segunda-feira, 24 de março de 2014

TRILHA DO AMARO 23/03/14


Ontem (domingo) foi realizada com sucesso a Trilha do Amaro que teve como destino a Clube Piscina e Pousada do Amaro localizado na zona rural do município de Brejo da Madre de Deus - PE . Foi uma excelente trilha. As dificuldades do trajeto foi recompensada com muito ar puro e belíssimas paisagens que vocês poderão conferir abaixo nesta postagem.






INFORMAÇÕES PRELIMINARES
Ponto de Encontro: Prefeitura
Concentração: 05h30min
Saída: 06h05min
Equipe: Elaine - Geovane - George - Joacir - Juracy - Jurandir - Armando - Arielson - Alex - André - Gago - Ezequiel - Michel - Simbal - Mário - Monga - Luizinho  e ??? - Total de 18 ciclistas
Guia: Luizinho
Percurso Total: 67 km

CONCENTRAÇÃO E SAÍDA
A concentração se deu na frente da prefeitura e transcorreu num clima bem animado. A saída teve um pequeno atraso devido a estarmos a espera do ciclista Amaro, mas o mesmo ao chegar relatou que iria ficar a espera de alguns ciclistas da capital que estavam vindo a Belo Jardim para para pedalar conosco, infelizmente devido a distância a ser percorrida e as dificuldades do trajeto não tivemos como adiar a nossa saída, sendo assim apenas o Amaro ficou no aguardo destes ciclistas e assim decidir se ainda valia a pena os levar a fazer esta trilha ou optar por fazer uma outra.
Avenida Deputado José Mendonça Bezerra (antiga Siqueira Campos) - Centro. 




FATOS E FOTOS DA IDA
Seguindo o traçado planejado pedalamos por um pequeno trecho urbano e logo em seguida iniciamos o trajeto pela zona rural, mas precisamente pelo Sítio Travessão que faz divisa com o Sítio Muquém.
Avenida Sebastião Rodrigues da Costa - São Pedro.


Avenida ao lado do IFPE Campus Belo Jardim - Maria Cristina.


Divisa dos sítios Travessão e Muquém.



LADEIRA DA JACINTA
A partir deste trecho o pedal endurece pois esta é uma ladeira longa e bem íngreme, a mesma é composta de cinco etapas e a cada uma o grau de inclinação e a altitude exige bastante da parte física do ciclista, mas ao chegar ao cume a paisagem no entorno compensa todo o desgaste. Logo em seguida iniciamos a descida da Ladeira do Araçá que é bem movimentada e perigosa se não se tomar os devidos cuidados.




PONTO DE APOIO
Nas duas primeiras fotos destacamos a residência e a venda ou bodega do Sr. Inácio do Araçá. Este ponto comercial também é um ponto do apoio não só para nós ciclistas, mas também para todos os trilheiros de um modo geral. A partir daqui a equipe se dividiu em duas, a primeira composta por mim (Geovane) e pelos ciclistas George, Jurandir, Elaine, Luizinho, Armando, Arielson, Gago e Monga seguimos rumo a Piscina do Amaro como planejado e a outra equipe formada pelos ciclistas; Miguel, Joacir, Juracy, Diel, Alex, Mário, Ezequiel e ??? seguiram para o Poço do Rebolo localizado no Sítio Grutas.
Sítio Araçá.




Deixando o Sítio Araçá iniciamos a subida da Serra do Monte que é mais longa e bem mais íngreme que a da Jacinta, poucos ciclistas conseguem chegar até o cume pedalando sem descer da bike. A recompensa vem ao chegarmos no Sítio Monte onde existem dezenas de Pés de Jaca e muito verde para todos os lados que se olhe, sem contar com a visão panorâmica de parte de cidade.
Ladeira do Monte.




SÍTIO LAGOA DO MONTE
Neste lugar lindo paramos a sombra de um velho casebre para um merecido descanso e para aguardar os retardatário, afinal de contas chegar até aqui não é mole, mas vale a pena.





