segunda-feira, 19 de agosto de 2013

19 DE AGOSTO DIA NACIONAL DO CICLISTA - TRILHA COMEMORATIVA

Hoje comemora-se em todo o Brasil o Dia Nacional do Ciclista. Nesta data voltemos as nossas orações para os nossos amigos que se encontram internados em leitos hospitalares ou presos a cadeiras de rodas pro resto de suas vidas, vítimas na maioria das vezes da imprudência que reina no trânsito brasileiro. Oremos também pelos familiares de todos os ciclistas que perderam a vida no decorrer deste ano vítimas desta verdadeira guerra que ocorre hoje no nosso trânsito. Mas também oremos e agradeçamos a Deus por estarmos vivos e gozando de boa saúde e disposição para levar adiante a bandeira do ciclismo como esporte saúde e da bicicleta como uma das melhores soluções para o grande problema de mobilidade vivido nas nossas grandes cidades. A todos os ciclistas brasileiros, em especial aos ciclistas dos Amigos do Pedal Belo Jardim e da Turma do Pedal de Belo Jardim um FELIZ DIA DO CICLISTA.
Para comemorar esta data foi realizada ontem a nossa 2ª Trilha do Dia do Ciclista, tendo como destino o município de Brejo da Madre de Deus. Confiram tudo o que aconteceu nesta nossa bela aventura.

FATOS E FOTOS DA CONCENTRAÇÃO
A concentração se deu como de costume na frente da loja D.R. Bike na Travessa Deputado José Mendonça Bezerra - Centro, que em breve estará em novo endereço. Enquanto os retardatários chegavam, que já se encontrava no local fazia seu alongamento e algum aquecimento.

FATOS E FOTOS DA SAÍDA
Após uma rápida vistoria nas bikes, foi realizada a contagem oficial de todos os participantes e repassadas as últimas recomendações a todos.

PE 166 - Bairro Ayrton Maciel
 FATOS E FOTOS DA IDA
Seguimos pela Rodovia PE 166 em direção ao Distrito de Serra dos Ventos e de lá em direção ao município de Brejo da Madre de Deus.

PE 166 - Serra da Macambira

PE 166 - Serra da Piaca

IMPREVISTO Nº 01
Quando nos encontrávamos próximos de Vila do Socorro a roda dianteira da bike do ciclista Alex apresentou problemas. Na ocasião fizemos uma manutenção e seguimos com a trilha.

FATOS E FOTOS EM VILA DO SOCORRO
A Vila do Socorro é um dos nossos pontos de apoio, onde costumamos comprar água mineral ou simplesmente parar por alguns instantes para repor as energias.

IMPREVISTO Nº 02
Ainda quando nos encontrávamos em Vila do Socorro, mais uma vez a bike do Alex apresentou problemas na mesma roda. Mais uma vez foi feita a devida manutenção, mas o mesmo foi orientado a não prosseguir já que o percurso era longo e com muitos trechos técnicos. O mesmo acatou as nossas recomendações e optou por seguir apenas até o Distrito de Serra dos Ventos, de onde iria voltar.

FATOS E FOTOS EM SERRA DOS VENTOS
Aqui paramos por alguns instantes para fazermos uma rápida averiguação das condições das nossas bikes e para pousar para fotos e logo em seguida retomamos o nosso pedal. Neste ponto o ciclista Alex se despediu do restante do grupo e voltou, encerrando assim a sua participação nesta trilha.

CAINDO NA ESTRADA
Seguimos agora pelo trecho da Rodovia PE 166 que ainda é composto de estrada de terra. este trecho se inicia em Serra dos Ventos e vai terminar na localidade de Barra de Farias, pertencente ao município de Brejo da Madre de Deus, onde se liga a Rodovia PE 140. É uma pena o descaso com esta obra, pois está tudo quase pronto para receber o asfalto, falta apenas vontade política para que em fim esta obra seja concluída.

FATOS E FOTOS EM BARRA DE FARIAS
Aqui paramos para um merecido descanso, não muito longo é claro. Tiramos algumas fotos, conferimos nosso roteiro e seguimos rumo ao nosso destino, que agora não estava muito longe.

