sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PEDAL NOTURNO COM SEGURANÇA

Para muitos, pedalar a noite é uma necessidade, já devido ao trabalho e outros afazeres fica difícil sobrar algum tempo no período diurno para pedalar. Para outros no entanto, pedalar a noite é antes de tudo um prazer porém, seja por necessidade ou por prazer pedalar a noite exige alguns cuidados a mais por parte do ciclista e é sobre estes cuidados que vamos tratar nesta postagem.

O pedal noturno é uma atividade ciclística muito prazerosa que pode ser praticado por pessoas de todas as idades e de ambos os sexos sem nenhuma restrição, mas que para ser praticado com segurança faz-se necessário atentar para vários fatores como; trânsito, roupas e acessórios, sinalização da bike, etc. lendo com atenção as dicas abaixo você poderá desfrutar de maneira segura de todos os prazeres que este tipo de pedal proporciona aos seus praticantes.

Dica nº 01 - Torne-se o mais visível possível.
Equipe sua bicicleta com todos os acessórios necessários para torná-la visível (farol, sinaleiras, etc.) e procure usar roupas que possuam partes compostas por tecido refletivo ou colete refletivo. Fazer-se visível aos demais usuários das vias é fundamental para um pedal seguro.



 
Dica nº 02 - Obedeça a sinalização e respeite as leis de trânsito.
Assim como durante o dia, quem pedala a noite deve ficar atento as placas de sinalização de trânsito e as obedecer. Também é necessário respeitar os semáforos e as faixas de pedestres. Lembre-se que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro o ciclista deve pedalar pelo lado direito da via, próximo da guia ou meio fio.

Dica nº 03 - Segurança sempre.
A sua segurança deve vir sempre em primeiro lugar e para isto é necessário além de estar fazendo uso dos equipamentos destinados a este fim (capacete, luvas, calçado, etc.) evitar riscos desnecessários como; praticar o pedal noturno só, pedalar por vias mal iluminadas e desérticas, pedalar muito próximo do ciclista da frente ou de veículos e desenvolver velocidade de acordo com a via onde se está pedalando.

 Dica 04 - Aprimore sua técnica.
Assim como no Mountain Bike, no DH, no Bicicross e em outras atividades ciclísticas, o pedal noturno exige do praticante alguma técnica de pilotagem para que ele não venha a sofrer ou causar acidentes que normalmente podem ser evitados e para isto além da prática é necessário que a cada pedal o praticante reconheça as suas dificuldades e procure ajuda de ciclistas mais experientes para aprimorar a sua técnica e pedalar de maneira mais segura e prazerosa.

 
 Dica 05 - Respeite sempre os seus limites.
Respeitar os seus limites é algo de extrema importância, seja numa participação em um simples passeio noturno ou em trilhas noturnas. É comum que algumas pessoas acreditem que pelo fato de estar pedalando a noite podem pedalar por longas distâncias e em um ritmo puxado, mesmo sem ter o devido preparo físico para tal. Isto é um erro e deve ser evitado pois, pode vir a causar desde uma fadiga muscular a algo mais sério. O ideal é que a pessoa vá aumentando gradativamente a distância, a velocidade e o grau de dificuldade do pedal, igual como fazemos nos pedais diurnos.

Como todos puderam comprovar, as dicas acima são muito simples e  fáceis de serem postas em prática portanto, na próxima vez que for sair para praticar o seu pedal noturno seja a trabalho ou por diversão procure por em prática o que você leu acima e tenha certeza de que estará pedalando de maneira segura. Por fim fica aqui uma dica pessoal que é de fundamental importância. leve sempre uma garrafa de água um uma mochila de hidratação porque mesmo sem a presença do sol perdemos muito líquido durante o pedal e é necessário repor esta água, então não descuide da sua hidratação.

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Domingo Tem
 Data: 01/09/13 - ponto de Encontro: D.R. Bike - Concentração: 06h00m - Saída: 06h30m.
Percurso: 48Km com poucos trechos técnicos e baixo grau de dificuldade. 
Pedal mediano pode ser feito por iniciantes sem problemas.
  Desde que os mesmos se encontrem em plena atividade e devidamente equipados.

ESTÁ CHEGANDO A HORA
No ano de 2012 contamos com a participação de 36 ciclistas, a maioria do nosso grupo mas também contamos com a participação de ciclistas de Caruaru e de Santa Cruz do Capibaribe. Na qualidade de idealizador deste grupo espero que nesta segunda edição desta pedalada mais ciclistas participem, tornando assim este evento muito mais bonito. Só lembrando a todos os interessados que este pedal conta com o apoio do vereador Claudemir Claudino lá de Xucuru, que sempre nos prestigia e que proporciona uma bela recepção a base de frutas além de um belo almoço. Quero aqui esclarecer a todos os interessados que esta é uma trilha com 60Km de percurso, com trechos técnicos e com subidas e descidas bem íngremes, portanto com um bom grau de dificuldade, desta forma não é indicada para ciclistas iniciantes no Mountain Bike. Também não estaremos contando com carro de apoio, então só participe se tiver certeza de que está em boas condições físicas para isto. Todos são bem vindos a se juntar a nós nesta aventura. Para acessar o nosso grupo no face clique no link abaixo.

FRASE DO DIA
A violência precisa ser superada. Para isso, impõe-se a coragem de ir à fonte de todas as violências, pondo fim às injustiças sociais.
Dom Helder Câmara

Por: Geovane Bezerra 

3 comentários:

  1. Quero informar a todos que, de ontem para hoje o este blog ultrapassou a barreira dos dez mil acessos. Isto para mim na qualidade de administrador e divulgados fervoroso deste grupo é motivo de muito orgulho pois, isto só demonstra por "A" mas "B" que o meu trabalho está sendo bem feito e devidamente reconhecido. Quero aqui de antemão agradecer de todo o meu coração a todos que prestigiam este blog em qualquer parte do mundo onde ele chaga através da rede Mundial de Computadores. A todos vocês o meu muitíssimo obrigado e espero poder continuar contando com esta atenção por parte de vocês. Um abraço carinhoso em cada um. GEOVANE BEZERRA em

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas e do novo visual do blog. Estamos esperando por vocês no dia sete de setembro. sejam todos mais uma vez bem vindos a Xucuru.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito importante as dicas e gostei muito do que foi escrito ao final da postagem onde você convida mas esclarece aos interessados sobre as dificuldades que irão encontrar. É assim que se faz meu amigo, agregar mas com responsabilidade. Parabéns.

    ResponderExcluir