segunda-feira, 27 de maio de 2013

TRILHA XUCURU 26/05/13

Ponto de Encontro: Em Frente a Prefeitura
Concentração: 05h00m
Saída: 05h20m
Destino: Distrito de Xucuru
Equipe: 16 ciclistas
Percurso: 60 Km
Nível Puxado: Grau 05 de Dificuldade


FATOS E FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
Na hora marcada a maioria dos ciclistas se fizeram presentes. O ciclista Amaro iniciou o pedal rigorosamente no horário enquanto os demais ficaram no aguardo de outros três ciclistas que ainda estavam a caminho. 
 Avenida Deputado José Mendonça Bezerra (Antiga Siqueira Campos) - Centro.

FOTOS DA SAÍDA
 Praça Dom Luiz - Rua Joaquim Franklin Cordeiro/São Pedro.

FOTOS DO PERCURSO
 Sítio Patos - Por trás da Barragem do Bitury.


 Manutenção na minha bike (Geovane) logo no início da trilha.


 Final da Ladeira dos Patos.




 Entorno da Serra dos Patos.


 FOTOS NA ZONA RURAL DE SANHARÓ - PE
esta trilha teve um percurso intermunicipal pois, foi necessário passarmos por algumas localidades pertencentes ao município de Sanharó, que faz divisa com Belo Jardim.
 Pouco antes do Sítio Agua Branca.

 
Chegando a Vila de Jenipapo em Sanharó - PE.




 
 Vila de Jenipapo.


 Próximo ao Sítio São João de Sanharó.



 Sítio São João/Divisa de Sanharó com Belo Jardim.

Barragem estourada próximo ao Sítio Quandus na área de Xucuru/Belo Jardim - PE.

 Manutenção na bike de George no Sítio Pau Furado.

 FOTOS EM XUCURU
Chegamos ao nosso destino por volta das 09h00m. Até aqui o percurso não ofereceu muita dificuldade, mas de agora em diante o bicho vai pegar, teremos pela frente uma uma serra com cinco quilômetros de subida bastante íngreme.
 Chegando em Xucuru.

 Praça de São Pedro.



Igreja Matriz de São Pedro.

HORA DO RANGO
Ao chegarmos ao bar e restaurante da Sra. Maria fomos informados pelo ciclista Amaro que chegou primeiro que o  vereador Claudemir o procurou e mesmo sem termos combinado ou pedido nada ao mesmo, ele se dispôs a pagar as despesas referentes a nossa alimentação. Quero aqui de público em nome de todos os ciclistas participantes agradecer ao nobre vereador que mesmo sem ter nenhum compromisso conosco sempre nos recebe de braços abertos independente  de ser ou não período político. Quero também agradecer a senhora Maria pela acolhida e parabenizar a mesma pela ótima comida.
 
 


SE PREPARANDO PARA A VOLTA
Após recarregar as energias era hora de nos prepararmos para a segunda etapa e mais difícil. A volta. Antes de fazer o relato da volta quero aqui recomendar o restaurante da Maria a todos que vierem a Xucuru pois além da ótima comida a higiene é boa e o atendimento melhor ainda sem contar com o principal; o precinho bem camarada.
 Nossas máquinas.

 No centro da foto de camisa e boné branco o vereador Claudemir.
 
 
 Um pequeno tour por Xucuru.


 FOTOS DA VOLTA
Agora o bicho vai pegar, pois vamos iniciar a subida da Serra do Boqueirão apelidada por nós de "Serra dos Macacos". Apesar da temperatura amena esta parte do pedal exige muito do ciclista devido ao grau de inclinação da ladeira e da altitude ao longo da subida.
 Acabou a moleza.




 

 Olha ai a galera do motocross fazendo também a sua trilha.

 Lá embaixo a direita, Xucuru.
 Lá embaixo a esquerda, estrada de Sanharó.
Beleza de pedra. Lembra uma baleia.




 Finalmente chegamos ao fim da serra, agora uma pausa para recompor as forças.

