mecânica
- prática 7
Ajustes
específicos
- Freios
Modelos, ajustes e recomendações
- Câmbios
Ajustes passo a passo
freios
Abaixo
um freio modelo VBrake
A
maioria das bicicletas roda por ai com freios mal regulados ou, pior,
simplesmente sem freios, o que é um absurdo total.
Regular
freios corretamente é a base de uma bicicleta segura. É também um
diferencial entre bons e maus mecânicos. Não é só alinhar
corretamente as sapatas. É preciso que o sistema esteja ajustado às
necessidades do ciclista.
É
praticamente impossível fazer o sistema de freio funcionar bem,
quando suas peças e componentes são de baixa qualidade. E aqui fica
nossa primeira recomendação para que o freio funcione minimamente
bem e você pedale seguro:
NÃO
RECOMENDAMOS:
1.
manetes de plástico
2.
cabos de freio baratos, pouco flexíveis ou de baixa qualidade (você
dobra e ele fica na posição que foi dobrado)
EVITE:
1.
freios fabricados em chapa de aço
2.
freios fabricados em alumínio fundido
3.
aros de aço
4. comprar
componentes do sistema de freio em separado porque podem não ser
compatíveis entre si
RECOMENDADO
1.
manetes de alumínio forjado
2.
que os manetes tenham ajuste de curso
3.
cabos, conduites e sapatas para reposição que sejam da mesma marca
do original
4.
cabos de freio com vários filamentos, que sejam bem flexíveis ou
importados (o bom cabo tende sempre a retornar para uma linha reta,
mesmo depois de ser dobrado)
5.
que os freios tenham ajuste de pressão de mola
Há
vários sistemas de freio, uns com maior ou menor poder de frenagem.
É vital que o sistema funcione bem e não quebre no momento de
emergência, fato muito comum com freios e componentes de má
qualidade.
O
importante é que a bicicleta pare com precisão, sem trancos e sem
que a roda trave e arraste no chão. O ciclista deve sempre parar a
tempo sem ser cuspido da bicicleta.
Checagem
inicial para o correto ajuste do freio:
A)
Roda
1.
a roda deve estar bem presa e perfeitamente alinhada e centrada no
quadro ou garfo
2.
o aro não pode ter deformações
3.
o aro deve estar seco; não pode estar engordurado
B)
Cabo e conduite
1.
o cabo deve estar em perfeitas condições em ambas as extremidades,
mesmo assim sempre leve em consideração que cabo novo é uma ótima
garantia.
2.
conduite mal cortado (muito comum) fica com rebarba nas pontas, o que
pode cortar o cabo. Deixe as pontas planas e sem rebarbas.
C)
Sapatas de freio
1.
toda sapata de freio tem rebaixos na borracha que servem como marca
de desgaste. Quando estes rebaixos estão prestes a desaparecer, é
porque está na hora de trocar a sapata.
2.
caso a regulagem anterior tenha deformado a sapata de freio,
recomendamos a troca mesmo que ainda tenha uma certa vida útil.
D)
Pivôs de freio
Todo
freio mecânico trabalha sobre um pivô ou um eixo. Normalmente este
pivô contém uma mola de retorno do freio necessária para que a
sapata não fique constantemente encostada no aro.
1.
veja se não há uma folga muito grande ou se o freio está preso e
não gira no pivô.
2.
se há folga, aperte o parafuso de fixação do freio, porém, sem
travá-lo. No caso de freio ferradura, aperte a porca e trave-a com a
contra-porca, tirando a folga do sistema, mas sem travar o livre
funcionamento do freio.
Regulagem
do freio
Trocando
as sapatas de freio:
1.
coloque as duas sapatas no freio e só aperte a porca o suficiente
para que a sapata não caia no chão;
2.
a posição correta da sapata é em paralelo com a parede e a borda
inferior do aro;
3.
com um dedo pressione suavemente a sapata contra o aro para evitar
que saia da posição paralela ao aro;
4.
aperte um pouco a porca de um lado e depois do outro;
5.
as duas alavancas de freios devem ter, de preferência, o mesmo
ângulo de inclinação nos dois lados, formando um "V"
perfeito (aberto para cima, exatamente como a letra V);
6.
a sapata de freio deve guardar distância do seu freio igual ou
próxima da sapata que fica do outro lado do aro. É a única maneira
de se conseguir o "V" perfeito no sistema de freio. Isto é
importante principalmente no freio cantilever.
