sábado, 19 de abril de 2014

3ª TRILHA DA PAIXÃO/FAZENDA NOVA - PE 18/04/14

Foi realizada na manhã de ontem Sexta-feira Santa com muito sucesso a terceira edição da Trilha da Paixão contando com uma boa quantidade de ciclistas. Confiram nesta postagem um pouco do que aconteceu nesta trilha.

INFORMAÇÕES PRELIMINARES
Ponto de Encontro: Prefeitura
Concentração: 05h00min
Saída: 05h30min
Equipe: Luizinho - Geovane - Adriano (Baiano) - Amaro - Gaudi - Sinval - Alex - Ezequiel - Márcio - Eduardo - Rincon - Arielson - Wesley - Armando - George - Cláudio - Jurandir - Felipe - André - Juracy - Rodrigo - Ayrton Jr. (Gago) - Monga - Demir - Léo - Lucas - Eduardo - Fernando - Elaine e Mel.
Total: 30 Ciclistas + 13 Ciclistas da COHAB I - Equipe Total = 43 Ciclistas.
Guia:  Fernando
Percurso Total: 104 km

FATOS E FOTOS NA COCENTRAÇÃO
Atendendo ao convite a maioria dos ciclistas chegaram no ponto de encontro para  a devida concentração dentro do prazo pré determinado e com isso foi possível sair na hora marcada. A concentração transcorreu num clima de  muita descontração. Enquanto nos preparávamos para a saída podemos contemplar o grande número de pessoas que faziam presentes na Caminhada da Semana Santa promovida pela paróquia de Nossa Senhora da Conceição e que este ano tinha como destino a Barragem do Bitury onde todos ao chegar a este local iriam acompanhar uma missa campal que tinha como objetivo pedir ajuda divina para que as chuvas voltem a cair em boa quantidade e em curto espaço de tempo para voltar a encher as nossas barragens que estão a beira do colapso. Pouco tempo depois que as pessoas da caminhada passaram nós pousamos para a fotos oficial e finalmente saímos.
Caminhada do Padre.

Concentração.

Saída.

Percurso  Pela Zona Urbana.

As fotos abaixo foram tiradas da vila que esta se formando após o bairro Morada Nobre e mostram a cidade envolvida por uma camada de névoa em toda a sua extensão o que deu uma  beleza diferenciada as fotos.

FOTOS E RELATOS DA IDA
Deixando o perímetro urbano seguimos na direção do Sítio Muquém de onde partimos na direção da rodovia PE 166. Ainda quando nos encontrávamos em área urbana alguns retardatários se juntaram a equipe e seguimos todos juntos.
Rodovia PE 166 - Sítio Pascoal.

Rodovia PE 166 - Serra da Piaca.

DISTRITO DE SERRA DOS VENTOS
Ao chegarmos em Serra dos Ventos os ciclistas vindos da COHAB I já haviam se juntado ao nosso grupo e todos fizemos uma breve pausa em um dos quiosques para um rápido lanche ou para abastecer os reservatórios de água e logo em seguida retomamos o pedal seguindo na direção de Barra de farias.

Quando iniciamos o pedal pelo trecho da rodovia PE 166 que ainda é de estrada de terra passamos logo de início por um trecho repleto de pedras pontiagudas soltas o que provocou uma avalanche de bikes com problemas de pneu furado, incluindo ai minha (Geovane) que foi a primeira e logo em seguida a da ciclista Elaine que teve os dois pneus furados de uma só vez e dai em diante foi uma atrás da outra. O saldo total da trilha foi de nove pneus furados sendo que a grande maioria neste trecho da ida.

BARRA DE FARIAS/BREJO DA MADRE DE DEUS - PE
O distrito de Barra de Farias pertence ao município de Brejo da Madre de deus e faz divisa com Belo Jardim, temos esta localidade como ponto de referência e também como ponto de apoio pois, sempre que por aqui passamos somos muito bem recepcionados pelos moradores que nos oferecem água e sempre tem uma palavra de incentivo para com todos nós. Aqui também quem desejar pode fazer um gostoso lanche pois existe no lugar vários pequenos bares e restaurantes que encontram-se abertos. Fica aqui os nossos agradecimentos a todos os moradores pela acolhida e pela admiração que os mesmos tem para conosco.

Pouco depois de Barra de Farias a rodovia PE 166 encontra-se com a rodovia PE 145 que foi por onde demos continuidade a nossa trilha. esta rodovia tanto nos leva para Fazenda Nova como também para a cidade de Brejo da Madre de Deus . A partir daqui tivemos de redobrar os cuidados porque o movimento de carros era muito intenso e o acostamento quase inexistente. Apesar das dificuldades a paisagem no entorno é muito bonita, tanto que acabamos por vencer as várias subidas sem muito esforço.

