quinta-feira, 1 de agosto de 2013

RECUPERAÇÃO MUSCULAR

Muitas vezes ignorada pelos atletas, ela pode, inclusive, causar longos afastamentos do esporte e exigir tratamento com fisioterapia por semanas ou mesmo durante meses. As lesões indiretas são conhecidas como estiramentos ou distensões musculares, e acontecem com maior freqüência na prática de esportes com maior exigência da potência muscular, como a corrida e o ciclismo.

Para evitar lesões principalmente numa pedalada, primeiramente, deve-se fazer um alongamento, principalmente dos membros inferiores. Caso joelho e tornozelos comecem a doer, o ideal é descansar um pouco e sentado e levante as pernas. Se o local estiver inchado, uma compressa gelada vai ajudar. Caso você tenha sofrido traumas no joelho ou no tornozelo e quer praticar esporte, é sempre  importante conversar antes com o médico e respeitar os prazos certos da recuperação das partes lesionadas. Se a articulação estiver dolorida, inchada ou se houver redução do movimento, o ideal é evitar a atividade. Já os que sofreram lesões há algum tempo, mas não estão com os sintomas acima, devem praticar com moderação e fortalecimento, observando sempre com muito cuidado qualquer sinal de agravamento da lesão, especialmente na dor. Porém, você pode prevenir as lesões. Com poucos minutos de alongamento e fortalecimento por dia, a possibilidade de lesão diminui muito e o atleta fica mais seguro e garante o rendimento na atividade praticada.
Dicas de alongamentos
  • Mantenha a posição de cada exercício por 30 segundos e, em seguida, alterne as pernas.
  • Apóie o pé na parede, à frente do corpo, alongando a panturrilha.
  • Estenda a pe
    rna sobre uma base, com o joelho estendido. Flexione o tornozelo, tentando encontrar a perna sobre a base, enquanto o joelho direito irá flexionar-se lentamente.
  • Parado sobre um pé, apóie a mão esquerda e segure o dorso do pé direito com a mão direita. Tracione o pé direito em direção à nádega, forçando-o para cima.
  • Deitado, estenda a perna esquerda com as mãos entrelaçadas abaixo do joelho da perna direita, trazendo-a em direção ao tórax e depois refaça com a outra perna.
  • Em pé, afaste as pernas lateralmente. Flexione o joelho direito, mantendo o pé direito em direção lateral, e o joelho esquerdo estendido, mantendo o pé esquerdo em direção à frente.

    VENHA SE EMOCIONAR COM A CORAGEM DESTA RAPAZIADA
    Realização: Turma do Pedal Belo Jardim
    Informações na D.R. BIKE - Travessa Deputado José Mendonça Bezerra - Centro.  
     
    ATENÇÃO
    Informo a todos os amigos que costumam comprar roupas e acessórios na   RMS Moda Esportiva que é a loja do nosso amigo Amaro Neto que a partir da próxima semana a loja passará a se chamar Total Moda Esportiva e estará funcionando em novo endereço: Rua Etelvina Cordeiro Mergulhão nº 201 no bairro Edson Moura Mororo Moura, próximo ao FÓRUM e a Moura. Mais informações: (81) 9223-5789 (Amaro).

    FRASE DO DIA
    Procure descobrir o seu caminho na vida.
    Ninguém é responsável por nosso destino, a não ser nós mesmos.
    Chico Xavier
    Por:  Geovane Bezerra
      


4 comentários:

  1. eu sou vitima deste problema e muito ruim !!!

    ResponderExcluir
  2. Emanuelle Farias - Recife PE2 de agosto de 2013 às 08:20

    Olha por muitas vezes eu costumo me eceder nos treinos e pago caro por isso.

    ResponderExcluir
  3. Até que em fim um evento de ciclismo de verdade em Belo Jardim. Aquela coisa de passeios e de trilhas já tava um saco. Tava mais do que na hora de ser feito uma corrida ou uma competição como esta, valendo algo. Que fique a lição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane - Amigos do Pedal20 de agosto de 2013 às 07:22

      É amigo como você mesmo falou no início do seu comentário. Até que em fim um evento de ciclismo em Belo jardim, mas saiba que para realizar este evento a galera da Turma do Pedal de Belo Jardim trabalharam duro por quase um ano e como você pode conferir no cartaz de divulgação foram necessários vários patrocinadores pois, o apoio do Poder Público Municipal foi muito pequeno. Se você está se referindo na segunda parte do seu comentário aos passeios realizados semanalmente pelos dois maiores grupos que aqui existem e as trilhas como algo sem valor, saiba que tudo tem início neste pequenos eventos, principalmente nos passeios que é de onde vem os futuros ciclistas. sabe de uma coisa, para mim você está querendo é se juntar ao nosso time e não pode ou tem vergonha, mas se assim desejar pode vir que será muito bem recebido.

      Excluir