domingo, 6 de abril de 2014

TRILHA DO REBOLO 05/04/14


Na manhã do último sábado foi realizada com sucesso mais uma trilha dos Amigos do Pedal, desta feita contando com a participação de 14 ciclistas vindos de Recife e Região Metropolitana. Confiram nesta postagem um pouco de como foi este pedal.






INFORMAÇÕES PRELIMINARES
Ponto de Encontro: Praça de Eventos/Bairro de São Pedro
Concentração: 06h00min
Saída: 07h00min
Equipe: Elaine - Jurandir - Geovane - Amaro - Deives - Gaudi - Bodocó - Baiano - Mário - Armando - Ivo e Roberto = 12 Ciclistas
Equipe de Recife: Cláudia Adelino - Tiana Ximenes - Mayara Mendonça - Rodrigo Sampaio - Gil Luiz - Zinho Zin - Hebert Mendonça - Enadosn Marques e mais outros seis ciclistas que não me foram repassados os nomes = 14 ciclistas
Equipe Total: 26 ciclistas
Guia: Amaro Neto
Percurso Total: 38km

RECEPÇÃO AOS CICLISTAS DE RECIFE
A recepção aos ciclistas que vieram do recife foi feita inicialmente pelo ciclista Amaro e na ocasião da chegada dos mesmos ao ponto de encontro por mim Geovane e pelo ciclista Bodocó. Os mesmos foram orientados a deixar o veículo que vieram em frente ao antigo Centro Social Urbano, ao lado da delegacia, assim o mesmo estaria em segurança.


FATOS E FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
O primeiro ciclista a chegar no ponto de encontro para a concentração foi o ciclista Deildo ou Baiano como é mais conhecido por todos nós, o mesmo ao chegar não encontrou nenhum outro ciclista e acabou achando que a gelara já havia saído, sendo assim resolveu voltar para sua casa mas encontrou-se comigo (Geovane) e ao me pedir informações eu liguei para o Amaro e ele me reportou que o pessoal do Recife acabara de chegar e já estavam se deslocando para a Praça de Eventos, desta forma o Baiano voltou junto comigo e ficou no aguardo dos demais. Aos poucos os ciclistas daqui da cidade foram chegando e foi repassado o trajeto a ser percorrido. Após a chegada dos ciclistas da capital todos nos confraternizamos e a concentração se deu num clima de muita descontração.






FATOS E FOTOS  DA IDA
Para aproveitarmos a temperatura amena devido ao tempo encontrar-se nublado não esticamos muito a concentração e assim a saída se deu as 07h00min iniciando a trilha primeiramente por um curto trecho de área urbana, depois seguimos as margens da Barragem do Bitury.






Sítio Pascoal/Margens da Rodovia PE 166.



Rodovia PE 166/Sítio Olho D`água do Tatu.


Rodovia PE 166/Serra da Piaca.




Após um pequeno trecho de asfalto voltamos a pedalar por estradas de terra, desta feita seguindo inicialmente pelo Sítio Piaca seguindo rumo ao Sítio Engenho Piaca onde está localizada a Bica Espalhadeira que é um dos pontos turísticos aqui de Belo Jardim mas que devido a forte estiagem encontra-se sem água.


FLAGRANTE DE DESRESPEITO AO MEIO AMBIENTE
Já em terras do Sítio Engenho Piaca, bem nas proximidades da Bica Espalhadeira nos deparamos com muito lixo jogado a céu aberto deixando a paisagem feia e causando uma péssima impressão a quem nos visita, além do fato de que quem está jogando este lixo está contribuindo de maneira direta para a poluição não só do solo como das águas da bica e também da Barragem de Tabocas para onde as aguas daqui escoam. Fica aqui o nosso alerta as autoridades para que as mesmas procurem resolver o mais rápido possível este problema e puna quem assim age.


BAR DO IRINEU
este estabelecimento é um ponto de referência e também de apoio aos trilheiros e turistas, mas apesar de oferecer uma comida de boa qualidade e ter um bom atendimento peca e muito na questão do preço o que está afastando muita gente de lá, inclusive nós. Fica aqui registrado que não recomendamos o mesmo para quem aqui vier, existem nas proximidades outras opções.




