dom Luiz para a D.R. Bike por opção da maioria. A saída se deu as 06h40m. Foi um ótimo pedal onde contamos com uma temperatura amena durante todo o trajeto e também tivemos a alegria de ter o verde de volta devido as últimas chuvas.

FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
Na concentração encontravam-se ciclistas que iam participar do cicloturismo e também com alguns ciclistas que iam participar de uma trilha, sem contar que alguns outros que já haviam saído para uma outra trilha as 05h00m da manhã.
 (Travessa Deputado José Mendonça Bezerra - Centro/D.R.Bike)

FOTOS DA SAÍDA

FOTOS NO PERÍMETRO URBANO
(Bairro do Santo Antônio)
FATOS E FOTOS DURANTE O PERCURSO
Durante o percurso nos deparamos com uma oferenda ou como se diz no popular "um despacho" que estava disposto na linha férrea num cruzamento. Como isto não é um fato corriqueiro registramos com fotos esta oferenda e seguimos no pedal. Destacando a presença do ciclista Luciano (o Lanterna Verde). Quando estávamos neste ponto um motociclista veio ao nosso encontro trazendo um  recado de uma ciclista que pedia para que nós a esperássemos pois tinha saído atrasada e vinha sozinha lá atrás, então eu Geovane fui ao encontro desta corajosa guerreira que vem a ser a ex-esposa do ciclista Manoel e que está de short laranja com preto.
 (Sítio Cavalo Morto)

(Divisa do Sítio Cavalo Morto com o Sítio Divisão)

(Sítio Divisão)

CHEGANDO AO POVOADO DE DIVISÃO
O Povoado de Divisão pertence ao município de Sanharó e fica bem próximo de Belo Jardim. Aqui fizemos uma breve pausa para fotos e depois retomamos o pedal.
  (Fotos em frente a Igreja de Santa Quitéria)

RETOMANDO O PERCURSO
Acompanhados de belas paisagens, de animais pastando, de casas antigas e de açodes cheios seguimos rumo a Sanharó num clima de descontração, respeito e união.
 (Sítios localizados depois de Divisão e antes da Rodovia BR 232)

FOTOS AS MARGENS DA RODOVIA BR 232
Inicialmente o trajeto de ida seria todo pela BR 232, mas atendendo a solicitação da maioria apenas um pequeno trecho foi percorrido pela rodovia. Apesar do rodovia ter um acostamento largo e o movimento aos domingos ser pequeno é compreensível que muitos ciclistas não queiram pedalar as margens da mesma, pois mesmo com todos os cuidados e respeitando as leis de trânsito nem todos os motoristas respeitam os ciclistas.
 (Acesso pavimentado ao município de Sanharó, as margens da Rodovia BR 2132)

CHEGANDO A SANHARÓ
Finalmente chegamos ao nosso destino. Já na chegada nota-se que é uma cidade organizada e bem cuidada pelo Poder Público além de ter um povo muito educado pois na bela praça que existe logo no acesso principal não notamos nenhum sinal de vandalismo e muito menos lixo jogado a céu aberto, por isso queremos aqui desde já parabenizar a toda a população de Sanharó.
 (Praça do Acesso Principal de Cidade)

FAZENDO UM TOUR POR SANHARÓ
Após uma boa pausa para fotos e para descanso iniciamos um bom passeios pelas ruas e avenidas da cidade em busca do que de belo Sanharó tinha para nos mostrar e encontramos bastante coisa.
 (Prefeitura e mais adiante a Praça da Matriz)

(Fotos na frente da Igreja do Sagrado Coração de Jesus)

(Notem ao fundo as belas casas em estilo colonial bem preservadas e do lado direito o açougue público)

(Seguindo rumo ao Clube Piscina de Sanharó)

ACAMPAMENTO INTERDOMINACIONAL CHEKINAH
O lugar que eu conheci a mais de vinte anos atrás como Clube Piscina de Sanharó e que pertencia ao cantor Babado ou ao seu irmão, não tenho bem certeza, hoje está sob administração do Sr. Biu que se mostrou uma ótima pessoa e nos abriu as portas do lugar para que conhecêssemos todas as dependências. O lugar é lindo e tem uma ótima estrutura. Quem desejar pode simplesmente frequentar aos finais de semana ou alugar para eventos ou ainda para retiros ou acampamentos como o nome sugere. O preço que o Sr. Biu nos passou é de R$ 10,00 por pessoa a diária mas que dependendo da quantidade de pessoas e de quantos dias pretendem alugar o local pode-se negociar um preço menor. Quanto ao serviço de bar é opcional. Indo a Sanharó não deixe de conhecer e se dispuser de tempo de desfrutar deste belo local. Nós recomendamos.

