domingo, 8 de setembro de 2013

2ª PEDALADA DA INDEPENDÊNCIA/XUCURU 07/09/13

Ontem foi realizada a segunda edição na nossa Pedalada da Independência, tendo como destino o Distrito de Xucuru. Este evento foi realizado em parceria com a Turma do Pedal e teve o apoio do vereador Claudemir Paulino lá de Xucuru. Clique neste link e curta o nosso grupo lá no face onde você vai encontrar um álbum com todas as fotos desta trilha.

 FATOS E FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
A concentração se deu como de costume na frente da loja D.R. Bike a partir das 05h30m. Enquanto aguardavam os demais ciclistas chegarem os presentes faziam exercícios de alongamento e algum aquecimento visando o pedal duro que teriam pela frente. Nesta ocasião estreamos o banner que iremos utilizar nas nossas atividades daqui por diante.



FATOS E FOTOS DA SAÍDA
A saída que estava programada para as 06h00 acabou se dando as 06h39m devido a alguns ciclistas terem chegado atrasados. A contagem oficial foi de 20 ciclistas por ocasião da saída. Saímos sob uma fina garoa que nos acompanhou por boa parte do percurso.

FATOS E FOTOS DURANTE O PERCURSO - IDA 
O ciclista Davis sugeriu um roteiro alternativo, mas através de consulta feita pelo ciclista Amaro aos demais interessados em participar, a maioria optou por seguir o roteiro original.

Ao chegarmos na Vila de Taboquinha estranhamos o fato da mercearia do Marcos encontra-se fechada, ela que serve como ponto de apoio para os nossos ciclistas, onde costumamos tomar aquele gostoso refresco de coco. Já que não tínhamos como tomar o refresco aguardamos os retardatários chegar e pouco tempo depois retomamos o nosso pedal.



 Nesta foto nos encontrávamos pedalando pelo Sítio Água Branca que fica bem próximo de Taboquinha.







 Agora já estávamos pedalando por terras do Sítio Jurema, daqui a alguns metros o bicho vai pegar.







A partir daqui iniciamos a subida da Serrinha que se inicia no Sítio Jurema e termina no Sítio Serrinha. É uma subida bastante íngreme e longa que exige um bom condicionamento físico por parte dos ciclistas, mas todo o esforço é recompensado pelas belas paisagens que podemos contemplar ao final da subida e pelo ar puro que podemos desfrutar lá em cima.



CHEGANDO A XUCURU
Durante o percurso alguns ciclistas tiveram problemas nas suas bikes e um deles teve de pegar uma carona numa moto para chegar a Xucuru, por isso resolvi acelerar o ritmo do meu pedal e cheguei em Xucuru junto com a moto que levara o mesmo para saber de que maneira eu poderia lhe ser útil. Nesta ocasião fui recepcionado pelo vereador Claudemir que estranhou o fato de eu ter chegado sem os demais ciclistas. Mas o expliquei o motivo.
Poucos minutos depois os demais ciclistas também chegaram, já devidamente acompanhados do carro de som que o Claudemir disponibilizou para os recepcionar, então todos nos reunimos na sede do seu comitê e desfrutamos de um gostoso lanche regado a muita fruta e achocolatado.




Juntamente com os ciclistas dos Amigos do Pedal chegaram também os ciclistas da Turma do Pedal e da cidade de Caruaru totalizando assim 30 ciclistas. Na foto ao lado a galera de Caruaru + o Bodocó representando o nosso grupo.





Após termos renovado as energias seguimos em passeio pelo Sítio Burlandeira em direção ao Sítio Palha ou até a Rua da Palha como é popularmente conhecida esta localidade que na realidade já se tornou um pequeno povoado. Fomos muito bem recebidos pela população local a qual desde já agradecemos pelo carinho.

Ao voltarmos do passeio seguimos até o restaurante O CAIAU  localizado bem na entrada do distrito e que pertence ao Vereador Claudemir. Lá nos foi oferecido um almoço de primeira qualidade, com ótima comida e um atendimento de primeira além da companhia constante do Claudemir que estava sempre ali ao nosso lado, conversando alegremente com todos. Teve ciclistas que até tomaram uma boa ducha e outros que cochilaram. Só posso dizer que foi tudo nota 10.


 A DESPEDIDA
Aproveitamos o almoço para renovar as energias visando a segunda etapa da trilha que é também a mais pesada e difícil, pois exige além de disposição física uma boa técnica de pilotagem devido as variações de terrenos, mas é também a mais gostosa de ser realizada. Nos despedimos do amigo Claudemir ainda no Caiau na certeza de podermos contar sempre com o seu apoio de generosidade. Agradeço aqui a ele a a todos de Xucuru que direta ou indiretamente trabalharam para que este evento fosse o grande sucesso que foi. Em nome de todos os participantes o meu muito obrigado.
 
   ENCARANDO A SERRA DO BOQUEIRÃO
Para gastar as calorias do almoço nada melhor do que encarar a Serra do Boqueirão com mais de 1.000 metros de altitude e com uma subida bastante íngreme de 5 Km de extensão. Entre os nossos ciclistas esta serra é conhecida como a "Serra dos Macacos", apelido dado pelo ciclista Amaro Neto.

