quarta-feira, 26 de março de 2014

BELO JARDIM A BEIRA DO COLAPSO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Estou disponibilizando na íntegra uma postagem da Folha de Belo Jardim onde o autor relata a situação crítica que se encontram os reservatórios que abastecem Belo Jardim e outras cidades abastecidas pelo Sistema Bitury. O intuito de disponibilizar esta postagem é unica e exclusivamente para fazer um alerta geral a todos para o uso racional da água e também aproveitar a oportunidade para pedir a colaboração de cada um no sentido de economizar água e principalmente evitar o desperdício da mesma, lembrem-se que hoje mesmo com racionamento tempos água nas torneiras mas muito em breve se as chuvas não chegarem poderemos voltar aos velhos tempos dos carros pipas e se cada um de nós fizermos a nossa parte este dia poderá demorar mais a chegar ou até mesmo nem chega\r se as chuvas vierem. Leiam atentamente, reflitam e divulguem.
Autor: Geovane Bezerra
Barragem do Bitury está próximo ao Colapso, com apenas 7,3% de sua capacidade.
Postado Por: Thércio Pereira  |  Em:
      Barragem Eng. Severino Guerra ( Bitury)
A falta de chuvas agravou mais ainda a situação dos níveis das barragens de Belo Jardim. A situação mais grave é da Barragem do Bitury, que está apenas com 7,3 % de sua capacidade total, se não chover até o final de Abriu a mesma pode vir a ficar em colapso.

Barragem de Tabocas
Outro problema está na Barragem de Tabocas que está baixando rapidamente, o reservatório é responsável pelo abastecimento do distrito de Serra do Vento, Vila Nova, Povoado de Gravatá e Vila do Socorro. Porém estão sendo retirados cerca de 300 caminhões-pipas por dia para os municípios de Tacaimbó, São Caetano, São Bento do Una, Pesqueira, Sanharó, Brejo da Madre de Deus, Jataúba, Santa Cruz do Capibaribe, poção  e Alagoinha. 

Barragem Pedro Moura ( Ipojuca)
A situação também não é boa na Barragem do Ipojuca, onde carretas de uma empresa avícula de São Bento do Una retiram mensalmente o suficiente para abastecer uma cidade no porte de Sanharó por um mês.

Barragem de Xucuru
A pior situação é do distrito de Xucuru, onde a barragem chegou a colapso. Hoje o distrito é abastecido com caminhão-pipa e compra de água em caminhões particulares.

O Sistema Ipojuca/Bitury abastece as cidades de Belo Jardim, Sanharó, São Bento do Una e Tacaimbó, assim como também as vilas desses municípios, com exceção de Xucuru e Taboquinha ( Belo Jardim ) e Jenipapo ( Sanharó).  Está claro que a situação está grave, porém não se ver medidas eficazes para solucionar ou amenizar esse problema por parte da Compesa e do poder Público. Um exemplo claro de como pode ser resolvido o problema com abastecimento de água está ocorrendo na Região Metropolitana de São Paulo.

Leito da Barragem Eng. Severino Guerra (Bitury) no sítio Muquém ( Parte leste do  reservatório)
O momento seria propicio para a limpeza dos açudes, como o Bitury que desde sua construção nunca passou por uma reforma em seu paredão, nem limpeza de seu leito, retirando o exerço de lama e vegetação.

Confira o nível das barragens:

AÇUDE
CAPACIDADE
MÁXIMA
VOLUME
ATUAL (hm3)
%
 ATUAL
DATA
ATUAL
Tabocas
1.168
930
79,6%
06/03/2014
Eng. Severino Guerra (Bitury)


17.776


1.306


7,3%


06/03/2014
Pedro Moura Junior (Ipojuca)


30.740


10.141


33,0%


06/03/2014
Fonte: Apac - Agência Pernambucana de Águas e Clima

Por Folha de Belo Jardim


CONVITE
HOJE A NOITE TEM
Ponto de Encontro: D.R. Bike - Concentração: 19h00min - Saída: 19h20min. Você é o nosso convidado, venha e traga mais um com você.

CONVITE
SEXTA-FEIRA DIA 28/03/14 TEM
Ponto de Encontro: D.R. Bike - Concentração: 19h00min - Saída: 19h20min. Venha desfrutar de mais esta aventura noturna junto com os nossos ciclistas. Você é o nosso convidado.

DOMINGO DIA 30/03/14 TEM
Ponto de Encontro: Prefeitura - Concentração: 06h00min - Saída: 06h30min. Venha pedalar conosco e conhecer a bela zona rural do nosso município. Você é  nosso convidado especial.

NOTA
Volto a lembrar a todos que ainda não sabem que, aqui no blog sempre disponibilizo postagens com fotos e relatos das nossas aventuras, sejam elas quais forem, aqui também vocês sempre encontram assuntos relacionado ao nosso esporte e saúde, mas quem desejar conferir todas as fotos de cada pedal deve acessar o nosso grupo lá no face.

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK

MOMENTO DE REFLEXÃO

UTILIDADE PÚBLICA
Por: Geovane Bezerra

6 comentários:

  1. É triste ver nossas barragens nesta situação, nós que andamos pedalando pela zona rural vivenciamos de perto esta situação.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o amigo mas acrescento que mais triste ainda é ver pessoas irresponsáveis que continuam a lavar calçadas e a aguar rua com água limpa. Espero que os nossos governantes acordem e que quem detém o poder puna conforme a lei quem assim age.

    ResponderExcluir
  3. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJ27 de março de 2014 às 12:11

    Pessoal como vocês podem constatar nesta postagem os nossos convites tanto para os passeios quanto para as trilhas diurnas e noturnas estão vindo acompanhados de orientações e também com a classificação e o nível de dificuldade dos pedais. Espero que estas informações sejam úteis a todos.

    ResponderExcluir
  4. Ugo Matheus - Centro BJ27 de março de 2014 às 16:32

    Meus parabéns pela ótima matéria e pela preocupação, é realmente dever de cada um colaborar com a COMPESA ou com qualquer outro órgão que esteja tentando de alguma maneira aliviar a situação, mas realmente só o que vai resolver o problema é chuva e isso depende do Pai, vai aqui uma sugestão símplex e eficientes que todos podemos fazer a qualquer hora e em qualquer lugar, Oremos pedindo a Deus que esta chuva venha logo e agradeçamos quando ela chegar, não importando a quantidade, apenas agradeçamos. Isto eu tenho certeza que faz a diferença. Acessei este blog por um acaso porque estava pesquisando algo relativo a situação atual das nossas barragens e realmente esta matéria está muito bem elaborada, dei uma rápida olhada nas demais matérias ou postagens e gostei muito, vou continuar a acessar e deixar comentários e quem sabe me tornar mais um dos seguidores. Parabéns ao administrador ou administradores se for o caso.

    ResponderExcluir
  5. Temos que fazer cada um a sua parte com muita responsabilidade sempre preocupado com o próximo, a água é vida e tem que ser economizada no dia a dia de nossas vidas, o nosso Deus deve mandar na hora certa. Acho que essa demora é para nós fazermos uma grande reflecção de conciência o nosso Deus é maravilhoso vamos urnimos em oração e praticar sempre o bem!

    ResponderExcluir
  6. Olha não sou daqui mas estou morando a mais de três anos nesta cidade por motivo de trabalho e nunca vi uma situação tão séria em relação a água. Espero que a chuva chegue logo mas enquanto isto é dever de cada um de nós fazermos algo para amenizar a situação. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir