segunda-feira, 8 de julho de 2013

TRILHA PEDRA DA BOA VISTA - 07/07/13

No último domingo foi realizada mais uma trilha dos Amigos do Pedal, desta feita tendo como destino a Pedra da Boa Vista nas proximidades do Distrito de Serra dos Ventos. A trilha teve um percurso total de 45Km e contou com a participação dos ciclistas: Jurandir, Elaine e eu Geovane.

FATOS E FOTOS DA CONCENTRAÇÃO
A concentração se deu na frente da D.R.Bike como programado. devido ao tempo frio esta trilha foi marcada para um pouco mais tarde, com concentração a partir das 06h30m e saída programada para as 07h00m, mas resolvemos adiar mas como até o horário programado só haviam três ciclistas presentes, adiamos por mais meia hora a saída na esperança de outros ciclistas comparecerem, fato que não aconteceu. Logo cedo por volta das 06h20m o ciclista Mário deu uma parada na concentração mas resolveu seguir no pedal sozinho pois achou que 07h00m era muito tarde para ele. Nas duas primeiras fotos está a minha nova bike, que já vai ser aposentada por ter trincado o quadro.
Bike de Geovane

Elaine e Jurandir

Geovane

FATOS E FOTOS DO PERCURSO/IDA
Como só havíamos nós eu (Geovane) que estava na qualidade de guia resolvi alterar o trajeto inicial que seria bem curto e resolvi esticar e dificultar um pouco o pedal já que todos os ciclistas presentes são devidamente capacitados e preparados para pedais mais puxados.

Rodovia PE 166/Serra da Macambira.

SAINDO DA RODOVIA
Pouco depois de descermos a Serra da Macambira seguimos a direita já em terras do Sítio Pocinhos. A partir daqui só estrada de terra além de muito barro, poças de água e muita adrenalina.

Sítio Pocinhos/Fazenda Princesinha do amigo Ronaldo da FUNASA.

Sítio Pocinhos

Cruzamento dos sítios Pocinhos, Porfírio e Pitombeira.

ESQUENTANDO O PEDAL
Apesar da temperatura estar baixa a partir deste ponto o trajeto apresenta várias subidas e um bom grau de dificuldade em alguns trechos por isso começamos a soar, esmo com todo o frio que fazia. Com a volta das chuvas o verde volta a dominar a paisagem.

Sítio Porfírio

O gado ainda está magro mas aos poucos tende a se recuperar.

CHEGANDO A SERRA DA BALANÇA
A partir deste ponto iniciamos a subida da Serra da Balança, que fica ao lado esquerdo da Serra do Mocó, que aparece nas duas primeiras fotos logo abaixo. Ao chegarmos ao cume nos encontramos em terras do Sítio Balança e após uma breve parada para recuperarmos o fôlego iniciamos a descida da serra pelo outro lado da mesma que vai terminar as margens da Rodovia PE 166 na altura da Serra da Piaca.
Serra do Mocó

Serra da Balança/Subindo.

Tem horas que é preciso inverter as funções para o pedal fluir melhor.

A BELEZA E A FORÇA DA NATUREZA
Com a volta das chuvas, mais uma vez a natureza demonstra a sua força. A caatinga está plenamente recuperada em todo este trecho e a beleza dos lugares por onde passamos é algo muito surpreendente. Tem horas que temos a impressão de estar atravessando uma verdadeira floresta nativa.

Serra da Balança/Subindo.

FIM DA SUBIDA DA SERRA
Finalmente terminamos de subis a serra. Por onde viemos apenas pessoas a pé e nós aventureiros sobre duas rodas andam. Subir ou descer em animais (burros, cavalos, etc.) é muito arriscado pois, devido as diversas irregularidades de parte do trecho o risco de acidente é grande. No passado o pessoal do motocross fazia trilha por este caminho mas hoje apenas nós os ciclistas nos aventuramos por ele, que apesar de um pouco sofrido é bem gostoso de ser percorrido. A partir deste ponto existe uma estrada e passam carros, portanto se alguém se sentir mal durante a subida e necessitar de ajuda este é um bom lugar se ficar esperando enquanto um companheiro vai em busca de ajuda. Logo mais adiante se inicia a descida.

Sítio Balança/ Alto da Serra da Balança.

Esta estrada ao lado da casa é um trajeto a ser explorado futuramente.

Vamos seguir nesta direção, ou seja, continuando em frente após o término da subida até chegarmos a uma curva a esquerda pela qual vamos seguir. Se você nunca fez este percurso ao chegar no fim da subida procure se informar com algum morador sobre o local certo de iniciar a descida para não se perder, pois existem outras opções de trajeto.

Vejam que beleza estava o céu. Até parece uma pintura num quadro, mas é ao vivo.

Para quem não conhece, estas formações rochosas são denominadas de lajedos.

VISTA PANORÂMICA
Neste ponto temos uma visão privilegiada da Vila do Socorro e do Distrito de Serra dos Ventos, é algo muito bonito de se ver, ainda mais com todo este verde em volta.
Ao fundo Vila do Socorro.