FAZENDA NOVA - PE
Os primeiros ciclistas do nosso grupo, aqueles que chamamos da elite, chegaram a fazenda Nova as nove horas da manhã, eu Geovane e o grupo intermediários chegamos as nove horas e dez minutos e o ciclistas Amaro chegou por volta das nove horas e trinta minutos, ele que vinha dando uma força para o ciclista Felipe que chegou bastante desgastado fisicamente. Como de costume ao chegarmos ao nosso destino procuramos um lugar a sombra e vamos nos confraternizar com os demais ciclistas vindos de todos os lugares da região e até mesmo de outros estados. As margens da rodovia PE 145 são montadas tendas onde uma boa quantidade de grupos de ciclistas se reúnem e se confraternizam, é realmente muito gostoso rever os amigos que sempre fazemos nestas nossas aventuras. O que não falta também nestes nossos encontros entre ciclistas é aquelas bikes digamos "diferentes" que chamam a atenção por onde passam. Após uma boa pausa para fotos e descanso iniciamos um tour por Fazenda Nova e logo em seguida a procura de um bom lugar para almoçarmos.

Como de costume fizemos um breve tour pelos arredores da cidade cenográfica de Nova Jerusalém onde encontram-se vários estandes onde se vende de tudo e também um palco para apresentações de bandas. A estrutura é muito boa neste sentido mas infelizmente os preços praticados por lá são bem salgados. Enquanto passeávamos o grupo acabou por se espalhar e desta forma não foi possível juntar todos num mesmo lugar para o almoço. Uma das coisas que chamou a atenção não só de nós mas também de todas as pessoas que passeavam pelos estandes foi uma obra de arte de primeira qualidade que era na verdade uma estátua em tamanho real do monstro do filme O Predador, ela era realmente perfeita e segundo o artista levou três meses de muito trabalho para ficar pronta, a mesma estava a venda por R$ 3.000,00.

CIDADE CENOGRÁFICA DE NOVA JERUSALÉM
Confiram aqui algumas partes da área interna desta cidade cenográfica onde é encenada a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Lá no nosso grupo no face estão disponíveis todas as fotos desta cidade e as demais desta trilha num só álbum, vale a pena conferir.

HORA DO RANGO
Durante o passeio pelos arredores da cidade cenográfica aconteceu que os ciclistas se dispersaram e não conseguimos nos reunir a tempo de ficarmos todos num só lugar, eu e mais nove ciclistas ficamos numa tenda nas proximidades da entrada da cidade e os demais mais próximos da praça localizada as margens da rodovia. O segundo grupo até que se deu bem mas nós mais uma vez levamos a  pior pois, fomos atraídos por uma propaganda enganosa de um garçom que nos procurou e nos fez a proposta de almoço a R$ 18,00 por pessoa com direito a escolher entre peixe e carne e se por acaso nós fôssemos em grupo daria ainda um desconto, porém quando lá chegamos e iniciamos a fazer os nossos pedidos descobrimos que a história era outra, na verdade o preço era pela porção de comida e que só a tábua de carne que ele trouxera custara R$ 175,00 já com desconto, desta forma mesmo sem comermos muito a conta chegou aos R$ 325,00 o que todos achamos um verdadeiro absurdo e um verdadeiro desrespeito para com os turistas. Não só não recomendamos este estabelecimento como também estamos divulgando as fotos com detalhes do mesmo para que outras pessoas não sejam lesadas igual a nós. Isto é uma vergonha.

ESTABELECIMENTO NÃO RECOMENDADO

Depois do almoço ficamos a conversar e a acertar os detalhes da volta porque como dentre os dez ciclistas que estavam junto comigo nenhum sabia com segurança como chegar até o estradão que nos levaria até o município de Tacaimbó - PE optamos por voltar pelo mesmo lugar por onde viemos porém, quando nos preparávamos para sair encontramos os demais ciclistas e resolvemos manter o traçado original, ou seja, voltar por Tacaimbó. Neste momento todos nos juntamos para comprar gelo e água para reabastecer os nossos reservatórios de água. Ao sairmos deste local onde todos estávamos reunidos o meu irmão o ciclista Jurandir acabou por se descuidar e não viu a direção que nós tomamos e quando já estávamos a iniciar o trecho pelo estradão eu Geovane e o ciclista Gaudi demos por falta do mesmo e da ciclista Elaine, então eu voltei para os procurar e como não conseguia os achar voltei até onde o Gaudi se encontrava para pedir a sui ajuda na busca, mas para nossa alegria logo ao iniciarmos a nova busca não só os encontramos como também encontramos mais outros ciclistas da turma da CHOAB I que estavam a procura do ciclista Fernando que também acabara de chegar a procura dos mesmos, resolvido este incidente demos início oficialmente a volta para casa, no final das contas tudo não passou de um susto.

FATOS E FOTOS DA VOLTA
Este trecho do pedal foi bem puxado pois é composto de várias ladeiras longas e algumas bem íngremes, sem contar que um bom trecho pedalamos por terras desertas onde não podemos contar com nenhum tipo de ajuda a não ser a nossa em caso de algum incidente mais sério, tem também o fato de que a vegetação predominante por aqui é a caatinga rasteira, são muitas árvores de pequeno porte repletas de espinhos e quase nenhuma sombra para nossa sorte  este ano o céu encontrava-se bastante nublado o que ajudou a diminuir a sensação térmica que por aqui desgasta bastante os ciclistas.

