segunda-feira, 12 de agosto de 2013

1ª TRILHA DOS PAIS 11/08/13

Para comemorar o Dia dos Pais os ciclistas dos Amigos do Pedal fizeram uma trilha com destino ao Distrito de Água Fria. A trilha contou também com a participação de alguns ciclistas funcionário9s da Fábrica de baterias Moura. Esta trilha teria como destino o Sítio Palmeira mas devido a todos desejarem chegar cedo de volta as suas residências onde iriam comemorar junto com as suas famílias  esta bela data. No dia anterior a trilha ficou decidido que o destino seria alterado passando do Sítio Palmeira para Água fria, já que este roteiro tem um trajeto curto e rápido.

Travessa Deputado José Mendonça Bezerra - Centro.
 FATOS E FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
A concentração se deu na frente da loja D.R. Bike como de costume. A saída atrasou um pouco devido a termos ficado esperando por um ciclista que confirmara a sua participação mas que não compareceu.

2º Acesso ao município no bairro da Floresta.
 FATOS E FOTOS DO PERCURSO NO PERÍMETRO URBANO
Ao chegarmos no bairro da Floresta os ciclistas Arruda e Elizângela nos aguardavam em frente ao prédio da Rádio Itacaité FM e se juntaram a nós nesta bela trilha. Partindo deste ponto seguimos pela Rodovia BR 232 em direção aos bairros Frei Damião e Bela vista, depois iniciamos o trajeto pela zona rural.
Rodovia BR 232 no bairro da Floresta.

Avenida principal do bairro Frei Damião.

Sítio Bela Vista.
FATOS E FOTOS DO PERCURSO PELA ZONA RURAL - IDA
Pouco depois de deixarmos a zona urbana chegamos as terras da antiga Fazenda do Ouro onde dos tempos de glória existe apenas o casarão que servia de residência para os proprietários. O mesmo encontra-se completamente abandonado com mato alto em todo o seu entorno. vale aqui salientar que hoje as terras da Fazenda do Ouro é um assentamento dos Sem Terra e que quando do início da invasão do lugar pelos mesmos o casarão servia de sede para os coordenadores do movimento. É uma pena ver parte do passado histórico do nosso município desprezado desta forma. Esperamos algo seja feito por quem de direito for para mudar esta situação lamentável.

Início das terras da antiga Fazenda do Ouro.

Ao fundo e em detalhes o casarão da antiga sede da Fazenda do Ouro.

Casebre abandonado localizado bem em frente ao casarão.

PEDALANDO AS MARGENS DO RIO OPOJUCA
Após a pausa para fotos na Fazenda do Ouro retomamos o pedal seguindo pelas margens do Rio Ipojuca em direção a ponte que faz a divisa entre os municípios de Belo Jardim e São Bento do una. Neste parte do trajeto é necessário um pouco mais de atenção do ciclistas pois existem trechos de terra solta, muitos buracos, lama, curvas fechadas e também algumas ladeiras o que exige boa técnica de pilotagem. É um trecho muito gostoso de se pedalar.

Na foto vemos as duas pontes; a antiga mais abaixo e a nova logo acima.

Ao fundo a Rodovia PE 180.

Agora nos encontramos em terras do Sítio Batinga.

Eis ai uma ladeira de respeito. Aqui não tem moleza.

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DAS CABEÇAS
Este pequeno santuário está localizado as margens do Rio Ipojuca e apesar de ser um ponto turístico e religioso do nosso município é esquecido pelo Poder Publico que não faz a devida divulgação deste pequeno mas bonito lugar. A sua localização é entre o Sítio Batinga e Água Fria, recomendamos uma visita.

Porteira que da acesso a estrada que leva ao santuário.

Ao fundo vemos o Santuário de Nossa Senhora das Cabeças.

Orando pelos meus amigos de pedal, pelos meus familiares e por todos os pais.

LEITO DO RIO IPOJUCA
O Rio Ipojuca passa bem ao lado do santuário e encontra-se neste momento com um fina lâmina de água escorrendo em direção a Barragem Pedro Moura (Barragem do Ipojuca). isso é bom sinal pois a pouco tempo atrás esta parte do leito do rio encontrava-se totalmente seca.

CHEGANDO AO NOSSO DESTINO
Ao chegarmos ao Distrito de Água Fria paramos no bar do meu xará Geovane onde fizemos um rápido lanche antes de darmos continuidade ao pedal. Como a galera da Moura tinha hora determinada para voltar, já que tinham compromissos nós resolvemos dar uma esticada no percurso, já que ainda era cedo para voltarmos e resolvemos conhecer o Cruzeiro de Água Fria.

Iniciando a tortuosa subida rumo ao Cruzeiro.
 CRUZEIRO DE ÁGUA FRIA
Para se chegar até este cruzeiro é necessário uma bom condicionamento físico pois além da altura a subida é bastante íngreme e a presença de muitas pedras soltas por todo o percurso dificultam o caminhar, mas vale a pena chegar até lá pois a visão panorâmica que desfrutamos lá de cima é algo incrível. Queremos ressaltar apenas que este também é um ponto turístico do nosso município que necessita de uma atenção por parte do Poder Público pois não existe nenhuma infraestrutura como sanitários, iluminação e nem placas de direção e com orientação quanto a riscos. Fica aqui o nosso lembrete. poucos ciclistas que chegam até este belo mirante se arriscam a descer montados, eu )Geovane) e os ciclistas George e Jurandir encaramos este DH mas tomando todo o cuidado possível para não nos acidentarmos, mesmo assim por duas vezes quase fui ao chão chegando ainda a saltar da bike e a arranhar uma das pernas em uma pedra. É algo muito gostoso mas muito perigoso que só deve ser realizado por ciclistas experientes e devidamente equipados.

