FLÁVIA MANTOVANI
OCIMARA BALMANT
OCIMARA BALMANT
Houve um
tempo em que a expressão "ladrão de bicicleta" referia-se aos
inexperientes no crime, responsáveis por pequenos delitos. Hoje, o termo ganhou
outro sentido. Com o aumento das bicicletas na cidade e a diversificação de
marcas e preços, quem as rouba sabe que tem na mão um produto valioso, que
chega a custar R$ 30 mil.
Segundo a
pesquisa origem/destino do Metrô, 300 mil paulistanos usam a bicicleta
diariamente. "O estudo só conta os que vão de casa até o trabalho
pedalando, não considera aqueles que vão até o bicicletário do metrô e deixam
lá", diz Thiago Benicchio, diretor da Ciclocidade, associação de ciclistas
urbanos. A entidade estima que de 600 mil a 1 milhão de pessoas utilizem a
bicicleta ao menos um dia na semana.
"Quanto mais gente usar, mais roubos haverá. O prejuízo é alto porque as
bicicletas são muito caras."
A Secretaria
de Segurança Pública não tem estatística sobre furtos e roubos de bicicletas,
mas a crescente demanda por seguros para o produto indica que os ciclistas
estão na mira de ladrões. Em São Paulo, em uma seguradora dedicada à nova
modalidade, por exemplo, o número de clientes cresceu 70% desde 2008.
Arturo
Alcorta, consultor em ciclismo urbano, diz que há dois tipos de ladrão: aquele
que rouba qualquer bicicleta e outro que se concentra em modelos top de linha.
Segundo ele, há quadrilhas especializadas, que conhecem as mais caras.
"Você não desaparece com uma bicicleta de R$ 20 mil. Como são numeradas,
muitas são vendidas no exterior."
Seguro
A Estar
Seguro, que administra 800 apólices, pagou, até julho deste ano, R$ 61.774 em
sinistros. Em 2009 inteiro, foram R$ 57.743. "Criei a corretora há cinco
anos. Antes, era raro alguém se interessar. Agora, as pessoas estão investindo
mais na compra de bicicletas e ficam com medo", diz Luiz Fernando
Giovannini.
Newton
Santos/Hype/Folhapress
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Aumento
no número de roubos faz disparar o mercado
de seguros para duas rodas; usuários também se protegem
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Há um mês, o
engenheiro civil Boris Divis, 54, teve sua mountain bike, estimada em R$ 14
mil, roubada em um trevo de Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. Dois
homens desceram de uma picape, levaram a bicicleta, os óculos e o capacete.
Cinco meses antes, ele havia feito o seguro. "Um amigo disse que tinha
sido roubado. Fiquei com medo", diz ele, que tem outra bicicleta, de R$ 40
mil, também assegurada. O engenheiro pagou R$ 780 pelo seguro de ambas e R$
2.000 de franquia pela que foi roubada.
A apólice
foi feita na Kalassa, corretora que só aceita bicicletas acima de R$ 5.000. O
corretor José Carlos Anastácio Jr. conta que a maior parte das 1.200
asseguradas é de atletas, gente que costuma pedalar em rodovias como
Imigrantes, Anhanguera e Bandeirantes e na USP --locais apontados como os mais
arriscados. "As bicicletas são importadas e custam cerca de R$ 30 mil, por
isso são tão visadas", diz ele. As preferidas dos ladrões são marcas como
Specialized, Scott e Trek.
A economista
Sylvia Toledo, 56, ficou conhecida por um triste episódio que viveu na USP em
junho de 2009. É ela que aparece em um vídeo, disponível na internet, sendo
agredida com chutes por ladrões que, em seguida, tomam sua bicicleta.
"Eles saltam armados e gritando que vão te matar. A sensação é de
impotência total", lembra.
Sua bicicleta
custava R$ 2.000, mas ela acredita que o verdadeiro alvo era uma amiga que
pedalava no grupo em uma Scott de R$ 27 mil, que reagiu, não perdeu a
bicicleta, mas ficou com uma costela quebrada. Sylvia não pedala mais na USP e
sua amiga passou a ocultar o nome Scott com fita adesiva para que os ladrões
não reconheçam a marca-estratégia, aliás, muito usada por ciclistas da cidade.
"B.O."
na web
Sem
estatísticas oficiais, os ciclistas criaram uma forma própria de computar as
ocorrências. O carioca Pedro Cury, 30, é o responsável pelo Cadastro Nacional
de Bicicletas Roubadas, disponível no site www.bicicletasroubadas.com.br.
No endereço,
a vítima registra o fato, posta fotos da bicicleta e descreve a abordagem. As
informações ficam disponíveis na rede e são encaminhadas a bicicletarias.
