domingo, 28 de julho de 2013

TRILHA CACHOEIRA DA BOA VISTA - 28/07/13

Hoje pela manhã foi realizada mais uma trilha dos Amigos do Pedal, desta feita tendo destino a Cachoeira da Boa Vista situada no Sítio Boa Sorte. Apenas eu (Geovane) e o ciclista Leonardo participamos deste pedal. Como até ontem as vinte e uma horas não havia nenhuma trilha programada sugeri este destino no face e aguardei o comparecimentos de outros ciclistas, o que não aconteceu. Foi uma ótima trilha com um percurso curto, com pouco grau de dificuldade, mas com muita beleza para ser vista como vocês poderão conferir abaixo.

Fotos no Sítio Barragem Nova.


Fotos no Sítio Taboquinha de Baixo.


Com as últimas chuvas o riacho dos Patos voltou a escoar água para dentro da barragem do Bitury, o que foi motivo de muita comemoração por parte do Leonardo, que agradeceu muito a Deus por esta bênção.


Como não estávamos preocupados com tempo, passamos na casa de uma tia do Leonardo e lá tomamos um gostoso café e jogamos um pouco de conversa fora, depois retomamos o pedal.
Fotos na Vila de Taboquinha.


Neste ponto além da beleza encontramos também sinais de desrespeito a natureza (lixo, jogado ou deixado pelo homem ao visitar este local). Está mais do que na hora do povo acordar para a preservação, afinal informações não faltam pois em inúmeras residências que passamos havia uma parabólica, ou seja, só não se informa e deixa de poluir quem não quer.

Passagem molhada que divide os sítios, Jurema, Cacheado e Bitury.




Fotos na Ledeira do Poço.


A cachoeira da Boa Vista é composta de duas quedas d`água, sendo que a que tiramos as fotos fica na propriedade do Sr. Pedro que é tio do ACS Gugu e a outra fica um pouco mais acima, na propriedade do Tio Nocha que vem a ser tio do Gugu. Existe ainda uma terceira queda d`água bem mais alta e um pouco mais distante que forma a cachoeira Véu de Noiva, mas a chegada até ela é bem complicada, só indo com alguém que conheça o acesso para servir de guia.

Fotos na propriedade do Sr.Pedro.



Não tenho certeza mas creio que o nome desta cachoeira tenha sido dado pelo fato de ao escalarmos o primeiro paredão de pedra vislumbramos uma paisagem muito bela de encher os olhos de qualquer um, sem contar com a beleza em si da própria cachoeira, que aos poucos esta tendo o volume de água aumentando devido as últimas chuvas, mas que ainda fica muito mais bela.

Fotos na Cachoeira da Boa Vista.


















Passamos cerca de uma hora apreciando as belezas do lugar. O Leonardo ainda arriscou um banho nas águas geladas da cachoeira. Eu não quis me arriscar no banho afinal estou doente é isto mesmo doente, para ser mais claro estou me curando ainda de uma virose que me deixou a semana inteira de cama com febre alta, dor de cabeça constante, muita tosse e vários outros incômodos. Não era nem para eu ter pedalado hoje, mas a paixão pelo Moutain Bike e pela natureza falou mais alto então, logo cedinho tomei o meu remédio me equipei e encarei este pedal, mas o banho ficou para um outro. 

Fotos da Volta./Propriedade do Sr. Pedro.


Esta casa na foto abaixo é a Bodega da Maria,   o único ponto de apoio para os ciclistas, motociclistas e demais aventureiros que por aqui compareçam. A Maria faz uma comida ótima e bem higiênica e os preços aqui praticados são preços populares. Eu recomendo a todos. O único problema é que nem sempre a Maria se encontra por aqui, como hoje por exemplo.

Descendo a Ladeira do Poço.


Este estabelecimento que aparece nas primeiras fotos abaixo é a Venda de Chico de Santa. Aqui você vai encontrar bom atendimento, preços camaradas e uma boa variedade de tira gosto. Esta venda fica no Sítio Bitury, bem próxima do Balneário do Bitury (Bica do Bitury). Paramos aqui para um lanche rápido e retomamos o pedal.


Paisagens do Sítio Bitury e entorno.


Este prédio que hoje encontra-se em ruínas pertence ao DENOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas). Provavelmente este prédio abrigava algum escritório deste órgão e  que tenha sido construído na década de 70, quando da construção da Barragem do Bitury. Na minha opinião algum representante do Poder Publico Municipal deveria de alguma maneira entrar em contato com alguém do DENOCS para ver a possibilidade deste prédio ser repassado ao município para ser utilizado como um centro de artesanato ou algo desta natureza, já que não está tendo nenhuma serventia para este citado órgão e nem para a população local.  Senhores vereadores, fica ai a minha dica, façam bom uso dela.


Vista parcial da Barragem do Bitury sobre neblina.




Por motivo de descuido da minha parte, não registrei  a saída e nem o encerramento deste pedal. Quero dedicar esta trilha ao meu companheiro de pedal de longa jornada o Amaro Neto que hoje não pode se fazer presente e ao casal Elizângela e Arruda que tenho certeza que lhes fosse possível se fariam presentes.

ATENÇÃO APAIXONADOS POR DH
Os ciclistas da Turma do Pedal Belo Jardim estão bem confiantes em bons resultados e nós dos Amigos do Pedal estamos dando a maior força.