FATOS E FOTOS NA PE 140
Este trecho da trilha  foi muito arriscado pois esta rodovia é muito movimentada e não existe acostamento. O perigo é constante, mas graças a Deus a a experiência dos nossos ciclistas seguimos até o nosso destino sem nenhum problema. Para compensar a tensão, só mesmo apreciando as belas paisagens as margens da rodovia.

CHEGANDO EM BREJO DA MADRE DE DEUS
Após três horas de pedal finalmente chegamos ao nosso destino. Ma foto ao lado ver-se ao fundo a cidade de Brejo da Madre de Deus protegida pelas belas montanhas que cercam a cidade.

IMPREVISTO Nº 03
Desta feita a vítima foi o ciclista Tio do Pastel que teve o pneu dianteiro da sua bike furado. Apesar de ser um atleta experiente o Tio ainda não tem muita experiência no ciclismo, por isso eu pessoalmente fiz questão de mostrar a ele como agir diante de uma situação como esta, que é bastante comum e que mais cedo ou mais tarde vai acontecer com todos nós.

MAIS FATOS E FOTOS EM BREJO DA MADRE DE DEUS
Inicialmente iríamos parar aqui para descansar e fazer um bom lanche antes de iniciarmos a volta, mas como não houve consenso fizemos apenas uma breve pausa para reabastecer os nossos reservatórios de água e retomamos o nosso pedal sem lanchar. Foi sugerido fazermos a volta por Xucuru ao invés de voltarmos pelo mesmo trecho que viemos e a maioria dos participantes concordou, desta forma aumentamos em mais ou menos três quilômetros o percurso.

CICLISTAS MIRINS EM AÇÃO
A garotada que estava andando de bicicleta por lá parou para nos prestigiar. A estes ciclistas mirins vai aqui um grande abraço e uma dica muito importante. Peçam para seus pais que se possível comprem capacetes para vocẽs, porque ele é o principal item de segurança e deve ser usado sempre.Que tal vocẽs convidarem outros amiguinhos e formarem ai um grupo de ciclismo amador como o nosso. Pensem nisto co carinho ok.

FATOS E FOTOS DA VOLTA
Após deixarmos a rodovia seguimos por um longo trecho de estrada de terra que teve todos os requisitos necessários para transformar esta trilha numa verdadeira aventura. Em determinado ponto nos encontrávamos a mais de 1.200 metros de altitude e isso era só parte do que vinha pela frente. Foi um trecho difícil mais muito gostoso de ser percorrido. Confiram nas fotos um pouco do que estou descrevendo.

Sítio Arara - Belo Jardim - PE

Capricho da natureza, até parece um roçado de pedras.

Chegando na Rua da Palha em Xucuru

FINALMENTE A HORA DO RANGO
Chegamos a Xucuru varados de fome e exaustos. De imediato seguimos na direção do Restaurante da Maria que é o nosso principal ponto de apoio naquela localidade. Lá desfrutamos de um belo almoço com tudo o que tinha direito a um precinho camarada. Se um dia você vier a Xucuru não deixe de provar a deliciosa comida da querida "Maria Véia" como  é popularmente conhecida a Dona Maria e o precinho é especial. Nós recomendamos.

NOTA DE REPÚDIO
Infelizmente nem tudo foi flores. Na hora do pagamento da conta aconteceu um fato inaceitável o qual espero que nunca mais se repita. Alguém deixou de dar a sua parte do dinheiro usando de má fé para com os demais companheiros e isto é inadmissível. De início até pensei que alguém teria simplesmente esquecido de contribuir, mas por várias vezes o ciclista "Bodocó" que estava responsável pela coleta do dinheiro avisou que estava faltando dinheiro, mesmo alguns ciclistas tendo dados valores acima do que lhes cabia, desta forma (na minha opinião) é muito difícil que tenha ocorrido um esquecimento e sim que alguém agiu de má fé. Como todos sabem, se algum ciclista não estiver com dinheiro basta avisar que o deixamos fora da partilha da conta sem nenhum problema, mas se esquivar e deixar os demais no prejuízo é um ato no mínimo irresponsável e não vai ser tolerado dentro deste grupo. Sei que alguns irão me criticar por expor este fato lamentável, mas só estou expondo o mesmo para que, aquele ou aqueles que por ventura o praticou saiba ou saibam que o nosso grupo sério formado por pessoas honestas, e que eu enquanto idealizador do mesmo não vou admitir em hipótese alguma que seja lá quem for venha a manchar o bom nome do mesmo. Desde já peço desculpas se de alguma forma magoei alguém, mas este é o meu jeito, não consigo ver algo errado e me calar, principalmente quando estou diretamente envolvido. Se assim agi foi pensando no melhor para o grupo como um todo e espero que vocês me entendam.

