terça-feira, 16 de julho de 2013

TRILHA DA RESSACA-FAZENDA DO OURO/SANTA LUZIA - 16/07/13

Hoje pela manhã para tirar a ressaca da Festa das Marocas nada melhor do que uma boa trilha e foi isto que fizemos. Saindo as 07h00m da frente da D.R. Bike como de costume a trilha contou com a participação de oito ciclistas. Representando a equipe masculina participaram os ciclistas: Amaro, Arruda, Bodocó, Gaudi, George e Geovane. Representando a equipe feminina participaram as ciclistas: Vanda e Elizângela.

FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
Travessa Deputado José Mendonça Bezerra/Centro.



FOTOS DO PERCURSO NA ZONA URBANA
Avenida Doutor Sebastião Cabral/Ponte Nova.



Margens da Rodovia BR 232, próximo ao 15º BPM.



Avenida principal do bairro Maria Cristina.


IGREJA DE FREI DAMIÃO
 Esta igreja é a divisão entre o bairro do Frei Damião e a Bela Vista.

FOTOS DO PERCURSO PELA ZONA RURAL
Pouco depois do Bela Vista, próximo ao aviário da empresa Frango Natto.



RUÍNAS DA FAZENDA DO OURO
Hoje em ruínas este velho casarão já foi símbolo de poder. A Fazenda do Ouro era uma das maiores fazendas da região e era muito conhecida. Nos seus tempos áureos aqui se plantava de tudo e nestas terras tudo dava. O casarão é datado mais ou menos da década de 50 e deveria ser ao meu ver tombado e devidamente restaurado porque faz parte da história de Belo Jardim. Hoje nas terras da Fazenda do Ouro existe um assentamento do Movimento dos Sem Terra.

Casebre em ruínas em frente ao casarão da fazenda.


Seguindo em frente, chega-se ao Rio Ipojuca. Nós seguimos a direita, as margens do mesmo.



Trecho um pouco técnico com presença de lama em boa parte. Ninguém caiu.





PONTES SOBRE O RIO IPOJUCA
Estas pontes fazem a divisa entre os municípios de Belo Jardim e São bento do Una. A que fica logo abaixo do outra é a antiga ponte que fica totalmente encoberta pela a água quando a Barragem Pedro Moura (Barragem do Ipojuca) está com sua capacidade máxima. No momento apesar últimas chuvas a água não chegou até a ponte.

Fotos no Sítio Batinga nas proximidades da Rodovia PE 180.



Fotos nas proximidades do Santuário de Nossa Senhora das Cabeças.



O TOMBO DA CICLISTA VANDA
Em respeito a nossa amiga não registrei com fotos o seu tombo, mas quero dizer para todo mundo que foi um belíssimo tombo. A mesma deu uma voadora por cima do guidão e depois um belo rolamento já na terra. Foi um tombo muito bonito, mas ninguém precisa ficar preocupado pois a mesma estava devidamente protegida fazendo uso de capacete, luvas e óculos e apesar do susto e do tamanho do tombo sofreu apenas  pequenas escoriações e após a devida atenção que lhe foi dispensada a mesma retomou o pedal sem maiores problemas. Que fique aqui registrado que a mesma ainda tem pouca experiência em trilhas e que cair faz parte da vida de qualquer um ciclista, mesmo dos mais experientes  e que ela não deve desanimar diante dos tombos e sim fazer destes uma lição.
Este foi o local exato do tombo.

FOTOS NO DISTRITO DE ÁGUA FRIA
Passamos rapidamente por Água Fria antes de seguir rumo ao nosso destino mas mesmo assim deu tempo para registrarmos como a pracinha que existe próximo ao cemitério local está bonita.




FOTOS EM VOLTA DO RIO
de Água Fria até santa Luzia são 2,5 Km e para chegar até passamos por Volta do Rio, as margens do Rio Ipojuca.


Aqui é o ponto exato onde o rio faz a curva e dai o nome de Volta do Rio.



Ainda as margens do Rio Ipojuca.


CHEGANDO AO NOSSO DESTINO
Ao chegarmos a Santa Luzia primeiramente paramos neste pequeno bar que serve como ponto de apoio e nele fizemos um gostoso lanche para recompor as energias gastas. Antes de lancharmos demos uma passada rápida no Memorial de Frei Damião, localizado um pouco mais a frente.

Memorial de Frei Damião. Ponto turístico de Belo Jardim. Roteiro das Missões.


DADOS SOBRE A VOLTA
Devido a minha máquina ter descarregado não foi possível registrar toda a visita ao memorial e muito menos a volta, mas os ciclistas Amaro e Arruda  também tiraram fotos e as postarão lá no face para  todo mundo ver. A volta transcorreu sem nenhum imprevisto. Quero destacar a força de vontade da ciclista Elizângela que apesar de na reta final da trilha estar bastante desgastada fisicamente não desistiu e fez todo o percurso. Também elogiar a determinação do seu esposo Arruda que assim como ea participou apenas de uma trilha bem leve antes desta e encararam esta trilha que teve um percurso total de 40 Km e com trechos técnicos e outros com algum grau de dificuldade nuna boa. Parabéns ao casal e a todos os demais participantes.

CONVITE 
 Venha se juntar aos Amigos do Pedal neste gostoso passeio noturno que realizamos todas as quartas. A concentração é a partir das 19h00 e a saída as 19h20m da frente da D.R. Bike. Venha e traga mais um, mas atenção este pedal tem um percurso total de 22 Km e portanto não é recomendado para iniciantes, mas se você acha que consegue fazer o percurso pode vir e caso não consiga pedalar até o fim, pare onde não aguentar que ninguém vai lhe criticar.

Clique neste link e curta o nosso grupo no face.

FRASE DO DIA
As pessoas são pesadas demais para serem levadas nos ombros. Levo-as no coração. 
Dom Helder Câmara
Por: Geovane Bezerra 

2 comentários:

  1. Quem consegue fazer uma trilha depois de cinco dias de festa merece meus elogios. Parabéns a todos.

    ResponderExcluir