domingo, 1 de setembro de 2013

TRILHA DE EXPLORAÇÃO - DISTRITO DE MULUNGU ZONA RURAL DE SANHARÓ PE 01/09/13

Esta seria a Trilha do Baobá que teria como destino um belíssimo Pé de Baobá, que é uma árvore de origem africana com um tronco de mais de doze metros de diâmetro e com mais de duzentos anos de idade, porém devido a um imprevisto acabamos por ter de mudar o destino, então optamos por fazer uma trilha de exploração e resolvemos conhecer uma localidade denominada Mulungu na zona rural do município de Sanharó e é esta aventura que você vai curtir conosco através das fotos e dos fatos narrados abaixo.

FATOS E FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
O ponto de encontro e também de concentração foi na frente da loja D.R. Bike como de costume. A equipe desta trilha foi composta por mim (Geovane) e pelos ciclistas, Amaro, Bodocó, Arielson e Juracy. Infelizmente desta vez não tivemos nenhuma represente da equipe feminina.

FOTOS PELO PERÍMETRO URBANO
O percurso pelo perímetro urbano foi relativamente curto. Saindo do Centro seguimos pelo bairro do santo Antônio e depois pelo Alto Limpo, já as margens da Rodovia BR 232.
(Fotos no Centro)

(Fotos no Alto Limpo)

FATOS E FOTOS DA IDA
Em terras de Belo Jardim passamos pelos sítios; Batinga de Baixo e Lagoa da Chave, hora as margens da Rodovia BR 232, hora seguindo por estrada de terra, depois voltamos a trafegar as margens da rodovia, mas já em terras pertencentes ao município de Sanharó.
(Fotos no Sítio Batinga de Baixo)

(Flagrante de Desrespeito ao Meio Ambiente próximo a Lagoa da Chave)

(Fotos em Lagoa da Chave)

CHEGANDO AO MUNICÍPIO DE SANHARÓ - PE
Ao chegarmos em Sanharó paramos na lanchonete do posto de gasolina para um rápido lanche e reabastecer os reservatórios de água. O Amaro fez questão de registrar o aumento do meu "aeroporto de mosquito" como vocês poderão conferir abaixo. Tem nada não um dia ele vai ficar calvo também. Depois voltamos ao nosso pedal, mas um atalho que resolvemos tomar nos tirou do nosso destino, desta forma optamos por seguir na direção do Distrito de Mulungu que é bastante conhecido e que ainda não tínhamos realizado nenhuma trilha para lá. Então a Trilha do Baobá passou a ser uma Trilha de Exploração. Vale aqui registrar que a mudança de destino foi aprovado por todos os presentes.

(Fotos no Sítio Capivara - Sanharó)

CHEGANDO AO NOSSO DESTINO
Poucos quilômetros a frente  já nos encontrávamos em terras do Distrito de Mulungu pertencente ao município de Sanharó. No trajeto até a sede a minha bike teve um pneu furado e tivemos de fazer uma breve pausa para fazer um remendo antes de darmos um rápido passeio pela aquela localidade que é muito bonita e onde fomos muito bem recebidos. Quero desde já agradecer ao cidadão que me arrumou uma bacia com água para que fosse possível procurar o furo na câmara de ar de maneira mais fácil, já que o mesmo era muito pequeno e estava difícil de localizar. Quero também agradecer a uma bela e simpática jovem que atendeu a nossa solicitação e se prestou a tirar uma foto nossa. A todos que nos ajudaram de alguma maneira e nos recepcionaram com alegria, em especial a criançada segue aqui os nossos agradecimentos de coração. Depois retomamos a nossa trilha, agora por terras do município de São Bento do Una.
(Fotos em  Mulungu/Sanharó)

(Fotos na sede do Distrito de Mulungu/Sanharó)

(Um pequeno tour por Mulungu/Sanharó.)

(Fotos no Sítio Poço da Lama/São Bento do Una)

(Fotos na Vila de Santa Luzia/Belo Jardim)

PONTO DE APOIO AOS CICLISTAS
Aqui em Santa Luzia bem próximo ao Memorial de Frei Damião existe um pequeno estabelecimento que serve uma comida muito gostosa, tem uma boa higiene, um bom preço e um bom atendimento. Estou falando do bar e restaurante do Ivanildo o qual costumamos usar como ponto de apoio sempre que por aqui passamos. Neste estabelecimento fizemos o nosso lanche oficial, com tudo o que tínhamos direito, depois retomamos a trilha, agora sem mais nenhuma parada programada até chegarmos as nossas casas.
(Fotos do lanche oficial)

(Belo gafanhoto pousando para foto na estrada de Volta do Rio/BJ)

(Fotos no Distrito de Água Fria/BJ)

(Fotos no estradão para Água Fria)

(Fotos no Centro de Artesanato Taréco e Mariola - Margens da BR 232/BJ)

NOTA
Por motivo de dispersão  dos ciclistas participantes, não foi possível registrar com fotos o encerramento desta trilha, mas o mesmo ocorreu na Praça dos Eucaliptos no antigo bairro Tancredo Neves, hoje bairro Edson Mororó Moura. Fora o pneu furado da minha bike nenhum outro tipo de incidente foi registrado. O percurso total foi de 60 Km.