Ciclista Jurandir conquistando o Cruzeiro.

Ciclista Arruda conquistando o Cruzeiro.

Ciclista Geovane conquistando o Cruzeiro.

Ciclista George conquistando o Cruzeiro.

Ciclista Elaine conquistando o Cruzeiro.

Ciclista Elizângela conquistando o Cruzeiro.

Nossas guerreiras Elaine e Elizângela atravessando o Rio Ipojuca na volta do Cruzeiro.

BARRAGEM DE ÁGUA FRIA
Impossível passar por aqui e não parar para no mínimo apreciar a vista e tirar fotos, se não fosse a data garanto que teríamos dedicado algum tempo para um bom banho. Nos divertimos muito aqui nesta parada. Por falta de uma política séria de saneamento básico a água desta barragem assim como a de muitas outras não serve para o consumo humano.

Um legítimo Pé de Ciclistas.

Propriedades próximas ao Distrito de Água Fria.
FOTOS DA VOLTA
Como tudo o que é bom dura pouso iniciamos a volta para casa com aquela vontade de quero mais, porém de alma lavada pelas belíssimas paisagens que encontramos durante todo o trajeto ate aqui.

IMPREVISTO Nº 01
O pedal direito da minha bike não resistiu a mais esta trilha e quebrou quando nos encontrávamos em terras do Sítio Batinga de Baixo, já próximo da BR 232
 Rodovia BR 232 na altura do Sítio Batinga de Baixo.

IMPREVISTO Nº 02
A bike da ciclistas Elizângela teve o pneu dianteiro furado. Então paramos a sombra de um estabelecimento situado as margens da BR 232 e fizemos o remendo da câmara de ar para retomar o pedal.

FATOS E FOTOS DO ENCERRAMENTO
O encerramento se deu em frente ao giradouro da Ponte Esta trilha contou com a participação de 10 ciclistas, sendo 06 dos Amigos do Pedal e outros 04 funcionários da Fábrica de Baterias Moura. Quero aqui em nome dos Amigos do Pedal dizer que foi um prazer pedalar ao lado destes ciclistas da Moura e desde já quero os convidar a pedalar outras vezes com nós ou mesmo a se juntar ao nosso grupo.A todos os presentes aquele abraço e espero que todos aqueles que são pais tenham desfrutado de um dia especial junto aos seus filhos.
Giradouro da Ponte Nova.

NOTA
Quero deixar aqui registrado que em muitas oportunidades faço aqui algumas críticas ao Poder Público no sentido de dar uma atenção maior aos nossos pontos turísticos, mas não faço isto como politicagem ou como forma de criticar este ou aquele governante e sim como forma de abrir os olhos ao potencial turístico que Belo jardim tem e que muitas vezes por pequenas coisas deixa de ser devidamente explorado. Eu enquanto ciclista e os demais ciclistas enquanto membros do Grupo de Ciclismo Amigos do Pedal de Belo Jardim apoiamos toda e qualquer ação oriunda do Poder Executivo ou Legislativo no sentido de valorizar e proteger os nossos pontos turísticos e estamos a disposição para ajudar dentro do que nos for possível para divulgar o nosso município e para valorizar o que aqui temos de bom. Espero não estar sendo inconveniente, mas quem gosta de verdade do lugar onde nasce ou reside tenta de alguma forma o ajudar a crescer e se para isto se fizer necessário algumas vezes um puxão de orelhas em alguém eu renho coragem de dar o primeiro passo. Deixe seu comentário, ele é muito importante. Já se encontra disponível em um álbum no nosso grupo lá no face todas as fotos desta trilha. Clique no link abaixo e confira.

ESTÁ CHEGANDO A HORA
Se você que participou no ano passado junte-se a nós novamente, se não participou esta é a sua chance, mas atenção, este pedal é um pedal de longa distância que alterna estrada de terra e trecho de rodovia, com um bom grau de dificuldade, portanto não recomendado para ciclistas iniciantes ou que se encontrem afastados do pedal. Só lembrando que o uso de capacete e dos demais itens de segurança é obrigatório para todos os ciclistas que desejem participar.

VENHA PEDALAR CONOSCO
Este pedal tem um percurso total de 22 Km e é desenvolvido em velocidade de moderada constante, portanto não é indicado para iniciantes. Mas se você acha que aguenta pode participar que será bem vindo (a). Ponto de Encontro: D.R. Bike - Concentração: A partir das 19h00m - Saída: 19h20m.

APOIO

FRASE DO DIA

"Somos peregrinos nessa terra...Não sabemos até quando! Devemos encarar a *Vida*...Não com tristeza, mas com seriedade e esperança."