quarta-feira, 6 de novembro de 2013

TRILHA SERRA DOS VENTOS 03/11/13


DADOS INICIAIS
Ponto de encontro: D.R.Bike
Concentração: 06h00m
Saída:06h30m
Equipe: Juracy - Juracy - Geovane - Jurandir e Elaine
Distância percorrida: 50 Km



FATOS E FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
Na concentração o ciclista Juracy que iria participar de uma outra trilha que teria como destino o Poço do Rebolo se juntou a nossa equipe e acabou sendo o guia desta trilha, já que optamos por fazer um roteiro diferente, apesar do destino ser bastante conhecido de todos nós.

INICIANDO A TRILHA
Iniciamos a trilha pela Rodovia PE 166 encarando de início a Serra da Macambira onde podemos notar que ao lado da faculdade as obras de construção da futura Escola Técnica está a toda e também notamos que estão pavimentando um trecho da estrada de terra que leva ao Sítio Jenipapo e que é muito utilizada por nós em várias trilhas. Mais adiante já em terras do Sítio Olho D`água do tatu paramos por alguns instantes para apreciar as belezas das formações rochosas que estão situadas bem próximas da Pedfra do Caboclo. Confiram nas fotos abaixo.

AGORA A AVENTURA É PELAS ESTRADAS DE TERRA
Ao chegarmos a Barragem de Tabocas deixamos a rodovia e atravessamos o paredão da citada barragem para seguir mais adiante por uma estrada estreita que nos leva a um lugar muito bonito com muito verde. Nas fotos abaixo estávamos em terras do Sítio Serra dos Ventos. Muitas vezes já passamos  por estas bandas mas como na maioria das vezes o pedal é desenvolvido em um ritmo rápido acabamos por não apreciar devidamente as belezas deste lugar e algumas coisas passam-nos desapercebidas como esta velha casa em estilo colonial que nos chamou a  atenção.

FATOS E FOTOS NO DISTRITO DE SERRA DOS VENTOS
Ao chegarmos  ao nosso destino paramos em frente a bela igreja de São Vicente Férrer que é o padroeiro daquela localidade. Esta igreja foi construída no ano de 1815 portanto a mesma encontra-se hoje com 198 anos e muito bem preservada. Clique neste link e saiba mais detalhes sobre a história de Serra dos ventos, http://serradovento.blogspot.com.br/2010/05/serra-dos-ventos-distrito-de-belo.html Antes de proseguirmos com a trilha paramos para registrar esta bike muito maneira desta pequenino ciclista que no momento me foge o nome. Notem que a mesma tem uma suspensão de bike grande mas muito bem adaptada. Ao garoto segue aqui o nosso muito obrigado por se deixar fotografar.
   

Ao retomarmos o pedal paramos em frente de um casarão que serve de atelier para a artista plástica Ana Veloso, ela que coordena um belo projeto que difunde o artesanato local para todo o país. O belíssimo casarão foi construído mais ou menos no mesmo período da igreja é aberto a visitação pública, mas infelizmente encontrava-se fechado.

HORA DO LANCHE
Como já é de costume paramos no Mercadinho Serra dos Ventos para saborear o tradicional refresco de coco. O atendimento é muito bom, a higiene do estabelecimento é boa e o precinho bem camarada, nós recomendamos a todos.

A VOLTA
Iniciamos a volta pelo Sítio Peixoto. A partir deste ponto além do ciclista Juracy nenhum dos demais conhecia o trajeto, por isto lá na concentração ficou decidido que o mesmo seria o guia da trilha. Para quem veio por caminhos com belas paisagens  onde o verde predomina, a vegetação dos trajetos da volta foi bastante diferente, nem parece que estávamos pedalando pela mesma região. A caatinga seca era a imagem predominante como vocês poderão conferir nas fotos abaixo. Esta parte do percurso é constituída de muitas ladeiras longas e algumas íngremes o que torna a esta trilha inapropriada para iniciantes. Como disse lá atrás pedalando em um ritmo moderado é possível registrar coisas que normalmente passa-se desapercebido como esta casa em ruínas que vocês verão nas fotos abaixo.

O PODER DA MÃE NATUREZA
Para nossa surpresa em meio a tanta vegetação seca eis que surge as margens da estrada esta bela planta a qual ainda não consegui saber o nome. O fato é que não foi a mão do homem que a plantou ali. A mesma deve ter sido semeada por algum pássaro e mesmo em meio a tanta adversidade encontrava-se firme, forte e bela, caso alguém saiba que planta é esta por favor deixe aqui no blog um comentário com o nome da mesma. Um pouco depois passamos por um tipo diferente de cacto, miúdo e rasteiro o qual fiz questão de registrar. Infelizmente não consegui registrar nenhum dos gaviões que habitam o lugar.


A cada quilômetro pedalado a paisagem nos surpreendia. Já próximo dos quilômetros finais voltamos a registrar outra casa antiga, mas esta conservada. O tempo começava a esquentar o que nos desgastava mais porém ninguém reclamava, nem mesmo o ciclista Jurandir que estava pedalando no sacrifício, já que desde o início da trilha vinha se queixando de esgotamento muscular.
 