SEGUINDO PARA CASA
Após a pausa para o almoço retomamos o nosso pedal, agora com as energias renovadas. Daqui por diante as paisagens ficam cada vez mais belas. A grande dificuldade deste trecho é a subida da Serra da Balança que é cumprida e bastante íngreme.

E A CHUVA CHEGOU
A partir desta parte deste ponto o que até então era apenas uma leve garoa se transformou em chuva forte o que deixou o restante do trajeto bem mais perigoso do que de costume, já que ainda tínhamos pela frente a descida da Serrinha que tem 900 metros de altitude e é bastante íngreme, mas isto só tornou a trilha mais emocionante e desafiadora.

BARRAGEM VELHA
Agora já nos encontrámos em perímetro urbano. Como eu exagerei na comilança lá em Xucuru tive de pagar um preço alto por isso. Mais ou menos na metade do caminho de volta me apertou uma tremenda dor de barriga que eu tentei de todas as formas  conter, mas que infelizmente não foi possível. Graças a Deus encontrei nas proximidades deste lugar um local escondido onde fui me livrar da dor de barriga, se é que me entendem. Fica aqui pra vocẽs a dica. Não abusem da comilança numa trilha e para mim fica uma bela lição, já que tinha conhecimento que isto poderia acontecer.

FATOS E FOTOS DA CHEGADA
A chegada se deu na Praça de São Pedro no bairro de mesmo nome. Apesar dos pequenos imprevistos todos chegaram bem e sem reclamar de cansaço, apesar de todos se encontrarem bastante desgastados. Afinal de contas foram 80 Km de muita dificuldade, mas também de muita adrenalina e emoção.

DESTAQUE DA TRILHA
Como não poderia deixar de ser o destaque desta trilha foi a ciclista Elaine Cavalcanti, que bravamente representou a equipe feminina com louvor.
Para acessar o nosso grupo lá no face e conferir todas as fotos desta trilha basta clicar aqui. https://www.facebook.com/groups/411493418927001/?fref=ts

APOIO

FRASE DO DIA
"Existem derrotas, mas não existe o sofrimento. Um verdadeiro guerreiro sabe que ao perder uma batalha está melhorando sua arte de manejar a espada. Saberá lutar com mais habilidade no próximo combate."
Paulo Coelho

1. Mais uma trilha cheia de aventura e muita adrenalina...adorei.

1. Geovane - Amigos do Pedal20 de agosto de 2013 às 18:10

Não tenho a menor dúvida disto. Espero que descanse bastante durante a próxima semana para que no dia sete de setembro esteja pronta para a próxima.

2. Vandinha de Pesqueira20 de agosto de 2013 às 00:08

Quero inicialmente parabenizar a todos os ciclistas deste grupo e em especial a esta bela e destemida jovem pelo dia de vocês. Achei as fotos muito, mais muito bonitas mesmo e as narrativas nem se fala. Quanto ao fato lamentável digamos que ninguém está livre de ser passado para trás mas o importante foi que em momento algum você apontou o dedo para esta ou aquela pessoa, limitando-se apenas a narrar o fato. Isto para mim é sinal de sabedoria porque desta forma apenas quem de fato agiu mal é que vai se incomodar de verdade, os demais podem até não gostar mas irão entender mais adiante. Continuem assim, zelando pelo seu esporte e cultivando sempre a ética, mesmo em momentos difíceis como este, mas que assim como os bons passarão.

1. Geovane - Amigos do Pedal20 de agosto de 2013 às 18:08

Querida Vandinha muito obrigado pelo seu comentário e principalmente pelo seu apoio entendendo o fato ocorrido.Foi realmente algo que me incomodou bastante mas que tenho certeza absoluta que nunca mais vai se repetir. Continue a acompanhar as nossas aventuras e se um dia estivar por aqui, quem sabe se junte a nós em um dos nossos pedais.