Em um caso,
quando o ladrão tentou repassar a bicicleta para uma loja, o dono reconheceu a
peça. "Mas recuperar as bikes não é o único objetivo. Queremos saber as
áreas e situações de risco, o comportamento dos ladrões e gerar
estatísticas", diz Cury.
Já existem
pistas sobre as estratégias de quem rouba. Além da tentativa de vender o objeto
às bicicletarias, um dos destinos das bicicletas são as feiras do rolo. Apesar
de a prática ser ilegal, esse comércio de produtos usados existe em vários
pontos da cidade. No domingo passado, numa feira ao lado do terminal de São
Mateus (zona leste), a Gallo com suspensão de 120 mm, que na loja custa R$
1.000, era vendida por R$ 400.
Na região do
Brás, também havia peças de origem suspeita. A Kona 27 marchas com freio
hidráulico, que custa R$ 3.300, era vendida a R$ 1.200. Para estimular a
compra, o vendedor dizia que o preço de mercado é R$ 5.800. Quem se arrisca a
comprar uma bicicleta sem nota fiscal pode responder pelo crime de receptação.
A pena é de um a quatro anos de reclusão, mais multa.
Na feira do
Brás, o ciclista Joselito Oliveira, que acompanhou a reportagem, reconheceu um
ambulante que chegou a participar de um dos pedais (como são chamados os grupos
que pedalam juntos). Segundo Oliveira, pode ser que eles se infiltrem no grupo
para conhecer os participantes e seus hábitos.
Uma mostra
de que alguns ladrões conhecem o ramo foi o que aconteceu na loja Dragon Bike,
na Pompeia, arrombada duas vezes. Foram levadas apenas as melhores bicicletas.
"Eles passaram por cima das da vitrine, que são mais baratas, e levaram
todas as de R$ 3.000 para cima. Eles vêm de dia, perguntam o preço e já olham
tudo", diz o proprietário, Fernando Fonseca, 42.
O lojista
diz que a bicicletaria na rua vizinha também foi assaltada recentemente.
"Quase todas as que conheço já foram roubadas."
Segundo ele,
quando isso acontece, o proprietário envia um e-mail para vários outros do
mesmo ramo com a relação dos itens levados. Evita-se, assim, que os ladrões
consigam vendê-los no comércio como se fossem peças de segunda mão.
Outras
precauções que algumas lojas tomam é pedir a nota fiscal para quem quer vender
a bicicleta, além de pagar só com mercadorias isso atrai o cliente que deseja
trocar sua bicicleta por outra mais cara e afugenta os ladrões.
Parques
Além da USP,
os parques municipais também estão na lista de lugares visados. Em 2009, foram
registrados 31 furtos no Ibirapuera e a Secretaria de Segurança Urbana quer
instalar câmeras no local.
Patricia
Stavis/Folhapress
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A
administradora Paula Cadette (dir.) e sua filha Camila (esq.) foram abordadas
por ladrões e tiveram as bicicletas roubadas
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Também há
casos no parque Villa-Lobos, na zona oeste da cidade. A administradora Paula
Cadette, 42, nunca imaginou que pudesse ser assaltada lá dentro num domingo de
manhã --mas foi o que aconteceu, há um mês. Ela estava com os filhos de 13 e 14
anos no estacionamento quando foi abordada por três homens. Sua filha, que
reagiu instintivamente, levou um murro. Os ladrões fugiram pedalando nas
bicicletas, que custavam R$ 3.000 cada uma.
"Elas
eram novas, equipadas. Eles viram que era coisa boa", diz Paula.
"Fico triste porque é um esporte tão gostoso. O parque estava lotado e eu
estava tranquila, sem proteção nenhuma."
Outro local
que se tornou alvo é um trecho da rodovia Imigrantes, depois do núcleo Itutinga
Pilões do Parque Estadual da Serra do Mar. Há duas semanas, o personal trainer
Fábio Campos, 42, pedalava na região com quatro amigos quando o pneu de uma das
ciclistas furou --a hipótese é que os bandidos deixem pregos no local com esse
objetivo.
Os ladrões
chegaram armados e levaram a bicicleta dele e a de um amigo em direção à Vila
Natal, bairro na periferia de Cubatão. "Parece que eles já estavam
esperando. Lá passa muito ciclista", diz Fábio.