TACAIMBÓ - PE
Chegamos ao município de Tacaimbó por volta das  dezesseis horas, lá chegando fizemos uma boa pausa para recuperar as energias e tratamos de mais uma vez reabastecer os nossos reservatórios de água, também aproveitamos esta pausa para lanchar e depois iniciamos a último trecho da trilha. Agora só restavam quinze quilômetros a serem vencidos. Queremos aqui parabenizar a administração municipal pela conservação e limpeza das praças e também por conservar a estação ferroviária. Fica o exemplo para Belo Jardim.

Próximo das dezessete horas encontrávamos pedalando pela Vila Inhumas que é uma nova localidade que está surgindo em Belo Jardim, a construção é de responsabilidade da constritora Viana & Moura, esta nova vila fica as margens da rodovia PE 166 e bem próximo a faculdade e a Escola Técnica que está em fase de construção. esta vila está ajudando a valorizar aquela localidade antes mesmo de receber moradores.

.ENCERRAMENTO
O encerramento oficial desta trilha se deu na frente do prédio da AEB - Autarquia Educacional de Belo Jardim onde funcionam as faculdades FABEJA e FAEB. Eram por volta das 16h30min quando pousamos para as fotos de encerramento. Quero deixar registrado que alguns ciclistas optaram por voltar pelo município de Caruaru - PE e que como outros voltaram pelo mesmo canto que foram e ainda um ou dois que tiveram de voltar de carro por desgaste físico o número de ciclistas presentes na foto de encerramento foi bem menor do que o número real de ciclistas participantes. Por fim resta agradecer a Deus por termos voltado para casa e para as nossas famílias sãs e salvos e também agradecer a cada um ciclista que se dispôs a deixar o conforto do seu lar em plena Sexta-feira Santa para se aventurar nesta trilha. Fica aqui também os nossos parabéns aos ciclistas do Distrito de Serra dos ventos que sempre se organizam e comparecem em grande número a Fazenda Nova. A opinião de cada um de vocês é muito importante para mim Geovane na qualidade de administrador deste blog e também de idealizador do grupo, por isso faço aqui um apelo. Deixem seus comentários com elogios, críticas ou sugestões pois, só assim posso juntamente com os demais integrantes do grupo procurar soluções para melhorar cada vez mais.

CONVITE
DOMINGO DIA 20/04/14 TEM
Venha pedalar conosco neste Domingo de Páscoa. O ponto de encontro será em frente a prefeitura, a concentração a partir das 06h30min e a saída as 07h00min. este é uma trilha onde pode participar toda a família. Esperamos por você.

SEGUNDA-FEIRA DIA 21/04/14 TEM
Venha aproveitar este feriado pedalando conosco. Trilha Categoria Leve - Nível 03 portanto, podem participar tanto ciclistas iniciantes como ciclistas que estejam voltando ao pedal após algum período de afastamento.

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
SEJA VOCÊ MAIS UM SEGUIDOR DESTE BLOG
Torne-se mais um seguidor e valorize ainda mais o que é nosso.

MOMENTO DE REFLEXÃO

LUTO NO ESPORTE BRASILEIRO
MORRE NA TARDE DESTE SÁBADO O LOCUTOR ESPORTIVO LUCIANO DO VALE
Morreu neste sábado o narrador esportivo Luciano do Valle, 66, que trabalhava na “TV Bandeirantes'' desde 2006. Ele passou mal no avião em que viajava de São Paulo a Uberlândia para trabalhar no jogo Atlético-MG x Corinthians, válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2014.
Luciano do Valle perdeu a consciência às 14h30min, quando o avião aterrissava em Uberlândia. Uma ambulância aguardava na pista, e o primeiro socorro foi feito pelo Corpo de Bombeiros.
O narrador foi conduzido para o hospital Santa Genoveva, em Uberlândia. O coração e o pulmão de Luciano do Valle pararam de funcionar às 15h00min, mas os médicos seguiram tentando reanimá-lo até 16h15min, quando o óbito foi confirmado. Não é só o esporte e sim Brasil que está de luto pela perda deste grande locutor mas principalmente pela perda deste grande homem que adotou Recife e Pernambuco como seu lar já a há um bom tempo. A Copa do Mundo está ai batendo as nossas portas e será impossível não lembrar da voz marcante e do seu jeito único de vibrar a cada gol da nossa seleção. Siga com Deus Luciano e tenha certeza de que enquanto aqui esteve entre nós com certeza cumpriu e cumpriu bem a sua missão, como profissional, como pai de família e como homem. Não te digo adeus, te dou apenas um até mais pois acredito piamente na continuação da vida e quem sabe um dia nos encontremos vida a fora.