domingo, 15 de setembro de 2013

Equipe: Geovane - Leonardo e Guilherme
Percurso: 13 Km

FATOS E FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
Durante a concentração ficamos a espera de mais ciclistas para se juntar a nós (fato quer não aconteceu), aproveitamos este tempo para  proceder os nossos exercícios de alongamento como forma de preparação para o pedal. Depois seguimos na busca do ciclista Júnior já que desde o dia anterior o Leonardo tentara sem sucesso o contactar para o chamar para com por a equipe, uma vez que no decorrer da semana ele demostrara interesse em participar. O Boby que é o cachorro do Leonardo e um dos mascotes do grupo iria participar também da trilha, mas resolveu fazer outra atividade e sumiu antes da nossa saída. Como não conseguimos encontrar o mesmo iniciamos assim oficialmente a nossa trilha.

Avenida Coronel Geminiano Maciel - Boa Vista.

FATOS E FOTOS DA IDA
Iniciamos o nosso pedal seguindo pela rodovia PE 166 na direção da faculdade e ao nos aproximar da mesma adentramos por uma pequena estrada de terra situada as margens direita da rodovia. Esta estrada iria nos levar ao nosso destino que era a Lagoa da Inhumas, ainda é um dos nossos pontos turísticos.  Em parte do trecho até a lagoa cruzamos com uma criação de pavões, os mesmos estavam cruzando a estrada e se deslocando pela mesma na maior tranquilidade. Animais muito bonitos, é uma pena que nenhum estava com a cauda aberta em leque.

Rodovia PE 166.

Ao lado direito da PE 166.

Pavões desfilando pela estrada, próximo ao Riacho do Cágado.

Agora nos encontrávamos próximos ao Inhumas Ácqua Park.

CHEGANDO A LAGOA DA INHUMAS
Em pouco tempo de pedal chegamos ao nosso objetivo, a Lagoa da Inhumas. A mesma apesar da poluição continua linda e ainda pode-se tomar banho e pescar, só não sabemos até quando pois, ao lado da antiga linha férrea e bem as suas margens surgiu um assentamento do Movimento dos Sem Terra e isto num futuro próximo significa despejos de dejetos nas suas águas, o que  é uma pena. Quem gosta de pescar encontra na Inhumas os seguintes tipos de peixes: tilápia, pintado, piaba, carito, traíra e mais alguns que não são lá muito comuns por aqui. Como a mesma fica bem próxima da cidade é comum nos finais de semana de temperaturas altas ela se transformar numa verdadeira praia. Aproveitamos a passagem pela Inhumas para fazer uma rápida visita ao pai dos ciclistas; Ricardo, Jeová e Cícero, que por sinal andam afastados a um bom tempo do pedal. Depois de uma pequena pausa retomamos a nossa trilha, iniciando agora o trecho da volta.
 Ao fundo a Lagoa da Inhumas.

Lagoa da Inhumas.

Este de verde é o pai dos ciclistas Ricardo, Cícero e Jeová.

FATOS E FOTOS DA VOLTA
Pouco depois de deixarmos a Inhumas seguimos pelo 1º Acesso a Belo Jardim no sentido da rodovia BR 232. Igualmente a rodovia PE 166 o asfalto encontra-se bastante desgastado e apesar de terem sido realizados os famosos "tapa buracos" mas na realidade o que é necessário se fazer de verdade é uma nova cobertura de asfalto em toda a extensão deste acesso e da rodovia. Ao nos aproximarmos da BR 232 passamos por uma das últimas pontes sobre o Rio Bitury, completamente poluído por todos os tipos de poluição possível. Posso dizer sem medo de erra que neste ponto o rio está morto. Mais adiante passamos próximo das instalações onde outrora funcionava a Escola Fazenda do antigo Colégio Agrícola de Belo Jardim, que depois passou a se chamar Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim (EAFBJ) e hoje é denominada de Instituto Federal de Educação - Campus Belo jardim (IFPE). As antigas instalações que abrigava a escola fazenda hoje encontram-se abandonadas, com mato alto por toda parte, entulhos e parte das construções de alvenaria em ruínas. E pensar que a alguns anos atrás este lugar foi palco de grandes eventos como a Expoleite e o Jardim Cultural. É uma pena e uma tristeza muito grande ver aquele local assim tão entregue as baratas. Espero sinceramente que algo seja feito para recuperar aquelas instalações e dar um destino apropriado para elas. Seguimos o nosso pedal sem nenhum problema registrado até aqui.

Lagoa da Inhumas vista do 1º Acesso a BJ.

1º Acesso a BJ sentido BR 232.

