segunda-feira, 26 de agosto de 2013

COMO MELHORAR SUA TÉCNICA NO MOUNTAIN BIKE

A prática do Mountain Bike exige do ciclista uma boa dose de dedicação e principalmente muita habilidade técnica para que o mesmo possa vencer os obstáculos da melhor maneira com o menor risco possível, mantendo-se firma e forte sob sua bike. Para aqueles ciclistas migrados do ciclismo urbano e que ainda não dispõem de muita experiência em trilhas o fator equilíbrio é algo bastante complicado no início de sua jornada nesta modalidade.
Sabemos que é necessário um determinado tempo para que as habilidades técnicas sejam devidamente desenvolvidas e este tempo varia de pessoa para pessoa e do tempo dedicado aos treinos, mas para facilitar a sua vida vamos descrever abaixo algumas alternativas que você pode por em prática para agilizar sua técnica.

1º) Procure andar na terra o máximo possível, assim você vai adquirir intimidade com o terreno, os diversos tipos de solo e o relevo, desta maneira você verá que nem tudo é aquele bicho de sete cabeças que você imagina.

2º) Observe e aprenda com os mais experientes. Saber ler o traçado de uma trilha é uma habilidade muito importante e que os bikers experientes fazem muito bem. Um biker experiente sabe identificar com muita presteza os melhores lugares para passar numa trilha e isso é de fundamental importância em determinadas situações, como em decidas em velocidade. Quando estiver pedalando em grupo sempre observe os biker mais experientes e procure seguir o traçado que eles fizerem durante o percurso.

3º) Respeite-se sempre. Submeter-se a situações diferenciadas é de fundamental importância para você desenvolver suas habilidades sobre a bike, mas é necessário se ter em mente que a sua segurança deve vir sempre em primeiro lugar, assim como a segurança dos seus companheiros. Não queira fazer trilha muito além da sua habilidade só para demonstrar algo para alguém. Lembre-se que tudo tem seu tempo e que para se tornar um biker experiente é necessário além de muita dedicação, muitos treinos para se aprimorar a técnica e isso leva um certo tempo, que deve ser respeitado.

4º) Treinar o equilíbrio é fundamental. Quanto maior for o garu de dificuldade apresentado mas faz-se necessário que o biker se mantenha o mais equilibrado possível sobre a sua bike e para que isto é necessário treinar bastante as técnicas de equilíbrio. Para exercitar o seu equilíbrio faça o seguinte: Com os dois pés nos pedais, pare completamente a bike e veja quanto tempo você consegue ficar equilibrado sobre a mesma sem tocar os pés no chão. Para os iniciantes eu recomendo que se tente este exercício primeiro na grama, só depois é que ele deve partir para a prática no asfalto ou em superfícies com piso mais duro.

5º) Aprimorar a técnica é mais do que necessário e para isto você deve procurar ruas asfaltas e devidamente demarcadas que tenham pouco movimento e tentar pedalar a maior distância possível sobre as linhas que demarcam as pistas. Tente manter os pneus sempre sobre estas linhas. Para um melhor rendimento é necessário que você repita este exercício em diversas velocidades. Para sua segurança é aconselhável estar acompanhado de outra pessoa que possa o auxiliar.

6º) Aprenda a subir nas sarjetas. Saber empinar a roda dianteira da bike é uma habilidade essencial para qualquer ciclista que queira se dedicar a prática do Mountain Bike. Um exercício legal para se desenvolver esta habilidade é o uso da calçada como obstáculo. Aproxime-se lentamente do meio fio e tente, ao mesmo tempo, pedalar e puxar a roda dianteira. O segredo aqui não está na força e sim na coordenação. Levante a roda dianteira e assim que a mesma estiver transpondo o obstáculo, alivie o peso da roda traseira para passar.

Estas são apenas algumas dicas que irão lhe ajudar a desenvolver uma boa técnica de pilotagem e que lhe serão muito útil na prática do Mountain Bike, mas é importante salientar que quando aqui me refiro a ciclista experiente estou me referindo a ciclista realmente comprometido com a boa prática desportiva, que zela pelo respeito aos seus limites e que procura cuidar dos demais companheiros de treino ou de aventuras, dando sempre bons exemplos. Para encerrar esta postagem quero dizer a você que está iniciando no Mountain Bike saiba que está iniciando a prática de um esporte radical e que para se dar bem nesta categoria é muito importante seguir todas as regras de segurança que vão desde os treinos até o uso contínuo e correto dos equipamentos e acessórios de segurança. Agora que você já teve uma noção do que é necessário para uma prática segura, pegue sua bike, procure um amigo ou junte-se a um grupo de amigos e desfrute de todas as emoções que esta modalidade do ciclismo pode lhe oferecer.

CONVITE
Convido a todos os meus amigos e amigas da Internet que prestigia este blog a se tornar mais um seguidor do mesmo. Ter você como seguidor é muito importante para o blog e para os Amigos do Pedal como um todo. Conto com você.
Geovane Bezerra

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Ponto de encontro: D.R. Bike - Concentração: 19h00m - Saída: 19h20m.
Percurso tradicional com 22 Km.

APOIO


FRASE DO DIA
Eu não sei aonde eu to indo, mas sei que eu tô no meu caminho.
Raul Seixas

Por: Geovane Bezerra 

3 comentários:

  1. Gostei bastante das dicas e já estou pondo em prática.

    ResponderExcluir
  2. Janielle Cavalcanti - Campina Grande PB30 de agosto de 2013 às 07:28

    Muito boa estas estas dicas. Por acaso você é um treinador?

    ResponderExcluir
  3. Geraldo Brito de Carvalho - Recife PE3 de setembro de 2013 às 08:52

    Só reforçando que este pedalar próximo da via da guia não quer diser colado ao meio fio, pois agindo assim os motoristas podem entender que você irá parar e isto pode lhe causar problemas. Você tem de pedalar pelo lado de dentro da via mas mantendo alguma distância do meio fio de modo que em vias movimentadas você possa ocupar o espaço de um veículo se for necessário e os motoristas que se encontrem atrás de você tem de o respeitar porque é lei.

    ResponderExcluir