 CHEGANDO A VÁRZEA GRANDE
Ao chegar ao Sítio Várzea Grande tem-se início um trecho de descida com 15 Km de extensão e bem íngreme onde o ciclista não pode se dar ao luxo de errar, pois além disso ao final da descida tem uma curva de 90º a direita e mais descida por um trecho ainda mais técnico até se chegar a Bica do Bitury.

 MOMENTOS FINAIS DA TRILHA
Na foto ao lado estávamos passando pelo Sítio Barragem Nova e nas demais já nos encontrávamos na Vila da Barragem. Infelizmente por motivo de dispersão do grupo não foi possível registrar o encerramento da mesma.
 

INCIDENTES OCORRIDOS DURANTE O PERCURSO
Como já era de se esperar em uma trilha deste porte, alguns ciclistas tiveram problemas nas suas bikes, incluindo eu. Nas fotos abaixo vocẽs poderão ver um pequeno resumo destes pequenos problemas, que não vieram a atrapalhar o desenvolvimento da trilha como um todo.

Pouco depois de vencer a subida da Serrinha a bike do ciclista Adeildo (Baiano) quebrou a corrente, o que fez com que ele perdesse algum tempo realizando a manutenção.

Um outro ciclista o qual não me recordo o nome no momento teve problemas no seu câmbio traseiro (perdeu a roldana) durante a descida da ladeira do grupo. Teve de ser levado de moto junto com a bike até Xucuru para poder ter o seu problema resolvido. Quando descia esta mesma ladeira a bike do ciclista Miguel também apresentou problemas (estava com a roda dianteira solta), mas acabei por não registrar com fotos este ocorrido.
   

Já na volta pouco depois de iniciar o trajeto pelo Sítio Flores foi a vez da minha bike apresentar problemas (freios travando). O freio dianteiro travou o disco mas depois do Amaro regular voltou a funcionar normal, porém o traseiro ficou amarrando durante todo o restante do percurso, foi muito difícil terminar a trilha.

 DESTAQUES DA TRILHA
Quero destacar a participação de dois ciclistas. O primeiro é o ciclista Clécio que reside em Xucuru. Ele que para participar desta trilha pedalou quase 80 Km no dia anterior saindo de Xucuru passando por Brejo da Madre de Deus e Serra dos Ventos dormindo já aqui em Belo Jardim. O Clécio apesar de não residir na sede do nosso município aceitou fazer parte da equipe masculina do nosso grupo. O segundo destaque é novamente a ciclista Elaine que mais uma vez mostrou garra e determinação, sendo a única representante da equipe feminina a participar deste pedal. Aos dois os meus parabéns em nome de todos os demais ciclistas participantes.
 Clécio - Elaine

AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus  por ter nos conduzido de maneira segura e ter nos devolvido as nossas famílias a salvo. Quero mais uma vez agradecer ao Vereador Claudemir Paulino por toso apoio e atenção que nos foram dispensados e finalmente agradecer a cada um amigo de pedal que garantiram o sucesso deste evento, incluindo os ciclistas da Turma do Pedal e da cidade de Caruaru. Espero que todos tenham gostado o tanto quanto eu desta trilha e desde já sintam-se todos convidados para a nossa terceira edição no ano de 2013, se deus assim nos permitir.

 APOIO
Este é o link da loja virtual da Total Sport`s - Clique e curta.



Este é o link da Turma do Pedal lá no face - Clique e Curta.
https://www.facebook.com/groups/282382941808775/?fref=ts

 FRASE DO DIA
“Leve na sua memória para o resto de sua vida, as coisas boas que surgiram no meio das dificuldades. Elas serão uma prova de sua capacidade em vencer as provas e lhe darão confiança na presença divina, que nos auxilia em qualquer situação, em qualquer tempo, diante de qualquer obstáculo.
Chico Xavier

Por: Geovane Bezerra

5 comentários:

  1. Parabéns para nós e nosso muito obrigado pela participação dos ciclistas de Caruaru. E que venha 2014.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Amaro, estamos todos de parabéns, pois como nós já sabemos a trilha não é tão loga mais o grau de dificuldade é intenso...adorei.

    ResponderExcluir
  3. Geovane - Amigos do Pedal9 de setembro de 2013 às 07:59

    Amanheci todo moído mas valeu a pena cada pedalada, Quero aqui parabenizar a todos os ciclistas do nosso grupo que participaram desta trilha, como também a galera da Turma do Pedal que se juntaram a nós lá em Xucuru e em especial ao Robby e seus amigos da cidade de Caruaru. É assim que mostramos aos jovens que podemos nos divertir de maneira saudável e sem usar drogas.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns mano Geovane por seu desempenho na ultima trilha o percurso foi muito bom e a volta foi melhor ainda, parabéns ao vereador Claudemir por sua iniciativa de apoio ao esporte e por sua recepção aos amigos do pedal.

    ResponderExcluir
  5. Vi um jovem daqui de Xucuru com vocês e fiquei bastante contente por saber que vocês o acolheram no grupo. Achei muito bonito o desfile de vocês pelas ruas daqui até a Rua da palha. Vocês são sempre bem vindos em qualquer data. Parabéns pela força de vontade.

    ResponderExcluir