Flagrante de desrespeito ao meio ambiente e a natureza. Uma atitude vergonhosa a qual repudiamos.

Ponte sobre o "finado" Rio Bitury.

Antigas instalações da Escola fazenda do hoje IFPE Campus Belo Jardim.

1º Acesso a Belo Jardim, visto da BR 232. Completamente abandonado.

LAGOA DE VALDECIR
Ao lado de onde hoje surgiu o Loteamento Viana & Moura outrora era apenas vegetação e bem ao seu lado a bela Lagoa de Valdecir que resiste ao progresso mas que paga um alto preço por isso. Num passado distante aqui era mais um dos pontos turísticos de Belo Jardim, igualmente a Inhumas nos finais de semana de sol quente as margens desta lagoa se enchiam de pessoas de todos os lugares para desfrutar de um gostoso banho e para pescar, hoje as suas águas estão completamente impróprias para o banho e não existe mais peixe na mesma, o nível de poluição da mesma é algo absurdo. Para quem não sabe ou não lembra a Lagoa de Valdecir fica ao lado da BR 232 já próximo ao bairro da COHAB I.

Ao fundo a Lagoa de Valdecir.

Loteamento Viana & Moura visto do bairro Bela Vista.

Igreja de Frei Damião e Padre Cicero na divisa dos bairros Bela Vista com Frei Damião.

Avenida principal do bairro Frei Damião.

2º Acesso a Belo Jardim.  Em frente ao DETRAN.

Centro de Artesanato Tareco e Mariola, as margens da BR 232.

Beco da Pinguela, ao lado da fábrica PALMEIRON.

Pequena ponte sobre o rio Bitury. Absolutamente poluído e com suas águas contaminadas.

HORA DO LANCHE
Como já é tradição durante os nossos pedais diurnos sempre arrumamos um tempinho para um gostoso lanche e desta vez o local escolhido para lancharmos foi o Bar Skinautico do pai do meu amigo Newton Alves. Como todos que acompanham este blog sabe, sempre que paramos para lanchar em algum lugar fazemos uma avaliação do mesmo e depois postamos aqui no blog a nossa opinião a respeito, indicando ou não para outros ciclistas aquele estabelecimento, pois bem, no caso deste bar em particular notamos que a higiene continua boa, o preço praticado é o do comércio, as pessoas que nos atenderam foram bastante educadas, mas teve um ponto fraco que deve ser observado e melhorado e este foi a demora no atendimento, mesmo tendo apenas nós e uma outra mesa com pessoas consumindo  houve muita demora no nosso atendimento. Na qualidade de consumidores ficamos um pouco chateados com este fato porque passa-se a impressão de que como estávamos apenas de bicicletas e não de carro poderíamos esperar ali numa boa, mesmo que demorasse esse atendimento. Espero que este ponto seja melhorado porque da forma como fomos atendidos não dá para indicarmos este estabelecimento para os demais ciclistas do nosso grupo. Quero aqui me desculpar com o meu amigo Newton mas infelizmente se não postasse aqui a opinião dos dois amigos que estavam comigo estaria sendo omisso e isso não posso ser. Por fim quero deixar aqui registrado que nos tempos que você e a sua esposa estavam a frente do bar, isto não acontecia.
Bar Skinautico.

ENCERRAMENTO
Escolhemos a Câmara Municipal de Vereadores para o encerramento da nossa trilha. Aqui nesta casa legislativa exitem muitos representantes do povo, mas são poucos que procuram abrir os olhos para as reais necessidades dos nossos jovens. Nós enquanto grupo de ciclismo, mesmo sendo um grupo informal e formado em sua grande maioria por ciclistas amadores, estamos fazendo a nossa  parte. Para fazer parte do nosso grupo não é necessário se pagar nenhuma taxa ou mensalidade, basta apenas possuir uma bicicleta e disposição para sair da rotina, o restante vai-se adequando aos poucos. Como o capacete é o principal equipamento de segurança e algumas crianças e adolescentes que as vezes pedalam conosco não tem condições de comprar, fica aqui a nossa sugestão aos senhores vereadores. Porque não fazer a doação de alguns capacetes para nós sortearmos no próximo dia das crianças?

Câmara de Vereadores de Belo Jardim.

NOTA
De um clique no link abaixo e confira todas as fotos desta trilha num álbum contido no nosso grupo lá no face. https://www.facebook.com/media/set/?set=oa.525026120907063&type=1

FRASE DO DIA
"Existem muitas maneiras de cometer suicídio. Os que tentam matar o corpo ofendem a Lei de Deus. Os que tentam matar a alma também ofendem a Lei de Deus, embora esta falta seja menos visível aos olhos do homem"