domingo, 10 de novembro de 2013

CONHEÇAM OS MAIORES OBSTÁCULOS DOS CICLISTAS NAS RUAS

Fazer uso da bicicleta como meio de transporte está se tornando cada dia mais comum, principalmente nas grandes cidades porque a bicicleta é uma ótima solução para ajudar no problema de mobilidade, mas nem tudo são flores. Nesta postagem vocês irão ficar sabendo os principais obstáculos que os ciclistas sofrem quando estão pedalando em via pública Brasil a fora. Leiam com atenção e tirem o melhor proveito possível.
Buracos, meio fio desnivelado, motoristas imprudentes, iluminação deficiente da via, ausência de ciclovias ou ciclofaixas são apenas algumas das armadilhas que quem faz uso da bicicleta como meio de transporte encara todos os dias.

Pedalar pela cidade pode ser uma atividade perigosa para os ciclistas, mesmo para os mais experientes. Motoristas que não respeitam a distância mínima (1,5m), principalmente os motoristas de ônibus, buracos e ciclofaixas irregulares são apenas alguns dos obstáculos enfrentados diariamente para quem usa a bicicleta como meio de transporte principal ou como lazer e esporte. Eu (Geovane) na qualidade de ciclista urbano que faz uso diário de bicicleta e também como idealizador e membro ativo de um grupo de ciclismo sei bem do que estou falando, apesar de residir em uma cidade de médio porte onde o trânsito é relativamente calmo e ainda existe certo respeito entre motoristas e ciclistas, mas mesmo por aqui é necessário dobrar a atenção nos horários de pico.


Nas grandes cidades faltam faixas exclusivas para bikes e as estradas, ruas e avenidas são impróprias. Se durante o dia as ciclofaixas mal existem, imagina pedalar à noite, com tantos buracos. Também existe muita dificuldade para se pedalar em dias de chuva. Algumas alternativas como as ciclofaixas móvel ajudam, mas o que dificulta mesmo a vida do ciclista é a falta de respeito e a falta de uma política séria de programas de mobilidade urbana e também de punição aos infratores das leis hoje existentes.

Conversando com alguns amigos ciclistas que residem em Recife - PE e em João Pessoa - PB os mesmos me relataram que um dos grandes obstáculos que eles enfrentam no dia a dia é o vácuo de ar causado quando da ultrapassagem de um veículo por outro em alta velocidade, quando da  proximidade do ciclista. Isto desequilibra completamente o ciclista e pode ocasionar um sério acidente. Eu mesmo quando residia em Recife costumava fazer uso de minha bicicleta para ir e vir do meu trabalho mas para mim o grande obstáculo era mesmo o desrespeito a distância mínima que os motoristas devem manter do ciclista, sem contar com o fato de que naquele tempo ciclovias era coisa ainda em projeto na nossa capital.

Quando aqui falo que nas cidades de médio e pequeno porte o ciclista está menos exposto a acidentes é verdade, mas é verdade também que existem outros tipos de obstáculos como por exemplo ausência de semáforos e de faixas de pedestres o que faz com que o ciclista esteja sempre atento para não ser atropelado em algum cruzamento ou não vir a atropelar algum pedestre, que normalmente nas pequenas cidades costumam atravessar as ruas com uma certa displicência. 

Os obstáculos comuns a todas as cidades em boa parte tem solução simples e basta apenas um pouco mais de atenção daqueles que estão a frente do Poder Público para estes riscos que os ciclistas estão expostos todos os dias diminuam. Como citado no início desta postagem é comum ruas esburacas, meio fio desnivelado, ruas escuras, etc., e neste caso os motoristas são tão vítimas quanto nós ciclistas pois muitas vezes os mesmo tem de desviar rapidamente de um buraco numa via escura e acabam por se envolver al algum tipo de acidente e quem deveria manter as vias em bom estado é aquele que detém o poder (prefeito, governador, etc.).

Sou ciclista a mais de 30 anos. Na minha infância fui adepto do Bicicross por um bom tempo, depois migrei para  o Mountain bike onde estou até hoje. Graças a deus nunca me envolvi em nenhum acidente com motoristas, apenas alguns tombos quando na fase de aperfeiçoamento das técnicas de Mountain Bike. Hoje quedas são raras, mas apesar de toda minha experiência não me dou ao luxo de descuidar quando pedalando pelas ruas, afinal sempre haverá algum motorista imprudente, algum pedestre desatento ou mesmo algum outro ciclista mais afoito que poderá se tornar ou me fazer de vítima. 

Agora preste bem atenção porque vou detalhar passo a passos os principais inimigos dos ciclistas.

01 - Desrespeito de motoristas de ônibus e caminhões - Os veículos de grande porte deslocam uma grande quantidade de ar quando passam em alta velocidade muito próximos aos ciclistas, podendo causar desequilíbrios que levam a acidentes mais sérios.

02 - Carros - Veículos de menor porte também podem ser ameaças aos ciclistas, caso desrespeitem a distância de 1,5 metro considerada segura entre o veículo e a bike. Buzinadas, “finos” e ultrapassagens sobre a faixa podem desconcentrar o ciclista ou levar à colisão com a bike.

03 - Motos - Por serem de menor porte, as motos não deixam de ser ameaças se também não respeitarem distâncias seguras. Além do risco de colisão, elas ainda podem assustar os ciclistas e levar a quedas e mais perigos.