CONTINUANDO O PASSEIO
Depois de nos deliciarmos com as belezas do clube piscina voltamos a passear pelas ruas de Sanharó e depois paramos para um belo lanche no Bar do Tigrão situado bem no centro da cidade.
(Ao fundo o ginásio poliesportivo da cidade, muito bem conservado)

(Hora do rango)

INICIANDO A VOLTA PARA CASA
Após o lanche e um bom descanso iniciamos a volta para casa passando pela Estação Rodoviária que igual a de Belo Jardim está necessitando de reformas urgente. Infelizmente eu me esqueci de registrar com fotos a Estação Ferroviária que está muito bem conservada.

(Estação Rodoviária de Sanharó)

FOTOS DA VOLTA
 (Fotos as margens da Rodovia BR 232)

(Fotos pela zona rural de Sanharó)

(Fotos nas proximidades do Sítio Lagoa da Chave em Belo Jardim)

(Incrível como a paisagem mudou, nem parece o mesmo lugar que passamos em janeiro deste ano)

FOTOS NO POVOADO DE LAGOA DA CHAVE
(A esquerda a Capela de São Francisco de Assis)

ÚNICOS IMPREVISTOS DO PEDAL
Já quando estávamos próximos do final do pedal duas das bicicletas tiveram pneus furados, a do ciclista Matheus e do ciclista Guilherme por duas vezes, no mais o pedal transcorreu sem maiores problemas. Por motivo de problemas na Net não consegui carregar as fotos destes incidentes. Quanto ao encerramento por motivo de dispersão dos ciclistas não foi possível registrar com fotos.

História

As terras onde hoje se localizam o município pertenciam à sesmaria de Ororubá, doada a José Vieira de Melo. No início do século XVIII, foi fundada a povoação de Sanharó por José Francisco Leite, no entorno da qual prosperavam fazendas de gado.
O distrito foi criado pela lei municipal nº 18, de 12 de novembro de 1912, subordinado ao município de Pesqueira. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Sanharó, pela lei estadual nº 375, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado de Pesqueira e instalado em2 de janeiro de 1949.
O nome Sanharó veio de uma espécie de abelha negra existente neste local, denominada sanharó, que em vocábulo indígena significa zangado ou excitado.

[editar]Geografia

Localiza-se a uma latitude 08º21'38" sul e a uma longitude 36º33'56" oeste, estando a uma altitude de 653 metros. Sua população estimada em é de 17.627 habitantes. Possui uma área de 256 km².
Sanharó é banhado pelo rio Ipojuca, que mais além deságua no Oceano Atlântico.

[editar]Economia

Famosa por ser uma das maiores bacias leiteiras do estado, é conhecida como a cidade do queijo e do leite. Existem no Município 40 fabriquetas artesanais de Queijo de Coalho e de Queijo de Manteiga e 04 Fábricas de Laticínios registradas na ADAGRO / PE. Rebanho bovino de 18.000 animais que produzem 40.000 litros leite por dia.

[editar]Turismo

Dentre as maiores festas está a do Padroeiro; Sagrado Coração de Jesus, realizada no mês de agosto e do co-padroeiro; São Sebastião que se realiza no mês de fevereiro.
Em junho temos O São João. A cidade de sanharó é famosa por ter o "São João" mais animado do agreste Pernambucano. São festas organizadas pela Secretaria de Turismo Municipal que são realizadas por toda cidade inclusive a zona rural.
Pelo mês de setembro realiza-se a feira do leite, com vaquejadas, concurso leiteiro,rodeios e show ao vivo.
Outra atração da cidade é a Festa do Beco. Realizada sempre na última semana do ano. Participam pessoas de todas as idades, e de todas as tendências políticas e de várias condições sociais. É uma Festa exclusiva para homens. Nesse mesmo período do ano, a cidade também abrigava a divertida Festa do Peba, que também recebia com muito bom gosto as mulheres da cidade, especialmente as esposas dos frequentadores da Festa do Beco. Outra festa anárquica/etílico é de "sancoquinho", realizada sempre depois da festa de São Sebastião.
NO mês de maio acontece a cavalgada das amazonas, reunindo mulheres de todos os municípios vizinhos. Já no mês de setembro é a vez dos homens colocarem suas montarias. O importante é que em ambas, terminam todos juntos numa grande festa.

