quinta-feira, 12 de setembro de 2013

LANCE ARMSTRONG ENFIM DEVOLVE MEDALHA OLÍMPICA AO COI

Das agências internacionais, em Los Angeles (EUA)

Lance Arsmtrong, enfim, devolveu a medalha olímpica que recebeu em 2000 
Lance Armstrong, enfim, devolveu a medalha olímpica que recebeu em 2000.

O ex-ciclista Lance Armstrong revelou nesta quinta-feira que devolveu a medalha de bronze olímpica conquistada nos Jogos de Sidney-2000. A exigência do Comitê Olímpico Internacional aconteceu após o norte americano ser banido do esporte por uso de substâncias proibidas. 
"O Bronze 2000 está novamente na posse de @usolympics e estará na Suíça o mais breve possível", escreveu em sua conta no Twitter. 
O porta voz do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, Patrick Sandusky, confirmou também via Twitter que a agência dos Estados já estava com a medalha em mãos. "Posso confirmar que o Comitê recebeu a medalha", resumiu. 
A exigência do COI foi feita por meio de carta em janeiro deste ano, mesmo mês em que Armstrong assumiu publicamente o uso de substâncias ilegais.
Armstrong está banido do esporte desde agosto de 2012 e perdeu todos seus resultados conquistados desde 1999. O ex-ciclista nunca se pronunciou a respeito da decisão sobre a medalha.
AFP PHOTO/HARPO STUDIOS/GEORGE BURNS
2004 - Armstrong é acusado de doping em um livro escrito pelos jornalistas David Walsh e Pierre Ballester.

2005 - Imprensa francesa acusa Armstrong de usar a substância proibida EPO (Eritropoietina) para vencer o Tour de France. Nada foi comprovado pela ineficácia dos exames.

2010 - Ex-companheiro de Armstrong, Floyd Landis admite doping e acusa o ex-parceiro de ter feiro o mesmo. Órgão administrativo de Medicamentos e alimentos dos EUA abre processo contra Armstrong.

2011 - Mais dois ex-companheiros de Lance Armstrong acusam o americano de ter se dopado. Autoridades da Itália, Suíça, França e Espanha apoiam os EUA nas
 2012 (fevereiro) - Fiscal federal norte-americano encerra investigações sobre o ciclista e a Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) inicia sua própria inquirição.

2012 (agosto) - Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) acusa Armstrong de doping com base em exame de sangue e depoimento de ciclistas

2012 (outubro) - Informativo da USADA de 202 páginas, com mil testemunhos e estudos do caso, acusa Armstrong de ter criado "o programa de doping mais sofisticado da história do esporte". União Internacional de Ciclismo desconsidera as sete vitórias do americano na Volta da França. Nike põe fim em contrato com o ciclista.

2013 (janeiro) - Armstrong admite ter de dopado e pede desculpas pessoalmente aos integrantes de sua fundação de luta contra o câncer Livestrong.

2013 (janeiro) - COI anuncia a retirada da medalha de bronze conquistada por Armstrong na Olimpíada de Sydney-2000.
 EDITORIAL
A pratica desportiva é algo saudável e deve ser incentivada desde cedo, mas é necessário também preparar desde cedo os futuros atletas para lidar com as vitórias e as derrotas de maneira digna e zelar sempre pela ética, procurando sempre se respeitar e respeitar a todos os seus companheiros ou adversários. O Armstrong é sem sombra de dúvidas um excelente atleta e um ciclista excepcional porém, deixou-se iludir pela tola ilusão da vitória a qualquer preço. Eu como ciclista (amador) fiquei muito triste, não pelo fato em si, mas por saber que um ciclista tão preparado jogou no lixo uma carreira brilhante por nada. Muita gente deve estar neste momento pulando de alegria por saber que ele nunca mais poderá voltar as pistas, mas eu fico triste. Triste por ele, triste pelo ciclismo e triste por saber que mesmo com todo o apoio que os atletas de elite recebem, seja de qual for o esporte, fatos como estes ainda aconteçam. Espero que este triste episódio venha a servir de lição para outros ciclistas, sejam eles amadores ou profissionais, sejam eles novos ou veteranos. Existe um ditado popular que diz que o importante não é vencer e sim competir, mas sabemos que na prática o objetivo de quem se dispõe a participar de qualquer prova ou competição ganhar, o que não é fácil, mas que necessita ser digerido por qualquer atleta de qualquer categoria desportiva e só sabendo aceitar as nossas derrotas é que nos tornamos capazes de vencer e vencer cada vez mais e o ciclista Armstrong na qualidade de um atleta completo não tinha a menor necessidade de apelar para qualquer método ilícito para ganhar qualquer prova, mas infelizmente o fez e isto envergonhou o mundo do ciclismo. A todos os ciclistas, amadores ou profissionais fica a lição. A  melhor vitória é aquela conquistada com suor e muita dedicação. 
Autor: Geovane Bezerra
 UTILIDADE PÚBLICA
ECONOMIZAR PARA NÃO FALTAR