As
sapatas dos freios, em especial as de um cantilever, sofrem tendência
de movimentar-se no sentido do centro da roda quando acionados com a
bicicleta em movimento. Portanto, evite regular as sapatas com seus
eixos posicionados na horizontal ou apontando para o centro da roda.
Abaixo um freio modelo cantilever
Ajuste
final
1.
cheque mais uma vez para ver se as sapatas se encontram perfeitamente
em paralelo com o aro;
2.
aperte suavemente a porca de fixação da sapata, segurando-a com os
dedos para que não saia de posição na hora do aperto;
3.
acione o sistema de freio para checar se as duas sapatas encostam no
aro em posição semelhante. As sapatas devem ser ajustadas com a
mesma distância do aro, tornando assim a frenagem mais eficiente.
- Dê o último aperto nas sapatas e faça a última checagem para certificar se está tudo bem.
Há dois parafusos de ajuste de curso do câmbio traseiro. Um está marcado com "H" (do inglês - high: alto) e o outro com "L" (do inglês - low: baixo). Servem para limitar o curso do câmbio.Olhando por trás do câmbio:1. ajuste o parafuso "H" até que a roldana superior do câmbio esteja perfeitamente alinhada com a menor coroa (marcha mais dura ou rápida) da catraca2. ajuste o parafuso "L" até que a roldana inferior do câmbio esteja perfeitamente alinhada com a maior coroa (marcha mais mole ou lenta) da catraca.Ajustar as mudanças de marcha:1. ajuste o parafuso "L"2. Colocar a corrente na menor engrenagem da catraca.3. acionar a alavanca de câmbio para subir uma única marcha4. caso a corrente não tenha mudado de marcha, esticar o cabo no parafuso do câmbio até que ela mude de marcha5. acionar de novo a alavanca de câmbio para subir mais uma marcha.6. com a corrente nesta marcha, olhar por trás do câmbio e ver a distância entre a corrente e a próxima engrenagem: esta não deve exceder 1 mm.7. quanto mais próximo a corrente estiver em relação a coroa, mais rápido será o engateVENHA para amolecer a pedalada. Quanto mais longe estiver mais lento será, mas em compensação mais rápido será a mudança de marcha para endurecer a pedalada. Ao gosto do freguês
Câmbio dianteiro:
1. a guia externa do câmbio dianteiro deve estar perfeitamente paralela com a maior coroa do pé de vela - olhe por cima e alinhe2. a distância entre o câmbio dianteiro e a coroa maior deve ser aproximadamente de 3 mm.3. estique o cabo na alavanca de câmbio até que o indexado esteja subindo e descendo bem a corrente.4. troque a marcha e coloque a corrente na coroa do meio.5. troque as marchas do câmbio de trás até que a corrente fique na menor engrenagem da catraca. Certifique-se que a corrente não está raspando na parte interna do câmbio dianteiroOs parafusos de limite - em cima do câmbio dianteiro - fazem com que a corrente não caia para fora ou para dentro.
Fonte: http://www.escoladebicicleta.com.br
VENHA PEDALAR CONOSCO
HOJE TEM
Pedal Noturno/Trilha
Ponto de Encontro: D.R.Bike - Concentração: 19h00 - Saída: 19h20m.
Uso obrigatório de Capacete e Sinalização Noturna.
FRASE DO DIA
Procure
descobrir o seu caminho na vida.
Ninguém é responsável por nosso destino, a não ser nós mesmos.
Ninguém é responsável por nosso destino, a não ser nós mesmos.
Chico Xavier
Por: Geovane Bezerra
Afinal de contas quando é que vai ser postado a outra parte do curso?
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