FRASE DO DIA
Quem quiser vencer deve aprender a lutar, perseverar e sofrer.
Bruce Lee
Por: Geovane Bezerra 

9 comentários:

  1. Maria Clara - Belo Jardim PE28 de julho de 2013 às 17:43

    Quem bom ver que com as graças de Deus a nossa Barragem do Bitury esta aumentando o nível de água, mas fica aqui o meu apelo. Por favor vamos continuar a economizar água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane - Amigos do Pedal30 de julho de 2013 às 17:45

      Concordo com você. Obrigado pelo seu comentário.

      Excluir
  2. Muito bem pessoal,ou melhor, amantes da natureza, apesar da total falta de investimentos no setor de turismo aqui na "terra dos músicos" ainda temos muitas coisas da natureza para admirar e aprender com tudo isso. Até hoje, passados tantas administradores com toda sua equipe, não há nemhum trabalho voltado a preservação da nossa fauna e flora e também do patrimônio da cidade. Nesta belíssima postagem vemos a exuberância da força das águas através da nossa cachoeira da Boa vista, que riqueza! É a presença de Deus!Talvez quem sabe,um dia, as escolas, mesmos nas péssimas condições em que se encontram,. possam mostrar aos alunos em algum disciplina(geografia, história,etc) e concientizá-los quanto devemos fazer para proteger esse cenário que o homem, em sua ganância, cobiça e intolerância, consegue "lapidar", destruir, sem ao mesmo refletir que ele é parte integrante disso tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane - Amigos do Pedal30 de julho de 2013 às 17:55

      Caro anônimo ou anônima: Sei que o que estamos fazendo pela nossa bela cidade é pouco, mas fazemos o que nos é possível. Para muitos o fato de andar de bicicleta por ai mato a dentro não passa de pura perda de tempo mas para nós, além de uma prática saudável de esporte é uma forma de mostrar para o mundo através deste blog e do facebook as belezas da natureza existente em nossa cidade e na região, já que pedalamos por outras cidades. Sabemos que o Poder Público Municipal tem conhecimento da existência do nosso grupo e do que de bom fazemos pela nossa cidade e também sabemos que de alguma forma eles desejam chegar junto de nós, mas até o momento ocorreram apenas conversações sem maiores resultados. Belo Jardim tem um grande potencial turístico, esportivo e artístico o que está faltando é explorar estes seguimentos de maneira organizada e dar um maior apoio a quem está fazendo isto, como é o caso do nosso grupo. Obrigado pelo seu comentário.

      Excluir
  3. Karina - Pesqueira PE29 de julho de 2013 às 15:18

    Admiro cada vez mais o jovem Geovane. Olha que gosto de dar minha pedalas sempre que posso mas dai a me submeter a enfrentar lama, frio e outros desafio ainda estando enfermo. Só tendo muito muito amor pelo esporte que escolheu para praticar. Caro Geovane você é um exemplo de perseverança, mas não se arrisque desta maneira, afinal você bem sabe que sempre haverá um próximo dia. Parabéns pela postagem e pelas belas fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane - Amigos do Pedal30 de julho de 2013 às 17:59

      Querida Karina, agradeço o elogio e a sua preocupação para com a minha pessoa.Pode ficar tranquila que vou conter os meus ânimos e procurar só pedalar quando realmente me encontrar em condições, mas é que é difícil ficar sem fazer o que amamos. Obrigado pelo seu comentário.

      Excluir
  4. Não quero aqui de maneira alguma estar sendo o motivador de qualquer tipo de contratempo ou de incovenientes entre este grupo e a Turma do Pedal mas se eu fosse o responsavel por este blog não colocaria mais nada desta galera aqui afinal eu também olho lá no face o grupo da Turma do Pedal e ao menos na minha opinião eles não ligam muito para o que aqui é publicado e então eu acho que sendo assim eles também não ligam muito para vocês dos Amigos do Pedal, mas esta é a minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane - Amigos do Pedal30 de julho de 2013 às 18:07

      Minha querida Sueli. Tenho certeza de que a sua intenção não foi de maneira alguma a de causar algum tipo de mal estar entre os Amigos do Pedal e a Turma do Pedal e fique tranquila porque isto não vai ocorrer, afinal de contas boa parte dos ciclistas dos Amigos do Pedal também fazem parte da Turma do Pedal. É lógico que sempre haverá divergências, pontos de vistas diferentes e de vez em quando algum atrito, como em qualquer grupo, mas nada que venha até o momento a prejudicar a nossa amizade ou que sirva de motivos para nos afastarmos um do outro enquanto grupo. O que ocorre é que o pessoal da Turma do Pedal já se conheciam a bem mais tempo e por isso tem mais assunto e mais intimidade, então acaba que eles postam seus pontos de vista e divulgam mais as suas atividades no grupo deles no face e menos no nosso grupo, porém não nos sentimos excluídos. Obrigado pela preocupação e pelo comentário.

      Excluir
  5. Edimilson Casé dos Santos - Belo Jardim PE30 de julho de 2013 às 18:12

    Boa noite Geovane, se não estou enganado a algum tempo atrás você colocou umas fotos de uma outra trilha que você e o mesmo rapaz fizeram a esta cachoeira, só que na ocasião ela se encontrava sem água. Posso até estar enganado mas para mim você citara que o nome da mesma era Cachoeira da Boa Sorte e não da Boa Vista. Estou correto?
    E ai qual é o nome certo afinal? Um abraço.

    ResponderExcluir