VENHA PEDALAR CONOSCO
  Ponto de Encontro: D.R. Bike - Concentração: 19h00m - Saída: 19h20m - Percurso: 22 Km.
Devido a distância e do ritmo desenvolvido este não é um pedal indicado para iniciantes, porém não é vedada a participação de novatos, desde que respeitem as regras do grupo e os seus limites para se evitar qualquer transtorno.

Ponto de Encontro: D.R. Bike - Concentração: 19h00m - Saída: 19h20m.
 Devido aos riscos que este tipo de pedal apresenta é vedada a participação de ciclistas iniciantes e inexperientes no mesmo, mas se você não faz parte de nenhum grupo porém tem experiência neste tipo de pedal é muito bem vindo a pedalar conosco, mas deve seguir as orientações e obedecer as nossas regras.

Este é um pedal destinado só a ciclistas experientes e que se encontrem em plena atividade, pois além da distância (60Km) o percurso é composto de vários trechos técnicos com uma subida bastante íngreme com cinco quilômetros e uma descida radical de mais de quinze quilômetros, além dos mais variados tipos de terrenos, mas é uma trilha extremamente gostosa de ser feita, por isso se você está em boa forma e tem experiência o suficiente, junte-se a nós. Chegando ao destino teremos recepção a base de muita fruta e refrigerante, mas tarde tem almoço para todos os participantes. Tudo de graça, cortesia do Vereador Claudemir Claudino que sempre nos apoia. Um último lembrete, não existe carro de apoio, por isso e transporte para trazer alguém de volta é muito difícil e custa caro.

APOIO

UTILIDADE PÚBLICA
Apesar do verde estar de volta a nossa zona rural, as chuvas que caíram nos últimos meses não foram suficientes para fazer com que os nossos reservatórios enchessem e devido a isto o problema do racionamento de água continua, deste forma pedimos a todos que continuem a economizar água e a evitar todo e qualquer tipo de desperdício deste líquido tão precioso. Fça sua parte, economize para não faltar.

FRASE DO DIA
“Leve na sua memória para o resto de sua vida, as coisas boas que surgiram no meio das dificuldades. Elas serão uma prova de sua capacidade em vencer as provas e lhe darão confiança na presença divina, que nos auxilia em qualquer situação, em qualquer tempo, diante de qualquer obstáculo.”
Chico Xavier
Por:   Geovane Bezerra

1. Apesar de não termos visitado o pé de Baobá que tem 12,85 Mt de tronco e não 3mt como narrou o Geovane, rs, foi uma excelente trilha, passamos por locais ainda desconhecido para nós, o que transformou numa trilha divertida, vlw galera.

1. Geovane - Amigos do Pedal1 de setembro de 2013 às 20:14

Valeu Amaro pelo lembrete. Já fiz a devida correção na postagem. E para quem ficou decepcionado ou não acredita, basta da uma olhadinha na postagem do dia 08 de abril deste ano. A trilha foi realizada no dia 07/04/13. Se preferirem podem acessar o nosso grupo lá no face e procurar pelo álbum desta trilha anterior ao Pé de Baobá e vocês poderão conferir que realmente trata-se de uma árvore bastante diferente e que não estamos mentindo quanto ao diâmetro do seu tronco.Quanto a trilha de hoje, foi muito boa e bem proveitosa pois, a partir de agora temos mais um roteiro de trilha a ser feito posteriormente. Dia sete de setembro vem ai, venham pedalar conosco.

2. Confiram a veracidade sobre o BAOBA no link, http://cdcamigosdopedal.blogspot.com.br/2013/04/trilha-do-baoba-070413.html

TOTAL SPORTS
      Amaro Neto
      (81) 3726-3752

2. Janielle Cavalcanti - Campina Grande PB3 de setembro de 2013 às 08:46

Eu estava louco para ver as fotos desta árvore que vocês tanto falam, mas dei uma olhadinha na postagem citada pelo Geovane e pude comprovar que ela é realmente diferente. Quando for possível voltem lá e tirem novas fotos, porque uma coisa linda e diferente como esta árvore deve ser bastante divulgada para que a preservem pelo maior número de anos possível. Parabéns a todos por tudo.

3. Geovane - Amigos do Pedal4 de setembro de 2013 às 16:00

Atenção galera quem ainda não visitou a loja virtual da Total Sport`s está mais do que na hora de fazer isto. De um clique aqui neste link e veja toda a variedade de produtos que o nosso amigo Amaro Neto disponibilizou lá para todos nós. http://www.totalsportspe.com.br/

4. Geraldo Brito de Carvalho - Recife PE4 de setembro de 2013 às 21:35

Beleza de fotos. Espero que vocês continuem assim sempre dispostos.

5. Não importa a quantidade e sim a qualidade. Parabéns por manter viva a vontade de pedalar.