sábado, 20 de julho de 2013

TRILHA DA ESPALHADEIRA - 20/07/13


A trilha de hoje teve como destino um dos pontos turísticos mais populares de Belo Jardim a popular Bica Espalhadeira. O lugar é muito bonito com muito verde ao redor, sombra e com corredeiras de água que formam um pequeno poço onde pode-se tomar banho e também um escorrego natural que os turistas adoram. No local também existe um bar que serve de ponto de apoio aos turistas e aos trilheiros de motocross ou de bicicleta assim como para a população circunvizinha.



FATOS E FOTOS INICIAIS
Participaram deste pedal eu Geovane o ciclista Irineu e a ciclista Mirian, esta ausente do pedal a mais de três meses. Esta trilha está marcando a volta do casal ao pedal, já que ambos se encontravam ausentes. 

Pracinha da Vila da Caixa



Descendo a Ladeira do Muquém.


Ao fundo a Serra do Muquém.

LADEIRA DA JACINTA
Ao chegarmos a este ponto a Mirian se sentiu mal devido ao longo tempo ausente do pedal e pensou em desistir, mas após uma pausa para se recuperar resolveu continuar. Na foto abaixo nos encontrávamos no início da subida da Ladeira da Jacinta que é uma ladeira um pouco longa e bem alta, mesmo assim a Mirian não desistiu e seguiu firme.
  





Ao fundo a Serra da Jacinta.

LADEIRA DO ARAÇÁ
Logo após a Ladeira da Jacinta iniciamos a subida da Ladeira do Araçá que merece uma atenção especial dos ciclistas quando forem descer a mesma por ser bem íngreme e com várias curavas. Aos pés desta ladeira encontramos a Venda do Pai do Sr. Inácio do Araçá que é um dos nossos ponto de apoio. A casa dele fica logo ao lado, então se por ventura a venda estiver fechada, basta chamar na casa que ele ou alguém da sua família vem lhe atender com a maior satisfação.








No trecho do Sítio Flexeiras muita lama e bastante dificuldade. Tudo que a gente queria.



 






  

Casa de modelo antigo, bem típica da zona rural.



Lá ao fundo a Pedra do Caboclo. Um dos pontos turísticos de Belo Jardim.






Para chegar a Espalhadeira, siga a esquerda como indica a seta.



ADUTORA DE TABOCAS
Neste ponto podemos paramos para tirar mais algumas fotos, mas aqui também é local de banho e de acampamento, muito frequentado em dias de sol quente, só que hoje a temperatura está na casa dos 18 graus e venta bastante. Com esta temperatura ninguém quis se arriscar a tomar banho por aqui hoje, nem nós.







NOTA
Pessoal pode até parecer mentira, mas é mais pura verdade. Já fazem mais de quinze anos que ando e pedalo por estas bandas e já perdi a conta de quantas vezes passeio por estes canos, mas somente hoje foi que vi esta placa de identificação onde mostra que a mesma foi construída no governo de Valdeci Torres. E você que sempre passa por aqui, por acaso já tinha vista esta placa antes ou sabia o nome desta passagem molhada, que na verdade é uma ponte?

Riacho Tabocas.


Caso não tenham notado a minha bike está mais entrosada com a natureza.



CHEGANDO AO NOSSO DESTINO
Para chegarmos propriamente dito ao nosso destino tivemos de passar por esta pequena passarela sobre as corredeiras do Rio Tabocas. Do outro lado logo a frente está o Bar do Irineu, que serve de apoio para nós ciclistas e também ao pessoal do motocross e aos turistas de um modo geral. O atendimento é bom, o Sr. Irineu é bem legal e a comida é boa. O ponto negativo do bar é o preço que é bastante elevado. A Espalaha 




Logo abaixo existe um escorrego natural formado pelas águas que correm sobre as pedras. O mesmo é bastante disputado em dias de sol e é muito gostoso de escorregar pedra abaixo. Mas hoje ninguém se atreveu a encarar a água gelada.
 




Escorrego da Espalhadeira.








Corredeiras da Espalhadeira.
 
Poço da Espalhadeira.





 
   


UMA CENA RARA
Nas fotos abaixo uma cena cada vez mais rara de ser vista, duas jovens lavando roupas a beira do riacho com nos tempos das nossas avós. As jovens estão de parabéns pela disposição de enfrentar a água gelada e o tempo frio para cuidar com carinho das roupas dos seus familiares e por ajudarem a preservar esta tradicional maneira de se lavar roupas que aos poucos está se perdendo.
 



INICIANDO A VOLTA
Após um merecido descanso e depois de apreciarmos bem toda a beleza existente ao nosso redor pegamos as nossas bikes e iniciamos a jornada de volta para casa.

Sítio Engenho Piaca. Próximo a Espalhadeira. 




Barragem de Tabocas no Sítio Piaca, com 100% da sua capacidade e sangrando.


HORA DO LANCHE
Paramos numa tradicional bodega, daquelas bem antigas. Segundo nos foi informado esta bodega existe a mais de trina anos, mas passou a pertencer ao Sr. Paulo que é o atual proprietário a poucos anos atrás. Estabelecimentos como este também estão deixando de existir. O espaço é pequeno mas o atendimento é bom e o preço também. esta bodega fica bem próximo a curva que leva a rodovia. Nós recomendamos.





Rodovia PE 166 - Serra da Piaca.


 PE 166 - Serra da Macambira.


Campus da Faculdade de Ciências Humanas e Aplicadas do Belo Jardim - Sítio Inhumas.




ENCERRAMENTO
O encerramento se deu na frente da Câmara de Vereadores localizada na Praça Amélia Soares Paes, mais conhecida como a Praça do Cassiano. O percurso total foi de 30 Km. Durante o percurso não foi registrado nenhum incidente.




AMANHÃ O BICHO VAI PEGAR
ATENÇÃO - Esta não é uma trilha para iniciantes ou para ciclistas que se encontrem afastados a muito tempo do pedal. Não vai haver carro de apoio, portanto antes de decidir participar procure ter certeza de que está em boas condições físicas. Atentar para o horário pois vamos sair rigorosamente no horário pré determinado.
APOIO



FRASE DO DIA
Seja como a água que abre caminho através das pedras: não se oponha ao obstáculo; contorne-o! 
Bruce Lee
Por: Geovane Bezerra 

3 comentários:

  1. Olívia Campelo - Goiânia GO25 de julho de 2013 às 18:42

    É bom notar a volta das águas a esta bela cidade. Passei uns dias ai a muitos anos atrás e fiquei maravilhado com tantas cachoeiras e lagos. Espero poder voltar algum dia por ai, por enquanto vou matando a saudade por este ótimo blog.

    ResponderExcluir
  2. Rosângela - Garanhuns PE25 de julho de 2013 às 18:49

    Estou reconhecendo esta jovem. Se não me engano ela foi uma das pioneiras, mas fazia tempos que não a via nas fotos. Que bom que ela está de volta, isso prova que ela continua a gostar de pedalar e que vocẽs continuam unidos.

    ResponderExcluir
  3. Tenho vontade de participar de algumas destas pedaladas. Costumo usar a bicicleta diariamente para me descolar para o trabalho e para o lazer, mas não possuo nenhum equipamento de segurança. Será que posso participar mesmo assim?

    ResponderExcluir