Até este ponto a trilha não ofereceu muita dificuldade aos ciclistas mas a partir daqui o pedal tornou-se duro porque iniciou-se um trecho de subidas longas e íngremes onde por varias vezes se fez necessário descer das bikes e as empurrar ladeira a cima o que desgasta bastante e tira um pouco do brilho do pedal, já que o bom é pedalar e não empurrar as bi8kes.
Sítio Socavão. 




Sítio Caboclo.



FLAGRA DE AGRESSÃO AO MEIO AMBIENTE
Ainda em terras do Sítio Caboclo flagramos os vestígios de uma queimada que a primeira vista não foi realizada por moradores com o intuito de limpar a área e sim foi feita de forma criminosa através de alguma bituca de cigarro jogada na vegetação seca ou mesmo de forma maldosa por alguém que por ali passou. Cabe aos moradores procurar saber se possível quem foi ou foram os responsáveis por este ato lamentável e os denunciar as autoridades para as devidas providências.



A partir deste ponto adentramos em terras do Sítio Grutas onde está localizado o Poço do rebolo que era o nosso destino nesta trilha, por aqui o verde ainda se faz presente pois existe uma boa área com a mata ainda bem conservada o que contribui para que este seja o único ponto com opção de banho hoje em Belo Jardim o que para nós que fazemos parte dos Amigos do Pedal e que temos como slogan Apaixonados Pela Natureza  é muito triste pois, o nosso município tem uma zona rural muito bonita e normalmente era conhecido como a terra das águas. Estamos nas mãos de Deus, só ele pode devolver a beleza enviando chuvas para nós. Alguns metros adiante do local onde foi tirada a primeira foto a ciclista Cláudia Adelino sofreu um pequeno tombo que não lhes causou nenhum arranhão mas que lhes custou uma boa dose de paciência pois a mesma caiou por cima de espinhos pequeno que tiveram de ser tirados um a um de sua roupa.






POÇO DO REBOLO
Chegamos ao nosso destino bastante desgastados pelos longos trechos em que tivemos de empurrar as bikes, mas ao avistarmos o lugar e constatando que ainda existe água para banho todos nos alegramos e deixamos de lado por algum tempo o que passamos para chegar até aqui. Apesar da pouca quantidade de água o lugar ainda conserva uma beleza que vale a perna ser conferida.
 










 




A VOLTA
Próximo das onze horas da manhã iniciamos a volta pois o Amaro Neto havia encomendado uma feijoada que seria o almoço dos nossos visitantes e como ainda teríamos um bom trecho a ser pedalado tínhamos de tentar chegar o mais cedo possível no bar Recantinho Italiano onde seria servida a feijoada.
Sítio Grutas.




Sítio Lagoa do Monte.



 SÍTIO MONTE
Ao chegar no Sítio Monte fui solicitado para prestar assistência a um dos companheiros de Recife que sofreu um tombo um pouco mais forte que lhes causou algumas escoriações, este fato ocorreu no trecho entre os sítio Lagoa do Monte e Monte. Apesar do susto o mesmo estava bem e em condições de prosseguir pedalando sem maiores problemas. Após o devido socorro ao companheiro iniciamos finalmente os trechos de descidas a começar pela descida da Serra do Monte.





Inicialmente o traçado da volta seria pelo Sítio Araçá mas devido ao desgaste dos ciclistas optamos por voltar pela Vila de Taboquinha o que aumentou o percurso em alguns quilômetros mais que ao mesmo tempo diminuiu o tempo de chegada por ser um trecho onde   podemos desenvolver uma boa velocidade. Ao chegar em Taboquinha  todos paramos na Mercearia do Marcos onde saboreamos um gostoso refresco de coco e logo em seguida retomamos a trilha para a última etapa e o encerramento da mesma.



