segunda-feira, 14 de abril de 2014

TRILHA DO BAOBÁ 13/04/14

No último domingo foi realizada com sucesso mais uma brilhante trilha dos Amigos do Pedal, desta feita tendo como destino o Sítio Capivara pertencente a zona rural do município de Sanharó - PE. Esta é uma trilha voltada a apreciação da beleza e da força da natureza pois o foco principal é a visitação a uma árvore originária da África que pode viver mais de três mil anos e o exemplar que vamos visitar já passa dos trezentos anos e mede treze metros e setenta e cinco centímetros (13,75m) de circunferência de troco. Confiram nesta postagem como foi esta aventura.
Avenida Deputado José Mendonça bezerra - Centro.

INFORMAÇÕES PRELIMINARES
Ponto de Encontro: Prefeitura
Concentração: 06h00min
Saída: 06h40min
Equipe: Geovane - George - Gaudi - Armando - Amaro - André - Jurandir - Felipe - Elaine e Vanda
Total de 10 Ciclistas
Guia: Geovane
Percurso Total: 45 km

FATOS E FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
O tempo de concentração foi esticado na esperança de que as ciclistas Mel e Tatiana que haviam confirmado presença chegassem assim como também o ciclista Guilherme, porém como nenhum dos três compareceram realizamos os nossos exercícios de aquecimento, planejamos o ritmo e o traçado do percurso e saímos com dez minutos de atraso em relação ao horário pré-definido.
Avenida Deputado José Mendonça Bezerra - Centro.

FATOS E FOTOS DA IDA
Seguimos por um pequeno trecho de área urbana e logo em seguida adentramos a zona rural pedalando inicialmente pelo Povoado de cavalo Morto e de lá seguindo na direção da Vila de Divisão pertencente ao município de Sanharó - PE.
Rua Cleto Campelo - Centro.

Rua São João - Santo Antônio.

Povoado de Cavalo Morto/Belo Jardim - PE.

Vila de Divisão/Sanharó - PE.

FATOS E FOTOS NO MUNICÍPIO DE SANHARÓ - PE
Ao chegar em Sanharó nos dirigimos a Barraca do Xancha localizada as margens da Rodovia BR 232 e também do posto de gasolina. Nesta barraca existem várias opções de lanche e o proprietário é muito gente boa, ele que é de Belo Jardim mas que já reside em Sanharó a mais de vinte anos. Quem preferir um lanche num local mais organizado e com mais opções pode o fazer na lanchonete do posto de gasolina, lá a comida o atendimento e o preço são bons. Depois de uma breve pausa para um lanche voltamos ao pedal, agora já bem próximos do nosso destino.

PÉ DE BAOBÁ
Chegamos ao Sítio Capivara por volta das 08h40min. Na ocasião tratei logo de procurar o Sr. Naelson que o administrador da pequena fazenda onde está localizado este belíssimo pé de árvore. Foi com muita alegria que podemos notar que o belo Pé de Baobá está muto saudável e que mesmo com pouca chuva a paisagem em volta está mudando e o verde aos poucos está voltando aquela localidade. Logo ao adentramos a propriedade nos deparamos com uma lacraia ou como se diz por aqui no popular "Piolho de Cobra" que é bastante venenoso, mas o mesmo seguiu seu caminho e ninguém o impediu, pouco depois encontramos uma bela aranha caranguejeira que encontrava-se dormindo em sua toca aos pés do troco do Baoba, com um pouco de trabalho conseguimos fazer com que ela saísse da toca para pousar para nós é pena que o Sr. Naelson acabou por matar a mesma o que nos deixou bastante tristes já que ela não estava fazendo mal a ninguém. Passamos um bom tempo apreciando e tirando fotos ao lado deste belo exemplar de árvore e depois iniciamos a segunda parte da trilha, ou seja, a volta.

Lacraia ou Piolho de Cobra.

DEMONSTRANDO E CONFERINDO O DIÂMETRO DO TRONCO
Resolvemos nos dar as mãos e encostados ao troco tentamos o circular mas mesmo estando em número de dez pessoas ainda faltaram ao menos duas para que conseguíssemos o circular por completo. Depois munidos de uma trena realizamos a medição que mostrou que a circunferência do tronco é de treze metros e setenta e cinco (13,75m) centímetros mas o Sr. Naelson nos  informou que se tivéssemos medido um pouco mais abaixo esta medida poderia aumentar em alguns centímetros. É realmente algo que merece ser admirado.

Aranha Caranguejeira.