Newton
Santos/Hype/Folhapress
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Fábio
Campos (esq.), professor de educação física, e seu amigo Rivelino José
Facunde (dir.) também foram assaltados
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No sábado
seguinte, ele e o amigo foram à Vila Natal procurar as bicicletas e viram a de
Fábio parada em frente a uma farmácia. Enquanto ligavam para a polícia, a
bicicleta sumiu. "Acho que alguém percebeu, pois estávamos rodando por ali
há algum tempo. Tenho certeza de que era a minha bicicleta. Na delegacia, me
disseram que eu tinha achado uma agulha no palheiro e que tinha me arriscado
muito", conta ele.
A bicicleta
do amigo dele foi recuperada pela polícia na última terça, na Vila Natal. Fábio
conta que ele e o grupo de ciclistas que costuma fazer passeios na estrada
estão pensando em soluções para reduzir o perigo: uma delas é contratar um
segurança para pedalar com eles.
Fique
esperto
1. Entornos
de parques e avenidas onde há muitos ciclistas são os lugares preferidos dos
ladrões. Fique duplamente atento nesses locais.
2. Nunca
esconda a bicicleta ao estacioná-la na rua. Deixe-a em um ponto no qual o
ladrão tenha a sensação de estar sendo visto, como em frente à porta de uma
loja.
3. Escolha
uma trava de qualidade, que não possa ser facilmente cortada com tesoura.
4. Se
estiver em uma área de risco, use dois cadeados (um no quadro, roda traseira e
poste e outro no quadro e na roda dianteira).
5. Se sua
bicicleta for muito cara e de uma marca visada pelos ladrões (como Specialized
ou Scott), uma opção é tampar o nome da grife com fita adesiva opaca.
6. Andar em
grupo, principalmente à noite, é mais seguro do que andar sozinho.
7. Colocar
fitas antifuro nos pneus ajuda a evitar que eles furem em armadilhas deixadas
por ladrões.
8. Anote o
número de série da bicicleta que está em relevo no quadro. Assim, será possível
identificá-la caso ela seja roubada e encontrada.
Pelo mundo
§
Em Amsterdã, na Holanda, circulam cerca de 700 mil
bicicletas, das quais 100 mil são roubadas todo ano. Por lá, as pessoas
costumam "estacionar" as bikes nos postes, e o furto é feito
lentamente, por partes.
§
O homem considerado o maior ladrão de bicicletas do
planeta foi preso em Toronto, no Canadá, em 2008. No depósito mantido por ele,
a polícia encontrou 2.865 bicicletas.
§
Em 2007, Paris colocou em circulação 20.600
bicicletas do modelo Vélib, alugadas a um euro a hora. Em dois anos, 80% foram
depredadas ou roubadas.
§
Na China, o maior produtor de bicicletas do mundo,
o roubo delas é um dos crimes mais frequentes. Só em Pequim, acontece um furto
por segundo.
§
Com cerca de 16.000 bicicletas roubadas todos os
anos, Copenhague instalou um chip eletrônico em 5.000 bicicletas. O objetivo do
projeto, que começou no ano passado, é saber a localização da peça roubada para
reavê-la.
§
Para complicar a vida dos ladrões, o inglês Kevin
Scott, estudante de design industrial,
inventou uma bicicleta que, quando dobrada, "abraça" o poste.
§
Há uma categoria de trava, extremamente resistente
a cortes, que ganhou o nome de "new yorker", em referência a Nova
York, conhecida por "roubos sofisticados" de bicicletas.
Bicicleta a
preço de carro
A BMC SLR 01
é uma das bikes mais caras vendidas na cidade (custa cerca de R$ 32 mil). É o
modelo top da marca suíça, desenvolvida para corrida em provas curtas e longas.
Conheça os recursos que ela tem:
SELIM
Pesa 180 g. O trilho, de titânio, não enverga. A base é de carbono e o gel interno é compacto, que não se espalha quando a pessoa senta, o que traz amortecimento. Tudo isso garante mais conforto: o selim fica estável e o corpo não toma contato com a parte dura nos trancos.
Pesa 180 g. O trilho, de titânio, não enverga. A base é de carbono e o gel interno é compacto, que não se espalha quando a pessoa senta, o que traz amortecimento. Tudo isso garante mais conforto: o selim fica estável e o corpo não toma contato com a parte dura nos trancos.
FREIO
É mais leve do que os comuns e de alta precisão.
É mais leve do que os comuns e de alta precisão.
PESO
Com 6,2 kg, é uma das mais leves do mercado. Para correr o Tour de France,
seria preciso pôr lastro (peso), pois o mínimo exigido é de 6,8 kg. Suporta
alguém de até 110 kg.
GUIDÃO
De carbono que usa nanotecnologia, é resistente e ergonômico.
De carbono que usa nanotecnologia, é resistente e ergonômico.
PARTE
TRASEIRA (SEAT STAY)
É mais fina do que o normal e achatada (e não arredondada). Isso impede a torção lateral e traz mais conforto.