 PONTO DE REFERÊNCIA
Logo depois do Sítio Lagoa do Monte chega-se a um pequeno grupo escolar que serve como ponto de referência. Ao chegar no mesmo devemos observar o seguinte: Seguindo a direita do grupo chega-se a mata da Rita e de lá ao Sítio Santa Rosa. Seguindo-se a esquerda do grupo chega-se diretamente ao Sítio Santa Rosa sem atravessar a mata e foi esta a nossa opção. Quem vier fazer esta trilha pela primeira vez deve observar também uma pequena placa com o nome, Fazenda Nascente da Serra e seguir na pista localizada a a esquerda desta placa.
Sítio Amparo.




Sítio Santa Rosa/Belo Jardim - PE.



PONTO DE APOIO
Nesta pequena casa ao fundo nas fotos abaixo é funciona um pequeno bar e o mesmo serve de apoio aos trilheiros de um modo geral, ela também deve ser usada como ponto de referência. Seguindo-se a direita da mesma chegamos ao estradão de Santa Rosa que faz divisa com o município de Brejo da Madre de Deus e é este o caminho a ser seguido por quem pretenda chegar a Piscina do Amaro. Já seguindo-se em frente pela estrada da Fazenda santa Rosa chega-se ao Sítio Boqueirão e ao Distrito de Xucuru.


PONTO DE REFERÊNCIA
Como pode ser visto discretamente bem ao fundo desta primeira foto existe uma casa pintada de duas cores (branco e azul) tanto quem vem pela Mata da Rita  com quem vem pela Fazenda santa Rosa chega até esta casa, só que por caminhos diferentes, porém quem deseja seguir para Brejo da Madre de Deus ou para a Piscina do Amaro que era o nosso caso tem de encarar uma bela ladeira ou seja a Ladeira de Santa Rosa. Pouco depois do término desta ladeira deixamos as terras de Belo Jardim e passamos a pedalar por terras de Brejo da Madre de Deus, mas ainda no Sítio Santo Amaro que é muito extenso e muito bonito com trechos de mata nativa muito bem conservados, principalmente na área pertencente ao Brejo da Madre de Deus onde existe uma Reserva Particular do Patrimônio Natural.









ÚLTIMA ETAPA A SER VENCIDA
Quase ao final do estradão que leva até o Distrito de Cavalo Russo, pertencente ao município de Brejo da Madre de Deus seguimos a esquerda tendo este letreiro pintado numa pedra como ponto de referência, dai iniciamos a subida do Amaro, uma serra longa e bastante íngreme que mesmo estando pavimentada é bem difícil de ser vencida pedalando sem descer da bike, tanto que apenas três ciclistas da nossa equipe conseguiram este feito.Foi sem sombra de dúvidas a subida mais dura do ano até o momento.






Para nossa surpresa ao final da ladeira ainda não era a Piscina do Amaro, tivemos de pedalar ainda um bom pedaço de chão para chegarmos até o nosso destino, mas como sempre a natureza nos recompensou com muita beleza por todos os lados e um ar puro de primeira qualidade.
Estradão do Amaro.







CLUBE PISCINA E POUSADA DO AMARO
Finalmente após pouco mais de quatro horas de pedal e de muita ralação as 10h37min chegamos ao nosso destino. A Piscina do Amaro é um  lugar simples mas aconchegante e muito bem cuidado. Apesar de se encontrar passando por reformas e ampliação encontra-se em plena atividade e atrai pessoas de todos os lugares da região. Ao chegarmos ainda haviam poucas pessoas por lá mas aos poucos mais e mais foram chegando. Todos nos divertimos muito e é lógico tratamos de nos alimentar bem para poder encarar a volta. Até que o valor da conta não foi assim tão alto levando-se em conta o que consumimos e o fato de não nos cobrarem entrada, mas a qualidade e o sabor da comida deixaram a desejar e é um fator a ser observado pelo responsável.




















SÓ DEU O GAGO
Nada como estar longe da patroa para soltar o dançarino que existe dentro de nós, não pé gago? É isso ai pessoal o ciclista Airton Jr. mais conhecido como Gago fez o maior sucesso com as gatinhas presentes na piscina dançando ao som do Bonde do Maluco Confiram tudo nas fotos abaixo.



AGRADECIMENTOS
Devido ao cansaço da chegada, a fome e depois ao clima de descontração acabamos esquecendo de estender o nosso banner mas já próximo de irmos embora eu me lembrei e pedi para a ciclista Elaine ser a modelo. Foi ai que vimos o quanto fizemos sucesso entre os frequentadores, principalmente junto ao publico feminino por isso  quero aqui em nome de todos os ciclistas que participaram desta trilha, parabenizar a todas as pessoas que nos prestigiaram e em particular as duas jovens e ao cidadão que vieram até nós para tirarem fotos junto conosco. Agradeço também aos responsáveis pela acolhida e pela entrada franca.