[editar]Cultura

Sanharó também é conhecida pelo seu vasto patrimônio cultural, um dos mais ricos de Pernambuco.
O município tem forte tradição na música, possui uma das mais antigas e tradicionais bandas de músicas do estado, a centenária Sociedade Musical Santa Cecília, fundada em 1908, pelos grandes e eternos músicos Manoel Fernandes Bezerra e Joaquim Francisco de Assis Aquino.
Em 1956 sobre a regência do grande mestre Ulisses de Souza Lima, a banda participou do tradicional Concurso Pernambucano de Bandas de Música do Interior, o "Salve a Retreta", e sob o solo de clarinetas em "O Guarani" de Carlos Gomes, conquistou o título de "Segunda Melhor Banda do Interior", falou-se até que merecia o primeiro lugar, conquistado pela Nova Euterpe, da cidade de Caruaru, por uma diferença mínima.
O grande maestro, Mestre Ulisses Lima, nascido no município de São João do Cariri-PB, e Sanharoense de coração, sempre falou que o título de "Terra dos Músicos" deveria pertencer a Sanharó, pela qualidade e garra de seus músicos, e não à cidade de Belo-Jardim, onde residia.
A banda também é famosa pelo número de excelentes músicos bem sucedidos que formou, e ainda forma, espalhados e reconhecidos no Brasil, e no mundo.
Outra importante manifestação cultural do município é o grupo cultural dos Bacamarteiros de Sanharó, que nos trazem toda a tradição e emoção dos tiros de bacamarte e espalham cultura e por onde passam. Possui também dentre outras coisas, o grupo de Coco da Barriguda; as orquestras de frevo no carnaval; o Palhoção do Povo e as quadrilhas no São-João; e a grandiosa Feira do Leite, que acontece todos os anos.
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Sanharó

NOTA
As fotos do nosso 1º Passeio do Trabalhador que foi realizado em conjunto com o SESI ainda estão com o Jurandir, se tudo der certo creio que amanhã a noite porei a postagem com as fotos aqui no blog. Agradeço a todos a compreensão pelo atraso.

FRASE DO DIA
Há gestos que valem como um programa de vida: erguer um candeeiro, afastar as trevas, difundir a luz, mostrar o caminho.
Dom Helder Câmara

1. Leandro Rêgo do Santo Antônio BJ4 de maio de 2013 às 08:17

Até que em fim algo de novo no blog. É brincadeirinha, sei que você é muito responsável e se não tinha nada de novo com certeza tinha algo errado. Quanto a esta postagem atual está demais e quero aqui parabenizar as mulheres que participaram, primeiro pela coragem de quebrar o preconceito e depois por se engajar nesta causa de maneira tão espontânea.

2. Gostei muito da postagem e gostaria de saber quando vocês vão postar as fotos do passeio do SESI porque vi vocês pedalando no dia.

3. Izabel Guimarães - Paulista PE4 de maio de 2013 às 21:33

Que bom ver as mulheres de Belo Jardim perdendo o preconceito de praticar o ciclismo junto com os homens, afinal de contas normalmente a maioria dos ciclistas de qualquer grupo se conhecem ou são amigos então não tem motivo algum para que as mesmas não participem dos treinos ou passeios, salvo se tiverem algum problema particular com algum participante. Parabéns a elas e parabéns ao grupo por ter conquistado esta confiança que é difícil. Quanto as fotos ficaram muito boas e as paisagens muito belas, mas vi dois garotos sem nenhuma proteção e isso não pode ser admitido para o bem do próprio grupo.

1. Estamos trabalhando para que cresça o nr de mulheres no grupo. Obs. faltou duas ciclistas neste passeio.

4. elainepsc@gmail.com5 de maio de 2013 às 19:16

Trilha leve e maravilhosa...amei.

5. Vanda Marinho Silva / Belo Jardim9 de maio de 2013 às 12:20

Pessoal vocês estão de parabéns, mas me permitam chamar a atençãom para a participação de ciclistas sem capacete, em particulat crianças o que torna o fato mais grave. Tenho certeza que vocês são um grupo sério porque sempre acompanho suas aventuras na Net e sei também que vocês orientam seus membros quanto a segurança, talvez o fato destas crianças estarem participando de uma trilha sem o item principal de segurança tenha sido um deslize, mas procurem evitar que isto se repita, não porque vai manchar o nome do grupo, mas sim pelo zelo a vida e para vocês não se meterem em encrencas pois lembrem-se que a responsabilidade pelos menos são de vocês, mesmo os pais tendo autorizdo a participação deles. Um abraço a todos e mais uma vez parabéns. Nunca tive coragem de comentar antes, mas este fato me chamou a atenção, espero que não me interpretem mal.

6. Vilma Medeiros - Gravatá PE10 de maio de 2013 às 16:27

Pessoal boa tarde, espero que não me achem uma chata ou intrometida mas o fato é que em outra ocasião já vi estes garotos pedalando sem capacete e fim um comentário a respeito no sentido de alertar vocẽs quanto ao risco que o grupo todo corre em permitir que isto ocorra, mas pelo visto vocẽs não deram muita atenção. Desde já peço desculpas por insistir mas é que eu sou assim mesmo, não sei ver algo que possa prejudicar um amigo e ficar quieta, por isso estou voltando a tocar neste assunto, chamem estes garotos num canto e sejam francos com eles, ou eles se adequam e usam capacete ou não participam das trilhas e passeios do grupo, caso contrário mais cedo ou mais tarde quem saíra perdendo é o grupo. As fotos ficaram ótimas como sempre, as colegas estão de parabéns e vocẽs são ótimos, mas por favor me escutem e cuidem destes garotos.