Ao fundo Serra dos Ventos.

SE PREPARANDO PARA DESCER A SERRA
Alguns metros após esta bela árvore iniciamos a descida da serra, com todo o cuidado. A descida é bem íngreme e existem várias curvas na estrada, além do fato da mesma ser bem movimentada neste trecho "apesar de ser na zona rural". para quem vai descendo como nós, logo no início da descida existe um ponto de apoio que foi construído a pouco tempo, é o Bar da Codorna que é já é bastante conhecido e onde se podemos até parar para almoçar se for o caso, mas neste pedal em particular apenas registramos o mesmo com fotos.

Pé de Tambor. Árvore quase centenária.

Bar da Codorna

VILA DO SOCORRO
Vindo pela Rodovia PE 166 chegamos a esta bela vila onde paramos por alguns instantes para tirar fotos e depois retomamos a trilha.

Praça de Nossa Senhora do Pepe de Socorro

Igreja de Nossa Senhora do Pepe de Socorro

Pedra do Caboclo vista da Vila do Socorro.

VOLTANDO AS ESTRADAS
Agora nos encontramos em terras do Sítio Pontes de onde seguiremos rumo a Serra dos Ventos, mas é necessário primeiro atravessarmos o Riacho Tabocas que está com um bom volume de água.

Sítio Pontes

Riacho Tabocas

DISTRITO DE SERRA DOS VENTOS
Ao chegarmos a Serra dos Ventos logo nos deparamos com a matriz de São Vicente Férrer que o padroeiro deste belo distrito. Como na ocasião estava sendo celebrada a missa dominical apenas tiramos uma foto de longe e seguimos rumo ao já tradicional lanche, a base de refresco ou suco de coco na mercearia da esquina, lá em cima, próximo ao cartório.

Igreja de São Vicente Férrer

Casarão colonial que abriga um centro de artesanato. Aberto a visitação pública.

Pequeno clube de diversão local.

HORA DO LANCHE
Hoje o lanche foi a base de suco de coco acompanhado de bolacha e mortadela, pois o pão doce que é muito bem feito e gostoso estava em falta. Olha sempre que passamos por Serra dos Ventos temos de parar aqui para ao menos tomar o suco de coco o qual recomendamos, pois é muito gostoso e o precinho é bem camarada.

CHEGANDO AO NOSSO DESTINO
Finalmente chegamos a Pedra da Boa Vista que logo mais nas fotos abaixo vocês irão descobris o motivo deste nome. A pedra por si só já é algo muito bonito de se ver e o bom é que a mesma é facilmente escalada, desta forma todos podem chegar até a parte mais alta sem muita dificuldade e curtir as belas paisagens em volta a vontade. É uma pena que alguns políticos e alguns vândalos estejam utilizando a mesma para fazer propaganda política ou para escrever besteirol. Em respeito a beleza da mesma eu não registrei com fotos estas ações, mas elas estão lá bem visíveis para quem desejar conferir se estou falando a verdade. Para mim quem picha um lugar como este deveria ser preso independente de ser pessoa da sociedade, político ou seja lá quem for.

Pedra da Boa Vista

FATOS E FOTOS DA VOLTA
Passamos um bom tempo curtindo a paisagem e depois iniciamos a volta que foi bastante rápida, já que seguimos quase o tempo todo pela Rodovia PE 166 e quase sem parar.

Barragem de Tabocas com a Pedra do Caboclo ao fundo, as margens da PE 166. Nesta data a barragem a barragem encontrava-se com 100% da sua capacidade de armazenamento de água, inclusive escoando água pelo sangradouro, como pode ser visto na primeira foto abaixo.

Belas formações rochosas as margens da PE 166.

Rodovia PE 166/Sítio Olho D`Água do Tatu .

Sítio Pascoal as margens da PE 166.

Serra do Muquém/Vista do Sítio Muquém.

Subindo a Ladeira do Muquém, reta final da trilha, faltando apenas o Sítio Travessão para chegar a zona urbana.

CHEGADA
A chegada se deu na frente da loja RMS Moda Esportiva do nosso amigo e ciclista Amaro, que só não se fez presente por estar com Dengue. Dedicamos esta trilha ao mesmo.

NOTA
A trilha transcorreu num clima de descontração e durante todo o percurso não houve nenhum incidente. O destaque mais uma vez fica por conta da presença da Elaine representando muito bem a equipe feminina. Para aqueles que não foram por que não puderam ou quiseram ficam as fotos para lembrar que com certeza deixaram de curtir um belo pedal.

VÍDEOS DESTA TRILHA

APOIO
Organização Amaro Neto e esposa. Em breve em novo endereço.

FRASE DO DIA
Às vezes um acontecimento sem importância é capaz de transformar toda a beleza em um momento de angústia. Insistimos em ver o cisco no olho, e esquecemos as montanhas, os campos e as oliveiras.