 HORA DA DESPEDIDA
Depois de muita diversão e devidamente recuperados da primeira etapa fizemos todos uma rápida vistoria nas nossas bikes e depois pousamos para a fotos na área externa da piscina. Quando já nos preparávamos para iniciar a volta uma surpresa, a nossa ciclista Mel acabara de chegar ao local, mas a mesma veio de carro para curtir a piscina e não para pedalar. Conversamos rapidamente e ela falou que está muito a fim de voltar a pedalar conosco mas o problema é a falta de tempo pois tem muitas atribuições. Infelizmente acabei por esquecer de tirar uma foto junto com a mesma, mas ficamos todos no aguardo da sua presença em algumas das nossas aventuras.

 

 FATOS E FOTOS DA VOLTA
Inicialmente a volta estava programada para ser por cavalo Russo depois Brejo da Madre de Deus e de lá seguiríamos pela rodovia estadual até Barra de Farias seguindo na direção de Serra dos Ventos, mas por sugestão de Luizinho e em comum acordo entre a maioria, depois de avaliar os prós e os contras, optamos por voltar pelos mesmos lugares da vinda o que no final das contas não foi uma boa escolha, porque economizamos 15 km em ralação ao traçado original programado mas perdemos bastante tempo e nos desgastamos muito mais devido ao grande número de subidas altas e longas que tivemos de superar, sem contar com a temperatura que subira bastante;
Sítio Santa Rosa/Brejo da Madre de Deus - PE. 


SÍTIO AMPARO
Ao chegarmos no Amparo paramos numa vendinha localizada bem próximo ao grupo escolar, lá enquanto o ciclista André trocava a câmara de ar furada  nós faziamos um breve lanche. A esta altura todos estávamos bastante desgastados, principalmente o ciclista Jurandir que fez a trilha gripado e naquele momento pedalava com o nariz entupido, a ciclista Elaine que não dormiu direito devido alteração na pressão arterial e o ciclista Armando que estava participando da sua segunda trilha após quase dois anos de ausência.



Ladeira do Monte.

Ladeira do Araçá.



Sítio Travessão.




DESTAQUE DA TRILHA
Os destaques desta trilha como não poderia deixar de ser foram os ciclistas Jurandir, Armando e a ciclista Elaine devido as condições que se encontravam e que nem por isso desistiram, fazendo todo o percurso. Aos três os meus parabéns.

ENCERRAMENTO
O encerramento se deu as 16h30min no mesmo local onde iniciamos a trilha ou seja, na frente da prefeitura mas a esta altura a maioria dos ciclistas já haviam se dispersado. Infelizmente não foi possível registrar este encerramento. Apesar do desgaste todos chegamos bem.

NOTA
Em conversa com o ciclista Amaro ele me informou que como os ciclistas vindos de Recife chegaram um pouco tarde em Belo Jardim não foi possível os levar até a Piscina do Amaro como planejado porque a temperatura já estava alta e devido a distância e ao grau de dificuldade não seria legal para com os nossos visitantes, então ele os levou para fazer a Trilha do Poço do Rebolo. A equipe foi composta pelo ciclista Amaro e pelos ciclistas; Cláudia Adelino, Cícero, Wagner Louvadeira, Gil, Zinho, Flávio Mendonça e mais um outro ciclista que ele não me repassou o nome porque não se recordava no momento, num total de 09 ciclistas e teve um percurso total de 35 km. Eu Geovane Bezerra na qualidade de idealizador, fundador e presidente do grupo quero em nome de todos os nossos ciclistas parabenizar a todos estes ciclistas que se deslocaram de Recife para nos prestigiar. Quero também pedir desculpas aos mesmos por não poder ter adiado a saída da trilha para ficar no aguardo dos mesmos, mas o fato é infelizmente tínhamos de sair no horário programado devido as dificuldades que iríamos enfrentar. Fica aqui desde já o convite para que mais adiante voltem a pedalar conosco. Quando desejarem vir ou obter alguma informação sobre nossos pedais podem entrar em contato diretamente comigo pelo celular (81) 9409-7860 ou pelo face, Geovane Bezerra ou ainda no nosso grupo no face. Se desejarem podem também entrar em contato com o ciclista Amaro que é o Relações Públicas do grupo.

