terça-feira, 7 de maio de 2013

TRILHA PEDRA DO REBOLO - 05/05/13

Saindo dos lugares tradicionais esta trilha de exploração foi uma trilha muito boa onde teve um pouco de tudo e que vocẽs irão ficar a par nas fotos e na comentários abaixo.




FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
O ponto de encontro e também de concentração e saída se deu na frente da D.R.Bike.



FOTO DA SAÍDA
A saída mais uma vez se deu com atraso o que devemos evitar já que em todos os nossos eventos, sejam eles cicloturismos, passeios ou trilhas sempre se tem meia hora de tolerância, que é o tempo de concentração, então esperar mais do que isso por alguém não é legal e nem justo para com aqueles que chegam dentro do horário.



FOTOS NO PERCURSO
Como se tratou de uma trilha de exploração "para os Amigos do Pedal" eu não tenho conhecimento do nome de todas as localidades por onde passamos, mas as que eu souber colocarei abaixo das fotos.

 (Vila de Taboquinha)




Quando estávamos próximos do Sítio Araçá um motorista que passava num Toyota nos presenteou com uma boa porção de jabuticaba. Segue aqui os nosso agradecimentos a este cidadão.




A partir deste ponto seguimos a esquerda onde uma subida longa e íngreme nos aguardava e nos levaria ao Sítio Monte, mas a paisagem ao redor e o ar puro compensavam todos o esforço.




(Fotos na Ladeira do Sítio Monte)




Aqui já havíamos terminado a temida ladeira do Monte mas isso não quiz dizer que iríamos ter moleza, na verdade foram poucos metros de retas ou de descidas e depois mais subidas.





Estas fotos foram tiradas no Sítio Lagoa do Monte, um lugar realmente lindo e esta propriedade que aparece nas fotos pertence ao nosso amigo Ramos que é popularmente conhecido como (Ramos da Farmácia).
 







Creio que ainda estamos em terras do Sítio Lagoa do Monte, mas não tenho certeza. Aqui nos deparamos com um Pé de Pitomba a beira da estrada repleto desta fruta e paramos para colher algumas, mas por pouco não ocorreu um incidente, é que havia uma habitante bem escondidinha entre a folhagem como vocês podem conferir abaixo.





Reconheço esta escola e o local mas não lembro o nome e ninguém lembrou de perguntar, mas o que importa é que é um  lugar bem bonito e ótimo para o pedal. Agora já nos encontrávamos próximos do nosso destino.






CHEGANDO A PEDRA DO REBOLO
Finalmente após inúmeras ladeiras e vários tipos de dificuldades chegamos a Pedra do Rebolo e descobrimos que a mesma é um ótimo lugar para turismo e para banho e foi isto o que fizemos, todos caímos na água, pra lá de fria, e apreciamos a bela paisagem em volta.

















 ESTICANDO O PERCURSO
Bom já que apesar das dificuldades todos tínhamos chegado bem e estávamos revigorados com o banho resolvemos dar uma esticada no percurso antes de iniciar a volta e seguimos em direção ao Mirante que é um ponto turístico, mas para chegar até lá aja fôlego pois, ladeira teve de sobra. Em toda a natureza nos mostra a sua força e beleza.



 







HORA DO LANCHE
Como ninguém é de ferro paramos para um lanche rápido a base de refrigerante e bolacha, depois de volta ao pedal e as subidas.





Ainda bem que havíamos lanchado porque o percurso não foi moleza, quanto mais subíamos, mais tínhamos para subir o único conforto eram as belíssimas paisagens e o fato de ter uma guerreira representante do sexo feminino ali de cabeça erguida pedalando na maior e servido de exemplo para todos nós. Estou falando da ciclista Elaine, esposa do ciclista Jurandir que vem a ser o meu irmão.









Quanto mais subíamos mais a visão ficava cada vez mais incrível. Era verde para todos os lados e em muitos lugares ainda havia mata preservada.











 Neste momento todos nos encontrávamos bem cansados devido as inúmeras ladeiras e a altitude que passava dos 1.500 metros, mas todos queriam chegar até o tal mirante então paramos para abastecer os reservatórios de água e retomamos o pedal logo em seguida. Neste momento nos encontrávamos no Sítio Amparo.









CHEGANDO AO MIRANTE
Finalmente após muito sofrimento e muita adrenalina chegamos ao tão famoso mirante e uma vez lá  da para s entender o porque da admiração que as pessoas tem com este lugar e também temos a certeza de qua valeu a pena todo o sacrifício. De lá se vê longe, dá até para se ver a torre do morro de Caruaru. Confiram nas fotos um pouco do que desfrutamos lá de cima. Infelizmente a placa está necessitando ser refeita.
















Na nossa modesta opinião, assim como a maioria dos pontos turísticos do nosso município o que está faltando no local e a presença do Poder Público com sinalização, com placa de identificação adequada e contando todos os detalhes daquele local etc.





 INICIANDO A VOLTA PARA CASA
Depois de apreciarmos a vista, a vegetação e tudo mais que o lugar tinha o nos oferecer iniciamos a volta. Apesar de agora a coisa ser diferente, ou seja, muita descida nem por isso foi fácil pois eram descidas muito íngremes que exigiam uma boa técnica de pilotagem por parte dos ciclistas.










 FINALMENTE UM PNEU FURADO
Quando nos encontrávamos nas proximidades da Barragem de Tabocas o pneu da bike do ciclista Guilherme furou e ai como de costume fomos socorrer o mesmo.






 FOTOS DA CHEGADA
A chegada se deu pela Rodovia PE 166 mais precisamente pelo bairro Airton Maciel. Apesar de alguns imprevistos foi uma ótima trilha, mas que não deve ser feita por ciclistas inexperientes devido ao grau de dificuldade para se evitar acidentes. Também não é um roteiro aconselhável para se faver em tempo de temperaturas altas.