IMPREVISTOS
Como ninguém está livre de sofrer algum tipo de imprevisto a nossa guerreira Elaine foi a bola da vez, a mesma teve um pneu  furado, fato que ainda não tinha ocorrido com a mesma, mas ela não se fez de mole não. Ela pôs a mão na massa e resolveu o problema numa boa. Para os ciclistas Guilherme e Tio do Pastel fica o exemplo e um recado. Nem sempre teremos alguém para nos ajudar e teremos de nos virar sozinhos, por isso está mais do que na hora de vocês aprenderem no mínimo a trocar ou remendar uma câmara  de ar.

RETA FINAL
Nas fotos abaixo já nos encontrávamos na pracinha do Muquém situada nas proximidades da Barragem do Bitury. A partir deste ponto o verde reaparece e também será possível mostrar a vocês como anda o nível de água da nossa querida Barragem do Bitury. Agora apenas uns poucos quilômetros nos esperava para findar a trilha. Ao lado da pracinha do Muquém existe uma velha bodega que serve de ponto de apoio aos ciclistas e motociclistas que por aqui passam, mas a mesma é daquelas bem tradicional com pouca opção de lanche, mas não falta uma boa Mariola nem aqueles Lanchinhos e água gelada de primeira.

DESTAQUE DA TRILHA
Apesar da ciclista Elaine ter sido mais uma vez a única representante da equipe feminina o destaque desta trilha foi o meu irmão e esposo da Elaine o ciclista Jurandir, que  desde o início do pedal encontrava-se com sérios problemas musculares e sentindo muita dor e mesmo assim fez todo o percurso e em momento algum comprometeu o ritmo da trilha. Parabéns mano e vê se te cuida.


ENCERRAMENTO
O encerramento ou chegada da trilha se deu as 11h00m na Rua 1º de Janeiro de onde cada um ciclista seguiu o seu rumo. Foi uma ótima trilha onde todos os participantes puderam desfrutar de muita adrenalina e mais uma vez tiveram a oportunidade de superarem os seus limites. Quero aqui agradecer ao ciclista Juracy por ter nos guiado por este trecho que pouco dos nossos ciclistas conhecem.

CONVITE
Quer desfrutar de emoções iguais a estas e conhecer lugares diferentes a cada semana? Então saia da rotina e venha pedalar conosco. Todas as quartas, sextas e domingos temos pedais. Você é o nosso convidado. Os equipamentos de segurança são obrigatórios, mas se você ainda não pratica  o ciclismo aceitamos a sua participação sem os mesmos por um breve  período, para fazer parte do nosso grupo terá de adquirir e fazer uso sempre de todos os equipamentos de segurança, principalmente o capacete.

AMIGOS DO PEDAL NO FACE
Acompanhe as nossas aventuras também no face book, clique no link abaixo e acesse o nosso grupo lá no face onde você encontrará muitos álbuns com todas as fotos das nossas aventuras.

FRASE DO DIA

Por: Geovane Bezerra

9 comentários:

  1. eu Guilherme já que citado meu nome peço desculpas ao amigo Geovane por ter faltado a trilha de finados como o mesmo já sabe não garanti minha ida e quanto a não saber remendar um pneu sei sim porem devido a impaciência por parte de alguns do grupo alguns ciclistas de boa vontade me ajudam e acabo por fazer muito pouco dando a impressão que nada sei fazer e por fim o real motivo deste comentário informar a todos que não irei participar das atividades do grupo por tempo indeterminado por problemas de saúde desejo a todos um bom pedal !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane - Amigos do Pedal BJ9 de novembro de 2013 às 09:18

      Foi necessário um cutucão para que em fim você desse o ar da graça não foi? Coloquei aquela citação de propósito para ver se você se manifestava de alguma maneira, já que nunca mais está no face e nem aparece lá em casa ou na loja do Amaro, quanto a sua ausência dos pedais todos estamos cientes que você está se cuidado. Quanto ao resto não esquente afinal consegui o meu objetivo kkkkkk.

      Excluir
  2. Pronto como agora sabemos que Guilherme sabe conserta o pneu furado, fica a dica para ninguém ajudar quando o pneu dele furar...kkkkk.

    trilha ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane - Amigos do Pedal BJ9 de novembro de 2013 às 09:20

      Se não tivesse citado o nome dele ele não teria se lembrado de nós kkk.

      Excluir
  3. Geovane,
    meus parabéns, que Deus te der muita força e saúde para que possamos pedalar sempre juntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane - Amigos do Pedal BJ9 de novembro de 2013 às 09:26

      Obrigado cunhada, saiba que é sempre um prazer pedalar com você e com o meu mano.

      Excluir
  4. pitoquinha magoou, kkkkk. Parabéns Geovane mais uma bela trilha. Parabéns Elaine, sempre disposta e independente mostrando pra esses marmanjos que sabe se virar, kkkkkkkkkkkkk. Tooooooooooma pitoca e tio do pastel

    ResponderExcluir