FATOS E FOTOS DA VOLTA
Nos despedimos do Sr. Naelson e seguimos na direção do Distrito de Água Fria pertencente a Belo Jardim mas até lá ainda tínhamos um bom pedaço de trecho por terras de Sanharó e nestas terras passamos por várias construções rusticas e bem antigas como as mostradas nas fotos abaixo. Já em terras de Belo Jardim o ciclista Amaro Neto teve um pneu furado e como o mesmo estava pedalando em ritmo bem mais lento do que o de costume devido a estar acompanhado da sua esposa Vanda que ainda não adquiriu um bom  ritmo contínuo de pedal ele optou por seguir depois e sendo assim nós prosseguiram sem o casal. Apesar do volume de chuva que caiu por aqui nos últimos dias ter sido muito baixo já é visível as mudanças na paisagem, aos poucos o verde volta a dominar.

Neste momento nos encontrávamos no Povoado de Santa Luzia onde existe o memorial de Frei Damião que é um ponto turístico religioso do nosso município. Normalmente paramos num pequeno bar que também é restaurante para fazermos um bom lanche porque a comida de lá é muito boa, o atendimento também é bom e tem higiene além de um precinho camarada mas como parece que quando você se torna freguês de algum estabelecimento perde o prestígio e acho que é isto que está acontecendo conosco em relação a este estabelecimento em particular pois, da última vez em que aqui estivemos foi em número menor de ciclistas do que o de costume, consumimos menos e pagamos mais, desta forma vamos dar um tempo ou como se diz no popular vamos dar um gelo para ver se as coisas voltam ao normal, mas mesmo assim nos recomendamos este bar e restaurante, só não se tornem fregueses. O estabelecimento em questão fica bem em frente de onde foram tiradas as primeiras fotos e pertence ao Sr. Severino.

Quando seguimos pelo estradão que liga Santa Luzia a Água fria nos deparamos com uma cena que nos chamou a atenção em um terreno as margens da estrada haviam máquinas preparando a terra e neste mesmo terreno dezenas de pássaros conhecido como Carcará que são um tipo de Gavião de menor porte se encontravam por lá, é certo que vez por outra costumamos encontrar um ou outro Carcará em nossas trilhas mas uma quantidade como a que vimos nesta é algo novo. Cliquem duas vezes na foto e veja ela no tamanho ampliado assim vocês poderão ver os Carcarás.

Barragem de Água fria.

Distrito de Água Fria.

Paramos por alguns instantes a sombra de uma bela árvore e ficamos a espera para ver se o casal Amaro e Vanda nos alcançavam mas como eles não chegavam retomamos a trilha.Antes porém acertamos os detalhes em relação a alguns detalhes sobre a trilha em homenagem ao Dia Nacional da caatinga que é comemorado no dia 28/04 e a trilha acontecerá no domingo dia 27/04/14 tendo como destino o Distrito de Água fria onde hora nos encontrávamos.

SÍTIO RODRIGUES
Agora nos encontrávamos em terras do Sítio Rodrigues, bem ao lado deste belíssimo pé de árvore existe um bar que serve como ponto de apoio e também de referências aos trilheiros que por aqui se aventuram. Paramos a sombra desta bela árvore e aqui fizemos um rápido lanche antes de prosseguir com a volta para casa. Como vocês podem ver aos poucos aos poucos o verde retoma o seu lugar na paisagem.

A partir deste ponto seguimos por dois trechos de rodovias, o primeiro pela rodovia PE 180 que liga belo jardim a São Bento do Una e mais adiante pela rodovia BR 232 no sentido subúrbio capital. Não preciso dizer que foi necessário uma atenção maior por parte de cada ciclista principalmente quando estávamos pedalando pela rodovia estadual porque a mesma quase não tem acostamento e o mato está invadindo a pista em vários lugares, mas no fim tudo correu bem.
Rodovia PE 180.

Rodovia BR 232.

Pequena parada em frente ao Hotel e Churrascaria Asa Branca/Margens da BR232 - Alto Limpo.

ENCERRAMENTO
O encerramento se deu na frente do bar do galeto onde também nos reunimos para comer um gostoso galeto acompanhado de uma cervejinha bem gelada ou para aqueles que não bebem um refrigerante bem gelado. Desde já quero agradecer a cada um ciclistas que se fez presente nesta trilha e dizer que mais uma vez foi um prazer pedalar ao lado de cada um de vocês.

DESTAQUE DA TRILHA
Como não poderia deixar de ser e creio que a maioria dos presentes vai concordar comigo o destaque desta trilha foi a ciclista Vanda pela sua determinação e por estar disposta a superar os seus medos e limites, espero que a mesma se dedique o quanto possível nesta tarefa a cada dia e que em breve esteja pedalando de igual para igual com os demais afinal de contas ela merece pois, sempre desejou integrar a equipe feminina e eu acredito nela, agora é com ela. Parabéns Vanda e parabéns também a ciclista Elaine pelo companheirismo demonstrado e pelo belo exemplo que é para todos do grupo.

CONVITE PARA OS PEDAIS DESTA SEMANA

TERÇA-FEIRA DIA 15/04/14 TEM
Atenção devido a este passeio comemorativo não haverá o passeio da quarta-feira.