SÍTIO VÁRZEA GRANDE
 Apesar de termos chegado ao término da "ladeira do macaco" ainda tínhamos algumas outras pequenas para subirmos, só depois iríamos poder desfrutar de uma descida radical onde foi possível por a prova toda a técnica de pilotagem de cada ciclista. deu para fazer um DH de primeira, mas é uma descida arriscada por diversos fatores como por exemplo as inúmeras variações e desníveis do terreno.
 A rapaziada não parece muito cansada não é?



 Finalmente as descidas chegaram. Agora é pura adrenalina e muita técnica.


 Fim da primeira grande descida.

 Sítio Flores onde estão localizadas as nascentes do Rio Bitury.

 Nas proximidades do Balneário do Bitury (Bica ou Cachoeira do Bitury) fomos recepcionados por esta bela família de macacos saguis. Os danados são bonitinhos e bem curiosos.


FOTOS NO BALNEÁRIO DO BITURY
Após tanto esforço nada mais justo do que tomar um gotoso banho para revigorar as energias e para isto não há lugar melhor do que a nossa popular Bica do Bitury. A piscina natural é ótima, mas basta subir um pouco para se chegar a Cachoeira do Bitury com sua bela queda d`água e suas belas formações rochosas. Existe ainda uma outra opção de banho como vocês podem conferir nas fotos abaixo.





 



HORA DO LANCHE
Este é o ponto negativo do lugar. Existe apenas um bar para atender os visitantes e turistas. A infraestrutura do mesmo deixa a desejar, a higiene também, o atendimento é fraco e o preço é mais alto do que todas as ladeiras que subimos. Por estes motivos não recomendamos este estabelecimento como ponto de apoio.



RETOMANDO O PEDAL
Depois de nos refrescarmos e de recarregar as energias voltamos ao pedal com toda a disposição. Para fechar com chave de ouro o trajeto paramos na Vila de Taboquina para tomarmos o tradicional refresco de coco na mercearia do Marcos. Passando por lá não deixem de provar este refresco, nós adoramos e recomendamos.

ENCERRAMENTO
O encerramento se deu no mesmo lugar onde se iniciou, na frente da prefeitura. Na última foto o ciclista Bodocó que representou todos os ciclistas tricolores na carreata do Tricampeonato do Santa Cruz que finalmente foi finalmente autorizada pelo Minitério Público para acontecer. Notem que mesmo se divertindo ele não descuida da segurança. está usando o capacete dando o exemplo como deve ser feito por todos nós.



DESTAQUE DA TRILHA
Como não poderia deixar de ser, o  grande destaque desta trilha foi a participação da minha cunhada, a ciclista Elaine, esposa do ciclista Jurandir. Ela que foi a única representante do sexo feminino e que em nenhum momento deixou a desejar em relação a equipe masculina. A ela em nome de todos os demais ciclistas os meus parabéns. Destaque também para o meu irmão que mesmo estando sentindo fortes dores na lombar desde o início do percurso não desistiu e foi até o final e por fim quero dar um destaque especial aos ciclistas Alex e Luizinhos por terem conseguido chegar até o final da grande "ladeira do macaco" pedalando, sem descer das bikes em nenhum momento. Parabéns aos dois pelo esforço, pela força de vontade demonstrada e pelo exemplo a ser seguido.
Luizinho e Alex.

NOTA
Não tem como não encerrar os relatos desta trilha sem citar algo que necessita de uma atenção o quanto antes por parte do Poder Publico Municipal, em especial por parte da Secretaria de Turismo e Cultura, estou me referindo as condições para o acolhimento de turistas no Balneário do Bitury. Em nome do bom nome do lugar peço que seja providenciada a colocação de uma nova placa com o nome do local bem como um pequeno histórico cobre o mesmo, também se faz necessário placas indicativas já a partir de Taboquinha, fora isto espero que haja algum tipo de incentivo para que outros comerciantes se instalem nas proximidades para haver concorrência e os preços praticados sejam mais justos. Também está se fazendo necessário uma capinação do mato em volta da cachoeira e a colocação de placas e mais lixeiras para que se evite do lixo ser jogado a céu aberto. Adoramos este lugar e queremos que muito mais gente possa conhecer e desfrutar da sua beleza, mas para isto se faz necessário observar estes pontos. Esperamos com esta nota está de alguma maneira dando a nossa contribuição para que isto aconteça.