CONVITE
QUARTA-FEIRA DIA 26/03/14 TEM
Roteiro tradicional, mas o ritmo vai depender dos ciclistas presentes e de ter ou não visitantes ou novatos. Você é o nosso convidado, venha e traga mais um. Ponto de Encontro: D.R. Bike - Concentração: 19h00min - Saída: 19h20min.

SEXTA-FEIRA DIA 28/03/14 TEM
Categoria: Leve Nível: 03. Venha se juntar a nós em mais esta aventura noturna, mas lembre-se de ler atentamente as recomendações acima. Ponto de Encontro: D.R. Bike - Concentração: 19h00min - Saída: 19h20min. Você é o nosso convidado.

DOMINGO DIA 30/03/14 TEM
Todos são bem vindos nas nossas trilhas, mas para evitar problemas pedimos que leiam atentamente as recomendações acima antes de decidir participar. Ponto de Encontro: Prefeitura - Concentração: 06h00min - Saída: 06h30min. Você é o nosso convidado.

NOTA 01
Como a maioria de vocês tem conhecimento, aqui no blog o foco é o detalhamento dos nossos passeios, trilhas e demais atividades, desta forma para as postagens não ficarem muito extensas e pesadas para carregar eu seleciono algumas fotos que destaquem lugares ou acontecimentos e monto assim as postagens, quem desejar conferir todas as fotos das nossas aventuras basta clicar no link do nosso grupo lá no face que é disponibilizado em todas as postagens.

NOTA 02
Como é do conhecimento de todos a situação dos principais reservatórios de água que abastecem o nosso município e ainda algumas cidades circunvizinhas é crítico e piora a cada dia, diante disto na próxima quarta-feira dia 26/03/14 estarei disponibilizando uma postagem muito boa com dados atualizados e de fontes oficiais sobre a real situação dos nossos mananciais para que assim   cada um possa repensar o que pode fazer para economizar e principalmente evitar o desperdício de água. Não deixem de ler esta postagem porque a mesma trás dados muito importantes para todos nós.

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
 

MOMENTO DE REFLEXÃO

UTILIDADE PUBLICA
Atenção Secretaria Municipal de Infraestrutura

Esta boca de lobo encontra-se com a tampa quebrada a mais de dois meses e se não são os garis e a alguns moradores dos arredores que volta e meia tiram o lixo que ali se acumula quando chegar o tempo das chuvas fortes a mesma vai estar entupida e vai ajudar a alagar tudo ao seu redor, ainda tem o fato da mesma não estar devidamente sinalizada podendo assim causar acidentes, principalmente entre as pessoas idosas e crianças, por isso faço aqui um apelo a esta secretaria pedindo que seja providenciado o quanto antes possível a substituição desta tampa por uma nova e que enquanto isso não ocorre que se veja uma maneira de sinalizar esta boca de lobo para que ninguém venha a cair dentro da mesma. A citada boca de lobo fica localizada na calçada do Empresarial Mariola na esquina próximo ao antigo Clube ITEC. Fica aqui o meu apelo em nome de todos os transeuntes que por ali trafegam. 

Por: Geovane Bezerra



5 comentários:

  1. Trilha muito boa, apesar de não esta me sentindo muito bem e de termos saindo um pouco da rota combinada.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com muita vontade de conhecer o lugar, más infelizmente eu tinha um compromisso e optei por ir com a outra turma.Fica pra próxima. Abs...

    ResponderExcluir
  3. Essa trilha é muito boa, já fiz duas vezes. Infelizmente não deu para ir nessa, pois fiquei a espera de um grupo que estava chegando do Recife, e devido a hora que chegaram optei por fazer uma outra mais curta. Em breve postaremos no blog.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal vocês estão todos de parabéns porque apesar de não conhecer pessoalmente o lugar sei que é longe pra caramba daqui de Belo Jardim e vocês encararam numa boa. Eu não sei se teria esta coragem.

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo você pode até tentar alertar sobre esta boca de lodo mas não espere resultados porque existem muitas coisas que necessitam de atenção em nosso município e estão bem a vista das autoridades e ninguém faz nada.

    ResponderExcluir