DADOS FINAIS
Esta trilha contou com 12 ciclistas com destaque para a participação da ciclista Elaine (única representante das mulheres). O percurso total foi de 50Km  e tivemos como guia o ciclista Allyson que foi quem nos sugeriu este pedal. Até aqui foi a trilha mais dura do ano mas também a mais gostosa por diversos motivos.

NOTA
Não poderia terminar esta postagem sem falar de dois fatos relevantes que ocorreram durante esta trilha, o primeiro foi que ao iniciarmos a volta por iniciativa do ciclista George adentramos por um atalho que na verdade era um caminho estreito o qual não nos levou a lugar nenhum e tivemos que voltar por onde viemos. Sabemos que isto pode acontecer com qualquer um mas para se evitar este tipo de coisa devemos sempre seguir as determinações do guia que neste pedal era o ciclista Allyson. O segundo fato este sim merece um pouco mais de destaque e é um fato grave. Um dos nossos ciclistas que estava no pelotão de trás além de não parar para ajudar os demais que estavam prestando ajuda a um motorista que estava com problemas o que demonstra falta de coleguismo, ao se deparar com uma bifurcação em um lugar onde nunca pedalou ao invés de esperar os demais, resolveu optar por uma das direções e pegou o caminho errado vindo a se perder do grupo. Por sorte ambos os caminhos levavam a um determinado ponto já conhecido por ele, mas o fato é que mais uma vez ele agiu errado ao chegar neste ponto o mesmo resolveu ir embora e nós ficamos feito loucos a sua procura até termos a confirmação de que ele estava bem e que tinha ido. Olha pessoal não estou aqui querendo ser o correto e muito menos para dar lição de moral em seu ninguém, mas fato como este não pode e nem dever se repetir porque se por ventura o caminho que ele optou o tivesse levado para longe todos nós estaríamos em uma encrenca muito grande e ele correndo sério perigo. De qualquer forma se por ventura algum ciclista se adiantar demais ou ficar isolado lá atrás, ao chegar em um cruzamento pare e espere, porque mesmo que demore um pouco alguém ou alguns ciclistas do grupo  irão ao seu encontro com toda certeza, nunca peguem carona ou se arrisquem optando por seguir por caminhos que você não conhece. O nome do ciclista não vem ao caso pois o objetivo desta nota é fazer um alerta e não perseguir ou tripudiar em cima do erro cometido pelo colega. Isto seria no mínimo antiético

 FRASE DO DIA
Faça da pedra de tropeço, um degrau de subida. Transforme cada fato negativo, em uma experiência positiva. 
Bruce Lee
Por: Geovane Bezerra




11 comentários:

  1. Mais uma veza postagem ficou maravilhosa.

    ResponderExcluir
  2. Geovane, esta foi uma das melhores trilhas do ano. E só nos mostra o quanto temos a conhecer de nossa região. Quero aqui agradecer ao companheiro Allyson por ter-nos levado a este belo lugar e tambem convidar aos amigos ciclistas de Caruaru, Lajedo, Santa Cruz do Capibaribe e Recife a vir pedalar conosco e conhecer este lugar.

    ResponderExcluir
  3. Trilha sensacional, clima super agradável e a turma tbém foi ótima! paisagens deslumbrantes; sem dúvida , foi umas das melhores, pois este ano as trilhas estão excelentes.

    Apesar do contra-tempo na reta final, fica de alerta como o Geovane falou, seguir por outro caminho sem conhecer é problema e coloca todos os ciclistas em risco, que sirva de lição e fatos assim ñ aconteçam novamente, no mais! ñ me canso de ver as fotos que ficaram show de bola heheh, que venham mais trilhas assim.

    Abs... Juracy

    ResponderExcluir
  4. Geovane - Amigos do Pedal BJ9 de maio de 2013 às 12:06

    Mostrei as fotos a um amigo que trabalha na FUNSA e que conhece bem toda a nossa zona rural e ele me informou que o nome do lugar onde fomos é Poço do Rebolo e não Pedra do Rebolo como descrevemos e que este poço está localizado no Sítio Graciana. Quanto a trilha na minha opinião foi a melhor do ano.

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma bike maneira e fico bababdo vendo estas fotos, mas o que me falta é coragem de deixar o Globo Rural de lado. Quem sabe um dia eu saia desta rotina e me junte a vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, eu tambem nao queria perder o globo rural e queria participar dos passeios com esse grupo maravilhoso. Então a um ano e meio não assisto o Globo Rural aos domingos, porém, assisto de segunda a sexta para compensar. Fica a dica.

      Excluir
  6. Vilma Medeiros - Gravatá PE10 de maio de 2013 às 16:29

    Há como eu queria estar por ai para me juntar a vocẽs. Parabéns a ciclista Elaine e parabéns aos homens pelo respeito que estão demonstrado ao longo do tempo.

    ResponderExcluir
  7. Já fui até o sítio Amparo de moto participando de trilha de motocross e achei bem puxado as ladeiras, desde lá do Monte, imagina o que vocês passaram de bicicleta. Vocês são os caras, parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Geraldo do São Pedro11 de maio de 2013 às 13:52

    Conferi todas as fotos lá no face e achei demais. Olha vocês estão de parabéns por manter sempre viva a chama da aventura. É isso ai, pedalar sempre é o segredo.

    ResponderExcluir
  9. Massa! muito legal as fotos. Abraço a todos do pedal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane - Amigos do Pedal26 de maio de 2013 às 16:21

      Obrigado Bira e quando desejar venha pedalar com a gente.

      Excluir