CONVITE
Quer sair da rotina? Amanhã você poderá ter esta oportunidade. Venha pedalar conosco pelas ruas da nossa cidade em ritmo leve e em clima de descontração. Ponto de Encontro: RMS Moda Esportiva - Concentração: 19h30m - Saída: 19h40m. Pedal indicado para pessoas de todas as idades e para iniciantes no ciclismo. Sempre haverá vaga para mais um, então venha e se divirta. No nosso grupo lá no face tem um álbum com todas as fotos da trilha acima, acessem e curtam.

FRASE DO DIA
"Somos peregrinos nessa terra...Não sabemos até quando! Devemos encarar a *Vida*...Não com tristeza, mas com seriedade e esperança."
Paulo Coelho

Por: Geovane Bezerra

8 comentários:

  1. Olha não é por ser amigo do Claudemir, mas ele é realmente uma pessoa que se preocupa com o que a nossa terra tem de diferente e dentro do possível procura apoiar as manifestações e os desportos como forma de incentivar o jovens a prática saudável do esporte e também como forma de preservar a cultura local. As fotos ficaram ótimas e a turma de vocẽs é demais. Um abraço e continuem assim.

    ResponderExcluir
  2. Isabelly Karolyne de Mattos - Itatiaia RJ28 de maio de 2013 às 16:46

    Essas garotas de Belo Jardim estão se superando a cada dia. Participo de treinos de Mountain Bike já a algum tempo, mas até o momento não consigo encarar uma trilha deste nível. Meus parabéns a todas as mulheres deste grupo e aos homens pelo respeito e apoio demonstrado. Seu município é lindo, pena que moro longe, mas quem sabe um dia posso pedalar com vocẽs. Um beijo aos garotões e um forte abraço nas amigas de pedal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabelly,

      Realmente temos umas guerreiras no pedal, merecem toda a nossa admiração. Onde moramos, temos diversas trilhas e altos níveis de dificuldade e outras bem ligths heheh, um dia se quiseres pode vir que será bem recebida por nós. Abs...

      Excluir
  3. Wanderley Mattos - Brasília DF28 de maio de 2013 às 17:46

    Gostei de ver o exemplo do amigo tricolor que mesmo estando se divertindo se encontrava usando o capacete. Muitos ciclistas acham que só devem usar capacete quando se encontram disputando alguma competição ou quando estão nos treinos mas capacete foi feito para se usar sempre. Parabéns ao grupo pela disposição, a ciclista representante das mulheres e ao responsável por este blog pela ótima qualidade das postagens sempre focadas no que nos interessa, o ciclismo e as bikes.

    ResponderExcluir
  4. Leandro Rêgo do Santo Antônio BJ28 de maio de 2013 às 22:41

    Vi um ciclista pedalando só quando passava por perto da minha casa. Era do grupo de vocês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, porém ele ñ pode ir ao nosso pedal por motivos familiares! então ele fez um percurso só na cidade mesmo.

      Excluir
  5. Geovane - Amigos do Pedal31 de maio de 2013 às 22:10

    Caro Leandro. O ciclista em questão era eu Geovane e como o amigo Juracy já lhe esclareceu tive problemas de ordem familiar, mas por muito tempo pedalei só e apesar de saber dos risco desta prática, confesso que até gosto.

    ResponderExcluir
  6. Edimilson Casé dos Santos - Belo Jardim PE12 de junho de 2013 às 19:15

    Xucuru é muito longe vocês são meio malucos.

    ResponderExcluir