 



HORA DO RANGO
Finalmente por volta das quatorze horas chegamos ao bar Recantinho Italiano e então podemos matar a fome e recarregar as energias.Como todos sabem não costumamos consumir bebidas alcoólicas no decorrer dos nossos pedais e nem nos lanches mas como já havíamos encerrado a trilha e como estávamos recepcionando ciclistas de fora e em se tratando de um almoço a bebida foi liberada mas com responsabilidade já que o pessoal iria pegar a estrada, lembrando que o motorista não bebeu. Infelizmente por motivo de compromisso assumido tive de me despedir rapidamente dos companheiros.











AGRADECIMENTOS
Eu Geovane Bezerra na qualidade de idealizador e presidente do grupo quero agradecer a presença de cada um dos quatorze ciclistas que acordaram de madrugada só para se deslocar até o nosso município e pedalar conosco. Mesmo não tendo sido eu o organizador desta trilha quero aqui de antemão pedir desculpas a todos por qualquer falha que tenha ocorrido tanto no trajeto quanto na recepção ou na acolhida, sei que houveram algumas falhas que necessitam ser corrigidas numa próxima vez mas quero aqui deixar registrado que de minha parte estarei trabalhando para que estas sejam sempre superadas e que possamos receber vocês e qualquer outros ciclistas que aqui vierem da melhor maneira possível. este é um compromisso meu na qualidade de líder deste grupo e tenho certeza que todos os meus companheiros de pedal concordam comigo quando falo que devemos sempre receber de braços abertos todos os que nos visitam e sermos os mais hospitaleiros possível porque quando vamos para outras cidades também gostamos de ser bem tratados. Fica aqui um abraço para todos e mais uma vez as minhas desculpas por qualquer coisa.

CONVITE
QUARTA-FEIRA DIA 09/04/14 TEM
Ponto de Encontro: D.R. Bike - Concentração: 19h00min - Saída: 19h30min. Você é o nosso convidado. Venha e traga mais um.

CONVITE
SEXTA-FEIRA DIA 11/04/14 TEM
Ponto de Encontro: D.R. Bike - Concentração: 19h00min - Saída: 19h30min. Você é o nosso convidado. Venha e traga mais um, mas fique atento as recomendações contidas no cartaz.

CONVITE
DOMINGO DIA 13/04/14 TEM
Ponto de Encontro: Prefeitura - Concentração: 06h00min - Saída: 06h30min. Venha se juntar aos nossos ciclistas em mais esta trilha. Você é o nosso convidado. Venha e traga mais um com você, só pedimos que observe as recomendações descritas no cartaz.

SEJA MAIS UM SEGUIDOR DESTE BLOG
Gostaria muito de ter você como a mais nova ou o mais novo seguidor deste blog e para você fazer isto é muito simples, clique onde está escrito PARTICIPAR DESTE SITE e siga as instruções para se cadastrar, é fácil, rápido e seguro. Estou contando com você.

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK

MOMENTO DE REFLEXÃO

FIQUE POR DENTRO

Ciclovias e ciclofaixas:

A bicicleta, sem dúvida encabeça o topo da lista de transportes eficientes e sustentáveis, como vimos em nosso primeiro artigo. Em muitas cidades brasileiras as prefeituras começam a se preocupar com a segurança de ciclistas, reurbanizando vias e ativando ciclofaixas e ciclovias para um trânsito mais organizado. Aliás, você sabe qual é a diferença entre Ciclofaixa e Ciclovia?

Ciclofaixas:

As Ciclofaixas são espaços pintados no piso, sinalizando onde os ciclistas devem circular. Geralmente as ciclofaixas são pintadas nas ruas e avenidas e dividem espaço com os carros, dando exclusividade ao ciclista em determinadas faixas da via. Nos cruzamentos elas registram a preferência aos pedestres, mas os carros as atravessam. Existe também a Ciclofaixa Operacional, que é uma faixa exclusiva para os ciclistas, instalada temporariamente durante eventos, que pode ser sinalizada com cones, cavaletes ou fitas. As Ciclofaixas de Lazer, instaladas aos fins de semana, também são Ciclofaixas Operacionais.
Ciclofaixa

Ciclovias:

As ciclovias são vias exclusivas para ciclistas, separadas fisicamente das vias de veículos por canteiros, calçadas, muretas ou meio fio. Nas ciclovias é proibida a circulação de carros, motos e também de pedestres, garantindo que o ciclista pedale com tranquilidade e segurança. Podem ser de mão dupla ou mão única e as ciclovias próximas a orla são bons exemplos deste tipo de via.
Ciclovia
O investimento público em ciclovias e ciclofaixas e a urbanização interligando pontos distantes da cidade, incentiva o uso da bicicleta não só como uma forma de lazer, mas como um meio de transporte eficiente, econômico e sustentável. Se sua cidade ainda não tem espaços destinados aos ciclistas, que tal sugerir através de grupos de apoio aos ciclistas? Já existem algumas iniciativas de grupos em diversas cidades do país. Em São Paulo algumas delas se uniram e formaram a Cicloliga. Juntos propõe projetos de utilização da bicicleta com outros modais e fazem campanhas pela segurança dos ciclistas no trânsito.
Também já existem softwares que ajudam a simular a Urbanização das cidades em 3D, como acontece com o plugin Modelur, que instalado junto ao software SketchUp, nos auxilia na visualização do Planejamento Urbano, de acordo com os Planos Diretores vigentes. Para aprender como colocar os dados da sua cidade e utilizar estes recursos no SketchUp, assista o Curso SketchUp 8.0 Urbanismo com Modelur no portal CADguru.
Com informações de segurança e iniciativas de uso, a bike é uma ótima alternativa para o caos no trânsito e para minimizar a poluição das cidades!
Fonte: http://cad.cursosguru.com.br/
Por: Geovane Bezerra

6 comentários:

  1. Muito boa a trilha para o poço do rebolo quem não foi perdeu, também quero agradecer a presença de todos os ciclistas que se deslocaram de Recife para cá para prestigiar nossas belezas naturais ( no momento nem tão belas assim graças a estiagem que está castigando nossa região) mais tirando o fato de um dos companheiros ter caído a trilha foi muito boa, parabéns a todos os participantes espero em breve podermos nos reunir novamente.

    ResponderExcluir
  2. Cada trilha tem sua particularidade, mesmo sendo para o mesmo destino. E essa foi especial pela participação de ciclistas do Recife dos grupos Geração e Garoa Bike. Excelentes ciclistas, pessoas especiais. vlw galera.

    ResponderExcluir
  3. Trilha muito boa, a diferença é que essa tivemos o prazer de trilhar com o pessoal de Recife, dessa forma abrindo portas para novos companheiro.

    Valeu, vocês são muito animados e quando bater a vontade é só avisar que estaremos aguardando.

    ResponderExcluir
  4. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE9 de abril de 2014 às 07:20

    Sou suspeito em falar mas apesar de alguns contra tempos eu adorei a trilha, pois gosto de pedalar de qualquer jeito, mesmo que de vez em quando tenha de empurrar a bike o que não é lá muito legal mas no final o que prevaleceu foi a união e o clima de descontração. Gostei muito da galera de Recife e espero ter o prazer de pedalar ao lado deles outras vezes, seja aqui em Belo Jardim ou lá na capital.

    ResponderExcluir
  5. Emanoel Pereira - COHAB II Caruaru PE11 de abril de 2014 às 10:00

    Bom dia. Olha eu não pedalo mas aqui em caruaru tem uma galera que costuma pedalar muito, porque vocês não vem até aqui para conhecer a Bica do Boiola com o pessoal daqui? Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE11 de abril de 2014 às 21:02

    Caro Emanoel, em primeiro lugar muito obrigado por prestigiar com o seu acesso este blog e em segundo lugar muito obrigado pelos seu comentário. Quanto a sua sugestão ela é muito bem vinda e saiba que temos amigos ai em Caruaru que volta e meia vem até Belo jardim pedalar conosco e que já nos fizeram este convite. Assim que for possível pode ter certeza de que iremos sim fazer uma trilha para a Bica do Boiola.

    ResponderExcluir