3. Que inveja danada dessa galera. Muito massa essa trilha. Parabéns a todos pelo Dia do Ciclista.

1. Geovane - Amigos do Pedal20 de agosto de 2013 às 18:05

Muito obrigado por lembrar do nosso dia, quanto a sua inveja deixa ela de lado e vem pedalar com a gente. Temos pedal para todos os gostos e para pessoas de todas as idade e de ambos os sexos. Venha pedalar conosco qualquer dia destes. Tenho certeza de que você vai curtir bastante.

4. Já estive nesta região de Xucuru a alguns anos atrás fazendo um trabalho de campo sobre os índios Xucurus e achei tudo muito seco apesar de bonito, mas hoje vendo estas fotos me alegro muito pelo povo que ali reside.

1. Geovane - Amigos do Pedal20 de agosto de 2013 às 18:03

É meu caro, realmente está tudo bem verdinho mas é o que chamamos de "seca verde" porque apesar de estar chovendo nesta região as chuvas são poucas e insuficientes para encher os açudes e acabar com o sofrimento dos moradores, mas aos poucos as coisas estão melhorando sim. Um abraço.

5. Esta foi uma ótima trilha, apesar do cansaço (por não pedalar a mais de 30 dias) e da minha bike apresentar problemas no câmbio traseiro o que me prejudicou e muito e atrasou os demais, consegui chegar em Belo Jardim em cima da magrela. Quanto ao ocorrido foi lamentável, mas serve de exemplo para em uma próxima termos mais cuidado na hora da coleta, rs. Vlw vein, dessa vez eu tiro o chapeu pra tu, me deixaste comendo poeira, kkkk.

1. Geovane - Amigos do Pedal20 de agosto de 2013 às 17:58

realmente foi um fato lamentável, mas já passou e agora é bola pra frente e ficar esperto para que o mesmo não se repita.

6. Uma amiga de trabalho.20 de agosto de 2013 às 07:25

Bem feito pra você Geovane. sei muito bem que você é um verdadeiro comilão e que não costuma respeitar as regras neste sentido, mesmo estando participando de uma trilha ou seja lá do que for. espero que tenha aprendido a lição kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

1. Geovane - Amigos do Pedal20 de agosto de 2013 às 17:57

Enquanto existir mato e muita eu vou continuar a me "alimentar bem" mas vou diminuir o tamanho do prato. Garanto.

7. Amaral Guedes de Freitas - Petrolina PE20 de agosto de 2013 às 11:22

Não sei como é que vocês conseguem pedalar tantos quilômetros sem desabar na volta, se fosse eu estaria completamente moído, teria de tirar uma folga no trabalho para me recuperar, vocês são demais e as fotos ficaram tudo de bom pois mostra bem detalhado o que vocês viram, parabéns ao fotógrafo e parabéns também a esta ciclista que enfrenta tudo.

1. Geovane - Amigos do Pedal20 de agosto de 2013 às 17:55

Meu caro Amaro, para falar a verdade bem que chegamos cansados mas com a constância de treinos isto aos poucos vai diminuindo. Quem tirou as fotos fui eu e fico lisonjeado pelo seu elogio, apenas tento mostrar da melhor maneira possível o que de bonito vemos durante nossas aventuras.

8. Fátima de Brejo da Madre de Deus20 de agosto de 2013 às 17:17

Poxa pessoal, vocês quase não mostraram nada da minha cidade. Fiquei magoada.

1. Geovane - Amigos do Pedal20 de agosto de 2013 às 17:52

Cara amiga Fátima, entendo a sua decepção mas não fique chateada conosco pois, o fato de termos tirado poucas fotos na sua cidade foi porque estávamos realizando apenas uma trilha e ainda tínhamos muito chão pela frente até chegarmos de volta ao nosso município, mas fique tranquila que mais adiante iremos fazer um cicloturismo com destino s Brejo da Madre de Deus e tirar muitas fotos dai, além de desfrutas de um gostoso banho no escorrego. Um abraço e espero que me entenda.

9. Pedal arretado. Gosto muito quando se trata de ser longo o percurso. Que venham mais outros assim. Abs....

10. Boa noite mano, postei as fotos que tirei no face, dá uma olhada lá e posta algumas no blog tem até umas do centro de Brejo para alegrar nossa amiga Fátima.