É mais fina do que o normal e achatada (e não arredondada). Isso impede a torção lateral e traz mais conforto.
JUNÇÕES
A bicicleta é feita quase por inteiro, sem junções nem soldas, o que a torna mais leve.
A bicicleta é feita quase por inteiro, sem junções nem soldas, o que a torna mais leve.
TROCADORES
DE MARCHA
Há apenas uma alavanca, o que agiliza a troca de marchas, pois permite mudá-las somente com um toque, curto ou longo.
Há apenas uma alavanca, o que agiliza a troca de marchas, pois permite mudá-las somente com um toque, curto ou longo.
MATERIAL
É de fibra de carbono que usa nanotecnologia, uma das mais evoluídas do mercado. As bicicletas simples geralmente são de alumínio, material mais pesado. Bicicletas com esse tipo de carbono ficam menos sujeitas à torção quando se coloca muito esforço no pedal.
É de fibra de carbono que usa nanotecnologia, uma das mais evoluídas do mercado. As bicicletas simples geralmente são de alumínio, material mais pesado. Bicicletas com esse tipo de carbono ficam menos sujeitas à torção quando se coloca muito esforço no pedal.
QUADRO
Pesa 920 g, pouco mais que 5 barras de chocolate. A fibra de carbono tem tecnologia TCC, na qual os filamentos são alinhados de acordo com a necessidade de rigidez ou conforto de cada parte do quadro.
Pesa 920 g, pouco mais que 5 barras de chocolate. A fibra de carbono tem tecnologia TCC, na qual os filamentos são alinhados de acordo com a necessidade de rigidez ou conforto de cada parte do quadro.
PNEUS
São de alta pressão, o que permite fazer uma calibragem mais alta e, com isso, reduzir o atrito e dar mais velocidade à bicicleta.
São de alta pressão, o que permite fazer uma calibragem mais alta e, com isso, reduzir o atrito e dar mais velocidade à bicicleta.
PEDIVELA
É de carbono. Os rolamentos do movimento central também são de cerâmica.
É de carbono. Os rolamentos do movimento central também são de cerâmica.
RODAS
Os aros são de um alumínio especial, mais rígido, que evita torções. Também há opções de carbono. Os rolamentos são de cerâmica, e não de aço, o que evita o aquecimento excessivo, reduz o atrito e permite ganhar mais velocidade.
Os aros são de um alumínio especial, mais rígido, que evita torções. Também há opções de carbono. Os rolamentos são de cerâmica, e não de aço, o que evita o aquecimento excessivo, reduz o atrito e permite ganhar mais velocidade.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br
CONVITE
AMANHÃ DIA 28/03/14 TEM
Ponto de Encontro: D.R. Bike - Concentração: 19h00min - Saída: 19h20min. Você é o nosso convidado, venha e traga mais um com você.
DOMINGO DIA 30/03/14 TEM
Ponto de Encontro: Prefeitura - Concentração: 06h00min - Saída: 06h30min. Você é o nosso convidado, venha e traga mais um com você.
ESTÁ CHEGANDO A HORA
Faça uns treinos, vá se preparando e junte-se aos nossos ciclistas para conhecer a cidade cenográfica de Nova Jerusalém em Fazenda Nova - PE. Você e seus amigos estão todos convidados, mas atenção, esta é uma trilha de longa distância e com um bom grau de dificuldade, portanto só participe se realmente estiver em condições pois não contaremos com carro de apoio.
NOTA
Como a maioria de vocês tem conhecimento, aqui no blog o foco é o detalhamento dos nossos passeios, trilhas e demais atividades, desta forma para as postagens não ficarem muito extensas e pesadas para carregar eu seleciono algumas fotos que destaquem lugares ou acontecimentos e monto assim as postagens, quem desejar conferir todas as fotos das nossas aventuras basta clicar no link do nosso grupo lá no face que é disponibilizado em todas as postagens.
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CONVITE
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MOMENTO DE REFLEXÃO
ÁGUA ECONOMIZAR PARA NÃO FALTAR
Situações como estas devem ser denunciadas porque na atual situação em que não só o nosso município mas o planeta como um todo está passando, com milhões de pessoas sem água potável para beber, quem faz uma coisa desta está praticando um crime. Faça a sua parte, economize água e principalmente evite o desperdício. Dê o exemplo,
Por: Geovane Bezerra
Parabéns Geovane por mais esta excelente materia. Tu és o cara.
ResponderExcluirsó espero que essa moda não pegue aqui
ResponderExcluirCara eu nem sabia que já existia seguro para bicicletas. Valeu pela postagem e pela dica.
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