domingo, 24 de novembro de 2013

TRILHA POÇO DO REBOLO 24 11 13

Hoje pela manhã foi realizada com sucesso mais uma das nossas trilhas, desta feita tendo como destino o Poço do Rebolo. Este é um dos percursos mais difíceis e duros do nosso circuito de trilhas, porque mesmo não sendo uma trilha de percurso longo a mesma é composta de várias ladeiras íngremes vindas em sequência e também de descidas por terrenos bastante acidentados e íngremes o que exige que os freios estejam sempre em bom estado além de uma atenção redobrada do ciclista e uma boa técnica de pilotagem para evitar tombos que podem se tornar grave a depender da velocidade e de onde se venha a cair, mas é uma trilha extremamente gostosa de ser feita.


DADOS INICIAIS
Ponto de Encontro: D.R. Bike
Concentração: 05h30m
Saída: 06h40m (com atraso)
Equipe: Geovane - Arielson - Diel - Mário e Rodrigo
Guia: Diel
Percurso Total: 38 Km

FATOS E FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
A concentração se deu como de costume na frente da loja D.R. Bike do nosso amigo Davis. Ainda quando me encontrava em casa recebi uma ligação do ciclista Amaro informando que não poderia se fazer presente devido a problemas de saúde, ele que seria o guia desta trilha. Após todos ficarem cientes do nosso destino finalmente saímos e tomamos a direção do Sítio Muquém.



Para ajudar aos próximos ciclistas que desejem fazer esta trilha coloquei setas em várias fotos indicando a direção a ser seguida, basta observar com calma e não tem erro.
 Sítio Jacinta

 Sítio do Monte

Sítio Monte

 Sítio Monte

 Sítio Monte

Sítio Lagoa do Monte

 Sítio Lagoa do Monte

 Sítio Lagoa do Monte

 Sítio Lagoa do Monte

Atenção, esta casa está localizada ao lado esquerdo de quem está subindo e é o nosso ponto de referência. Ao chegar neste ponto deixa-se a estrada principal e segue-se a direita com indicado na segunda foto abaixo. 
 Sítio Lagoa do Monte

 
Sítio Lagoa do Monte

Esta bela jaqueira quase centenária também serve de ponto de referência para os ciclistas. Ao chegar nela segue-se em frente por alguns metros até se chagar a uma primeira bifurcação mas deve-se seguir em frente e na segunda bifurcação segue-se a direita, descendo.
 
Sítio Lagos do Monte

 Sítio Grutas


Sítio Grutas

 Sítio Grutas

CHEGANDO AO POÇO DO REBOLO
Chegamos ao nosso destino com um certo desgaste mas revigorados com o ar puro e com a água realmente mineral que tomamos em uma propriedade localizada próximo. Infelizmente devido a falta de chuvas o nível da água estava baixo e a paisagem em volta não estava tão verde como de costume mas, a beleza do lugar ainda encanta e a água gelada é ótima para recuperar a musculatura. Vale a pena chegar até aqui.










 





A VOLTA
Após mais ou menos uma hora de banho gelado iniciamos a volta e em busca de mais aventura optamos por seguir por um caminho estreito que nos levou a uma descida bastante íngreme por um terrenos bastante acidentado, com muita pedra solta, folhagem seca e tudo o que se pensar em se tratando de dificuldade, tanto que nenhum de nós conseguiu pedalar mais do que alguns metros e tivemos de fazer este trecho a pé levando as nossas bikes, mas o esforço valeu a pena porque este caminho termina já bem próximo da Adutora de Tabocas, da Bica Espalhadeira e da barragem de Tabocas, o que é ótimo pois temos várias opções para dar continuidade ao pedal. Hoje optamos por seguir até a Barragem de tabocas.
 Sítio ???

 Sítio ???

 Sítio Engenho Piaca

Barragem de Tabocas com Pedra do Caboclo ao Fundo

HORA DO LANCHE
Optamos por fazer a nossa parada do lanche na barragem de tabocas, lá desfrutamos de um gostoso prato de xerém com galinha e depois de um suculento e grande peixe assado, regado a muita coca cola. Depois retomamos a trilha, agora seguindo pela Rodovia PE 166 seguindo na direção da Serra da Macambira. A partir daqui o pedal seguiu num ritmo rápido e devido a isto não foi possível registrar com fotos esta última parte da trilha e nem a chegada. 




ENCERRAMENTO
O encerramento oficial da trilha se deu na Av. Cel. Antônio Marinho, em frente ao colégio Banto Américo de onde o grupo se dispersou. Todos chegamos bem e não foi registrado nenhum incidente durante o percurso. Sem registro com fotos.

AMIGOS DO PEDAL NO FACE BOOK
Acessem o nosso grupo lá no face e curtam todas as fotos desta e das nossas outras aventuras. https://www.facebook.com/groups/411493418927001/photos/

CONVITE
Se você gosta do que vê aqui no blog e quer conferir de perto, então venha se juntar a nós numa próxima trilha ou em alguns dos nossos passeios noturnos. Você é o nosso convidado.


FRASE DO DIA
É impossível avaliar a força que possuímos sem medir o tamanho do obstáculo que podemos vencer, nem o valor de uma ação sem sabermos o sacrifício que ela comporta.
Autor desconhecido.
Por: Geovane Bezerra

4 comentários:

  1. É uma pena terem ido só vcs! pois tinham outros ciclistas que programaram essa trilha e acabaram não indo, não falo do Amaro e sim de outros, pode ser que aconteceu algum imprevisto com eles tbém. Abs...

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente por motivo de saude, não pude ir. Tambem acho uma pena os demais que de cert forma confirmaram a ida e por outro motivo não foram. Essa é uma excelente trilha.

    ResponderExcluir
  3. Geovane - Amigos do Pedal BJ26 de novembro de 2013 às 15:32

    Realmente se mais ciclistas tivessem participado este pedal teria sido mais alegre, porém a galera que se fez presente foi muito boa e dentre eles três ciclistas ainda não conheciam o Poço do Rebolo e adoraram o lugar e o banho, no fim é isto que conta, quem não pode ir desta vez fica aguardando uma nova trilha.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da ideia de sinalizar o roteiro porque assim se alguém que não faz parte do grupo de vocês desejar fazer alguma trilha para estas bandas poderá chegar sem muitas dificuldades. Minha sugestão é que de agora em diante se possível façam isto sempre porque foi uma ótima ideia.

    ResponderExcluir