Apesar das últimas chuvas os níveis das barragens que abastecem o nosso município ainda estão muito baixo, por isso apesar do verde estar por todo lado a escassez de água continua e é dever de cada cidadão economizar água para que ela não venha a faltar. Em entrevista a Rádio Jornal do Comércio/Recife na manhã do dia 12/09/13, o gerente estadual da COMPESA alertou sobre a situação crítica de várias cidades do sertão e agreste em relação ao abastecimento de água, citando como exemplo as cidades que são abastecidas pelo Sistema Bitury que estão atravessando uma situação muito difícil devido a pior seca dos últimos trinta anos, nas palavras do mesmo. Hoje Belo Jardim está atravessando um período de racionamento de água que tende a aumentar se não chover bem nos próximos meses. Sabendo disto faço um apelo a todos os meus amigos e amigas de pedal no sentido de que economizem água e incentivem seus familiares a fazer o mesmo ou estaremos correndo um sério risco de voltar aos tempos de sermos abastecidos por carros pipas. Faça sua parte. Não lave sua bike com mangueira, não use o jato de água da mangueira como se fosse uma vassoura, substitua ou faça uma manutenção nas pias, caixas de descarga ou torneiras com problemas de vazamento. Lembre-se de que prevenir ainda é o melhor remédio.
Autor: Geovane Bezerra

FRASE DO DIA
Você e o seu oponente são um só. Há uma relação de coexistência entre vocês. Você coexiste com seu oponente e torna-se complemento dele, absorvendo-lhe os ataques e usando a força dele para vencê-lo. 
Bruce Lee
Por: Geovane Bezerra 

Um comentário:

  1. Geovane - Amigos do Pedal14 de setembro de 2013 às 19:23

    Antes de expor o meu comentário e portanto a minha opinião pessoal sobre o fato relatado nesta postagem quero aqui deixar bem claro que compreendo os inúmeros motivos pelos quais muitos não queiram dar a sua opinião ou o expor o seu ponto de vista a respeito do que trata a matéria em si, mas é necessário alertar quanto aos malefícios que a omissão podem e irão causar a terceiros neste caso em particular. Tenho plena consciência de que o doping é uma prática muito mais comum do que se costuma ser divulgado ou descoberto mas é dever de cada um de nós na qualidade de desportistas, seja lá de qual for a modalidade, seja amador ou profissional zelar élo mbom nome da intituição a qual estejamos ligados e principalmente zelar pelo nosso bom nome e por isso acho muito estranho o fato de até o presente momento só ter este meu comentário aqui ne4ste blog que costuma ser um dos blogs com mais comentários da Internet.Não quero forçar ninguém a nada, mas eu em particular estou achando que para muitos dos meus amigos de pedal o fato descrito na postagem não passou de mais um problema corriqueiro e isto é para mim muito grave. Encerro este meu desabafo na esperança de poder de alguma maneira ter despertado em você amigo internauta o interesse de se aprofundar no tema e de saber que amanhã você possa vir a tomar alguma decisão a respeito do tema realmente consciente daquilo que deseja para você e para o nosso país.

    ResponderExcluir