domingo, 3 de novembro de 2013

2ª TRILHA DE FINADOS / DUAS BICAS - 02/11/13

EQUIPE
Roberto, Alex, Breno, Laurênio, Gago, Luizinho, Geovane e Juracy.

FATOS E FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
Ontem foi realizada a segunda edição da nossa Trilha de Finados. Este pedal teria como destino inicial a Pedra do Caboclo como no ano passado, mas atendendo a pedidos o destino foi alterado para Serra dos Ventos porém, dos seis ciclistas que confirmaram presença apenas o ciclistas Juracy se fez presente juntamente comigo (Geovane) os demais não compareceram, desta forma nos juntamos a equipe coordenada pelo ciclista Roberto que faria uma trilha com destino as duas bicas. Foram 35 Km de percurso.



PONTO DE APOIO EM TABOQUINHA
Ao chegarmos a Vila de Taboquinha paramos por alguns instantes para tomarmos o tradicional refresco de coco na mercearia do Marcos, que é um dos pontos de apoio aos ciclistas nas nossas trilhas. Refresco gostoso e barato, ao passar por Taboquinha não deixem de provar este refresco, nós recomendamos. Pouco depois retomamos a nossa trilha com toda disposição.
 
 




NOVIDADES NO SÍTIO JUREMA
Quando nos encontrávamos em terras do Sítio Jurema, mas precisamente aos pés da Serrinha, que é a famosa ladeira que leva a Xucuru, notamos  que a mesma está sendo pavimentada com pedras de paralelepípedos o que vai melhorar a segurança no transporte escolar, principalmente em tempos de chuva. Quero aqui parabenizar a Prefeitura de Belo Jardim por esta obra importante, porém para nós a ladeira perde um pouco do seu charme e do seu grau de dificuldade. Infelizmente não foi possível postar aqui as fotos desta obra devido as mesmas não terem prestado, mas fica aqui o registro  do fato.

CONCLUINDO A PRIMEIRA ETAPA
A primeira etapa desta trilha foi concluída ao chegarmos ao Balneário do Bitury ou Bica do Bituty como todos conhecem. Aqui tomamos um gostoso banho nas águas geladas vindas da Cachoeira do Bitury e que neste ponto são represadas formando esta piscina natural. Apenas eu o Gago o Luizinho e o Alex encaramos a água gelada, os demais ficaram apenas observando. Só lembrando que este é o principal ponto turístico do município mas que infelizmente é mal explorado pois, o único bar que existe no lugar tem um péssimo atendimento, deixa a desejar na higiene e os preços praticados são absurdos. Nós não recomendamos a ninguém esta bar. Quem desejar comer ou beber algo, existem algumas opções pouco antes de chegar aqui. Podemos citar como exemplo o Bar de Chico de Santa.




IMPREVISTO
Ainda na Bica do Bitury a bike do ciclista Breno teve um problemas no pneu traseiro que de início pensamos que seria um furo, mas que após uma boa avaliação não foi achado nenhum furo. Apesar de toda experiência do Breno ao recolocar a roda no lugar ele acabou trocando o lado do disco de freio e teve muito trabalho para conseguir retirar novamente a roda e a colocar da maneira correta.
 




Juracy
Aqui está gostoso, mas bem que eu gostaria de ter ido para a Pedra do Caboclo afinal, esse cara sou eu.

PONTO DE APOIO NO SÍTIO ARAÇÁ
Abaixo a residência e a venda do Sr. Inácio do Araçá, pai do nosso amigo Carlinhos do Araçá. Este é um bom ponto de apoio para os ciclistas, aqui todos poderão encontrar água bem geladinha e muitas opções de bebidas e comida para recarregar as energias. Nós recomendamos.




CONCLUINDO A SEGUNDA ETAPA
Agora já nos encontrávamos na Bica Espalhadeira concluindo assim a segunda etapa desta trilha. Aqui existe um bar muito bem localizado que dispõe de alguns canos onde é possível se tomar um gostoso banho enquanto se degusta ou se bebe algo. O bar pertence ao Sr. Irineu que  é velho conhecido não só dos ciclistas mas também da galera do motocross. O atendimento aqui é muito bom, o Sr. Irineu é uma boa pessoa e bem conversador e o lugar onde o bar está situado é simplesmente um dos pontos turísticos mais conhecidos e visitados do nosso município, mas nem tudo são flores. O ponto fraco deste bar que também serve de Ponto de Apoio para os praticantes de esportes como trilhas por exemplo é o preço que é lá nas alturas. Todos sabemos que na zona rural é comum se cobrar um pouco a mais do que na zona urbana devido ao fato de que é necessário se pagar o transporte das mercadorias, mas os preços praticados pelo Sr. Irineu são completamente absurdos, espantando assim aqueles que ali vão pela primeira vez, por isso não recomendamos este bar para ninguém, principalmente para os amigos ciclistas ou motociclistas do cross. Quem desejar beber ou comer algo pode optar por dar um pulinho até o Bar do Pina, próximo aos canos da Adutora de Tabocas que fica bem próximo da Espalhadeira ou mesmo por outros bares.









POUCA ÁGUA
Existe próximo ao bar um pequeno poço formado ao lado de uma bela e grande pedra e mais adiante está localizado o famoso Escorrego da Espalhadeira que é um escorrego natural formado pelas corredeiras das águas do Rio Tabocas. Infelizmente devido a quantidade de água que está escoando e isto tira um pouco da beleza do lugar.












A VOLTA
A terceira e última etapa deste pedal foi a volta. Deixando a estrada de terra seguimos pela PE 166. Nas primeiras fotos abaixo nos encontrávamos na Serra da Piaca seguindo na direção do Sítio Olho D`água do Tatu.






VOLTANDO A ESTRADA DE TERRA
Já em terras do Sítio Pascoal voltamos a pedalar em estradas de terra seguindo na direção do Sítio Muquém, já bem próximos do final do pedal. Aproveitamos esta parada para nos refrescar um pouco sob a sombra desta árvore.

ENCERRAMENTO
Saindo da rotina o encerramento da trilha se deu na Rua Benjamin Constant no bairro de São Pedro, bem próximo ao Arnóbio Bar, onde boa parte dos ciclistas ficaram para praticar um outro tipo de esporte.

AMIGOS DO PEDAL NO FACE BOOk
Cliquem neste link e curtam o nosso grupo lá no face. Nele vocês irão encontrar vários álbuns com todas as fotos dos nossos pedais. https://www.facebook.com/groups/411493418927001/photos/ 

ATENÇÃO
Não percam na próxima terça-feira dia 05 a postagem sobre a Trilha de Serra dos Ventos realizada hoje (domingo) seguindo um roteiro diferente.

FRASE DO DIA
Se a sua vida for a melhor coisa que já te aconteceu, acredite, você tem mais sorte do que pode imaginar.
Daniel Godri
Por: Geovane Bezerra

4 comentários:

  1. Geovane - Amigos do Pedal BJ4 de novembro de 2013 às 21:25

    Pessoal acabei esquecendo de colocar na postagem que o percurso total foi de 35 Km.

    ResponderExcluir
  2. Cadê as fotos da trilha do domingo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane - Amigos do Pedal BJ6 de novembro de 2013 às 16:27

      Tenha um pouco de paciência que se tudo der certo ainda hoje edito e disponibilizo a postagem referente a esta trilha e também vou disponibilizar um álbum com todas as fotos lá no nosso grupo no face. Aguarde.

      Excluir