SEXTA FEIRA DIA 18/04/14 TEM

Por motivo de força maior foi necessário uma alteração no cartaz. Vamos atentar para o horário da saída.
Para os atrasados estaremos indo por Serra dos Ventos e voltando por Tacaimbó.

DOMINGO DIA 20/04/14
Ponto de Encontro: Prefeitura - Concentração: 06h00min - Saída: 06h30min
Trilha indicada para toda a família. Junte-se a nós.

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
SEJA VOCÊ MAIS UM SEGUIDOR DESTE BLOG
Torne-se mais um seguidor e valorize ainda mais o que é nosso.

MOMENTO DE REFLEXÃO

CONHEÇA & APOIE
Esta é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que acolhe e abriga pessoas com problemas de alcoolismo e outras drogas e também oradores de rua. A mesma existe de 2011 e de lá até ops dias de hoje já salvou a vida de muita gente, principalmente dos nossos jovens. Nos finais de semana tem visita e todos são bem vindo a conhecer o lugar e uma vez lá ,poderão se informar junto a administração como ajudar e de que forma pode colaborar para manter este lugar de portas abertas. Abra o seu coração, conheça e veja o que você pode fazer para ajudar a tirar das ruas e do mundo das drogas seres humanos que são nossos irmãos em Cristo e que se não tiverem ajuda poderão ser os nossos algozes mais adiante. Esta instituição está localizada no bairro Morada Nobre.
 Associação Casa de Maria.

1. Gabriela do Santo Antônio em BJPE14 de abril de 2014 às 15:04

Estou gostando muito do que estou lendo e vendo até aqui, espero que não demore muito para a conclusão desta matéria.

2. Mais uma trilha realizada com sucesso, adorei todo trajeto.

3. Rosely Santiago - Blumenau SC15 de abril de 2014 às 11:08

Olha costumo dar as minhas pedaladas de vez em quando apesar e não integrar qualquer grupo ou associação de ciclismo mas acho muito importante apoiarmos quem gosta de pedalar mesmo que esta pessoa seja homem ou mulher não consiga desenvolver um ritmo constante porque é só apoiando estas pessoas que elas irão crescer e acreditar que são capazes e com isso todos saem ganhando incluindo ai os grupos como um todo, eu mesma apesar e conseguir chegar a lugares mais ou menos distantes poemos assim dizer não consigo pedalar no ritmo dos meus amigos e sempre fico lá no grupinho de trás mas em momento algum fico só ou recebo críticas, pelo contrário sempre alguns dos que seguem a frente ficam a espera dos que estão lá atrás e perguntam se nós temos condições de prosseguir ou desejamos dar uma parada ou mesmo desistir. Portanto fica aqui a minha dica mesmo sem ter a devida experiência e vocês. Tenham paciência com quem pedala devagar e se não puderem ajudar, ao menos não critiquem, lembrem-se que no caso de vocês, todos fazem parte de um mesmo grupo e o que deve prevalecer é a união.

1. Boa tarde amiga e ciclista Rosely, não entendi o motivo de sua dica acima, já que o nosso grupo tem como um de seus lemas o companheirismo onde todos esperam uns pelos outros.

4. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE17 de abril de 2014 às 07:33

Olá Rosely aqui é o Geovane, sou o idealizador e quem está a frente do grupo e também administro este blog. Olha quero agradecer o seu comentário mas creio que talvez você tenha entendido errado algo que viu ou que leu nesta postagem porque o nosso lema é nunca deixar ninguém para trás, ou seja, sempre fica alguém com alguém e os que vão em um ritmo um pouco mais rápido sempre ficam em determinados ponto a espera dos retardatário. aqui zelamos muito pelo companheirismo e eu sempre procuro trabalhar da melhor maneira possível o espírito de corpo dentro do grupo. Espero poder continuar contando com seu acesso a este blog e com seus comentários e me desculpe se por ventura interpretei mau o seu comentário, mas só estou defendendo o grupo e por isso lhe digo que o que você nos sugeriu já pomos em prática desde o início das nossas atividades.

5. Atenção ciclistas deste grupo e admiradores deste blog. Apesar dos vários convites feitos a cada postagem o número de seguidores do blog quase não foi alterado por isso venho através deste comentário reforçar o convite para que todos os ciclistas que façam parte do grupo e também aqueles que não são membros mas que acompanham o nosso blog façam o seu cadastro e tornem-se novos seguidores deste blog. Para vocês terem uma ideia a versão antiga do blog conta com 38 seguidores enquanto esta versão atual apesar de tantos convites e de do número de ciclistas do grupo ter quase que triplicado só conta com 24 seguidores. Conto com a compreensão e a adesão de cada um para mudarmos este quadro o mais rápido possível. Geovane Bezerra.