04 - Buracos - A má conservação das vias são um risco muito grande para os ciclistas. Mesmos buracos considerados pequenos para os carros são capazes de desestabilizar as bicicletas e derrubar seus condutores. Nos dias de chuva, encobertos pela água, eles são ainda mais perigosos.

05 - Meio fio alto ou desproporcional com o resto da calçada - No caso de um espaço muito alto entre o asfalto e a calçada, o risco é do ciclista perder o controle e cair na “vala” que existe am alguns trechos mal cuidados de ruas, arriscando cair e até bater a cabeça no meio fio.

06 - Pedras ou paralelepípedos soltos na rua - Também representam riscos de desequilíbrio e queda. Podem ser a razão de um grande tombo, que pode inclusive levar o ciclista para o meio da pista.

07 - Boca de Lobo - Fechadas, elas são inofensivas. Mas quando destampadas podem significar um risco grande de quedas, principalmente nos dias de chuva forte, quando ficam encobertas pela água.

08 - Pedestres nos espaços destinados ao ciclistas -Eles geralmente são vítimas de motoristas imprudentes e até de ciclistas mal educados que não respeitam os pedestres, mas quando descuidados ao atravessar a ciclofaixa, tornam-se inimigos do ciclista, levando a acidentes.

09 - Sacolas de lixo em ruas - Verdadeiros obstáculos, as sacolas de lixo também representam perigo para os condutores de bicicletas. Mesmo quando fechadas, se posicionadas em local impróprio, são extremamente perigosas. Se abertas, tornam-se um risco ainda maior.

10 - Falta de pesquisas e estatísticas sobre bikes e ciclistas – O desinteresse em catalogar estatísticas sobre o uso de bicicletas e seu reflexo no trânsito, atrasa o diálogo sobre novas maneiras de mobilidade urbana que favoreçam os variados tipos de locomoção e acessibilidade.

11 - Outras bicicletas – A falta de instrução ao guiar uma bike pode atrapalhar outras pessoas que utilizam o meio de transporte. O Bike PE dá sugestões de como aprender a pedalar e a transitar na cidade.

Para driblar algumas das dificuldades, seguem aqui algumas dicas. Evite usar fones de ouvido para ouvir música enquanto pedala, porque é essencial ficar atento aos barulhos da rua e aproveitar o máximo todos os sentidos do corpo. Quando estamos pedalando em grupo o ciclista que vai a frente como guia costuma ficar atendo e repassar aos demais que vem atrás sobre algum problema na via e isto costuma dar bons resultados. Se você costuma usar sua bicicleta como meio de transporte e faz isto junto com outros amigos então faça o mesmo que nós nos nossos passeios.

Veja abaixo alguns motivos para você procurar ser o mais responsável possível no trânsito.

Mortalidade - De acordo com estudo realizado por estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE), entre os anos de 2001 e 2010, foram registradas no estado 517 declarações de óbito relacionadas a acidentes com bicicletas no Sistema Único de Saúde (SUS).

No ranking mundial de lesão pelo meio de transporte, os brasileiros ocupam o 5º lugar. Nos dias de hoje, somos o quarto maior fabricante de bicicletas no mundo, responsáveis pela 6ª maior frota mundial. No entanto, ficamos muito atrás no quesito de ciclo faixas: são apenas 3 mil km de infraestrutura própria para ciclovias, segundo a Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana. 

O despreparo das vias aliado à crescente popularização das bicicletas acaba trazendo uma série de consequências fatais aos ciclistas. De acordo com a pesquisa, colisões com automóveis e ônibus estão entre as principais causas da mortalidade de ciclistas em Pernambuco. 

Veja as estatísticas:

Colisão com Automóvel, Caminhonete ou Caminhão – 19,7%
Colisão com Transporte Pesado ou Ônibus – 17,4%
Colisão com Veículo Motorizado de 2-3 Rodas – 7,7%
Colisão com Outro Veículo a Pedal – 2,7%
Colisão com Objeto Fixo ou Estacionário – 2,5%
Colisão com Pedestre ou Animal – 2,5% 
Colisão com Outro Veículo não Motorizado – 0,4%
Acidentes Não de Trânsito* – 18,2%
Acidente Inespecífico* – 28, 8%
*causas que não são associadas ao trânsito

Fonte: “
Mortalidade devido a acidentes de bicicletas em Pernambuco, Brasil”, artigo publicado na Revista Ciência e Saúde Coletiva. Escrito por Pauliana Valéria Machado Galvão, Luciana Pinto Pestana, Valter Mário Pestana, Michelline Oliveira Pedrosa Spíndola, Reginaldo Inojosa Carneiro Campello e Eliane Helena Alvim de Souza, estudantes de Odontologia da Universidade de Pernambuco (UPE)

  CONVITE
VENHA PEDALAR CONOSCO

Pedal Noturno - PASSEIO
Todas as quartas-feiras as 19h30m
Pedal Noturno - TRILHA
Todas as sextas-feiras as 19h30m
Pedal Matinal - TRILHA
Todos os Domingos as 06h00m

Todos são bem vindo a pedalar conosco, mas para sua segurança procure adquirir o quanto antes os equipamentos de segurança (capacete, luvas, óculos, sinalização noturna, etc) pois para se tornar um membro do grupo o uso destes equipamentos é obrigatório.

FRASE DO DIA
Gostaria que você soubesse que existe dentro de sí uma força capaz de mudar sua vida, basta que lute e aguarde um novo amanhecer.
Margaret Thatcher
Por: Geovane Bezerra 

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